27.2 C
Nova Iorque
13 de julho de 2024
S

Sutent: usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências

medicamento

Nome genérico: sunitinibe[[soo-NIT-in-ib ]
Classes de medicamentos: Inibidores multiquinase, inibidores VEGF/VEGFR

O que é Sutent?

Sutent é um medicamento contra o câncer que interfere no crescimento e na disseminação das células cancerígenas no corpo.

Sutent é um medicamento prescrito usado para tratar certos tipos de tumores avançados ou progressivos do estômago, intestinos, esôfago, pâncreas ou rins.

Não se sabe se Sutent é seguro e eficaz em crianças.

Avisos

Sutent pode causar efeitos graves ou fatais no fígado. Você precisará de exames de sangue frequentes para verificar a função hepática durante o tratamento. Ligue para o seu médico se tiver algum sinal de problema no fígado, como dor no lado direito do estômago, coceira, urina escura ou icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos).

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar Sutent se for alérgico ao sunitinibe.

Para ter certeza de que Sutent é seguro para você, informe o seu médico se você já teve:

  • problemas renais além do câncer;
  • doença hepática;
  • doenças cardíacas, hipertensão;
  • baixo nível de açúcar no sangue ou diabetes;
  • problemas de sangramento;
  • síndrome do QT longo (em você ou em um membro da família);
  • um distúrbio da tireoide; ou
  • cirurgia (ou se você planeja fazer uma cirurgia).

Este medicamento pode causar problemas nos ossos da mandíbula (osteonecrose). O risco é maior em pessoas com câncer, distúrbios das células sanguíneas, problemas dentários pré-existentes ou pessoas tratadas com esteróides, quimioterapia ou radiação. Pergunte ao seu médico sobre seu próprio risco.

O sunitinibe pode prejudicar o feto ou causar defeitos congênitos se a mãe ou o pai estiver usando este medicamento.

  • Se você é uma mulher, não use Sutent se estiver grávida. Pode ser necessário ter um teste de gravidez negativo antes de iniciar este tratamento. Use métodos anticoncepcionais eficazes para prevenir a gravidez enquanto estiver usando este medicamento e por pelo menos 4 semanas após a última dose.
  • Se você é um homem, use métodos anticoncepcionais eficazes se sua parceira sexual puder engravidar. Continue usando métodos anticoncepcionais por pelo menos 7 semanas após a última dose.
  • Informe imediatamente o seu médico se ocorrer uma gravidez enquanto a mãe ou o pai estiver usando Sutent.

O sunitinibe pode afetar a fertilidade (capacidade de ter filhos) tanto em homens quanto em mulheres. No entanto, é importante usar métodos anticoncepcionais para prevenir a gravidez porque o sunitinibe pode prejudicar o feto.

Você não deve amamentar enquanto estiver usando Sutent e por pelo menos 4 semanas após sua última dose.

Sutent não foi aprovado para uso por menores de 18 anos.

Como devo tomar Sutent?

Tome Sutent exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções. O seu médico pode ocasionalmente alterar a sua dose.

Sua pressão arterial e função hepática podem precisar ser testadas no início de cada ciclo de tratamento de 4 semanas.

Sutent geralmente é tomado uma vez por dia. Sutent às vezes é tomado por 4 semanas, seguido de 2 semanas sem o medicamento. O seu médico determinará quantos ciclos completos de tratamento você precisa com base na sua condição.

Você pode tomar Sutent com ou sem alimentos.

Não esmague, mastigue ou abra uma cápsula de Sutent. Engula tudo. O medicamento de um comprimido esmagado ou quebrado pode ser perigoso se entrar em contato com a pele. Se isso ocorrer, lave a pele com água e sabão e enxágue abundantemente.

Você precisará de exames de sangue e urina frequentes. Sua função cardíaca também pode precisar ser testada regularmente com um eletrocardiograma (ECG ou EKG), e você também pode precisar de exames odontológicos frequentes.

Se você precisar de uma cirurgia ou procedimento odontológico, informe ao cirurgião ou dentista que você usa Sutent atualmente. Pode ser necessário interromper o uso do medicamento por um curto período de tempo antes e depois de uma grande cirurgia.

Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor.

Informações de dosagem

Dose habitual em adultos para carcinoma de células renais:

50 mg por via oral uma vez ao dia em um esquema de 4 semanas de tratamento seguido de 2 semanas de folga

Comentário: Pode ser tomado com ou sem alimentos.

Usos:
-Para o tratamento de carcinoma de células renais avançado (CCR)
-Para o tratamento de tumor estromal gastrointestinal (GIST) após progressão da doença ou intolerância ao imatinibe.

Dose habitual em adultos para tumor estromal gastrointestinal:

50 mg por via oral uma vez ao dia em um esquema de 4 semanas de tratamento seguido de 2 semanas de folga

Comentário: Pode ser tomado com ou sem alimentos.

Usos:
-Para o tratamento de carcinoma de células renais avançado (CCR)
-Para o tratamento de tumor estromal gastrointestinal (GIST) após progressão da doença ou intolerância ao imatinibe.

Dose habitual em adultos para câncer de pâncreas:

37,5 mg por via oral uma vez ao dia

Comentários:
-Para ser tomado continuamente sem um período programado sem tratamento; Pode ser tomado com ou sem alimentos.

Uso: Para o tratamento de tumores neuroendócrinos pancreáticos bem diferenciados e progressivos (pNET) em pacientes com doença localmente avançada ou metastática irressecável.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Use o medicamento assim que puder, mas pule a dose esquecida se estiver atrasado mais de 12 horas para a dose. Não use duas doses ao mesmo tempo.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência.

O que evitar

A toranja pode interagir com o sunitinibe e causar efeitos colaterais indesejados. Evite o uso de produtos de toranja.

