9.5 C
Nova Iorque
21 de novembro de 2024
MedicamentosT

Triptorelina: usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências.

Triptorelina: usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências.

Nome genérico: triptorelina
Nomes de marcas: Trelstar, Triptodur, Trelstar Depot, Trelstar LA, Trelstar LA Mixject, Trelstar Depot Mixject, Trelstar Mixject
Formas de dosagem: pó intramuscular para injeção (11,25 mg/3 meses; 22,5 mg/6 meses; 3,75 mg/mês), … mostrar todas as 2 formas farmacêuticas
Classes de medicamentos: Hormônios liberadores de gonadotrofinas, Hormônios/antineoplásicos

O que é triptorelina?

Triptorelina é uma forma artificial de um hormônio que regula muitos processos no corpo.

O Trelstar marca de triptorelina é usada em homens para tratar os sintomas do câncer de próstata. Trelstar trata apenas os sintomas do câncer de próstata e não trata o câncer em si.

O Triptodur marca de triptorelina é usada para tratar a puberdade precoce em meninos e meninas com pelo menos 2 anos de idade.

Avisos

Não use triptorelina se estiver grávida. Use métodos anticoncepcionais eficazes e informe o seu médico se engravidar durante o tratamento.

Algumas pessoas que usam triptorelina tiveram problemas mentais novos ou agravados ou convulsões (convulsões). Ligue para o seu médico imediatamente se tiver uma convulsão ou qualquer alteração incomum de humor ou comportamento (raiva, agressão, choro, inquietação ou irritação).

A triptorelina pode causar um aumento temporário de certos hormônios, especialmente quando você começa a usar este medicamento. Isso pode causar efeitos colaterais semelhantes aos da doença a ser tratada.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar este medicamento se for alérgico à triptorelina ou medicamentos semelhantes, como leuprolida (Lupron, Viadur, Eligard) ou goserelina (Zoladex).

Não use triptorelina se estiver grávida. Isso pode prejudicar o feto. Use métodos anticoncepcionais eficazes para prevenir a gravidez enquanto estiver usando este medicamento.

Para ter certeza de que a triptorelina é segura para você, informe o seu médico se você já teve:

  • doença cardíaca, síndrome do QT longo ou outro distúrbio do ritmo cardíaco;
  • um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral;
  • um desequilíbrio eletrolítico (como níveis baixos de potássio ou magnésio no sangue);
  • diabetes;
  • epilepsia ou outro distúrbio convulsivo;
  • doença mental;
  • obstrução da bexiga ou outros problemas de micção;
  • uma condição que afeta sua coluna;
  • um tumor ou problema de vaso sanguíneo no cérebro; ou
  • se você toma um medicamento que pode causar convulsões (como um antidepressivo).

Pergunte ao seu médico se é seguro amamentar enquanto estiver usando este medicamento.

Triptorelina pode afetar a fertilidade (capacidade de ter filhos) em homens.

Como devo usar triptorelina?

Tome triptorelina exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções.

Triptorelina é injetada em um músculo. Um profissional de saúde administrará esta injeção.

A triptorelina geralmente é administrada uma vez a cada 4, 12 ou 24 semanas. O seu esquema de dosagem dependerá da dosagem e da marca da triptorelina que você está usando.

A triptorelina pode aumentar certos hormônios quando você começa a usar este medicamento ou após cada nova injeção. Isso pode piorar os sintomas do câncer de próstata ou da puberdade precoce por um curto período de tempo. Esses efeitos colaterais devem melhorar dentro de 1 a 2 meses. Ligue para o seu médico se os seus sintomas não melhorarem ou se piorarem durante o uso de triptorelina.

Este medicamento pode afetar os resultados de certos exames médicos. Informe a qualquer médico que o trate que você está usando triptorelina.

Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor. Não congele.

Cada frasco (frasco) destina-se apenas a uma utilização. Deite-o fora após uma utilização, mesmo que ainda reste medicamento no seu interior.

Use uma agulha e seringa apenas uma vez e, em seguida, coloque-as em um recipiente para objetos cortantes à prova de perfurações. Siga as leis estaduais ou locais sobre como descartar este recipiente. Mantenha-o fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Informações de dosagem

Dose habitual em adultos para câncer de próstata:

3,75 mg IM a cada 4 semanas
OU
11,25 mg IM a cada 12 semanas
OU
22,5 mg IM a cada 24 semanas

Comentários:
-Administrado como uma única injeção IM em qualquer uma das nádegas; o local da injeção deve ser alternado periodicamente.
-Devido às diferentes características de liberação, as dosagens não são aditivas e devem ser selecionadas com base no cronograma de dosagem desejado.

Uso: Para o tratamento paliativo do câncer de próstata avançado

Dose pediátrica habitual para puberdade precoce:

2 anos ou mais:
22,5 mg IM a cada 24 semanas

Duração da terapia: A terapia deve ser interrompida no início da puberdade, a critério do médico.

