15 C
Nova Iorque
12 de abril de 2024
T

Tylenol com codeína nº 3, uso, dosagem, efeitos colaterais e avisos

medicamento

Nome genérico: paracetamol e codeína
Nomes de marcas: Tylenol com Codeína #3, Tylenol com Codeína #4
Classe de drogas: Combinações analgésicas narcóticas

O que é Tylenol com Codeína #3?

Tylenol com Codeína #3 é um medicamento combinado usado para aliviar dores moderadas a intensas.

Tylenol com Codeína #3 também pode ser usado para fins não listados neste guia de medicação.

Tylenol com efeitos colaterais de codeína # 3

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica: urticária; dificuldade ao respirar; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Os medicamentos opioides podem retardar ou parar a respiração e pode ocorrer a morte. Uma pessoa que cuida de você deve administrar naloxona e/ou procurar atendimento médico de emergência se você tiver respiração lenta com pausas longas, lábios azuis ou se tiver dificuldade para acordar.

Em casos raros, o paracetamol pode causar uma reação cutânea grave que pode ser fatal. Isto pode ocorrer mesmo que você tenha tomado paracetamol no passado e não tenha tido reação. Pare de tomar Tylenol com Codeína # 3 e chame seu médico imediatamente se tiver vermelhidão na pele ou erupção na pele que se espalha e causa bolhas e descamação.

Tylenol com Codeína #3 pode causar efeitos colaterais graves. Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:

  • respiração ruidosa, suspiro, respiração superficial, respiração que para;
  • uma sensação de tontura, como se você fosse desmaiar;
  • confusão, sonolência intensa;
  • problemas de fígado – náuseas, dor na parte superior do estômago, comichão, perda de apetite, urina escura, fezes cor de barro, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos); ou
  • altos níveis de serotonina no corpo – agitação, alucinações, febre, sudorese, tremores, batimentos cardíacos acelerados, rigidez muscular, espasmos, perda de coordenação, náuseas, vômitos, diarréia.

Problemas respiratórios graves podem ser mais prováveis ​​em adultos mais velhos e naqueles que estão debilitados ou têm síndrome de desgaste ou distúrbios respiratórios crônicos.

Os efeitos colaterais comuns incluem:

  • sonolência, tontura, sensação de cansaço;
  • náusea, vômito, dor de estômago;
  • constipação; ou
  • dor de cabeça.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais.

Avisos

O USO INCORRETO DE MEDICAMENTOS OPIÓIDES PODE CAUSAR DEPENDÊNCIA, OVERDOSE OU MORTE. Mantenha o medicamento em um local onde outras pessoas não possam alcançá-lo.

Não dê este medicamento a qualquer pessoa com menos de 12 anos de idade ou a qualquer pessoa com menos de 18 anos que tenha sido submetida recentemente a uma cirurgia para remover as amígdalas ou adenóides.

Tomar medicamentos opioides durante a gravidez pode causar sintomas de abstinência potencialmente fatais no recém-nascido.

Podem ocorrer efeitos colaterais fatais se você usar medicamentos opioides com álcool ou com outros medicamentos que causem sonolência ou diminuam a respiração.

Pare de tomar este medicamento e chame seu médico imediatamente se tiver vermelhidão na pele ou erupção na pele que se espalha e causa bolhas e descamação.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar Tylenol com Codeína #3 se for alérgico a paracetamol ou codeína, ou se tiver:

  • asma grave ou problemas respiratórios; ou
  • um bloqueio no estômago ou intestinos.

Em algumas pessoas, a codeína se decompõe rapidamente no fígado e atinge níveis mais elevados do que o normal no corpo. Isso pode causar respiração perigosamente lenta e causar a morte.

Codeína é não aprovado para uso por qualquer pessoa com menos de 12 anos de idade.

Não dê este medicamento a qualquer pessoa com menos de 18 anos que tenha feito recentemente uma cirurgia para remover as amígdalas ou adenóides.

Informe o seu médico se você já teve:

  • problemas respiratórios, apneia do sono;
  • doença hepática;
  • alcoolismo ou dependência de drogas;
  • problemas de micção;
  • doença renal; ou
  • problemas com o pâncreas, tireóide ou vesícula biliar.

Se você usar medicamentos opioides durante a gravidez, seu bebê poderá ficar dependente do medicamento. Isso pode causar sintomas de abstinência potencialmente fatais no bebê após o nascimento. Os bebés que nascem dependentes de opiáceos podem necessitar de tratamento médico durante várias semanas.

Não amamente. A codeína pode passar para o leite materno e causar sonolência, problemas respiratórios ou morte em um bebê que está amamentando.

Como devo tomar Tylenol com Codeína #3?

