29 C
Nova Iorque
18 de julho de 2024
MedicamentosS

Suboxone – Usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências

Usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências de Suboxone – Drugs.com

Nome genérico: buprenorfina e naloxona
Forma farmacêutica: filme bucal, filme sublingual, comprimido sublingual.
Classe de drogas: Combinações analgésicas narcóticas

O que é Suboxone?

Suboxone contém uma combinação de buprenorfina e naloxona. A buprenorfina é um medicamento opioide, às vezes chamado de narcótico. A naloxona bloqueia os efeitos da medicação opioide, incluindo alívio da dor ou sensação de bem-estar que pode levar ao abuso de opioides.

Suboxone é usado para tratar a dependência de narcóticos (opiáceos).

Suboxone não deve ser usado como analgésico.

Alternativas para oSuboxone

Existem medicamentos alternativos em diferentes formas disponíveis para tratar o transtorno por uso de opióides.

Converse com seu médico sobre qual opção seria mais adequada para você.

Buprenorfina

  • Injeção subcutânea (Sublocade), Implante (Probuphine), Sublingual (Subutex)

Buprenorfina e naloxona

  • Sublingual (Bunavail, Zubsolv)

Lofexidina

  • Comprimidos (Lucemyra)

Metadona

  • Comprimidos (Dolofina)

Naltrexona

  • Injeção IM (Vivitrol), comprimidos de naltrexona

Para overdose de opioides em situação de emergência:

Naloxona

  • Spray nasal (Narcan, Kloxxado), injeção de naloxona

Outros medicamentos relacionados:

Buprenorfina para dor intensa:

  • Injeção IM (Buprenex), Sublingual (Belbuca), Adesivo transdérmico (Butrans)

Avisos

Suboxone pode retardar ou parar sua respiração e pode causar dependência. O USO INCORRETO DESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR DEPENDÊNCIA, OVERDOSE OU MORTE, especialmente em uma criança ou outra pessoa que use o medicamento sem receita médica.

Tomar Suboxone durante a gravidez pode causar sintomas de abstinência potencialmente fatais no recém-nascido.

Podem ocorrer efeitos colaterais fatais se você usar este medicamento com álcool ou outros medicamentos que causem sonolência ou diminuam a respiração.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar Suboxone se for alérgico a buprenorfina ou naloxona (Narcan).

Para ter certeza de que Suboxone é seguro para você, informe o seu médico se você já teve:

  • problemas dentários, incluindo histórico de cáries;
  • problemas respiratórios, apneia do sono;
  • próstata aumentada, problemas ao urinar;
  • doença hepática ou renal;
  • curvatura anormal da coluna que afeta a respiração;
  • problemas na vesícula biliar, glândula adrenal ou tireoide;
  • um ferimento na cabeça, tumor cerebral ou convulsões; ou
  • alcoolismo ou dependência de drogas.

Se você usar Suboxone durante a gravidez, seu bebê poderá ficar dependente do medicamento. Isso pode causar sintomas de abstinência potencialmente fatais no bebê após o nascimento. Os bebés que nascem dependentes de opiáceos podem necessitar de tratamento médico durante várias semanas.

Consulte um médico antes de usar Suboxone se estiver amamentando. Informe o seu médico se notar sonolência intensa ou respiração lenta no bebê que está amamentando.

Como devo tomar Suboxone?

Use Suboxone exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos. Nunca use Suboxone em quantidades maiores ou por mais tempo do que o prescrito. Informe o seu médico se sentir uma necessidade maior de usar mais deste medicamento.

Antes de tomar um filme sublingual de Suboxone, beba água para umedecer a boca. Isso ajuda o filme a se dissolver mais facilmente. Coloque um filme na parte interna da bochecha direita ou esquerda. Se o seu médico lhe disser para fazer 2 filmes de cada vez, coloque o outro filme na parte interna da bochecha oposta. Mantenha os filmes no lugar até que estejam completamente dissolvidos. Se o seu médico lhe disser para fazer um terceiro filme, coloque-o na parte interna da bochecha direita ou esquerda após a dissolução dos dois primeiros filmes.

Enquanto o filme estiver se dissolvendo, não mastigue ou engula o filme, pois o medicamento não funcionará tão bem.

Os comprimidos sublinguais de Suboxone devem ser colocados debaixo da língua até se dissolverem.

