22.7 C
Nova Iorque
29 de maio de 2024
MedicamentosV

Vosevi: usos, dosagem, efeitos colaterais, advertências

Vosevi: usos, dosagem, efeitos colaterais, advertências

Nome genérico: sofosbuvir, velpatasvir e voxilaprevir
Classe de drogas: Combinações antivirais

O que é Vosevi?

Vosevi contém uma combinação de sofosbuvir, velpatasvir e voxilaprevir. Sofosbuvir, velpatasvir e voxilaprevir são medicamentos antivirais que impedem a multiplicação do vírus da hepatite C (HCV) em seu corpo.

Vosevi é um medicamento combinado usado para tratar a hepatite C crônica em adultos. Geralmente é administrado após a falha de outros tratamentos.

Vosevi trata genótipos específicos de hepatite C e apenas em certas pessoas. Use apenas os medicamentos prescritos para você. Não partilhe o seu medicamento com outras pessoas.

Vosevi é por vezes utilizado em pessoas que também têm VIH. Este medicamento não é um tratamento para o VIH ou a SIDA.

Avisos

Se você já teve hepatite B, Vosevi pode fazer com que a doença volte ou piore. Você precisará de exames de sangue frequentes para verificar a função hepática.

Vosevi às vezes é usado em combinação com outros medicamentos. Leia o guia de medicação ou as instruções do paciente fornecidas com cada medicamento em sua terapia combinada. Não altere suas doses ou horário de medicação sem o conselho do seu médico.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar Vosevi se for alérgico a sofosbuvir, velpatasvir ou voxilaprevir. Não tome este medicamento se também estiver tomando rifampicina. Informe o seu médico sobre todas as suas condições médicas.

Para ter certeza de que este medicamento é seguro para você, informe o seu médico se você já teve:

  • hepatite B;
  • problemas hepáticos além da hepatite C;
  • doença renal (ou se estiver em diálise);
  • diabetes;
  • se você usa um anticoagulante (varfarina, Coumadin, Jantoven) e faz testes de rotina “INR” ou tempo de protrombina.

Não se sabe se Vosevi prejudicará o feto. Informe o seu médico se estiver grávida ou planeia engravidar.

Pode não ser seguro amamentar durante o uso deste medicamento. Pergunte ao seu médico sobre qualquer risco.

Como devo tomar Vosevi?

Vosevi geralmente é tomado uma vez por dia durante 12 semanas. Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções. Use o medicamento exatamente como indicado.

Tome este medicamento com alimentos, à mesma hora todos os dias.

O seu médico realizará exames de sangue para garantir que você não tenha condições que o impeçam de usar Vosevi com segurança.

Você precisará de exames de sangue frequentes para verificar a função hepática.

Se você já teve hepatite B, usar Vosevi pode fazer com que o vírus se torne ativo ou piore. Você pode precisar de testes freqüentes de função hepática enquanto estiver usando este medicamento e por vários meses após parar.

Tome Vosevi durante todo o período de tratamento, conforme indicado pelo seu médico.

Use todos os medicamentos conforme as instruções e leia todos os guias de medicação que receber. Não altere a sua dose ou esquema posológico sem o conselho do seu médico. Toda pessoa com hepatite C crônica deve permanecer sob os cuidados de um médico.

Armazenar na embalagem original em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor.

Informações de dosagem

Dose habitual em adultos para hepatite C crônica:

1 comprimido por via oral uma vez ao dia durante 12 semanas

Comentários:
-Este medicamento não mostrou benefício adicional em relação ao sofosbuvir-velpatasvir em pacientes com infecção pelos genótipos 1b, 2, 4, 5 ou 6 previamente tratados com sofosbuvir sem inibidor da proteína não estrutural 5A (NS5A).

Usos: Para o tratamento de pacientes com infecção crônica por HCV sem cirrose ou com cirrose compensada (Child-Pugh A) que apresentam:
-Infecção pelo genótipo 1, 2, 3, 4, 5 ou 6 e foram previamente tratados com um regime de HCV contendo inibidor de NS5A; em ensaios clínicos, a experiência anterior com inibidores de NS5A incluiu daclatasvir, elbasvir, ledipasvir, ombitasvir ou velpatasvir
-Infecção pelo genótipo 1a ou 3 e foram previamente tratados com um regime de HCV contendo sofosbuvir sem inibidor de NS5A; em ensaios clínicos, a experiência de tratamento anterior incluiu sofosbuvir com ou sem qualquer um dos seguintes: peginterferão alfa/ribavirina, ribavirina, inibidor da protease NS3/4A do VHC (boceprevir, simeprevir ou telaprevir)

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Tome o medicamento assim que puder, mas pule a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose. Não tome duas doses de uma só vez.