Comentários:
-Este medicamento só deve ser administrado por um profissional de saúde.
-Monitorar a resposta a este medicamento com níveis de LH após um teste de estimulação de GnRH ou agonista de GnRH, LH basal ou concentração sérica de níveis de esteróides sexuais começando 1 a 2 meses após o início da terapia, durante a terapia conforme necessário para confirmar a manutenção da eficácia, e com cada dose subsequente.
-Medir a altura (para cálculo da taxa de crescimento) a cada 3 a 6 meses e monitorar a idade óssea periodicamente.
-O não cumprimento do regime medicamentoso ou dosagem inadequada pode resultar em controle inadequado do processo puberal com gonadotrofinas e/ou esteróides sexuais aumentando acima dos níveis pré-púberes.
-Se a dose deste medicamento não for adequada, pode ser necessária a mudança para um agonista de GnRH alternativo para o tratamento da PPC com capacidade de ajuste de dose.

Uso: Para o tratamento de pacientes pediátricos com 2 anos de idade ou mais com puberdade precoce central (PPC)

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Ligue para o seu médico para obter instruções se você esquecer de uma dose ou se perder uma consulta para a injeção de triptorelina.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência.

O que devo evitar ao usar triptorelina?

Siga as instruções do seu médico sobre quaisquer restrições a alimentos, bebidas ou atividades.

Efeitos colaterais da triptorelina

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica à triptorelina: urticária, erupção cutânea vermelha, coceira intensa, sudorese; tontura, batimentos cardíacos acelerados; dificuldade para respirar ou engolir; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Algumas pessoas que usam triptorelina tiveram problemas mentais novos ou agravados ou convulsões (convulsões). Ligue para o seu médico imediatamente se tiver uma convulsão ou qualquer alteração incomum de humor ou comportamento (raiva, agressão, choro, inquietação ou irritação).

A triptorelina pode causar um aumento temporário de certos hormônios, especialmente quando você começa a usar este medicamento. Isso pode causar efeitos colaterais semelhantes aos da doença a ser tratada. Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:

  • micção dolorosa ou difícil, ardor ao urinar, sangue na urina;
  • dor no osso;
  • (em crianças) sinais novos ou agravados de puberdade;
  • uma convulsão;
  • dor ou pressão no peito, dor que se espalha para a mandíbula ou ombro;
  • dormência ou fraqueza repentina, fala arrastada;
  • aumento da pressão dentro do crânio – fortes dores de cabeça, zumbidos nos ouvidos, tonturas, náuseas, problemas de visão, dor atrás dos olhos;
  • perda de movimento em qualquer parte do corpo;
  • açúcar alto no sangue – aumento da sede, aumento da micção, fome, boca seca, hálito frutado; ou
  • problemas nervosos – dor nas costas, fraqueza muscular, problemas de equilíbrio ou coordenação, dormência grave ou formigueiro nas pernas ou pés, perda de controlo da bexiga ou do intestino.

Os efeitos colaterais comuns da triptorelina podem incluir:

  • dor, inchaço, coceira ou vermelhidão no local da injeção;
  • ondas de calor;
  • disfunção erétil, perda de interesse por sexo, impotência, dificuldade em ter orgasmo;
  • dor de cabeça, dor nos ossos, dor ou inchaço nas pernas;
  • sangramento vaginal; ou
  • sintomas de resfriado ou gripe (nariz entupido, espirros, tosse, dor de garganta, dor de ouvido).

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais.

Que outros medicamentos afetarão a triptorelina?

Outros medicamentos podem interagir com a triptorelina, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e qualquer medicamento que você comece ou pare de usar.

Perguntas frequentes populares

Trelstar (triptorelina) pode ser administrado para o câncer de próstata, desde que seja tolerado e seu médico acredite que ainda é seguro e eficaz para você, o que pode levar muitos anos. Trelstar destina-se a ser um tratamento de longo prazo e, apesar da progressão inevitável para cancro da próstata resistente à castração (CRPC) na maioria dos pacientes que recebem terapias de privação androgénica (ADT), como Trelstar, ainda pode haver benefícios na continuação da ADT em homens em além de introduzir outras opções de tratamento para CRPC. continue lendo

A triptorelina pode ser usada no câncer de próstata avançado para reduzir os níveis de testosterona em homens. O câncer de próstata precisa do hormônio testosterona para crescer. Quase toda a testosterona nos homens é produzida pelos testículos. A triptorelina impede que os testículos produzam testosterona, reduzindo os níveis de testosterona e retardando ou interrompendo o crescimento das células cancerígenas. Isso pode ajudar a aliviar sintomas como dor ou dificuldade ao urinar. continue lendo

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use triptorelina apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Artigos relacionados

Vortioxetina: usos, dosagem, efeitos colaterais, advertências

Redação Memória Viva

Triumeq: efeitos colaterais, dosagem e usos

Redação Memória Viva

Lurasidona: Usos, efeitos colaterais e advertências

Redação Memória Viva

Deixe um comentário