Nome genérico: natalizumabe
Classe de drogas: Imunossupressores seletivos
O que é Tysabri?
Tysabri é um anticorpo monoclonal que afeta as ações do sistema imunológico do corpo. Os anticorpos monoclonais são produzidos para atingir e destruir apenas certas células do corpo. Isso pode ajudar a proteger as células saudáveis contra danos.
Tysabri é utilizado no tratamento de formas recorrentes de esclerose múltipla em adultos (incluindo síndrome clinicamente isolada, doença recorrente-remitente e doença secundária progressiva ativa).
Tysabri também é usado para tratar a doença de Crohn moderada a grave em adultos. Geralmente é administrado depois que outros medicamentos não funcionaram ou pararam de funcionar.
Avisos
Tysabri pode causar uma infecção cerebral grave que pode levar à incapacidade ou morte, especialmente se você usa natalizumabe há mais de 2 anos, se já usou um medicamento imunossupressor antes ou se foi infectado pelo vírus John Cunningham (JCV). Ligue para o seu médico imediatamente se tiver febre repentina, dor de cabeça intensa, confusão, problemas de memória, alterações na visão, dor nos olhos, fraqueza em um lado do corpo ou problemas no uso dos braços ou pernas. Estes sintomas podem começar gradualmente e piorar rapidamente.
Ligue para seu médico imediatamente se tiver alguma alteração em seu estado mental, diminuição da visão, fraqueza em um lado do corpo ou problemas de fala ou caminhada. Estes sintomas podem começar gradualmente e piorar rapidamente.
Ligue para o seu médico imediatamente se desenvolver quaisquer sintomas de lesão hepática, como náusea, dor na parte superior do estômago, coceira, perda de apetite, urina escura, fezes cor de argila ou icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos).
Você também deve ligar para seu médico imediatamente se desenvolver quaisquer sinais de infecção, como febre, calafrios, dor de garganta, tosse, nariz entupido, vermelhidão, dor, inchaço ou dor ao urinar.
Antes de tomar este medicamento
Tysabri pode causar uma infecção cerebral grave chamada leucoencefalopatia multifocal progressiva (LMP). Esta infecção pode ser mais provável se você usar Tysabri por mais de 2 anos, se tiver usado um medicamento imunossupressor no passado ou se tiver sido infectado pelo vírus John Cunningham (JCV).
Você não deve receber Tysabri se for alérgico ao natalizumabe ou se já teve LMP.
Tysabri está disponível apenas em farmácias certificadas sob um programa especial denominado Programa de Prescrição TOUCH. Você deve estar cadastrado no programa e compreender os riscos e benefícios de tomar este medicamento.
Para ter certeza de que este medicamento é seguro para você, informe o seu médico se você já teve:
- febre ou infecção ativa;
- herpes ou herpes zoster;
- leucemia ou linfoma;
- HIV, AIDS ou outra condição que possa enfraquecer o sistema imunológico;
- doença hepática;
- um transplante de órgão; ou
- urticária, coceira ou dificuldade para respirar após uma dose de Tysabri.
Não se sabe se Tysabri irá prejudicar o feto. Informe o seu médico se estiver grávida ou planeia engravidar.
Pode não ser seguro amamentar durante o uso de Tysabri. Pergunte ao seu médico sobre qualquer risco.
Tysabri não foi aprovado para uso por menores de 18 anos.
Como é administrado o Tysabri?
Tysabri administrado por infusão intravenosa em uma veia, geralmente uma vez a cada 4 semanas. Um profissional de saúde administrará esta injeção. Tysabri é geralmente administrado uma vez a cada 4 semanas.
Tysabri deve ser administrado lentamente e a infusão intravenosa pode levar pelo menos 1 hora para ser concluída. Você será observado de perto por pelo menos 1 hora após receber a infusão, para garantir que não tenha uma reação alérgica ao medicamento. Uma reação alérgica pode ocorrer até 2 horas ou mais após a infusão.
Antes da primeira dose, o seu médico pode recomendar uma ressonância magnética para se certificar de que não tem quaisquer sinais de infecção cerebral.
