15 C
Nova Iorque
12 de abril de 2024
T

Trokendi XR: efeitos colaterais, dosagem e usos

Trokendi XR

Nome genérico: topiramato
Classe de drogas: Anticonvulsivantes inibidores da anidrase carbônica

O que é Trokendi XR?

Trokendi XR é um medicamento para convulsões, também chamado de anticonvulsivante.

Trokendi XR é usado para ajudar a prevenir certos tipos de convulsões em adultos e crianças com pelo menos 6 anos de idade.

Trokendi XR é utilizado juntamente com outros medicamentos para tratar certos tipos de convulsões (crises parciais, convulsões tônico-clônicas generalizadas primárias e convulsões associadas à síndrome de Lennox-Gastaut) em adultos e crianças com 6 anos ou mais.

Trokendi XR também é usado para prevenir enxaquecas em adultos e adolescentes com pelo menos 12 anos de idade. O topiramato apenas previne dores de cabeça de enxaqueca ou reduz o número de ataques. Não tratará uma dor de cabeça que já começou.

Avisos

Trokendi XR pode causar problemas de visão que podem ser permanentes se não forem tratados rapidamente. Ligue para o seu médico imediatamente se tiver uma diminuição repentina da visão.

Trokendi XR pode aumentar o risco de um defeito congênito chamado fenda labial e palatina em um recém-nascido. Pode haver outros medicamentos que são mais seguros para uso durante a gravidez. Informe imediatamente o seu médico se engravidar.

Trokendi XR pode aumentar a temperatura corporal e diminuir a transpiração, o que pode levar à desidratação com risco de vida. Informe o seu médico se você tiver diminuição da sudorese, febre alta e pele quente e seca.

Trokendi XR também pode aumentar o nível de ácido no sangue (acidose metabólica). Informe o seu médico se você tiver batimentos cardíacos irregulares, falta de ar, perda de apetite ou dificuldade para pensar.

Algumas pessoas têm pensamentos suicidas enquanto tomam Trokendi XR. Fique alerta às mudanças de humor ou sintomas. Relate quaisquer sintomas novos ou agravados ao seu médico.

Não pare de usar Trokendi XR repentinamente ou você poderá aumentar as convulsões.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar Trokendi XR se for alérgico ao topiramato. Não tomar Trokendi XR dentro de 6 horas antes ou 6 horas depois de beber álcool.

Informe o seu médico se você estiver com diarreia ou se já teve:

  • glaucoma ou outros problemas oculares;
  • acidose metabólica (níveis elevados de ácido no sangue);
  • doença renal, cálculos renais ou diálise;
  • doenças pulmonares, problemas respiratórios;
  • problemas de humor, depressão ou pensamentos ou ações suicidas;
  • doença hepática;
  • um distúrbio de crescimento; ou
  • ossos moles ou quebradiços (osteoporose, osteomalácia).

O topiramato pode aumentar o nível de ácido no sangue (acidose metabólica). Isso pode enfraquecer os ossos, causar pedras nos rins ou causar problemas de crescimento em crianças ou prejudicar o feto. Você pode precisar de exames de sangue para ter certeza de que não tem acidose metabólica, especialmente se estiver grávida.

Algumas pessoas têm pensamentos suicidas enquanto tomam um anticonvulsivante. O seu médico deve verificar o seu progresso em visitas regulares. Sua família ou outros cuidadores também devem estar alertas às mudanças de humor ou sintomas.

Tomar Trokendi XR durante a gravidez pode aumentar o risco de lábio leporino e/ou fenda palatina, um defeito congênito que pode se desenvolver no início da gravidez mesmo antes de você saber que está grávida. No entanto, ter uma convulsão durante a gravidez pode prejudicar tanto a mãe como o bebé. Informe imediatamente o seu médico se engravidar.

Se você tomar Trokendi XR durante a gravidez: O benefício da prevenção de convulsões pode superar quaisquer riscos apresentados por este medicamento. Pode haver outros medicamentos que sejam mais seguros de usar. Não comece ou pare de tomar topiramato sem o conselho do seu médico.

Se você não está grávida ou planeja engravidar, use métodos anticoncepcionais eficazes para prevenir a gravidez enquanto estiver tomando Trokendi XR.

Trokendi XR pode tornar as pílulas anticoncepcionais menos eficazes. Pergunte ao seu médico sobre outras opções de controle de natalidade, como injeção, implante, adesivo cutâneo, anel vaginal, preservativo, diafragma, capuz cervical ou esponja anticoncepcional.

Se estiver grávida, seu nome pode constar em um registro de gravidez para rastrear os efeitos do topiramato no bebê.

Pode não ser seguro amamentar um bebê enquanto você estiver usando Trokendi XR. Pergunte ao seu médico sobre quaisquer riscos.

