18.2 C
Nova Iorque
17 de junho de 2024
MedicamentosT

Tretinoína – Usos, efeitos colaterais e advertências

Usos, efeitos colaterais e advertências da tretinoína

Nome genérico: tretinoína
Marca: Vesanóide
Forma farmacêutica: cápsula oral (10 mg)
Classe de drogas: Antineoplásicos diversos

O que é tretinoína?

A tretinoína é usada para causar remissão da leucemia promielocítica aguda (APL), um tipo de câncer no sangue. A tretinoína é usada apenas para remissão da LPA e não para tratamento continuado (de manutenção).

A tretinoína também pode ser usada para outros fins não listados neste guia de medicação.

Efeitos colaterais da tretinoína

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica: urticária; dificuldade ao respirar; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Algumas pessoas que tomam tretinoína desenvolvem uma doença potencialmente fatal chamada síndrome do ácido retinóico-APL (RA-APL). Esta síndrome pode progredir e causar falência de muitos órgãos do corpo, como pulmões, fígado ou rins. Informe imediatamente o seu médico se tiver sintomas iniciais da síndrome RA-APL: febre, falta de ar, sensação de tontura e/ou ganho de peso. RA-APL é tratável, mas pode ser necessário parar de tomar tretinoína por um curto período de tempo. Siga cuidadosamente as instruções do seu médico.

A tretinoína pode causar efeitos colaterais graves. Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:

  • uma sensação de tontura, como se você fosse desmaiar;
  • úlceras na boca e garganta, gengivas vermelhas ou inchadas, ardor na boca, dificuldade em engolir;
  • aumento da pressão dentro do crânio – fortes dores de cabeça, zumbidos nos ouvidos, náuseas, problemas de visão, dor atrás dos olhos;
  • problemas renais – pouca ou nenhuma micção, inchaço nos pés ou tornozelos, sensação de cansaço ou falta de ar;
  • problemas de fígado – dor na parte superior do estômago, perda de apetite, urina escura, icterícia (pele ou olhos amarelados);
  • problemas pulmonares – dor ao respirar, batimentos cardíacos acelerados, falta de ar (especialmente quando está deitado);
  • sinais de coágulo sanguíneo – dormência ou fraqueza súbita num lado do corpo, dor no peito, problemas de visão ou fala, dor ou inchaço numa perna;
  • sinais de infecção – febre, calafrios, sintomas de gripe, hematomas ou sangramentos fáceis, tosse nova ou piora, dor aguda no peito, respiração ofegante, respiração rápida e superficial; ou
  • sinais de sangramento no estômago – fezes com sangue ou alcatrão, tosse com sangue ou vômito que se parece com borra de café.

Os efeitos colaterais comuns da tretinoína podem incluir:

  • dor de cabeça, fraqueza, cansaço;
  • febre, calafrios, infecções, mal-estar;
  • sangramento;
  • inchaço nas mãos ou pés;
  • testes de função hepática anormais;
  • rubor (calor repentino, vermelhidão ou sensação de formigamento);
  • boca, nariz ou garganta seca;
  • dor de estômago, náusea, vômito, diarréia;
  • dor no osso;
  • irritação na pele; ou
  • aftas.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais.

Avisos

A tretinoína pode causar defeitos congênitos graves, aborto espontâneo ou parto prematuro. Informe o seu médico se estiver grávida ou planeia engravidar. Você precisará de testes de gravidez frequentes antes e durante o tratamento com tretinoína.

Algumas pessoas que tomam tretinoína desenvolvem uma doença potencialmente fatal chamada síndrome do ácido retinóico-APL. Informe imediatamente o seu médico se tiver sintomas iniciais desta síndrome: febre, falta de ar, sensação de tontura e/ou ganho de peso.

Você deve permanecer sob os cuidados de um médico enquanto estiver tomando tretinoína.

