15 C
Nova Iorque
12 de abril de 2024
L

Lyumjev: usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências

Lyumjev

Nome genérico: insulina lispro
Classe de drogas: Insulina

O que é Lyumjev?

A insulina é um hormônio que atua diminuindo os níveis de glicose (açúcar) no sangue. Lyumjev é uma insulina artificial de ação rápida que começa a fazer efeito cerca de 15 minutos após a injeção, atinge o pico em cerca de 1 hora e continua funcionando por 2 a 4 horas.

Lyumjev é usado para melhorar o controle do açúcar no sangue em adultos e crianças com diabetes mellitus.

Avisos

Nunca compartilhe uma caneta injetável, cartucho ou seringa com outra pessoa, mesmo que a agulha tenha sido trocada.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar Lyumjev se for alérgico à insulina lispro ou se estiver tendo um episódio de hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue).

Para ter certeza de que Lyumjev é seguro para você, informe o seu médico se você já teve:

  • doença hepática ou renal;
  • Problemas cardíacos; ou
  • níveis baixos de potássio no sangue (hipocalemia).

Informe o seu médico se você também toma medicamentos que contenham pioglitazona ou rosiglitazona. Tomar certos medicamentos orais para diabetes enquanto estiver usando insulina pode aumentar o risco de problemas cardíacos graves.

Informe o seu médico se estiver grávida ou amamentando.

Siga as instruções do seu médico sobre o uso de Lyumjev se você estiver grávida ou engravidar. O controle do diabetes é muito importante durante a gravidez, e ter níveis elevados de açúcar no sangue pode causar complicações tanto para a mãe quanto para o bebê.

Como devo usar o Lyumjev?

Use Lyumjev exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções.

Leia o Instruções de uso folheto que acompanha sua receita.

Lyumjev começa a agir rápido. Injete Lyumjev no início de uma refeição ou 20 minutos após começar a comer.

Lyumjev é injetado sob a pele com uma seringa e agulha ou uma caneta de injeção (KwikPen, Junior KwikPen ou Tempo Pen).

Conheça o tipo e a dosagem da insulina que você toma. Não altere o tipo ou a quantidade de insulina que você toma, a menos que seu médico lhe diga para fazer isso. A quantidade de insulina e o melhor horário para tomá-la podem precisar ser alterados se você tomar diferentes tipos de insulina.

Verifique o rótulo da sua insulina cada vez que administrar a injeção para ter certeza de que está usando a insulina correta.

Verifique seus níveis de açúcar no sangue. Pergunte ao seu médico qual deve ser o seu nível de açúcar no sangue e quando você deve verificar o seu nível de açúcar no sangue.

Lyumjev vem nas dosagens de insulina U-100 (100 unidades / mL) e U-200 (200 unidades / mL). Lyumjev U-200 contém 2 vezes mais insulina (200 unidades/mL) em 1 mL do que Lyumjev U-100 (100 unidades/mL).

Lyumjev U-100 e Lyumjev U-200 podem ser injetados sob a pele (por via subcutânea) na área do estômago, nádegas, coxas ou braços.

Lyumjev U-100 pode ser administrado por infusão contínua sob a pele (por via subcutânea) através de uma bomba de insulina em uma área do corpo recomendada nas instruções que acompanham a bomba de insulina. Lyumjev Sub-200 não pode ser administrado através de uma bomba de insulina.

Lyumjev U-100 também pode ser administrado na veia (por via intravenosa) pelo seu médico. Lyumjev Sub-200 não pode ser dado em sua veia.

A caneta Lyumjev Tempo contém um componente que permite conectividade de dados quando usada com um transmissor compatível. Um profissional de saúde irá ensiná-lo a usar Lyumjev corretamente sozinho.

Prepare a sua injeção apenas quando estiver pronto para administrá-la. Não use se o medicamento parecer turvo, tiver mudado de cor ou contiver partículas. Ligue para o seu farmacêutico para obter novos medicamentos.

Seu médico mostrará onde injetar Lyumjev em seu corpo. Use um local diferente cada vez que administrar uma injeção. Não injete no mesmo local duas vezes seguidas. Não injete na pele danificada, sensível, machucada, esburacada, espessada, escamosa ou com cicatriz ou caroço duro.

