1 C
Nova Iorque
7 de dezembro de 2024
H

Usos, dosagem, efeitos colaterais de heparina (injeção)

Usos, dosagem, efeitos colaterais de heparina (injeção) – Drugs.com

Nome genérico: heparina (injeção)
Nomes de marcas: Hep-Pak (obsoleto), Heparin Lock Flush (obsoleto), Hep-Pak CVC (obsoleto), Hep-Lock (obsoleto), Heparin Sodium ADD-Vantage
Classe de drogas: Heparinas

Revisado clinicamente por Kaci Durbin, MD. Última atualização em 27 de dezembro de 2023.

O que é injeção de heparina?

A heparina é um anticoagulante (anticoagulante) que previne a formação de coágulos sanguíneos.

A heparina é usada para tratar e prevenir coágulos sanguíneos causados ​​por certas condições médicas ou procedimentos médicos. Também é usado antes da cirurgia para reduzir o risco de coágulos sanguíneos.

Não use injeção de heparina para lavar (limpar) um cateter intravenoso (IV). Um produto separado está disponível para uso como descarga de bloqueio de cateter. Usar o tipo errado de heparina para lavar um cateter pode resultar em sangramento fatal.

Avisos

Não use injeção de heparina para lavar (limpar) um cateter intravenoso (IV), ou poderá ocorrer sangramento fatal. Um produto separado está disponível para uso como descarga de bloqueio de cateter.

Você não deve usar heparina se tiver sangramento descontrolado ou falta grave de plaquetas no sangue. Não use este medicamento se você já foi diagnosticado com “trombocitopenia induzida por heparina” ou plaquetas baixas causadas por heparina ou polissulfato de pentosano.

A heparina aumenta o risco de sangramento, que pode ser grave ou fatal. Você precisará de testes frequentes para medir o tempo de coagulação do sangue.

Ligue para seu médico ou procure atendimento médico de emergência se tiver sangramento ou hematomas incomuns, dor intensa no estômago ou nas costas, cansaço incomum, sangramento nasal, sangue na urina ou nas fezes, tosse com sangue ou qualquer sangramento que não pare.

A heparina pode causar episódios de sangramento durante o uso e por várias semanas após a interrupção.

Certos medicamentos podem aumentar o risco de sangramento enquanto você usa heparina, como aspirina ou outros AINEs (antiinflamatórios não esteróides), incluindo ibuprofeno (Advil, Motrin), naproxeno (Aleve, Naprosyn, Naprelan, Treximet), celecoxibe ( Celebrex), diclofenaco (Arthrotec, Cambia, Cataflam, Voltaren, Flector Patch, Pennsaid, Solareze), indometacina (Indocin), meloxicam (Mobic), cetoprofeno (Orudis), cetorolaco (Toradol), ácido mefenâmico (Ponstel), nabumetona (Relafen ), piroxicam (Feldene) e outros. Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que você usa. Isso inclui produtos prescritos, vendidos sem receita, vitamínicos e fitoterápicos. Não inicie um novo medicamento sem informar o seu médico.

Não use injeção de heparina para lavar (limpar) um cateter intravenoso (IV), ou poderá ocorrer sangramento fatal. Um produto separado está disponível para uso como descarga de bloqueio de cateter.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar este medicamento se for alérgico a heparina ou produtos suínos, ou se tiver:

  • histórico de plaquetas baixas no sangue causadas pelo uso de heparina ou polissulfato de pentosano;
  • uma grave falta de plaquetas no sangue; ou
  • sangramento descontrolado.

Você pode não conseguir usar heparina se não conseguir fazer exames de coagulação sanguínea de rotina nos intervalos adequados durante o tratamento.

Para ter certeza de que a heparina é segura para você, informe o seu médico se você já teve:

  • uma infecção do revestimento do coração (também chamada de endocardite bacteriana);
  • hipertensão arterial grave ou não controlada;
  • um distúrbio hemorrágico ou de coagulação sanguínea;
  • um distúrbio estomacal ou intestinal;
  • doença hepática;
  • se você usa um anticoagulante (varfarina, Coumadin, Jantoven) e faz exames de rotina de “INR” ou tempo de protrombina; ou
  • se você estiver menstruada.

Não se sabe se a heparina irá prejudicar o feto. Informe o seu médico se estiver grávida ou planeia engravidar. Pode ser necessário usar uma forma de heparina que não contenha conservante.

Você não deve amamentar enquanto estiver usando este medicamento.

Como devo usar a injeção de heparina?

A heparina é injetada sob a pele ou como infusão na veia. Um profissional de saúde administrará sua primeira dose e poderá ensiná-lo a usar o medicamento corretamente por conta própria.

Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções. O seu médico pode ocasionalmente alterar a sua dose. Use o medicamento exatamente como indicado.

