18.2 C
Nova Iorque
17 de junho de 2024
MedicamentosT

Tremfya: usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências

Tremfya: usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências – Drugs.com

Nome genérico: guselcumabe
Classe de drogas: Inibidores de interleucina

O que é Tremfya?

Tremfya é um anticorpo monoclonal que bloqueia uma determinada proteína no corpo que pode causar inflamação e outras respostas imunológicas.

Tremfya é usado para tratar a psoríase em placas moderada a grave em adultos.

Tremfya também é usado para tratar a artrite psoriática ativa em adultos.

Avisos

Tremfya pode enfraquecer (suprimir) o sistema imunológico e você pode pegar uma infecção com mais facilidade.

Ligue para o seu médico se tiver sinais de infecção, como febre, suores, calafrios, dores musculares, perda de peso, diarreia intensa, cólicas estomacais, dor ou queimação ao urinar, tosse (pode conter sangue ou muco), falta de ar ou feridas na pele que parecem diferentes da psoríase.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar Tremfya se for alérgico a guselcumabe ou polissorbato 80.

Informe o seu médico se você já teve tuberculose ou se alguém na sua casa tiver tuberculose. Informe também o seu médico se você viajou recentemente. A tuberculose e algumas infecções fúngicas são mais comuns em certas partes do mundo e você pode ter sido exposto durante uma viagem.

Antes de iniciar o tratamento com Tremfya, o seu médico poderá realizar testes para se certificar de que não tem tuberculose ou outras infecções.

Para ter certeza de que Tremfya é seguro para você, informe o seu médico se você tiver:

  • uma infecção ativa ou crônica;
  • infecção tuberculosa ativa que não está sendo tratada; ou
  • se você recebeu recentemente ou está programado para receber alguma vacina.

Certifique-se de estar com todas as vacinas em dia antes de iniciar o tratamento com Tremfya.

Não se sabe se o guselcumab irá prejudicar o feto. Informe o seu médico se estiver grávida ou planeia engravidar.

Se você estiver grávida, seu nome pode constar em um registro de gravidez para rastrear os efeitos do guselcumabe no bebê.

Não se sabe se o guselcumabe passa para o leite materno ou se pode afetar o bebê que está amamentando. Informe o seu médico se estiver amamentando.

Tremfya não foi aprovado para uso por menores de 18 anos.

Como devo usar o Tremfya?

Use Tremfya exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções no rótulo da prescrição. Não utilize este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado.

Tremfya é injetado sob a pele. Você pode aprender como usar injeções em casa. Não administre este medicamento a si mesmo se não souber como usar a injeção e descartar adequadamente as agulhas e seringas usadas.

As primeiras duas injeções são geralmente administradas com 4 semanas de intervalo, seguidas de uma injeção a cada 8 semanas. O seu médico determinará por quanto tempo você deverá tratá-lo com guselcumabe.

Leia e siga cuidadosamente as instruções de uso fornecidas com o seu medicamento. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se não compreender todas as instruções.

Guarde este medicamento na geladeira. Proteger da luz e não congelar.

Retire o medicamento da geladeira e deixe-o atingir a temperatura ambiente por 30 minutos antes de injetar a dose. Não remova a tampa da agulha até estar pronto para administrar a injeção.

Não agite a seringa pré-cheia. Prepare a sua dose apenas quando estiver pronto para administrar a injeção.

Tremfya deve ter uma cor clara a amarelo claro. Não use o medicamento se parecer turvo ou contiver partículas. Ligue para o seu farmacêutico para obter novos medicamentos.

Não injete Tremfya em uma lesão ativa de psoríase. Evite injetar na pele espessa, escamosa, machucada, vermelha ou sensível.

Cada injetor One-Press ou seringa pré-cheia destina-se apenas a um uso. Deite-o fora após uma utilização, mesmo que ainda reste medicamento no seu interior.

Use uma agulha e seringa apenas uma vez e, em seguida, coloque-as em um recipiente para objetos cortantes à prova de perfurações. Siga as leis estaduais ou locais sobre como descartar este recipiente. Mantenha-o fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Informações de dosagem

Dose habitual de adultos para artrite psoriática:

100 mg por via subcutânea na Semana 0, Semana 4 e a cada 8 semanas daí em diante

Comentários:
-Este medicamento pode ser administrado isoladamente ou em combinação com um medicamento antirreumático modificador da doença convencional (cDMARD) (por exemplo, metotrexato)

Usos:
-Para o tratamento de adultos com psoríase em placas moderada a grave que são candidatos a terapia sistêmica ou fototerapia
Para o tratamento de adultos com artrite psoriática ativa

Dose habitual de adultos para psoríase em placas:

100 mg por via subcutânea na Semana 0, Semana 4 e a cada 8 semanas daí em diante

Comentários:
-Este medicamento pode ser administrado isoladamente ou em combinação com um medicamento antirreumático modificador da doença convencional (cDMARD) (por exemplo, metotrexato)

Usos:
-Para o tratamento de adultos com psoríase em placas moderada a grave que são candidatos a terapia sistêmica ou fototerapia
Para o tratamento de adultos com artrite psoriática ativa

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Use o medicamento assim que puder, mas pule a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose. Não use duas doses de uma vez.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência.

