Nome genérico: lurasidona
Marca: Latuda
Forma farmacêutica: comprimido oral (120 mg; 20 mg; 40 mg; 60 mg; 80 mg)
Classe de drogas: Antipsicóticos atípicos
O que é lurasidona?
A lurasidona é um medicamento antipsicótico utilizado no tratamento da esquizofrenia em adultos e adolescentes com pelo menos 13 anos de idade.
A lurasidona também é usada para tratar episódios de depressão relacionados ao transtorno bipolar (depressão maníaca) em adultos e crianças com pelo menos 10 anos de idade.
A lurasidona também pode ser usada para fins não listados neste guia de medicação.
Efeitos colaterais da lurasidona
Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica: urticária; dificuldade ao respirar; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.
Relate quaisquer sintomas novos ou agravamento ao seu médico, tais como: alterações de humor ou comportamento, ansiedade, ataques de pânico, dificuldade para dormir ou se você se sentir impulsivo, irritado, agitado, hostil, agressivo, inquieto, hiperativo (mental ou fisicamente), mais deprimido ou tem pensamentos suicidas ou de se machucar.
Doses elevadas ou uso prolongado de lurasidona podem causar distúrbios motores graves que podem não ser reversíveis. Quanto mais tempo você usar lurasidona, maior será a probabilidade de desenvolver esse distúrbio, especialmente se for mulher ou um adulto mais velho.
A lurasidona pode causar efeitos colaterais graves. Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:
- quaisquer movimentos musculares novos ou incomuns que você não consiga controlar;
- uma sensação de tontura, como se você fosse desmaiar;
- uma convulsão (convulsões);
- (nas mulheres) períodos menstruais irregulares, alterações mamárias ou vaginais, corrimento mamilar;
- (nos homens) inchaço dos seios, impotência;
- dificuldade para engolir;
- episódios maníacos – pensamentos acelerados, aumento de energia, diminuição da necessidade de sono, comportamento de risco, agitação ou loquacidade;
- contagem baixa de glóbulos brancos – febre, calafrios, feridas na boca, feridas na pele, dor de garganta, tosse, dificuldade para respirar;
- açúcar elevado no sangue – aumento da sede, aumento da micção, fome, boca seca, hálito frutado; ou
- reação grave do sistema nervoso – músculos muito rígidos (rígidos), febre alta, sudorese, confusão, batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, tremores, sensação de que vai desmaiar.
Os efeitos colaterais comuns da lurasidona podem incluir:
- sonolência;
- ganho de peso;
- tremores, rigidez muscular, movimentos musculares lentos;
- sentir-se inquieto ou incapaz de ficar parado;
- náusea, vômito;
- nariz escorrendo; ou
- problemas de sono (insônia).
Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais.
Avisos
A lurasidona não está aprovada para uso em adultos mais velhos com psicose relacionada à demência.
Algumas pessoas têm pensamentos suicidas enquanto tomam lurasidona. Fique alerta às mudanças de humor ou sintomas. Relate quaisquer sintomas novos ou agravados ao seu médico.
Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e aqueles que você começa ou para de usar. Muitos medicamentos podem interagir e alguns medicamentos não devem ser usados juntos.
Antes de tomar este medicamento
Você não deve usar lurasidona se for alérgico a ela.
Muitos medicamentos podem interagir e causar efeitos perigosos. Alguns medicamentos não devem ser usados juntamente com a lurasidona. O seu médico pode alterar o seu plano de tratamento se você também usar:
- medicamentos antifúngicos como cetoconazol ou voriconazol;
- um antibiótico como claritromicina ou rifampicina;
- um antiviral tal como ritonavir;
- Erva de São João; ou
- medicamentos para convulsões, como carbamazepina ou fenitoína.
A lurasidona pode aumentar o risco de morte em idosos com psicose relacionada à demência e não está aprovada para esse uso.
Informe o seu médico se você já teve:
- doença cardíaca ou acidente vascular cerebral;
- pressão arterial alta ou baixa;
- colesterol ou triglicerídeos elevados (um tipo de gordura no sangue);
- diabetes ou níveis elevados de açúcar no sangue (em você ou na sua família);
- uma convulsão;
- doença hepática ou renal;
- contagens baixas de glóbulos brancos (leucócitos);
- testes de função hormonal anormais (tireóide, glândula pituitária);
- câncer de mama; ou
- pensamentos ou ações suicidas.
Algumas pessoas têm pensamentos suicidas enquanto tomam lurasidona. Seu médico precisará verificar seu progresso em consultas regulares. Sua família ou outros cuidadores também devem estar alertas às mudanças de humor ou sintomas.
Tomar medicamentos antipsicóticos nos últimos 3 meses de gravidez pode causar problemas respiratórios, problemas de alimentação ou sintomas de abstinência no recém-nascido. Se você engravidar, informe o seu médico imediatamente. Não pare de tomar lurasidona sem o conselho do seu médico.
