18.2 C
Nova Iorque
17 de junho de 2024
MedicamentosT

Triantereno: usos, dosagem, efeitos colaterais

Triantereno: usos, dosagem, efeitos colaterais – Drugs.com

Nome genérico: triamtereno
Marca: Dirênio
Classe de drogas: Diuréticos poupadores de potássio

O que é triantereno?

O triantereno é um diurético poupador de potássio (comprimido de água) que evita que o corpo absorva muito sal e evita que os níveis de potássio fiquem muito baixos.

O triantereno é usado para tratar a retenção de líquidos (edema) em pessoas com insuficiência cardíaca congestiva, cirrose hepática ou uma doença renal chamada síndrome nefrótica.

O triantereno também é usado para tratar edema causado pelo uso de medicamentos esteróides ou pelo excesso de aldosterona no corpo. A aldosterona é um hormônio produzido pelas glândulas supra-renais para ajudar a regular o equilíbrio de sal e água no corpo.

Avisos

Você não deve usar triamtereno se tiver doença renal ou hepática grave, problemas ao urinar ou níveis elevados de potássio no sangue. Você não deve tomar triantereno se também tomar suplementos de potássio ou outros diuréticos, como amilorida ou espironolactona.

Ligue para o seu médico imediatamente se tiver sinais de hipercalemia (potássio elevado), como náuseas, batimentos cardíacos irregulares, fraqueza ou perda de movimento. O potássio elevado pode ser mais provável em adultos mais velhos ou em pessoas com doença renal, diabetes ou doença grave.

Você não deve tomar triantereno se também tomar suplementos de potássio ou outros diuréticos, como amilorida ou espironolactona.

Ligue para o seu médico imediatamente se tiver sinais de hipercalemia (potássio elevado), como náusea, frequência cardíaca lenta ou incomum, fraqueza ou perda de movimento. É mais provável que você tenha níveis elevados de potássio se tiver doença renal, diabetes, uma doença grave ou se for um adulto mais velho.

Evite beber álcool, o que pode aumentar alguns dos efeitos colaterais do triantereno.

Evite uma dieta rica em sal. Muito sal fará com que seu corpo retenha água e pode tornar este medicamento menos eficaz.

Não use substitutos do sal ou produtos lácteos com baixo teor de sódio que contenham potássio. Esses produtos podem fazer com que seus níveis de potássio fiquem muito altos enquanto você toma triamtereno.

Evite ficar superaquecido ou desidratado durante exercícios e em climas quentes. Siga as instruções do seu médico sobre o tipo e a quantidade de líquidos que você deve beber. Em alguns casos, beber muito líquido pode ser tão perigoso quanto não beber o suficiente.

O triantereno pode causar efeitos colaterais que podem prejudicar seu pensamento ou reações. Tenha cuidado se você dirigir ou fizer qualquer coisa que exija que você esteja acordado e alerta.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar triamtereno se for alérgico a ele ou se tiver:

  • doença renal grave ou se você não consegue urinar;
  • doença hepática grave;
  • níveis elevados de potássio (hipercalemia); ou
  • se você toma suplementos de potássio ou outro diurético poupador de potássio, como amilorida, eplerenona ou espironolactona.

Para ter certeza de que o triantereno é seguro para você, informe o seu médico se você já teve:

  • diabetes;
  • doença cardíaca;
  • doença renal;
  • doença hepática;
  • gota; ou
  • pedras nos rins.

O uso de triantereno pode aumentar o risco de desenvolver hipercalemia (níveis elevados de potássio no sangue). O potássio elevado pode ser mais provável em adultos mais velhos ou em pessoas com doença renal, diabetes ou doença grave.

Informe o seu médico se estiver grávida ou se engravidar. O triantereno pode prejudicar o feto. No entanto, o benefício do tratamento do edema durante a gravidez pode superar o risco para o bebê.

Você não deve amamentar enquanto estiver usando este medicamento.

O triamtereno não está aprovado para uso por menores de 18 anos.

Como devo tomar triamtereno?

Tome triamtereno exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções. O seu médico pode ocasionalmente alterar a sua dose.

Tome triamtereno após uma refeição para evitar dores de estômago.

Tomar um diurético pode fazer você urinar com mais frequência, o que pode atrapalhar seu sono. Se você tomar triamtereno apenas uma vez por dia, tome-o de manhã para reduzir a chance de urinar à noite.