Como devo tomar o Trokendi XR?

Tome Trokendi XR exatamente como foi prescrito para você. Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções. O seu médico pode ocasionalmente alterar a sua dose.

Trokendi XR pode ser tomado com ou sem alimentos.

Trokendi XR libertação prolongada cápsulas deve ser engolido inteiro. Não quebre ou abra.

Siga cuidadosamente as instruções de ingestão do seu medicamento.

As doses de topiramato às vezes são baseadas no peso das crianças. As necessidades de dose do seu filho podem mudar se a criança ganhar ou perder peso.

Beba muitos líquidos enquanto estiver a tomar Trokendi XR, para prevenir pedras nos rins ou desequilíbrio eletrolítico.

Você precisará de exames médicos frequentes. Se precisar de cirurgia, informe com antecedência ao cirurgião que você está usando Trokendi XR. Qualquer prestador de cuidados médicos que o trate deve saber que você toma medicamentos para convulsões.

Não pare de usar Trokendi XR repentinamente, mesmo que se sinta bem. Parar repentinamente pode causar aumento das convulsões. Siga as instruções do seu médico sobre como diminuir a dose.

Ligue para o seu médico se as suas convulsões piorarem ou se as tiver com mais frequência enquanto estiver a tomar Trokendi XR.

Armazene em temperatura ambiente fresca, longe de umidade, luz e calor elevado.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Tome o remédio assim que puder. Não tome duas doses de uma só vez. Pule uma dose de Topamax esquecida se a próxima dose for prevista em menos de 6 horas. Ligue para o seu médico se você tiver esquecido mais de uma dose.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência. Uma overdose de topiramato pode ser fatal. A sobredosagem pode causar sonolência, agitação, depressão, visão dupla, problemas de pensamento, problemas de fala ou coordenação, desmaios e ataques (convulsões).

O que devo evitar ao tomar Trokendi XR?

Não beber álcool. Podem ocorrer efeitos colaterais perigosos ou aumento de convulsões.

Evite ficar superaquecido ou desidratado em climas quentes. O topiramato pode aumentar a temperatura corporal e diminuir a transpiração, levando à desidratação com risco de vida (especialmente em crianças).

Evite o uso de uma dieta cetogênica ou “cetose” (rica em gordura e pobre em carboidratos) enquanto estiver tomando Trokendi XR.

Trokendi XR pode causar visão turva e prejudicar seu pensamento ou reações. Evite dirigir ou realizar atividades perigosas até saber como este medicamento irá afetá-lo.

Evite também atividades que possam ser perigosas caso você tenha uma convulsão inesperada, como nadar ou escalar em lugares altos.

Efeitos colaterais do Trokendi XR

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao Trokendi XR (urticária, dificuldade em respirar, inchaço no rosto ou garganta) ou uma reação cutânea grave (febre, dor de garganta, ardor nos olhos, dor na pele, erupção cutânea vermelha ou roxa com bolhas e descamação).

Informe imediatamente o seu médico se tiver alterações novas ou repentinas de humor ou comportamento, incluindo depressão ou ansiedade nova ou pior, ataques de pânico, dificuldade para dormir ou se você se sente impulsivo, irritado, agitado, hostil, agressivo, inquieto, mais ativo ou falante, ou se tem pensamentos suicidas ou de se machucar.

Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:

  • uma erupção cutânea, por mais leve que seja;
  • tontura ou perda de coordenação;
  • problemas de visão, visão turva, dor ou vermelhidão nos olhos, perda súbita de visão (pode ser permanente se não for tratada rapidamente);
  • confusão, problemas de pensamento ou memória, dificuldade de concentração, problemas de fala;
  • sintomas de desidratação – diminuição da sudorese, febre alta, pele quente e seca;
  • sinais de pedra nos rins – dor intensa nas laterais ou na parte inferior das costas, dor ou dificuldade para urinar;
  • sinais de excesso de ácido no sangue – batimentos cardíacos irregulares, sensação de cansaço, perda de apetite, dificuldade para pensar, falta de ar; ou
  • sinais de muita amônia no sangue – vômitos, fraqueza inexplicável, sensação de que vai desmaiar.

Os efeitos colaterais comuns do Trokendi XR podem incluir:

  • tonturas, sonolência, cansaço, reações lentas;
  • problemas de fala ou memória, visão anormal;
  • dormência ou formigamento nos braços e pernas, diminuição da sensação (especialmente na pele);
  • alterações no paladar, sensação de nervosismo;
  • náusea, diarréia, dor de estômago, perda de apetite;
  • febre, perda de peso; ou
  • sintomas de resfriado, como nariz entupido, espirros, dor de garganta.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais.

Que outros medicamentos afetarão o Trokendi XR?