Não transfira Lyumjev U-200 do KwikPen para uma seringa, pois pode resultar em sobredosagem e hipoglicemia grave.

Nunca compartilhe uma caneta injetável, cartucho ou seringa Lyumjev com outra pessoa, mesmo que a agulha tenha sido trocada. Compartilhar esses dispositivos pode permitir que infecções ou doenças passem de uma pessoa para outra.

Você pode ter níveis baixos de açúcar no sangue (hipoglicemia) e sentir muita fome, tontura, irritação, confusão, ansiedade ou tremores. Para tratar rapidamente a hipoglicemia, coma ou beba uma fonte de açúcar de ação rápida (suco de frutas, rebuçados, biscoitos, passas ou refrigerante não dietético).

Seu médico pode prescrever um kit de injeção de glucagon caso você tenha hipoglicemia grave. Certifique-se de que sua família ou amigos próximos saibam como administrar esta injeção em caso de emergência.

Fique atento também a sinais de açúcar elevado no sangue (hiperglicemia), como aumento da sede ou da micção.

Os níveis de açúcar no sangue podem ser afetados por estresse, doença, cirurgia, exercícios, uso de álcool ou pular refeições. Pergunte ao seu médico antes de alterar sua dose ou horário de medicação.

Mantenha Lyumjev em sua embalagem original, protegido do calor e da luz. Não congele a insulina nem a guarde perto do elemento de resfriamento na geladeira. Jogue fora qualquer insulina que tenha sido congelada.

Armazenando Lyumjev fechado (não em uso):

  • Leve à geladeira e use até a data de validade; ou
  • Armazenar em temperatura ambiente e usar em até 28 dias.

Armazenando Lyumjev aberto (em uso):

  • Armazene o frasco na geladeira ou em temperatura ambiente e use em até 28 dias.
  • Armazene o cartucho ou caneta injetável (sem agulha colocada) em temperatura ambiente e use dentro de 28 dias.

Use uma agulha e seringa apenas uma vez e coloque-as em um recipiente para objetos cortantes à prova de perfurações. Siga as leis estaduais ou locais sobre como descartar este recipiente. Mantenha-o fora do alcance de crianças e animais de estimação.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Como Lyumjev é usado nas refeições, você pode não seguir um esquema de dosagem programado. Sempre que você usar Lyumjev, siga as instruções de sua marca específica sobre se deve usar o medicamento antes ou depois de comer. Não use duas doses ao mesmo tempo.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência. A overdose de insulina pode causar hipoglicemia com risco de vida. Os sintomas incluem sonolência, confusão, visão turva, dormência ou formigamento na boca, dificuldade para falar, fraqueza muscular, movimentos desajeitados ou espasmódicos, ataques (convulsões) ou perda de consciência.

O que devo evitar ao usar Lyumjev?

A insulina pode causar níveis baixos de açúcar no sangue. Evite dirigir ou operar máquinas até saber como Lyumjev irá afetá-lo.

Evite erros de medicação verificando sempre o rótulo do medicamento antes de injetar a insulina.

Evite beber álcool.

Efeitos colaterais de Lyumjev

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de alergia a Lyumjev: vermelhidão ou inchaço no local da injeção, erupção cutânea com comichão em todo o corpo, dificuldade em respirar, batimentos cardíacos acelerados, sensação de desmaio ou inchaço na língua ou garganta.

Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:

  • ganho de peso, inchaço nas mãos ou pés, sensação de falta de ar;
  • Baixo teor de açúcar no sangue – dor de cabeça, fome, suores, irritabilidade, tonturas, batimentos cardíacos acelerados e sensação de ansiedade ou tremores; ou
  • baixo teor de potássio – cãibras nas pernas, obstipação, batimentos cardíacos irregulares, palpitações no peito, aumento da sede ou da micção, dormência ou formigueiro, fraqueza muscular ou sensação de fraqueza.

Os efeitos colaterais comuns de Lyumjev podem incluir:

  • baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia);
  • Reações alérgicas;
  • irritação na pele.
  • ganho de peso;
  • inchaço nas mãos ou pés;
  • coceira (prurido); ou
  • espessamento ou esvaziamento da pele onde você injetou o medicamento.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais.