Você pode precisar de exames médicos frequentes. Pode ser necessário verificar a função cardíaca por meio de um eletrocardiógrafo ou ECG (às vezes chamado de EKG).

Este medicamento pode afetar os resultados de certos exames médicos. Informe a qualquer médico que o trate que você está usando triamtereno.

Se precisar de cirurgia, informe antecipadamente ao cirurgião que você está usando este medicamento.

Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade, calor e luz. Mantenha a garrafa bem fechada quando não estiver em uso.

Informações de dosagem

Dose habitual de adultos para ascite:

Dose inicial: 100 mg por via oral 2 vezes ao dia após as refeições
Dose máxima: 300 mg/dia

Comentários:
-A dosagem deve ser titulada de acordo com as necessidades de cada paciente.
-O efeito terapêutico máximo pode não ser observado durante vários dias.
-Quando este medicamento é utilizado concomitantemente com outro diurético ou anti-hipertensivo, a dose diária total de cada agente deve ser reduzida inicialmente e depois ajustada de acordo com a necessidade do paciente.

Uso: Para reduzir o edema na insuficiência cardíaca, cirrose hepática ou síndrome nefrótica e naquela associada ao tratamento com corticosteróides

Dose habitual em adultos para edema:

Dose inicial: 100 mg por via oral 2 vezes ao dia após as refeições
Dose máxima: 300 mg/dia

Comentários:
-A dosagem deve ser titulada de acordo com as necessidades de cada paciente.
-O efeito terapêutico máximo pode não ser observado durante vários dias.
-Quando este medicamento é utilizado concomitantemente com outro diurético ou anti-hipertensivo, a dose diária total de cada agente deve ser reduzida inicialmente e depois ajustada de acordo com a necessidade do paciente.

Uso: Para reduzir o edema na insuficiência cardíaca, cirrose hepática ou síndrome nefrótica e naquela associada ao tratamento com corticosteróides

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Tome o medicamento assim que puder, mas pule a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose. Não tome duas doses de uma só vez.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência.

Os sintomas de overdose podem incluir aumento de náuseas, vômitos, frequência cardíaca incomum, fraqueza muscular ou perda de movimento.

O que evitar

Evite dirigir ou realizar atividades perigosas até saber como o triantereno irá afetá-lo. Suas reações podem ser prejudicadas.

Beber álcool com este medicamento pode causar efeitos colaterais.

O triantereno pode causar queimaduras solares mais facilmente. Evite luz solar ou camas de bronzeamento. Use roupas protetoras e protetor solar (FPS 30 ou superior) quando estiver ao ar livre.

Não use suplementos de potássio ou substitutos do sal, a menos que seu médico lhe diga para fazer isso.

Efeitos colaterais do triantereno

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao triantereno: urticária; respiração difícil; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Pare de usar este medicamento e chame seu médico imediatamente se tiver:

  • pele pálida, fácil formação de hematomas ou sangramento;
  • batimento cardíaco lento, rápido ou irregular;
  • icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos);
  • urinar pouco ou nada;
  • sinais de pedra nos rins – dor súbita nas costas ou nas laterais, vômitos, febre, calafrios, dor ao urinar e urina com aparência vermelha, rosa, marrom ou turva; ou
  • alto nível de potássio – náuseas, fraqueza, sensação de formigueiro, dor no peito, batimentos cardíacos irregulares, perda de movimentos.

Os efeitos colaterais comuns do triantereno incluem:

  • náusea, diarréia;
  • tontura, dor de cabeça;
  • boca seca; ou
  • sentindo-se fraco ou cansado.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais.

Que outros medicamentos afetarão o triantereno?

Informe o seu médico sobre todos os seus outros medicamentos, especialmente:

  • qualquer outro diurético;
  • lítio;
  • insulina ou medicamento oral para diabetes;
  • medicamentos para o coração ou para a pressão arterial; ou
  • AINEs (antiinflamatórios não esteróides) – aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin), naproxeno (Aleve), celecoxib, diclofenaco, indometacina, meloxicam e outros.

Está lista não está completa. Outros medicamentos podem interagir com o triantereno, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as possíveis interações medicamentosas estão listadas aqui.

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use triantereno apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Artigos relacionados

Tretinoína – Usos, efeitos colaterais e advertências

Redação Memória Viva

Vraylar: usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências

Redação Memória Viva

Enema retal Rowasa: usos, dosagem, efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Deixe um comentário