Se estiver grávida, seu nome pode constar de um registro de gravidez para rastrear os efeitos da lurasidona no bebê.
Pode não ser seguro amamentar um bebê enquanto você estiver usando lurasidona. Pergunte ao seu médico sobre quaisquer riscos.
Lurasidona não é aprovada para esquizofrenia em qualquer pessoa com menos de 13 anos de idade. Lurasidona não é aprovada para depressão em qualquer pessoa com menos de 10 anos de idade.
Como devo tomar lurasidona?
Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções. Use o medicamento exatamente como indicado.
A lurasidona deve ser tomada com alimentos (pelo menos 350 calorias).
Você pode precisar de exames de sangue frequentes.
Pode levar várias semanas até que os sintomas melhorem. Continue usando a medicação conforme as instruções. Ligue para o seu médico se os seus sintomas não melhorarem ou se piorarem durante o uso da lurasidona.
Você não deve parar de usar lurasidona repentinamente. Parar repentinamente pode causar outros problemas.
É mais fácil ficar perigosamente superaquecido e desidratado enquanto você toma lurasidona. Beber grande quantidade de líquidos, especialmente em clima quente e durante exercícios. Você também pode ser mais sensível a temperaturas extremas (quentes ou frias).
Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor.
O que acontece se eu esquecer de uma dose?
Tome o medicamento assim que puder, mas pule a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose. Não tome duas doses de uma só vez.
Recarregue sua receita antes de ficar completamente sem remédio.
O que acontece se eu tiver uma overdose?
Procure atendimento médico de emergência.
O que devo evitar ao tomar lurasidona?
Evite beber álcool. Podem ocorrer efeitos colaterais perigosos.
Evite dirigir ou operar máquinas até saber como a lurasidona irá afetá-lo. Evite levantar-se muito rápido da posição sentada ou deitada, ou você pode sentir tonturas. Tonturas ou sonolência podem causar quedas, acidentes ou ferimentos graves.
A toranja e o suco de toranja podem interagir com a lurasidona e causar efeitos colaterais indesejados. Evite o uso de produtos de toranja enquanto estiver tomando lurasidona.
Que outros medicamentos afetarão a lurasidona?
Usar lurasidona com outros medicamentos que retardam a respiração pode causar efeitos colaterais perigosos ou morte. Pergunte ao seu médico antes de usar medicamentos opioides, pílulas para dormir, relaxantes musculares ou remédios para ansiedade ou convulsões.
Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais. Muitos medicamentos podem afetar a lurasidona, especialmente:
- depressão ou episódios psicóticos;
- problemas de sono (insônia);
- pressão alta ou distúrbio do ritmo cardíaco;
- inchaço ou inflamação;
- convulsões; ou
- Mal de Parkinson.
Esta lista não está completa e muitos outros medicamentos podem afetar a lurasidona. Isso inclui medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as possíveis interações medicamentosas estão listadas aqui.
Perguntas frequentes populares
Fale com o seu médico antes de interromper o Latuda (lurasidona) ou ajustar a sua dose, mesmo que se sinta melhor após iniciar o tratamento. Se parar de tomar Latuda, os seus sintomas podem piorar ou você pode sofrer efeitos colaterais indesejados. Sempre tome Latuda exatamente como prescrito pelo seu médico.
Sim, Latuda (nome genérico: lurasidona) pode causar sonolência e fazer você sentir sono. A sonolência (sonolência) é um dos efeitos colaterais mais comuns que os pacientes apresentam com o Latuda.
Latuda (lurasidona) é classificado como um antipsicótico atípico e aprovado para tratamento de pacientes com esquizofrenia e depressão bipolar. O Latuda pode ser usado sozinho ou em combinação com os estabilizadores de humor lítio ou valproato para tratar a depressão bipolar.
Latuda funciona na maioria dos pacientes dentro de 6 semanas ou antes, em uma dose apropriada, embora os resultados possam variar entre os pacientes. Alguns pacientes podem responder em 1 a 3 semanas; no entanto, alguns pacientes podem não responder ou apresentar efeitos colaterais que interrompem o tratamento.
Latuda apresenta baixo risco de ganho de peso em adultos e crianças com esquizofrenia ou depressão bipolar, mas isso pode variar em pacientes individuais. Em geral, o Latuda causou ganho de peso mínimo nos estudos de curto ou longo prazo conduzidos pelo fabricante.
Latuda NÃO deve ser cortada ao meio ou dividida, segundo o fabricante. Ele vem em várias dosagens para permitir que seu médico prescreva a dose correta.
Não, o Latuda (um antipsicótico atípico) não é classificado como substância controlada pela Agência Antidrogas dos EUA (DEA). Nenhum dos antipsicóticos atípicos nos EUA é classificado como substância controlada.
Outras informações
Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use este medicamento apenas para a indicação prescrita.
Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.