Nunca compartilhe Suboxone com outra pessoa, especialmente alguém com histórico de abuso ou dependência de drogas. O USO INCORRETO PODE CAUSAR VÍCIO, OVERDOSE OU MORTE. Mantenha o medicamento em um local onde outras pessoas não possam alcançá-lo. Vender ou doar Suboxone é contra a lei.

Enxágue a boca com água após a dissolução do comprimido de Suboxone. Espere uma hora após a dissolução do medicamento para escovar os dentes e evitar danos aos dentes e gengivas. Você deve fazer exames dentários regulares enquanto estiver usando Suboxone.

Se você alternar entre medicamentos que contêm buprenorfina, não poderá usar a mesma dose para cada um deles. Siga todas as instruções cuidadosamente.

Não pare de usar Suboxone repentinamente, ou você poderá ter sintomas de abstinência desagradáveis. Pergunte ao seu médico como parar de usar este medicamento com segurança.

Você precisará de exames de sangue frequentes para verificar a função hepática.

Todos os seus prestadores de cuidados médicos devem saber que você está sendo tratado para dependência de opiáceos e que toma Suboxone. Certifique-se de que seus familiares saibam como fornecer essas informações caso precisem falar por você durante uma emergência.

Nunca esmague ou quebre um comprimido sublingual de Suboxone para inalar o pó ou misture-o em um líquido para injetar o medicamento na veia. Essa prática resultou em morte.

Armazene Suboxone em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor. Armazene os filmes na embalagem de alumínio. Descarte uma bolsa vazia em um local onde crianças e animais de estimação não possam chegar.

Acompanhe o seu medicamento. Você deve estar ciente se alguém o estiver usando de forma inadequada ou sem receita médica.

Não guarde sobras de medicamentos opioides. Apenas uma dose pode causar a morte de alguém que usa este medicamento de forma acidental ou inadequada. Pergunte ao seu farmacêutico onde encontrar um programa de descarte de medicamentos. Se não houver um programa de devolução, remova quaisquer filmes não utilizados da embalagem metálica e jogue-os no vaso sanitário. Jogue o pacote vazio no lixo.

Informações de dosagem

Dose habitual de adultos para dependência de opiáceos – indução:

INDUÇÃO: Para aqueles que dependem de heroína ou outros produtos opioides de curta ação:
-DASES INICIAIS devem começar quando aparecem sinais objetivos de abstinência moderada de opióides e não menos de 6 horas após o paciente ter usado opióides pela última vez para evitar a precipitação de uma síndrome de abstinência de opióides:

Filme Sublingual Suboxone:
Dia 1: até 8 mg/2 mg por via sublingual; administrar como uma dose inicial de 2 mg/0,5 mg ou 4 mg/1 mg com titulação em incrementos de 2 ou 4 mg de buprenorfina em intervalos de aproximadamente 2 horas
Dia 2: 16 mg/4 mg por via sublingual em dose única

Comentários:
-Pacientes dependentes de heroína ou outros produtos opioides de ação curta podem ser induzidos com uma combinação de buprenorfina/naloxona ou monoterapia com buprenorfina; para evitar a precipitação da abstinência durante a indução, o início deve ocorrer quando sinais claros de abstinência são evidentes, de preferência quando aparecem sinais objetivos moderados de abstinência de opioides, e não antes de 6 horas após o último uso de heroína ou outro opioide de ação curta.
-Os comprimidos sublinguais de Suboxone não são indicados para terapia de indução; O filme sublingual de Suboxone para uso sublingual ou bucal só deve ser administrado por via sublingual para indução para minimizar a exposição à naloxona.
-Para pacientes dependentes de metadona ou produtos opioides de ação prolongada, a monoterapia com buprenorfina deve ser usada durante a fase de indução, pois a naloxona pode ser absorvida em pequenas quantidades e pode precipitar ou prolongar a abstinência durante a indução.
-O tratamento de manutenção começa no dia 3.

Uso: Para o tratamento da dependência de opioides como parte de um plano de tratamento completo que inclui aconselhamento e apoio psicossocial.

Dose habitual de adultos para dependência de opiáceos – Manutenção:

MANUTENÇÃO Tratamento:
-As doses de buprenorfina/naloxona devem ser ajustadas a um nível que mantenha o paciente em tratamento e suprima os sinais e sintomas de abstinência de opioides; as doses devem ser tituladas até à eficácia clínica o mais rapidamente possível, uma vez que a titulação gradual pode levar a taxas de abandono mais elevadas.