Leia e siga cuidadosamente as instruções de uso fornecidas com o seu medicamento. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se você não entender todas as instruções.

Prepare uma injeção somente quando estiver pronto para administrá-la. Não use o medicamento se ele tiver mudado de cor ou contiver partículas. Ligue para o seu farmacêutico para obter novos medicamentos.

Não utilize uma seringa pré-cheia ao administrar este medicamento a uma criança. A seringa pré-cheia contém mais do que a dose de heparina de uma criança.

A heparina aumenta o risco de sangramento, que pode ser grave ou fatal. Você precisará de testes frequentes para medir o tempo de coagulação do sangue. O momento destes testes é muito importante para ajudar o seu médico a determinar se é seguro continuar a utilizar este medicamento.

Se você precisar de cirurgia, tratamento odontológico ou procedimento médico, informe com antecedência ao médico que está usando heparina.

Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor.

Use uma agulha e seringa apenas uma vez e, em seguida, coloque-as em um recipiente para objetos cortantes à prova de perfurações. Siga as leis estaduais ou locais sobre como descartar este recipiente. Mantenha-o fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Você pode mudar de heparina injetável para um anticoagulante oral (tomado por via oral). Não pare de usar a injeção até que seu médico lhe diga para fazer isso. Pode ser necessário usar a forma injetável e a oral por um curto período de tempo.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Ligue para o seu médico para obter instruções se você esquecer de uma dose.

O que devo evitar ao usar injeção de heparina?

Evite erros de medicação usando apenas a forma e a dosagem prescritas pelo seu médico.

Pergunte ao seu médico antes de tomar um medicamento antiinflamatório não esteróide (AINE). Usar um AINE com heparina pode causar hematomas ou sangramento facilmente.

Efeitos colaterais da injeção de heparina

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica à heparina: náuseas, vómitos, suores, urticária, comichão, dificuldade em respirar, inchaço da face, lábios, língua ou garganta, ou sensação de desmaio.

A heparina pode causar sangramento mais facilmente, o que pode ser grave ou fatal. Você também pode ter sangramento no interior do corpo. Procure atendimento médico de emergência se você tiver:

  • calor ou descoloração da pele;
  • dor no peito, batimentos cardíacos irregulares;
  • falta de ar, tontura, ansiedade, sudorese;
  • qualquer sangramento ou hematoma incomum;
  • dor intensa ou inchaço no estômago, região lombar ou virilha;
  • pele escura ou azulada nas mãos ou pés;
  • náusea, vômito, perda de apetite;
  • cansaço incomum;
  • qualquer sangramento que não pare; ou
  • sangramento nasal, sangue na urina ou nas fezes, fezes pretas ou alcatroadas ou tosse com sangue ou vômito que se parece com borra de café.

A heparina pode causar episódios de sangramento durante o uso e por várias semanas após a interrupção.

O sangramento pode ser mais provável em adultos mais velhos, especialmente em mulheres com mais de 60 anos de idade

Pare de usar este medicamento e chame seu médico imediatamente se tiver:

  • alterações na pele do local onde o medicamento foi injetado;
  • febre, calafrios, coriza ou olhos lacrimejantes;
  • hematomas fáceis, sangramento incomum, manchas roxas ou vermelhas sob a pele; ou
  • sinais de um coágulo sanguíneo – dormência ou fraqueza repentina, problemas de visão ou fala, inchaço ou vermelhidão num braço ou perna.

Os efeitos colaterais comuns da heparina podem incluir:

  • sangramento ou hematomas incomuns;
  • sangramento descontrolado;
  • Reações alérgicas; ou
  • testes de função hepática anormais.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.

Que outros medicamentos afetarão a injeção de heparina?

Pergunte ao seu médico antes de tomar um medicamento antiinflamatório não esteróide (AINE), como aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin), naproxeno (Aleve), celecoxibe, diclofenaco, indometacina, meloxicam e outros. Usar um AINE com heparina pode causar hematomas ou sangramento facilmente.

Informe o seu médico sobre todos os seus outros medicamentos, especialmente:

  • um anticoagulante – varfarina, Coumadin, Jantoven;
  • digital;
  • tetraciclinas;
  • nicotina; ou
  • anti-histamínicos.

Esta lista não está completa e muitos outros medicamentos podem interagir com a heparina. Isso inclui medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as possíveis interações medicamentosas estão listadas aqui.

Perguntas frequentes

  • Como e onde é administrada a injeção de heparina?

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use heparina apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Isenção de responsabilidade médica

Artigos relacionados

Hemgenix: usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências

Redação Memória Viva

Informações sobre usos, dosagem e efeitos colaterais de Harvoni

Redação Memória Viva

Usos, efeitos colaterais e advertências da hiosciamina

Redação Memória Viva

Deixe um comentário