O que devo evitar ao usar Tremfya?

Não receba uma vacina “viva” enquanto estiver usando Tremfya. A vacina pode não funcionar tão bem e não protegê-lo totalmente contra doenças. As vacinas vivas incluem a vacina contra sarampo, caxumba, rubéola (MMR), rotavírus, febre tifóide, febre amarela, varicela (catapora), zoster (cobreiro) e gripe nasal.

Efeitos colaterais do Tremfya

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao Tremfya: urticária, erupção cutânea, coceira; aperto no peito, dificuldade em respirar; sentir-se tonto; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Guselcumabe pode enfraquecer (suprimir) o sistema imunológico e você pode contrair uma infecção com mais facilidade.

Ligue para seu médico imediatamente se tiver sinais de infecção, como:

  • febre, calafrios, dores no corpo, suores noturnos;
  • perda de peso, sensação de muito cansaço;
  • tosse (pode conter sangue ou muco), falta de ar;
  • dor ou queimação ao urinar;
  • diarreia intensa ou cólicas estomacais; ou
  • vermelhidão da pele, formigamento, bolhas, secreção ou feridas que parecem diferentes da psoríase.

Os efeitos colaterais comuns do Tremfya podem incluir:

  • dor de cabeça, dor nas articulações;
  • diarréia, dor de estômago;
  • sintomas de resfriado, como nariz entupido, espirros, dor de garganta;
  • tosse, falta de ar;
  • infecções de pele; ou
  • dor, coceira, inchaço, vermelhidão ou hematomas no local onde o medicamento foi injetado.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais.

Que outros medicamentos afetarão o Tremfya?

Outros medicamentos podem interagir com o guselcumabe, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e qualquer medicamento que você comece ou pare de usar.

Perguntas frequentes populares

Os anticorpos monoclonais (mAbs) são proteínas artificiais que imitam os anticorpos naturais produzidos pelo nosso sistema imunológico. Os anticorpos monoclonais podem ser formulados em medicamentos para tratar vários tipos de doenças, como câncer, artrite reumatóide ou psoríase.

Demora cerca de 16 semanas para Tremfya começar a fazer efeito na maioria das pessoas, o que significa duas doses de Tremfya porque cada dose é administrada com 8 semanas de intervalo.

O melhor local para injetar Tremfya é na frente das coxas ou na parte inferior do abdômen, evitando a área ao redor do umbigo (fique a alguns centímetros de distância do umbigo). Se outra pessoa estiver lhe administrando a injeção, ela também poderá administrá-la na área externa do braço. Se lhe foi mostrado como autoinjetar Tremfya, gire e retire a tampa inferior, mantendo as mãos longe da proteção da agulha. Posicione o injetor One-Press para cima e para baixo na pele (em um ângulo de 90 graus). Empurre a alça para baixo e o medicamento será injetado conforme você empurra. A injeção está completa quando a alça é empurrada totalmente para baixo e você ouve um clique, e o corpo azul-petróleo não fica mais visível.

Tremfya não pode ser deixado fora da geladeira por NÃO mais de 4 horas, APENAS UMA VEZ, antes de ser usado. Se tiver ficado fora da geladeira por mais de alguns minutos, não deve ser colocado novamente na geladeira. Se não puder ser usado dentro de quatro horas, deverá ser jogado fora.

Há um risco ligeiramente maior de câncer de pele não melanoma (CPNM) em pessoas que tomam Tremfya em comparação com aquelas que tomam adalimumabe, mas dados combinados de ensaios clínicos indicam que, além do CPNM e do câncer cervical in situ, o risco de câncer não aumenta em pessoas tomando Tremfya em comparação com a população geral dos EUA.

Sim, Tremfya é um medicamento biológico aprovado para tratar adultos com psoríase em placas moderada a grave e artrite psoriática. Um medicamento biológico é uma grande molécula complexa feita de organismos vivos usando tecnologia especializada. Tremfya atua bloqueando a interleucina 23 (IL-23).

Mais perguntas frequentes

  • O que causa a psoríase em placas?
  • Quais são os novos medicamentos para a psoríase em placas?
  • Como o Tremfya atua no tratamento de placas e artrite psoriática?

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use Tremfya apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Artigos relacionados

Tretinoína – Usos, efeitos colaterais e advertências

Redação Memória Viva

Propofol: usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências

Redação Memória Viva

Rydapt: ​​usos, dosagem, efeitos colaterais, advertências

Redação Memória Viva

Deixe um comentário