Filme Sublingual SUBOXONE e Comprimidos Sublinguais:
-Ajustar progressivamente em incrementos/decrementos de 2 mg/0,5 mg ou 4 mg/1 mg até um nível que mantenha o paciente em tratamento e suprima os sinais e sintomas de abstinência de opioides
-Dose alvo recomendada: 16 mg/4 mg por via sublingual (filme, comprimido) ou bucal (filme) uma vez ao dia; faixa de dose 4 mg/1 mg a 24 mg/6 mg
-Dose máxima: 24 mg/6 mg por dia

Comentários:
-Após a indução, a terapia de manutenção é fornecida para manter o paciente em tratamento e suprimir os sinais e sintomas de abstinência de opioides; não há duração máxima recomendada para o tratamento de manutenção e alguns pacientes podem necessitar de tratamento indefinidamente.
-Existem vários produtos de buprenorfina/naloxona disponíveis para tratamento de manutenção; estes produtos não são bioequivalentes e podem ser necessários ajustes de dose ao trocar de produto; por exemplo, o filme bucal Zubsolv 4,2 mg/0,7 mg fornece exposição à buprenorfina equivalente ao comprimido sublingual de Suboxone 8 mg/2 mg.

Uso: Para o tratamento da dependência de opioides como parte de um plano de tratamento completo que inclui aconselhamento e apoio psicossocial.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Tome o medicamento assim que puder, mas pule a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose. Não tome duas doses de uma só vez.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Uma overdose de opioides pode ser fatal, especialmente em uma criança ou outra pessoa que use o medicamento sem receita médica. Os sintomas de sobredosagem podem incluir sonolência grave, pupilas pontiagudas, respiração lenta ou ausência de respiração.

O que devo evitar ao tomar Suboxone?

Não beber álcool. Podem ocorrer efeitos colaterais perigosos ou morte.

Evite dirigir ou operar máquinas até saber como este medicamento irá afetá-lo. Tonturas ou sonolência intensa podem causar quedas, acidentes ou ferimentos graves.

Efeitos colaterais do Suboxone

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao Suboxone: urticária; respiração difícil; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Suboxone pode retardar ou parar a respiração e pode ocorrer a morte. Uma pessoa que cuida de você deve administrar naloxona e/ou procurar atendimento médico de emergência se você tiver respiração lenta com pausas longas, lábios azuis ou se tiver dificuldade para acordar.

Ligue para seu médico imediatamente ou procure atendimento médico de emergência se tiver:

  • quaisquer problemas com os dentes ou gengivas;
  • respiração fraca ou superficial, respiração que para durante o sono;
  • uma sensação de tontura, como se você fosse desmaiar;
  • confusão, perda de coordenação, fraqueza extrema;
  • visão turva, fala arrastada;
  • problemas de fígado – dor na parte superior do estômago, perda de apetite, urina escura, fezes cor de argila, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos);
  • altos níveis de serotonina no corpo – agitação, alucinações, febre, sudação, tremores, ritmo cardíaco acelerado, rigidez muscular, espasmos, perda de coordenação, náuseas, vómitos, diarreia;
  • níveis baixos de cortisol – náuseas, vómitos, perda de apetite, tonturas, agravamento do cansaço ou fraqueza; ou
  • sintomas de abstinência de opioides – tremores, arrepios, aumento da transpiração, sensação de calor ou frio, corrimento nasal, olhos lacrimejantes, diarreia, dores musculares.

Problemas respiratórios graves podem ser mais prováveis ​​em adultos mais velhos e naqueles que estão debilitados ou têm síndrome debilitante ou distúrbios respiratórios crônicos.

Os efeitos colaterais comuns do Suboxone podem incluir:

  • tonturas, sonolência, visão turva, sensação de embriaguez, dificuldade de concentração;
  • sintomas de abstinência;
  • dor na língua, vermelhidão ou dormência interna e sua boca;
  • náusea, vômito, prisão de ventre;
  • dor de cabeça, dor nas costas;
  • batimentos cardíacos rápidos ou acelerados, aumento da transpiração; ou
  • problemas de sono (insônia).

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais.

Que outros medicamentos afetarão o Suboxone?

Você pode ter problemas respiratórios ou sintomas de abstinência se começar ou parar de tomar outros medicamentos. Informe o seu médico se você também usa antibióticos, medicamentos antifúngicos, medicamentos para o coração ou pressão arterial, medicamentos para convulsões ou medicamentos para tratar HIV ou hepatite C.