Que outros medicamentos afetarão Lyumjev?

Muitos outros medicamentos podem afetar o açúcar no sangue e alguns medicamentos podem aumentar ou diminuir os efeitos da insulina. Alguns medicamentos também podem causar menos sintomas de hipoglicemia, tornando mais difícil saber quando o açúcar no sangue está baixo. Informe cada um dos seus prestadores de cuidados de saúde sobre todos os medicamentos que você usa agora e qualquer medicamento que você comece ou pare de usar. Isso inclui medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos.

Perguntas frequentes populares

Não, Admelog (insulina lispro) não é o mesmo que NovoLog (insulina aspártico). Essas insulinas têm estruturas químicas diferentes, mas ambas são formas de insulina de ação rápida e artificiais, usadas para ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue (glicose) nas refeições em pacientes com diabetes. continue lendo

Injetar insulina não é difícil, mas requer um pouco de prática. Existem três locais principais onde a insulina pode ser injetada: a área do estômago, exceto por um círculo de 5 cm ao redor do umbigo, e a parte macia da cintura, mas não perto da coluna; a parte superior e externa das coxas, mas não a parte interna das coxas ou qualquer lugar próximo ao joelho; a parte externa da parte superior do braço, onde há uma bolsa de tecido adiposo. continue lendo

Trulicity pode ser usado com insulina, mas como a combinação de Trulicity e insulina aumenta o risco de níveis baixos de açúcar no sangue (hipoglicemia), a dose de insulina pode precisar ser reduzida. continue lendo

As insulinas são geralmente agrupadas em ação rápida, ação intermediária ou ação prolongada. Dentro destes grupos, podem ainda ser classificados como insulina humana e análogos da insulina humana. Um análogo da insulina é uma insulina humana que tem um ou dois aminoácidos alterados, o que afeta a rapidez com que é absorvida após a injeção e a rapidez ou lentidão com que atua. Os análogos da insulina são geralmente administrados 15 minutos após uma refeição ou ao mesmo tempo que a comida. continue lendo

Lispro atinge o pico 30 a 90 minutos após a administração e dura menos de cinco horas (geralmente duas a quatro horas). continue lendo

Humalog (insulina lispro) é uma insulina de ação rápida. Ele começa a atuar na redução dos níveis de açúcar no sangue cerca de 15 minutos após a injeção, atinge um pico em cerca de 1 hora e continua a atuar por 2 a 4 horas. Humalog ajuda a controlar os picos de açúcar no sangue que podem ocorrer durante as refeições. É usado 15 minutos antes de comer ou logo após uma refeição. continue lendo

Admelog fechado (injeção de insulina lispro) deve ser armazenado na geladeira (36 ° F a 46 ° F ou 2 ° C a 8 ° C) até o primeiro uso. Depois de abrir o frasco de Admelog ou as canetas Solostar, você pode armazená-los em temperatura ambiente (abaixo de 86°F ou 30°C), mas devem ser usados ​​dentro de 28 dias ou descartados (descartados), mesmo que ainda contenham medicamento . Não guarde a caneta Admelog Solostar na geladeira depois de usada. continue lendo

Admelog é uma marca (comercial) da insulina lispro e é uma insulina de ação rápida. Admelog começa a atuar dentro de 0 a 15 minutos após a administração, pode ser administrado 15 minutos antes de uma refeição ou com uma refeição, atinge o pico em 30 a 90 minutos, continua atuando por menos de cinco horas (geralmente duas a quatro horas), geralmente deve ser usado em regimes com insulina de ação intermediária ou prolongada e é mais conveniente e segura que a insulina regular. continue lendo

A insulina lispro começa a fazer efeito 15 minutos após a administração e atinge o pico em 30 a 90 minutos. Ele continua funcionando por até cinco horas (geralmente de duas a quatro horas). continue lendo

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use Lyumjev apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Artigos relacionados

Lyrica usa, como tomar, efeitos colaterais, advertências

Redação Memória Viva

Deixe um comentário