30 C
Nova Iorque
21 de julho de 2024
S

Inalador Symbicort: usos, dosagem e efeitos colaterais

medicamento

Nome genérico: budesonida e formoterol (inalação)
Classe de drogas: Combinações de broncodilatadores

O que é Symbicort?

Symbicort contém uma combinação de budesonida e formoterol. A budesonida é um corticosteróide que reduz a inflamação no corpo. Formoterol é um broncodilatador de ação prolongada que relaxa os músculos das vias aéreas para melhorar a respiração.

Symbicort é utilizado para controlar e prevenir os sintomas da asma em adultos e crianças com pelo menos 6 anos de idade.

Symbicort também é usado para ajudar a controlar os sintomas da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), incluindo bronquite crônica e enfisema.

Symbicort não se destina ao tratamento de ataques de asma ou broncoespasmo.

Para pessoas com asma: Symbicort deve ser usado apenas se a asma for grave ou não estiver bem controlada com outros medicamentos para asma de longo prazo. O seu médico poderá dizer-lhe para parar de utilizar este medicamento assim que a sua asma estiver bem controlada.

Formoterol quando usado sozinho pode aumentar o risco de morte em pessoas com asma. No entanto, este risco não aumenta quando a budesonida e o formoterol são utilizados em conjunto como um produto combinado.

Avisos

Symbicort não é um medicamento de resgate. Não funcionará rápido o suficiente para tratar um ataque de asma ou broncoespasmo.

Procure atendimento médico se tiver problemas respiratórios agravados ou se achar que seus medicamentos não estão funcionando bem.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar Symbicort se for alérgico a budesonida ou formoterol.

A budesonida pode enfraquecer o sistema imunológico. Informe o seu médico sobre qualquer doença ou infecção que você teve nas últimas semanas.

Para ter certeza de que Symbicort é seguro para você, informe o seu médico se você já teve:

  • doenças cardíacas, hipertensão;
  • uma convulsão;
  • um sistema imunológico fraco;
  • doença hepática;
  • osteoporose;
  • glaucoma, catarata ou outros problemas de visão;
  • diabetes;
  • uma alergia a medicamentos;
  • tuberculose;
  • um distúrbio da tireoide; ou
  • um desequilíbrio eletrolítico (como níveis baixos de potássio no sangue).

Informe o seu médico se estiver grávida. Não se sabe se a budesonida ou o formoterol irão prejudicar o feto. No entanto, ter asma não tratada ou não controlada durante a gravidez pode causar complicações como baixo peso ao nascer, parto prematuro ou eclâmpsia (pressão arterial perigosamente elevada que pode causar problemas médicos tanto na mãe como no bebé). O benefício do tratamento da asma pode superar quaisquer riscos para o bebê.

Pode não ser seguro amamentar durante o uso de Symbicort. Pergunte ao seu médico sobre qualquer risco.

Symbicort não foi aprovado para uso por menores de 6 anos.

Como devo usar o Symbicort?

Symbicort vem com um guia de medicamentos para uso seguro e eficaz e instruções para preparar e limpar o dispositivo inalador Symbicort. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida.

Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicação. Use o medicamento exatamente como indicado. Usar muito deste medicamento pode causar efeitos colaterais potencialmente fatais.

Se você também usa um medicamento esteróide oral, não deve parar de usá-lo repentinamente. Siga as instruções do seu médico sobre como diminuir a dose.

Symbicort não é um medicamento de resgate para ataques de asma ou broncoespasmo. Use apenas medicamentos de inalação de ação rápida para um ataque. Procure atendimento médico se seus problemas respiratórios piorarem rapidamente ou se você achar que seus medicamentos para asma não estão funcionando bem.

Leia e siga cuidadosamente as instruções de uso fornecidas com o seu medicamento. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se não compreender estas instruções.

Não permita que uma criança use Symbicort sem a ajuda de um adulto.

Enxágue a boca com água após cada uso do inalador.

Pode levar até 1 semana para que os sintomas melhorem. Continue usando a medicação conforme as instruções e informe o seu médico se os sintomas não melhorarem.

As suas necessidades de dose podem mudar se você for submetido a uma cirurgia, estiver doente, sob estresse ou tiver tido recentemente um ataque de asma. Não altere a dose ou horário da medicação sem o conselho do seu médico.

Se você usar um medidor de pico de fluxo em casa, informe o seu médico se os seus números estiverem abaixo do normal.

Armazenar em temperatura ambiente na posição vertical, com o bocal voltado para baixo. Mantenha longe de chamas abertas ou fogo alto. O recipiente pode explodir se ficar muito quente. Não perfure ou queime um recipiente vazio do inalador.

Deite fora o recipiente quando o contador de inalações mostrar 0 ou se já se passaram mais de 3 meses desde que retirou o recipiente da embalagem de alumínio pela primeira vez.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Pule a dose esquecida e use a próxima dose no horário normal. Não use duas doses ao mesmo tempo.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência ou ligue para a linha de ajuda sobre venenos no número 1-800-222-1222.

Os sintomas de overdose podem incluir dor no peito, batimentos cardíacos acelerados e sensação de tremor ou nervosismo.

O que devo evitar ao usar Symbicort?

