23.9 C
Nova Iorque
18 de julho de 2024
Z

Zyvox (antibiótico): Usos, dosagem e efeitos colaterais

Usos, dosagem e efeitos colaterais de Zyvox (antibiótico) – Drugs.com

Nome genérico: linezolida (oral/injeção)
Classe de drogas: Antibióticos oxazolidinona

O que é Zivox?

Zyvox é um antibiótico oxazolidinona que combate bactérias no corpo. Linezolida também é um inibidor da MAO (monoamina oxidase).

Zyvox é usado para tratar diferentes tipos de infecções bacterianas, como pneumonia, infecções de pele e infecções resistentes a outros antibióticos.

Zyvox também pode ser usado para fins não listados neste guia de medicação.

Avisos

Alguns medicamentos podem causar efeitos indesejados ou perigosos quando usados ​​com Zyvox. Informe o seu médico sobre todos os outros medicamentos que você usa.

Não use este medicamento se você usou um inibidor da MAO nos últimos 14 dias, como isocarboxazida, linezolida, injeção de azul de metileno, fenelzina, tranilcipromina e outros.

Muitos medicamentos podem interagir com a linezolida. Antes de usar este medicamento, informe o seu médico sobre todos os outros medicamentos que você usa. Pode ser necessário interromper o uso de certos medicamentos antes de usar Zyvox (em alguns casos, até 5 semanas antes de iniciar o tratamento).

Durante o tratamento com Zyvox, não inicie ou pare de usar qualquer outro medicamento, a menos que seu médico lhe diga para fazer isso. Você não deve usar este medicamento se for resistente a medicamentos se tiver pressão alta não tratada ou não controlada, tumor carcinoide, tumor da glândula adrenal ou tireoide gravemente hiperativa. Se você toma um antidepressivo ou medicamento psiquiátrico, ligue para seu médico imediatamente se tiver sinais de uma interação medicamentosa grave, incluindo: confusão, problemas de memória, sensação de hiperatividade (mental ou física), perda de coordenação, espasmos musculares, tremores, suores, diarréia e/ou febre.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar Zyvox se for alérgico à linezolida.

Não use linezolida se tiver usado um inibidor da MAO nos últimos 14 dias. Pode ocorrer uma interação medicamentosa perigosa. Os inibidores da MAO incluem isocarboxazida, injeção de azul de metileno, fenelzina, tranilcipromina e outros.

Informe o seu médico se você também toma medicamentos estimulantes, medicamentos opioides, produtos fitoterápicos ou medicamentos para depressão, doenças mentais, doença de Parkinson, enxaquecas, infecções graves ou prevenção de náuseas e vômitos. Uma interação com linezolida pode causar uma doença grave chamada síndrome da serotonina.

Para ter certeza de que Zyvox é seguro para você, informe o seu médico se você já teve:

  • pressão alta;
  • um distúrbio da tireoide;
  • um tumor carcinoide;
  • supressão da medula óssea ou sistema imunológico fraco;
  • doença renal ou hepática;
  • feocromocitoma (tumor da glândula adrenal);
  • diabetes;
  • convulsões; ou
  • se você usar um cateter.

Informe o seu médico se estiver grávida ou amamentando.

Se você estiver amamentando, informe o seu médico se notar diarréia ou vômito no bebê que está amamentando.

O líquido Zyvox (suspensão oral) contém fenilalanina e pode ser prejudicial se você tiver fenilcetonúria (PKU).

Como o Zyvox é usado?

Use Zyvox exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções.

Os comprimidos ou suspensão oral de Zyvox podem ser tomados com ou sem alimentos.

A injeção de Zyvox é administrada por perfusão numa veia. Um profissional de saúde administrará sua primeira dose e poderá ensiná-lo a usar o medicamento corretamente por conta própria.

Prepare a sua injeção apenas quando estiver pronto para administrá-la. Não use se o medicamento contiver partículas. Ligue para o seu farmacêutico para obter novos medicamentos.

Leia e siga cuidadosamente as instruções de uso fornecidas com o seu medicamento. Não use Zyvox se não entender todas as instruções para uso adequado. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Misture suavemente a suspensão oral (líquida) virando o frasco de cabeça para baixo 3 a 5 vezes. Não agite. Use a seringa doseadora fornecida ou um dispositivo de medição de dose de medicamento (não uma colher de cozinha).