Siga as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos. Nunca use este medicamento em quantidades maiores ou por mais tempo do que o prescrito. Uma overdose pode danificar o fígado ou causar a morte. Informe o seu médico se sentir uma necessidade maior de usar mais deste medicamento.

Nunca compartilhe medicamentos opioides com outra pessoa, especialmente alguém com histórico de abuso ou dependência de drogas. O USO INCORRETO PODE CAUSAR VÍCIO, OVERDOSE OU MORTE. Mantenha o medicamento em um local onde outras pessoas não possam alcançá-lo. Vender ou doar medicamentos opioides é contra a lei.

Se precisar de cirurgia ou exames médicos, informe com antecedência ao cirurgião ou médico que você está usando este medicamento.

Não pare de usar Tylenol com Codeína #3 repentinamente após uso prolongado, ou você poderá ter sintomas de abstinência desagradáveis. Pergunte ao seu médico como parar de usar este medicamento com segurança.

Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor. Acompanhe o seu medicamento. Você deve estar ciente se alguém o estiver usando de forma inadequada ou sem receita médica.

Não guarde sobras de medicamentos opioides. Apenas uma dose pode causar a morte de alguém que usa este medicamento de forma acidental ou inadequada. Pergunte ao seu farmacêutico onde encontrar um programa de descarte de medicamentos. Se não houver um programa de devolução, jogue o medicamento não utilizado no vaso sanitário.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Como o Tylenol com Codeína #3 é usado para a dor, é improvável que você perca uma dose. Pule qualquer dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose. Não use duas doses ao mesmo tempo.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência. Uma overdose de opioides pode ser fatal, especialmente em uma criança ou outra pessoa que use o medicamento sem receita médica. Os sintomas de sobredosagem podem incluir sonolência grave, pupilas pontiagudas, respiração lenta ou ausência de respiração.

O seu médico pode recomendar que você tome naloxona (um medicamento para reverter uma overdose de opióides) e mantenha-a sempre com você. Uma pessoa que cuida de você pode administrar naloxona se você parar de respirar ou não acordar. Seu cuidador ainda deve obter ajuda médica de emergência e pode precisar realizar RCP (ressuscitação cardiopulmonar) em você enquanto espera a chegada de ajuda.

Qualquer pessoa pode comprar naloxona em uma farmácia ou no departamento de saúde local. Certifique-se de que qualquer pessoa que cuide de você saiba onde você guarda a naloxona e como usá-la.

O que devo evitar ao tomar Tylenol com Codeína #3?

Evite dirigir ou operar máquinas até saber como Tylenol com Codeína #3 irá afetá-lo. Tonturas ou sonolência podem causar quedas, acidentes ou ferimentos graves.

Não beber álcool. Podem ocorrer efeitos colaterais perigosos ou morte.

Pergunte a um médico ou farmacêutico antes de usar qualquer outro medicamento que possa conter paracetamol (às vezes abreviado como APAP). Tomar certos medicamentos juntos pode causar uma overdose fatal.

Que outros medicamentos afetarão o Tylenol com Codeína #3?

Você pode ter problemas respiratórios ou sintomas de abstinência se começar ou parar de tomar outros medicamentos. Informe o seu médico se você também usa antibióticos, medicamentos antifúngicos, medicamentos para o coração ou pressão arterial, medicamentos para convulsões ou medicamentos para tratar HIV ou hepatite C.

A medicação opioide pode interagir com muitas outras drogas e causar efeitos colaterais perigosos ou morte. Certifique-se de que seu médico saiba se você também usa:

  • medicamentos para resfriado ou alergia, medicamentos broncodilatadores para asma/DPOC ou um diurético (“pílula de água”);
  • medicamentos para enjôo, síndrome do intestino irritável ou bexiga hiperativa;
  • outros opioides – analgésicos opioides ou remédios para tosse prescritos;
  • um sedativo como Valium – diazepam, alprazolam, lorazepam, Xanax, Klonopin, Versed e outros;
  • medicamentos que deixam você sonolento ou retardam a respiração – pílulas para dormir, relaxantes musculares, remédios para tratar transtornos de humor ou doenças mentais;
  • medicamentos que afetam os níveis de serotonina no corpo – um estimulante ou medicamento para depressão, doença de Parkinson, enxaquecas, infecções graves ou náuseas e vômitos.

Está lista não está completa. Outros medicamentos podem afetar o Tylenol com Codeína # 3, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as interações possíveis estão listadas aqui.

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use este medicamento apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Artigos relacionados

Trokendi XR: efeitos colaterais, dosagem e usos

Redação Memória Viva

Tylenol: usos, dosagem, efeitos colaterais, advertências

Redação Memória Viva

Trulicity: Bula, Uso, Indicações e efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Deixe um comentário