Se este medicamento entrar em contato com seus olhos, lave com água e chame seu médico se tiver vermelhidão ou irritação grave nos olhos.

Evite estar perto de pessoas doentes ou com infecções. Chame seu médico para tratamento preventivo se você estiver exposto à varicela ou ao sarampo. Essas condições podem ser graves ou até fatais em pessoas que usam um esteróide como a budesonida.

Não use um segundo broncodilatador inalado que contenha formoterol ou medicamento semelhante (como arformoterol, formoterol, indacaterol, olodaterol, salmeterol ou vilanterol).

Efeitos colaterais de Symbicort

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao Symbicort: urticária; dificuldade ao respirar; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:

  • agravamento dos problemas respiratórios;
  • feridas ou manchas brancas na boca e garganta, dor ao engolir;
  • tremores, nervosismo, dor no peito, batimentos cardíacos acelerados ou acelerados;
  • tosse com muco, falta de ar;
  • chiado no peito, engasgo ou outros problemas respiratórios após usar este medicamento;
  • visão turva, visão em túnel, dor ou vermelhidão nos olhos ou visão de halos ao redor das luzes;
  • sintomas de gripe – febre, arrepios, dores no corpo, cansaço invulgar;
  • açúcar alto no sangue – aumento da sede, aumento da micção, boca seca, hálito frutado;
  • baixo nível de potássio – cãibras nas pernas, obstipação, batimentos cardíacos irregulares, palpitações no peito, dormência ou formigueiro, fraqueza muscular ou sensação de fraqueza; ou
  • sinais de um distúrbio hormonal – cansaço ou fraqueza, sensação de tontura, náuseas, vómitos.

A budesonida pode afetar o crescimento das crianças. Informe o seu médico se o seu filho não estiver crescendo a um ritmo normal enquanto utiliza este medicamento.

Os efeitos colaterais comuns do Symbicort podem incluir:

  • dor ou irritação na garganta;
  • manchas brancas na boca ou garganta;
  • desconforto estomacal, vômito;
  • dor nas costas, dor de cabeça;
  • sintomas de gripe; ou
  • sintomas de resfriado, como nariz entupido ou coriza, espirros, dor nos seios da face, dor de garganta.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais.

Que outros medicamentos afetarão Symbicort?

Às vezes não é seguro usar certos medicamentos ao mesmo tempo. Alguns medicamentos podem afetar os níveis sanguíneos de outros medicamentos que você toma, o que pode aumentar os efeitos colaterais ou tornar os medicamentos menos eficazes.

Muitos medicamentos podem interagir com budesonida e formoterol. Isso inclui medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as interações possíveis estão listadas aqui. Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e qualquer medicamento que você comece ou pare de usar.

Perguntas frequentes populares

Symbicort é usado para tratamento de longo prazo tanto na asma quanto na DPOC. No entanto, se você tem asma e seus sintomas melhorarem a ponto de não precisar mais de um agonista beta de ação prolongada, como o formoterol, seu médico pode decidir trocá-lo por um inalador que contenha apenas um corticosteróide.

Symbicort ajuda a reduzir a inflamação, relaxar os músculos ao redor das vias respiratórias e abrir os pulmões para facilitar a respiração.

Se você usar Symbicort para asma, seus sintomas deverão começar a melhorar 15 minutos após a inalação. A melhoria total dos seus sintomas pode não ocorrer durante 2 semanas ou mais após o início do tratamento. Na doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), Symbicort pode começar a melhorar a função pulmonar em 5 minutos. Symbicort também pode ajudar a reduzir o uso de um inalador de resgate para sintomas agudos de DPOC.

Symbicort é usado como tratamento de manutenção para ajudar a prevenir problemas respiratórios na asma ou na doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Symbicort NÃO está aprovado para uso como “inalador de resgate” para alívio rápido de uma crise aguda de asma ou broncoespasmo de DPOC.

Symbicort contém um corticosteróide inalado (“esteróide”) conhecido como budesonida para reduzir a inflamação nos pulmões, mas também contém um medicamento conhecido como formoterol. Formoterol é um broncodilatador inalado de ação prolongada que relaxa os músculos das vias aéreas para melhorar a respiração.

Você NÃO deve tomar Trelegy e Symbicort juntos devido ao risco de overdose e efeitos colaterais cardíacos perigosos ou possivelmente fatais. Ambos os medicamentos contêm um medicamento beta-agonista de ação prolongada (LABA) para ajudar a abrir as vias respiratórias para a respiração. Tome seus medicamentos somente conforme prescrito pelo seu médico.

Symbicort deve ser tomado em duas inalações, duas vezes ao dia, de manhã e à noite, com cerca de 12 horas de intervalo. Symbicort é um inalador combinado que contém dois medicamentos, budesonida e formoterol, para controlar os sintomas e melhorar a função pulmonar em pacientes com asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Mais perguntas frequentes

  • Você pode tomar Symbicort e prednisona juntos?
  • Symbicort x Advair: como eles se comparam?

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use este medicamento apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Artigos relacionados

Strattera: usos, dosagem, efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Stelara: usos, dosagem, efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Sulfassalazina: usos, dosagem, efeitos colaterais, advertências

Redação Memória Viva

Deixe um comentário