Antes de tomar este medicamento

A tretinoína tomada em qualquer quantidade (mesmo por um curto período de tempo) pode causar defeitos congênitos graves, aborto espontâneo ou parto prematuro. Informe o seu médico se estiver grávida ou planeia engravidar. Você precisará de testes de gravidez frequentes antes e durante o tratamento com tretinoína.

Use 2 formas eficazes de controle de natalidade começando 1 mês antes de começar a tomar tretinoína e continuando por pelo menos 1 mês após a última dose.

Você deve usar métodos anticoncepcionais, a menos que tenha feito uma histerectomia e não tenha mais útero. Use métodos anticoncepcionais mesmo se você achar que não pode engravidar ou já passou pela menopausa. Informe imediatamente o seu médico se você perder a menstruação ou pensar que pode estar grávida.

Pergunte ao seu médico sobre os melhores métodos anticoncepcionais a serem usados. A tretinoína pode tornar certas pílulas anticoncepcionais menos eficazes.

Você não deve usar tretinoína se for alérgico a ela ou a outros retinóides (como Accutane, Retin-A, Renova).

Informe o seu médico se você já teve:

  • colesterol ou triglicerídeos elevados;
  • doença hepática; ou
  • um coágulo sanguíneo ou acidente vascular cerebral.

Não amamente enquanto estiver tomando tretinoína.

Como devo usar tretinoína?

Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções. Use o medicamento exatamente como indicado.

Você precisará de exames médicos frequentes.

A tretinoína geralmente é administrada até que você esteja em remissão por 30 dias ou após um total de 90 dias (o que ocorrer primeiro). Siga as instruções de dosagem do seu médico com muito cuidado.

Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade, calor e luz.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Tome o medicamento assim que puder, mas pule a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose. Não tome duas doses de uma só vez.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência.

Os sintomas de overdose podem incluir dor de cabeça, tontura, fraqueza, calor ou formigamento no rosto, dor de estômago e lábios secos ou rachados.

O que devo evitar ao usar tretinoína?

Não use suplementos de vitamina A ou multivitaminas que contenham vitamina A enquanto estiver tomando tretinoína.

Evite dirigir ou realizar atividades perigosas até saber como a tretinoína o afetará. Suas reações podem ser prejudicadas.

Que outros medicamentos afetarão a tretinoína?

Às vezes não é seguro usar certos medicamentos ao mesmo tempo. Alguns medicamentos podem afetar os níveis sanguíneos de outros medicamentos que você toma, o que pode aumentar os efeitos colaterais ou tornar os medicamentos menos eficazes.

Informe o seu médico sobre todos os seus outros medicamentos, especialmente:

  • ácido aminocapróico;
  • aprotinina;
  • ácido tranexâmico; ou
  • um antibiótico – doxiciclina, demeclociclina, minociclina, tetraciclina.

Está lista não está completa. Outros medicamentos podem afetar a tretinoína, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as possíveis interações medicamentosas estão listadas aqui.

Perguntas frequentes populares

O tazaroteno e a tretinoína funcionam da mesma forma quando aplicados na pele para tratar a acne, mas o tazaroteno funciona mais rápido e em um estudo funcionou de forma mais eficaz para alguns sinais de pele danificada pelo sol e sinais de envelhecimento. Eles também são semelhantes em termos dos efeitos colaterais que causam, embora o tazaroteno possa causar mais irritação quando o tratamento é iniciado. A tretinoína tende a ser mais barata que o tazaroteno.

Sim, é possível usar Winlevi e tretinoína juntos se o seu dermatologista prescrever os dois. No entanto, ambos os medicamentos podem causar irritação na pele, por isso pergunte ao seu médico se você deve alterná-los ou espaçá-los de uma determinada maneira.

Mais perguntas frequentes

  • Quais são as doenças de pele mais comuns? (com fotos)
  • Qual é a diferença entre Altreno e outras formulações tópicas de tretinoína para acne?

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use este medicamento apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Artigos relacionados

Erva de São João – Usos, efeitos colaterais e advertências

Redação Memória Viva

Vytorin: usos, dosagem e efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Robaxin – Usos, dosagem e efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Deixe um comentário