Usar Trokendi XR com outros medicamentos que causam sonolência pode piorar esse efeito. Pergunte ao seu médico antes de usar medicamentos opioides, pílulas para dormir, relaxantes musculares ou remédios para ansiedade ou depressão.

Informe o seu médico sobre todos os seus outros medicamentos, especialmente:

  • zonisamida;
  • pílulas anticoncepcionais;
  • divalproato, ácido valpróico; ou
  • outros medicamentos para glaucoma, incluindo colírios.

Está lista não está completa. Outros medicamentos podem interagir com o topiramato, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as possíveis interações medicamentosas estão listadas aqui.

Perguntas frequentes populares

Os antidepressivos comuns usados ​​​​para o alívio da dor ortopédica podem incluir ISRSs como fluoxetina (Prozac), paroxetina (Paxil) e sertralina (Zoloft), SNRIs como duloxetina (Cymbalta) ou antidepressivos tricíclicos (TCAs) como amitriptilina (Elavil) ou nortriptilina (Pamelor ). continue lendo

Sim, foi demonstrado que o topiramato (Topamax) causa perda de peso quando usado tanto para controle de convulsões quanto para prevenção de enxaquecas. O topiramato por si só não é aprovado especificamente pelo FDA para perda de peso, mas é usado de forma “off-label” para essa condição. Qsymia, um medicamento de liberação prolongada que contém fentermina e topiramato, foi aprovado pela FDA para perda de peso, juntamente com dieta e exercícios. continue lendo

Sim, o topiramato, o ingrediente ativo do Trokendi XR, demonstrou causar queda de cabelo (alopecia) em estudos clínicos, mas não é um efeito colateral comum. Alopecia com topiramato foi relatada em 1% a 4% das crianças de 6 a 16 anos de idade e em 3% a 4% dos pacientes com mais de 16 anos de idade. Trokendi XR é uma forma de topiramato de liberação prolongada. continue lendo

Sim, foi demonstrado em estudos que o topiramato causa queda de cabelo, mas não é um efeito colateral comum. A perda de cabelo (também chamada de alopecia) foi relatada em 1% a 4% das crianças de 6 a 16 anos de idade e em 3% a 4% dos pacientes com mais de 16 anos de idade. Doses diárias mais elevadas (400 mg/dia) de topiramato foram associadas a maiores taxas de queda de cabelo do que doses mais baixas (50 mg/dia) em ambas as faixas etárias. continue lendo

Geralmente, você pode continuar tomando Topamax (topiramato) para ajudar a prevenir enxaquecas, desde que o tratamento seja necessário e permaneça seguro para você. Você e seu médico decidirão quanto tempo permanecerá em tratamento. Isso será baseado em quão bem ele está funcionando para você e em quaisquer efeitos colaterais que você possa sentir. continue lendo

Pode levar de 8 a 12 semanas para você ver o efeito total do Topamax nas suas enxaquecas. Em estudos clínicos, algumas pessoas tiveram menos dores de cabeça após 4 semanas de tratamento. No tratamento da epilepsia, o Topamax também é iniciado lentamente e a dose é aumentada ao longo de um período de 6 semanas. Continue lendo

Topamax permanece no seu sistema por aproximadamente 4 a 5 dias após a última dose, mas isso pode variar dependendo de fatores pessoais, como idade, peso, dosagem e outros medicamentos que você toma atualmente. Esta estimativa baseia-se na meia-vida do Topamax, que é de cerca de 21 horas, e os especialistas concordam que são necessárias até 5 meias-vidas para que um medicamento sem metabólitos ativos seja completamente removido do corpo. A meia-vida de um medicamento é o tempo que leva para que 50% desse medicamento seja removido do corpo. Topamax possui alguns metabólitos, mas estes não são considerados ativos e representam apenas cerca de 5% da dose administrada. Isso significa que o Topamax leva de 84 a 105 horas para sair do corpo.

Trokendi (topiramato) XR pode levar à perda de peso quando usado para prevenção de enxaquecas ou convulsões, mas não foi aprovado como medicamento para perda de peso. Perda de apetite e outros problemas digestivos, que podem contribuir para a perda de peso, foram relatados em estudos com topiramato. continue lendo

Topamax e Trokendi XR são aprovados pelo FDA para controle de convulsões em certas formas de epilepsia e para prevenção de enxaqueca, mas existem diferenças entre esses medicamentos, incluindo idades aprovadas para uso, formas farmacêuticas e esquemas de dosagem.

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use Trokendi XR apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Artigos relacionados

Patch Twirla: uso, efeitos colaterais, avisos

Redação Memória Viva

Tylenol com codeína nº 3, uso, dosagem, efeitos colaterais e avisos

Redação Memória Viva

Trulicity: Bula, Uso, Indicações e efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Deixe um comentário