22.7 C
Nova Iorque
29 de maio de 2024
MedicamentosV

Vyndamax: usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências

Vyndamax: usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências – Drugs.com

Nome genérico: tafamidis
Forma farmacêutica: cápsula oral 61mg
Classe de drogas: Estabilizadores de transtirretina

O que é Vindamax?

Vyndamax afeta uma proteína chamada transtirretina (TTR, produzida principalmente no fígado). A amiloidose mediada por transtirretina (ATTR) é uma condição na qual depósitos anormais de proteína TTR se acumulam em muitas partes do corpo, interferindo na função normal. Um acúmulo de TTR no coração pode levar à insuficiência cardíaca.

Pessoas com amiloidose hereditária ATTR apresentam uma mutação no DNA que pode ser transmitida de uma geração para outra. Pessoas com amiloidose ATTR de tipo selvagem não apresentam DNA anormal e não podem transmitir a doença.

Vyndamax é utilizado em adultos com ATTR hereditária ou de tipo selvagem para tratar cardiomiopatia (dano ao músculo cardíaco) causada por uma acumulação de TTR.

Avisos

Siga todas as instruções no rótulo e na embalagem do medicamento. Informe cada um dos seus profissionais de saúde sobre todas as suas condições médicas, alergias e todos os medicamentos que você usa.

Antes de tomar este medicamento

Para ter certeza de que Vyndamax é seguro para você, informe o seu médico se você tiver:

  • doença hepática.

Seu nome pode estar listado em um registro da Transthyretin Amyloidosis Outcome Survey para rastrear os efeitos do tafamidis em sua condição.

Tafamidis pode prejudicar o feto. Use métodos anticoncepcionais eficazes para prevenir a gravidez e informe o seu médico se engravidar.

Se você engravidar, informe o seu médico ou entre em contato com o fabricante do Vyndamax.

Você não deve amamentar enquanto estiver usando Vyndamax.

Como devo tomar Vyndamax?

Tome Vyndamax exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções.

Tome Vyndamax exatamente como seu médico recomendou. Evite erros de medicação usando apenas a forma e a dosagem prescritas pelo seu médico.

Engula a cápsula inteira e não a esmague, mastigue, quebre ou abra.

Você pode tomar Vyndamax com ou sem alimentos.

Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor. Mantenha cada cápsula no blister até estar pronto para tomar uma dose.

Informações de dosagem

Dose habitual em adultos para amiloidose amiloidogênica por transtirretina:

Tafamidis 61 mg: 1 cápsula uma vez ao dia (61 mg/dia)

Comentários: Os produtos Tafamidis e tafamidis meglumina não são substituíveis por mg.

Uso: Para o tratamento da cardiomiopatia da amiloidose mediada por transtirretina de tipo selvagem ou hereditária (ATTR-CM) em adultos para reduzir a mortalidade cardiovascular e a hospitalização relacionada a doenças cardiovasculares.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Tome o medicamento assim que puder, mas pule a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose. Não tome duas doses de uma só vez.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência.

O que devo evitar ao tomar Vyndamax?

Siga as instruções do seu médico sobre quaisquer restrições a alimentos, bebidas ou atividades.

Efeitos colaterais do Vendamax

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao Vyndamax: urticária; respiração difícil; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Não houve efeitos colaterais conhecidos durante o tratamento com Vyndamax em pessoas com cardiomiopatia de amiloidose mediada por transtirretina.

Podem ocorrer efeitos colaterais menos graves ou você pode não ter nenhum.

Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.

Que outros medicamentos afetarão o Vyndamax?

Outros medicamentos interagem com o tafamidis, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e qualquer medicamento que você comece ou pare de usar.

Perguntas frequentes populares

A diferença entre Vyndaqel e Vyndamax está na forma de tafamidis, seu ingrediente ativo, que contêm.

Vyndaqel contém o sal de meglumina micronizado de tafamidis, enquanto Vyndamax contém a forma de ácido livre de tafamidis.

Vyndamax foi desenvolvido para conveniência do paciente e esta formulação permite que os pacientes tomem apenas uma cápsula uma vez por dia. Os pacientes que tomam Vyndaqel, por outro lado, precisam tomar quatro cápsulas uma vez ao dia. continue lendo

Vyndamax, quando comparado a um placebo, demonstrou melhorar as taxas de sobrevivência (71% vs. 57%, respectivamente) para pacientes com amiloidose mediada por transtirretina de tipo selvagem ou hereditária (ATTR-CM) ao longo de um estudo clínico de 30 meses . As medições de qualidade de vida melhoraram já aos 6 meses. continue lendo

São necessários pelo menos 6 meses para que o Vyndaqel comece a fazer efeito e pode demorar até 18 meses para que os efeitos completos sejam observados, mas estes persistem durante pelo menos 30 meses. Houve declínio significativamente menor na capacidade funcional (medida por um teste de caminhada de 6 minutos [6MWT]) e estado de saúde (conforme medido pelo Kansas City Cardiomyopathy Questionnaire-Overall Summary [KCCQ-OS]) com Vyndaqel aos 6 meses do que com placebo. Pode levar pelo menos 18 meses até que o Vyndaqel faça diferença na mortalidade por todas as causas em comparação com o placebo, mas essa diferença persiste e os ensaios relataram uma taxa de sobrevivência de 71% naqueles que tomaram Vyndaqel, em comparação com 57% que tomaram placebo. Aqueles que receberam Vyndaqel tiveram 32% menos hospitalizações por problemas cardíacos, também estatisticamente significativo. continue lendo

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use Vyndamax apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Artigos relacionados

Vraylar: usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências

Redação Memória Viva

ZzzQuil: Usos, dosagem, efeitos colaterais e avisos

Redação Memória Viva

Trileptal: usos, dosagem e efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Deixe um comentário