Tysabri pode enfraquecer o sistema imunológico. Você pode contrair infecções com mais facilidade, até mesmo infecções graves ou fatais. Você precisará de exames de sangue frequentes. Você também pode precisar de uma tomografia cerebral ou punção lombar (punção lombar) se desenvolver sinais de infecção cerebral.
É extremamente importante que o seu médico o examine a cada 3 a 6 meses em busca de sinais de infecção grave. O seu médico também pode querer examiná-lo durante várias semanas após parar de usar este medicamento.
Informe qualquer médico que o trate que você está usando Tysabri.
Informações de dosagem
Dose habitual de Tysabri para adultos para esclerose múltipla:
300 mg IV durante 1 hora, uma vez a cada 4 semanas
Comentários:
-Apenas os prescritores registrados no Programa de Prescrição MS TOUCH (R) podem prescrever este medicamento para esclerose múltipla.
-Os pacientes devem ser observados durante a infusão e por uma hora após o término da infusão.
Uso: Esclerose Múltipla (EM): Como monoterapia para o tratamento de pacientes com formas recorrentes de esclerose múltipla
Dose habitual de Tysabri para adultos para doença de Crohn – Manutenção:
300 mg IV durante 1 hora, uma vez a cada 4 semanas
Comentários:
-Apenas os prescritores registrados no Programa de Prescrição CD TOUCH (R) podem prescrever este medicamento para a doença de Crohn.
-Este medicamento não deve ser utilizado concomitantemente com imunossupressores (por exemplo, 6-mercaptopurina, azatioprina, ciclosporina, metotrexato) ou inibidores concomitantes do TNF-alfa.
-Os aminossalicilatos podem ser continuados durante o tratamento com este medicamento.
-Se o paciente não obtiver benefício terapêutico em 12 semanas de terapia de indução, este medicamento deve ser descontinuado.
-Para pacientes que iniciam este medicamento enquanto tomam corticosteróides orais crônicos, a redução gradual dos esteróides deve começar assim que ocorrer um benefício terapêutico deste medicamento; se o paciente não puder reduzir gradualmente os corticosteróides orais dentro de 6 meses após o início deste medicamento, então este medicamento deve ser descontinuado.
-Além da redução gradual inicial de 6 meses, os prescritores devem considerar a descontinuação deste medicamento para pacientes que necessitam de uso adicional de esteróides que exceda 3 meses em um ano civil para controlar a doença de Crohn.
-Os pacientes devem ser observados durante a infusão e por uma hora após o término da infusão.
Uso: Doença de Crohn (DC): Para induzir e manter a resposta clínica e a remissão em pacientes adultos com doença de Crohn ativa moderada a grave com evidência de inflamação que tiveram uma resposta inadequada ou são incapazes de tolerar terapias convencionais de DC e inibidores de TNF -alfa
O que acontece se eu esquecer de uma dose?
Ligue para o seu médico para obter instruções se você perder uma consulta para a injeção de Tysabri.
O que acontece se eu tiver uma overdose?
Uma vez que este medicamento é administrado por um profissional de saúde num ambiente médico, é pouco provável que ocorra uma sobredosagem.
O que devo evitar ao receber Tysabri?
Evite estar perto de pessoas doentes ou com infecções. Informe imediatamente o seu médico se desenvolver sinais de infecção.
Efeitos colaterais do Tysabri
Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao Tysabri: urticária, erupção cutânea; chiado no peito, dificuldade para respirar; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.
Algumas reações alérgicas podem ocorrer durante a injeção. Informe imediatamente o seu cuidador se sentir tonturas, náuseas, vertigens, coceira, frio, suor ou se tiver dor no peito, dificuldade para respirar ou inchaço no rosto.
Tysabri pode causar infecções virais graves no cérebro ou na medula espinhal que podem causar incapacidade ou morte. Ligue imediatamente para o seu médico se tiver algum dos seguintes sintomas durante o tratamento com Tysabri ou até 6 meses após a sua última dose (estes sintomas podem começar gradualmente e piorar rapidamente):
- febre repentina ou dor de cabeça intensa;
- confusão, problemas de memória ou outras alterações no seu estado mental;
- fraqueza em um lado do corpo;
- alterações na visão, dor ou vermelhidão nos olhos;
- problemas de fala ou caminhada; ou
- dificuldade em usar os braços e as pernas.