Recarregue sua receita antes de ficar completamente sem remédio.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência.

O que evitar

Se também tomar um antiácido, não o tome durante pelo menos 4 horas após ter tomado a sua dose de Vosevi (com alimentos).

O uso deste medicamento não impedirá a propagação da sua doença. Não faça sexo desprotegido nem compartilhe lâminas de barbear ou escovas de dente. Converse com seu médico sobre formas seguras de prevenir a transmissão do HCV durante o sexo. Compartilhar medicamentos ou agulhas medicinais nunca é seguro, mesmo para uma pessoa saudável.

Efeitos colaterais do Vosevi

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica a Vosevi: urticária; respiração difícil; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Em casos raros, Vosevi pode causar lesões hepáticas graves. Ligue para seu médico imediatamente se tiver sintomas como:

  • dor na parte superior do estômago no lado direito;
  • náusea, vômito, perda de apetite;
  • confusão, cansaço, sensação de tontura;
  • hematomas ou sangramentos fáceis, vômito com sangue;
  • diarreia, fezes pretas ou com sangue;
  • urina escura; ou
  • amarelecimento da pele ou dos olhos.

Se você também toma um medicamento para ritmo cardíaco chamado amiodarona: Tomar amiodarona com Vosevi pode causar efeitos colaterais perigosos no coração. Obtenha ajuda médica imediatamente se tomar estes medicamentos e tiver:

  • batimentos cardíacos muito lentos, dor no peito, falta de ar;
  • confusão, problemas de memória; ou
  • fraqueza, cansaço extremo, sensação de tontura (como se fosse desmaiar).

Os efeitos colaterais comuns do Vosevi podem incluir:

  • dor de cabeça;
  • sentir-se cansado; ou
  • náusea, diarréia.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais.

Que outros medicamentos afetarão o Vosevi?

Às vezes não é seguro usar certos medicamentos ao mesmo tempo. Alguns medicamentos podem afetar os níveis sanguíneos de outros medicamentos que você toma, o que pode aumentar os efeitos colaterais ou tornar os medicamentos menos eficazes.

Muitos medicamentos podem interagir com sofosbuvir, velpatasvir e voxilaprevir. Isso inclui medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as interações possíveis estão listadas aqui. Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e qualquer medicamento que você comece ou pare de usar.

Perguntas frequentes populares

Algumas das principais diferenças entre hepatite B e C são:

  • O vírus da hepatite B pode ser prevenido com uma vacina, mas não a hepatite C.
  • A hepatite B e C são vírus diferentes, mas você pode ter hepatite B e hepatite C ao mesmo tempo.
  • Mais de 90% das pessoas infectadas com hepatite C que não receberam tratamento podem ser curadas com 8 a 12 semanas de medicamentos orais, mas o tratamento para a hepatite B, se necessário, pode ser de longo prazo ou vitalício.
  • Não há cura para a hepatite B, mas depois de se recuperar da hepatite B aguda, você desenvolve anticorpos que o protegem do vírus por toda a vida.

Os mais novos medicamentos para o tratamento da hepatite C incluem Mavyret (glecaprevir e pibrentasvir), Vosevi (sofosbuvir, velpatasvir e voxilaprevir) e Epclusa (sofosbuvir e velpatasvir). Todos são aprovados pela FDA para o tratamento da infecção crônica do vírus da hepatite C (HCV) genótipo 1, 2, 3, 4, 5 ou 6 sem cirrose ou com cirrose compensada (Child-Pugh A), bem como outros usos. continue lendo

Mais perguntas frequentes

  • Que tipos de hepatite C (HCV) o Vosevi trata?
  • Qual é a diferença entre Vosevi e Epclusa?
  • Quanto custa Vosevi?
  • Vosevi cura a hepatite C?

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use Vosevi apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Artigos relacionados

Lurasidona: Usos, efeitos colaterais e advertências

Redação Memória Viva

Erva de São João – Usos, efeitos colaterais e advertências

Redação Memória Viva

Triantereno: usos, dosagem, efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Deixe um comentário