O sunitinibe pode passar para fluidos corporais (urina, fezes, vômito). Os cuidadores devem usar luvas de borracha ao limpar os fluidos corporais do paciente, manusear lixo ou roupa contaminada ou trocar fraldas. Lave as mãos antes e depois de retirar as luvas. Lave roupas e lençóis sujos separadamente das outras roupas.

Efeitos colaterais do Sutent

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao Sutent (urticária, dificuldade em respirar, inchaço no rosto ou garganta) ou uma reação cutânea grave (febre, dor de garganta, ardor nos olhos, dor na pele, erupção cutânea vermelha ou roxa que se espalha e causa bolhas e descamação).

O sunitinibe pode causar efeitos graves ou fatais no fígado. Ligue para o seu médico se tiver perda de apetite, dor de estômago (lado superior direito), cansaço, coceira, urina escura, fezes cor de argila ou icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos).

Sutent também pode causar coágulos sanguíneos potencialmente fatais nos pequenos vasos sanguíneos dentro dos órgãos, como o cérebro ou os rins. Procure ajuda médica imediatamente se tiver sintomas desta condição, como febre, cansaço, diminuição da micção, hematomas ou sangramento nasal.

Ligue também para o seu médico imediatamente se você tiver:

  • dor, vermelhidão, dormência e descamação da pele das mãos ou pés;
  • hematomas fáceis, sangramento incomum, manchas roxas ou vermelhas sob a pele;
  • feridas dolorosas na pele, feridas na boca ou nos lábios;
  • dor ou dormência na mandíbula, gengivas vermelhas ou inchadas, dentes soltos ou cicatrização lenta após tratamento odontológico;
  • confusão, problemas de pensamento, perda de visão, convulsão;
  • Problemas cardíacos – inchaço, aumento rápido de peso, batimentos cardíacos acelerados ou acelerados, palpitações no peito, falta de ar, tonturas súbitas (como se fosse desmaiar);
  • aumento da pressão arterial – dor de cabeça intensa, visão turva, latejamento no pescoço ou nos ouvidos, tonturas;
  • Baixo teor de açúcar no sangue – dor de cabeça, fome, fraqueza, suores, ritmo cardíaco acelerado, sensação de nervosismo;
  • sinais de sangramento dentro do seu corpo – alteração do seu estado mental, sangue na urina, dor e inchaço no estômago, fezes com sangue ou alcatrão, tosse com sangue ou vómito que se assemelha a borra de café;
  • sinais de degradação de células tumorais – cansaço, fraqueza, cãibras musculares, náuseas, vómitos, diarreia, ritmo cardíaco rápido ou lento, formigueiro nas mãos e nos pés ou à volta da boca; ou
  • sintomas de um problema de tireóide – cansaço grave e agravamento, depressão, ritmo cardíaco acelerado, agitação, tremores, sensação de nervosismo, suores, náuseas, vómitos, diarreia, perda de cabelo, alterações de peso, períodos menstruais irregulares.

Os efeitos colaterais comuns do Sutent podem incluir:

  • indigestão, diminuição do apetite, dor de estômago, náuseas, vómitos, diarreia;
  • sentir-se fraco ou cansado;
  • feridas ou dor na boca, alteração do paladar;
  • bolhas ou erupções cutâneas nas mãos ou pés;
  • hematomas ou sangramento; ou
  • aumento da pressão arterial.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais.

Que outros medicamentos afetarão o Sutent?

Sutent pode causar um problema cardíaco grave. O seu risco pode ser maior se você também usar outros medicamentos para infecções, asma, problemas cardíacos, pressão alta, depressão, doença mental, câncer, malária ou HIV.

Às vezes não é seguro usar certos medicamentos ao mesmo tempo. Alguns medicamentos podem afetar os níveis sanguíneos de outros medicamentos que você toma, o que pode aumentar os efeitos colaterais ou tornar os medicamentos menos eficazes.

Informe o seu médico sobre todos os seus outros medicamentos, especialmente:

  • medicamento para osteoporose.

Está lista não está completa. Outros medicamentos podem interagir com o sunitinibe, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as possíveis interações medicamentosas estão listadas aqui.

Perguntas frequentes populares

Cinco vezes mais pessoas com carcinoma de células renais (CCR) viram os seus tumores diminuir com o Sutent em comparação com aquelas que estavam a tomar interferão α (IFNα). Os estudos também relataram que, em média, as pessoas tratadas com Sutent viveram mais do dobro do número de meses sem progressão em comparação com aquelas que tomaram IFNα. No geral, os ensaios clínicos provaram que o Sutent é mais eficaz do que o IFNα, mas algumas pessoas podem não tolerá-lo bem e tem uma caixa preta de alerta para toxicidade hepática grave. Sutent não é uma cura e pode não ser eficaz para todas as pessoas. continue lendo

Sutent é usado para tratar certos tipos de câncer, mas é considerado um tratamento direcionado, em vez de um medicamento quimioterápico tradicional. Sutent (sunitinib) atua inibindo os receptores que existem na superfície de algumas células, chamados receptores de tirosina quinases (RTKs). Esses receptores ajudam as células a se comunicarem entre si e a controlar diversas funções biológicas diferentes, como crescimento celular, motilidade, diferenciação e metabolismo. continue lendo

Mais perguntas frequentes

  • Quanto tempo você demora antes de começar a fazer efeito?
  • Este medicamento é eficaz para câncer renal?

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca partilhe os seus medicamentos com outras pessoas e utilize Sutent apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Artigos relacionados

Sulfametoxazol e trimetoprima – Usos, efeitos colaterais e advertências

Redação Memória Viva

Stelara: usos, dosagem, efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Synthroid – Uso, dosagem, contraindicações e efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Deixe um comentário