Ligue também para o seu médico imediatamente se você tiver:
- febre, calafrios, tosse com muco amarelo ou verde;
- hematomas fáceis, sangramento incomum (hemorragias nasais, sangramento nas gengivas, períodos menstruais intensos), manchas roxas ou vermelhas sob a pele;
- qualquer sangramento que não pare;
- dor ou queimação ao urinar; ou
- problemas de fígado – náuseas, dor na parte superior do estômago, comichão, cansaço, perda de apetite, urina escura, fezes cor de barro ou icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos).
Os efeitos colaterais comuns do Tysabri podem incluir:
- dor de cabeça, sensação de cansaço;
- náusea, diarréia, dor de estômago;
- sintomas de resfriado, como nariz entupido, espirros, dor de garganta;
- dor nas articulações, dor nos braços e pernas; ou
- coceira ou corrimento vaginal.
Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais.
Que outros medicamentos afetarão o Tysabri?
Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e aqueles que você começa ou para de usar, especialmente medicamentos que enfraquecem o sistema imunológico, como medicamentos contra o câncer, esteróides e medicamentos para prevenir a rejeição de transplantes de órgãos.
Outros medicamentos podem interagir com o natalizumabe, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as interações possíveis estão listadas neste guia de medicação.
Perguntas frequentes populares
O Programa de Prescrição Tysabri TOUCH é um programa restrito desenvolvido pelo fabricante do Tysabri e pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, destinado a educar profissionais de saúde e pacientes sobre os riscos do uso de Tysabri, incluindo leucoencefalopatia multifocal progressiva (LMP).
Tysabri leva uma hora para infundir. Após uma perfusão de Tysabri, os doentes também são monitorizados durante uma hora quanto a sinais de reação do tipo hipersensibilidade.
Sim, o tratamento com Tysabri pode enfraquecer o sistema imunológico. Isso pode aumentar o risco de contrair uma infecção incomum ou grave. Tysabri aumenta o risco de leucoencefalopatia multifocal progressiva (LMP), uma infecção cerebral rara. Se você tem ou teve LMP, não pode usar Tysabri.
Você pode tomar Tysabri pelo tempo que quiser, desde que o tolere bem, não tenha desenvolvido nenhum efeito colateral grave e Tysabri ainda esteja prevenindo recaídas se você tiver esclerose múltipla (EM) ou reduzindo os sintomas, se você tiver doença de Crohn. Para pessoas com EM, alguma resposta é observada em 12 semanas, mas pode levar até 2 anos para que todos os efeitos sejam observados. Pessoas com doença de Crohn devem descontinuar o Tysabri se não houver benefício após 12 semanas.
Tysabri não é quimioterapia, é um tratamento direcionado que atua bloqueando a migração de linfócitos (um tipo de célula imunológica) dos gânglios linfáticos, através do epitélio e para o tecido inflamado. Ele se liga a um receptor que está presente em todos os leucócitos, exceto nos neutrófilos, e impede que eles se liguem aos seus contra-receptores. Pode também actuar de várias outras maneiras para prevenir o recrutamento adicional e a actividade inflamatória das células imunitárias activadas. Tysabri pertence à classe de medicamentos conhecidos como antagonistas dos receptores da integrina. Também pode ser chamado de imunossupressor seletivo ou anticorpo monoclonal. continue lendo
O câncer não foi relatado como efeito colateral do Tysabri (natalizumabe) em estudos clínicos. Deve informar o seu médico se tiver cancro ou história de cancro (por exemplo, leucemia ou linfoma) antes de iniciar o tratamento com Tysabri. continue lendo
Mais perguntas frequentes
- Quantos biossimilares foram aprovados nos Estados Unidos?
- Como prevenir a queda de cabelo causada pelo Tysabri (natalizumab)?
Outras informações
Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use Tysabri apenas para a indicação prescrita. Ed.
Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.