A medicação opioide pode interagir com muitas outras drogas e causar efeitos colaterais perigosos ou morte. Certifique-se de que seu médico saiba se você também usa:

  • medicamentos para resfriado ou alergia, medicamentos broncodilatadores para asma/DPOC ou um diurético (“pílula de água”);
  • medicamentos para enjôo, síndrome do intestino irritável ou bexiga hiperativa;
  • outros opioides – analgésico opioide ou remédio para tosse prescrito;
  • um sedativo como Valium – diazepam, alprazolam, lorazepam, Xanax, Klonopin, Ativan e outros;
  • medicamentos que deixam você sonolento ou retardam sua respiração – um comprimido para dormir, relaxante muscular, medicamento para tratar distúrbios de humor ou doenças mentais; ou
  • medicamentos que afetam os níveis de serotonina em seu corpo – um estimulante ou medicamento para depressão, doença de Parkinson, enxaquecas, infecções graves ou náuseas e vómitos.

Está lista não está completa. Outros medicamentos podem interagir com a buprenorfina e a naloxona, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as interações possíveis estão listadas aqui.

Perguntas frequentes populares

Os efeitos do Suboxone duram 24 horas. Após uma dose de Suboxone, não se espera que sejam encontrados vestígios do medicamento após 5 a 8 dias em pessoas saudáveis, ou 7 a 14 dias em pessoas com doença hepática grave.

Suboxone bloqueia os efeitos dos opioides completos (como heroína, fentanil ou morfina) por pelo menos 24 horas; em algumas pessoas, os efeitos podem durar até 60 horas.

O Suboxone só aparecerá em um teste de drogas se o painel testar especificamente a buprenorfina ou seus metabólitos, ou a naloxona. Suboxone não causará falsos positivos para outros opioides.

Os sintomas de abstinência geralmente duram aproximadamente um mês, embora possam variar dependendo da duração do uso, da dosagem de Suboxone, do uso de álcool e da presença de condições médicas, incluindo outros transtornos de saúde mental. Os sintomas físicos (como náuseas, vômitos, dores de cabeça) de abstinência geralmente começam 24 horas após a última dose e duram aproximadamente 10 dias. Geralmente são piores nas primeiras 72 horas.

Se você usar opiáceos enquanto estiver tomando Suboxone (uma combinação de buprenorfina e naloxona), os efeitos fortes ou “euforia” dos opiáceos serão atenuados ou bloqueados.

Normalmente, você tem que esperar 12 a 24 horas após o último uso de opioides de ação curta antes de começar a tomar Suboxone como tratamento para transtorno por uso de opioides. O período exato de tempo depende do tipo de opioide usado.

Suboxone às vezes é usado “off-label” pelos médicos para ajudar no tratamento de dores agudas ou crônicas em certos pacientes. No entanto, Suboxone só foi aprovado pelo FDA para tratar a dependência de narcóticos (opiáceos) (distúrbio por uso de opióides). O uso “off-label” de um medicamento refere-se a quando um médico prescreve um medicamento para uma finalidade diferente daquelas formalmente aprovadas pelo FDA e encontradas no rótulo da embalagem.

Suboxone começa a fazer efeito rapidamente – cerca de 20 a 60 minutos após a primeira dose. A medicação deve atingir o efeito máximo cerca de 100 minutos (1 hora e 40 minutos) após a primeira dose. As dosagens podem ser aumentadas até reduzirem efetivamente os sintomas de abstinência. A maioria das pessoas se sente muito melhor no final do primeiro dia.

Não, a buprenorfina não é a mesma coisa que Suboxone; no entanto, a buprenorfina é um dos ingredientes encontrados no Suboxone, sendo o outro a naloxona. Suboxone foi aprovado para tratar a dependência de opióides, também chamada de transtorno por uso de opióides (vício em drogas opióides, incluindo heroína e analgésicos narcóticos).

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca partilhe os seus medicamentos com outras pessoas e utilize Suboxone apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Artigos relacionados

Rybelsus: usos, dosagem, efeitos colaterais, avisos

Redação Memória Viva

Injeção de Lupron Depot: usos, dosagem, efeitos colaterais, advertências

Redação Memória Viva

Trelstar: Uso, dosagem e contra indicações

Redação Memória Viva

Deixe um comentário