Você precisará de exames médicos frequentes. Sua visão e pressão arterial também podem precisar ser verificadas com frequência.

Utilize este medicamento durante todo o período de tempo prescrito, mesmo que os seus sintomas melhorem rapidamente. Pular doses pode aumentar o risco de infecção resistente à medicação. Linezolida não trata uma infecção viral, como gripe ou resfriado comum.

Armazene todas as formas de Zyvox em temperatura ambiente, longe da umidade, calor e luz. Não congele. Jogue fora qualquer líquido não usado dentro de 21 dias.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Use o medicamento assim que puder, mas pule a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose. Não use duas doses ao mesmo tempo.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência.

O que devo evitar ao usar Zyvox?

Evite tomar medicamentos antidiarreicos sem primeiro consultar o seu médico. A diarreia pode ser um sinal de uma nova infecção.

Comer tiramina enquanto estiver usando linezolida pode aumentar sua pressão arterial a níveis perigosos. Evite alimentos com alto nível de tiramina, como:

  • queijos ou carnes envelhecidas;
  • carnes em conserva ou fermentadas, carnes defumadas ou secas ao ar;
  • Chucrute;
  • molho de soja;
  • cerveja de pressão (alcoólica e não alcoólica);
  • vinho tinto; ou
  • qualquer carne, queijo ou outro alimento à base de proteínas que tenha sido armazenado incorretamente.

Você deve estar familiarizado com a lista de alimentos que deve evitar enquanto estiver usando Zyvox.

Efeitos colaterais do Zivox

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao Zyvox (urticária, dificuldade em respirar, inchaço no rosto ou garganta) ou uma reação cutânea grave (febre, dor de garganta, ardor nos olhos, dor na pele, erupção cutânea vermelha ou roxa com bolhas e descamação).

Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:

  • problemas de visão, alterações na visão das cores;
  • dor de estômago intensa, diarreia aquosa ou com sangue;
  • uma convulsão;
  • sudorese, ansiedade ou tremores (podem ser sinais de baixo nível de açúcar no sangue);
  • altos níveis de serotonina no corpo – agitação, alucinações, febre, sudação, tremores, ritmo cardíaco acelerado, rigidez muscular, espasmos, perda de coordenação, náuseas, vómitos, diarreia;
  • acidose láctica – dor muscular incomum, dificuldade em respirar, dor de estômago, vómitos, ritmo cardíaco irregular, tonturas, sensação de frio ou sensação de fraqueza ou cansaço; ou
  • contagens baixas de células sanguíneas – febre, arrepios, cansaço, fraqueza, confusão, feridas na boca, feridas na pele, nódoas negras fáceis, hemorragias invulgares, pele pálida, mãos e pés frios, sensação de tonturas ou falta de ar.

Procure atendimento médico imediatamente se tiver sintomas da síndrome da serotonina, como: agitação, alucinações, febre, sudorese, tremores, batimentos cardíacos acelerados, rigidez muscular, espasmos, perda de coordenação, náuseas, vômitos ou diarréia.

Os efeitos colaterais comuns do Zyvox podem incluir:

  • náusea, vômito, diarréia;
  • erupção cutânea;
  • anemia (glóbulos vermelhos baixos); ou
  • dor de cabeça, tontura.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais.

Que outros medicamentos afetarão o Zyvox?

Alguns medicamentos podem interagir com a linezolida e causar uma doença grave chamada síndrome da serotonina. Certifique-se de que seu médico saiba se você também toma medicamentos estimulantes, medicamentos opioides, produtos fitoterápicos ou medicamentos para depressão, doenças mentais, doença de Parkinson, enxaquecas, infecções graves ou prevenção de náuseas e vômitos. Pergunte ao seu médico antes de fazer qualquer alteração em como ou quando você toma seus medicamentos.

Muitos medicamentos podem interagir com a linezolida e alguns medicamentos não devem ser usados ​​juntos. Isso inclui medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as interações possíveis estão listadas neste guia de medicação. Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e qualquer medicamento que você comece ou pare de usar.

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use Zyvox apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Artigos relacionados

ZzzQuil: Usos, dosagem, efeitos colaterais e avisos

Redação Memória Viva

Zytiga: usos, dosagem e efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Deixe um comentário