15 C
Nova Iorque
12 de abril de 2024
A

Abiraterona: usos, dosagem, indicação, efeitos colaterais e advertências

Abiraterona: usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências

Nome genérico: acetato de abiraterona
Nomes de marcas: Yonsa, Zytiga
Forma farmacêutica: comprimido oral (125 mg; 250 mg; 500 mg)
Classe de drogas: Antineoplásicos diversos

O que é abiraterona?

A abiraterona atua reduzindo a produção de andrógenos no corpo. Andrógenos são hormônios masculinos que podem promover o crescimento de tumores na próstata.

A abiraterona é usada junto com medicamentos esteróides (prednisona ou metilprednisolona) para tratar o câncer de próstata que se espalhou para outras partes do corpo. a abiraterona é usada em homens cujo câncer de próstata não pode ser tratado com cirurgia ou outros medicamentos.

Não se sabe se os comprimidos de acetato de abiraterona são seguros ou eficazes em mulheres ou crianças.

Avisos

Os comprimidos de abiraterona não devem ser manuseados por mulheres grávidas ou que possam engravidar. Este medicamento pode prejudicar o feto ou causar aborto espontâneo.

Você não deve usar abiraterona se for alérgico a ela.

Antes de tomar este medicamento

A abiraterona não deve ser usada por mulheres ou crianças.

Para ter certeza de que este medicamento é seguro para você, informe o seu médico se você já teve:

  • doença hepática;

  • diabetes (especialmente se você usa pioglitazona ou repaglinida);

  • problemas cardíacos, hipertensão;

  • um ataque cardíaco;

  • níveis baixos de potássio no sangue; ou

  • problemas com a glândula adrenal ou glândula pituitária.

A abiraterona pode prejudicar o feto se uma mulher for exposta a ela durante a gravidez. Um comprimido de abiraterona não deve ser manuseado por mulheres grávidas ou que possam engravidar. O medicamento de um comprimido quebrado pode ser absorvido pela pele.

A abiraterona também pode prejudicar o feto se o pai estiver tomando este medicamento no momento da concepção ou durante a gravidez.

Use métodos anticoncepcionais eficazes se sua parceira sexual estiver grávida ou puder engravidar. Continue usando métodos anticoncepcionais por pelo menos 3 semanas após a última dose.

Como devo tomar abiraterona?

Tome abiraterona exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções.

A abiraterona é geralmente tomada uma vez por dia, ao mesmo tempo que se toma um esteróide 1 ou 2 vezes por dia. Siga as instruções de dosagem do seu médico com muito cuidado.

As suas necessidades de dose de abiraterona podem mudar se você mudar para uma marca, dosagem ou forma diferente deste medicamento. Evite erros de medicação usando apenas os medicamentos prescritos pelo seu médico.

Suas necessidades de dose de prednisona ou metilprednisolona podem mudar se você tiver uma infecção ou estiver sob estresse. Não altere a sua dose nem pare de usar o seu medicamento esteróide sem o conselho do seu médico.

Tome este medicamento com um copo cheio de água.

Você pode tomar Yonsa com ou sem alimentos.

Pegar Zytiga em um estomago vazio. Não coma nada durante pelo menos 2 horas antes ou 1 hora depois de tomar Zytiga.

Engula o comprimido inteiro e não o esmague, mastigue ou quebre.

Sua pressão arterial precisará ser verificada com frequência e você poderá precisar de exames de sangue frequentes. Se tem diabetes, o seu nível de açúcar no sangue deve ser verificado cuidadosamente, especialmente se estiver a tomar pioglitazona ou repaglinida.

Você não deve parar de usar abiraterona ou seu medicamento esteróide repentinamente. Siga as instruções do seu médico sobre como diminuir gradualmente a dose de prednisona.

Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor.

Informações de dosagem

Dose habitual em adultos para câncer de próstata:

CRPC metastático:
-Formulação regular: 1000 mg por via oral uma vez ao dia (em combinação com metilprednisolona 5 mg por via oral 2 vezes ao dia)
-Formulação micronizada: 500 mg por via oral uma vez ao dia (em combinação com metilprednisolona 4 mg por via oral 2 vezes ao dia)

CSPC metastático de alto risco:
-Formulação regular: 1000 mg por via oral uma vez ao dia (em combinação com metilprednisolona 5 mg por via oral uma vez ao dia)
-Formulação micronizada: 500 mg por via oral uma vez ao dia (em combinação com metilprednisolona 4 mg por via oral 2 vezes ao dia)

Comentários:
-Os pacientes que recebem este medicamento também devem receber um análogo do hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH) concomitantemente ou devem ter feito orquiectomia bilateral.
NOTA: Diferentes formulações de acetato de abiraterona têm diferentes indicações e dosagens diferentes. Abaixo estão as diretrizes de dosagem sugeridas. Consulte as informações do produto do fabricante antes de prescrever este medicamento.

Usos:
Em combinação com prednisona para o tratamento de pacientes com:
-Câncer de próstata metastático resistente à castração (CRPC)
-Câncer de próstata metastático sensível à castração de alto risco (CSPC)

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Pule a dose esquecida e tome o medicamento no dia seguinte. Não tome duas doses de uma só vez.

Ligue para seu médico para obter instruções se você esquecer de mais de uma dose de abiraterona.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência imediatamente.

O que devo evitar ao tomar abiraterona?

Não coma alimentos durante pelo menos 2 horas antes de tomar Zytiga e durante pelo menos 1 hora após a sua dose. Os alimentos podem aumentar a quantidade de Zytiga que o seu corpo absorve e podem causar efeitos secundários.

Evite tomar suplementos de ervas que contenham erva de São João.

Efeitos colaterais da abiraterona

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica à abiraterona: urticária; respiração difícil; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:

  • inchaço nos tornozelos ou pés, dor nas pernas;

  • batimentos cardíacos rápidos ou irregulares;

  • uma sensação de tontura, como se você fosse desmaiar;

  • forte dor de cabeça, visão turva, latejamento no pescoço ou nas orelhas;

  • dor ou queimação ao urinar;

  • glóbulos vermelhos baixos (anemia) – pele pálida, cansaço, sensação de tontura ou falta de ar, mãos e pés frios;

  • baixo nível de potássio no sangue – cãibras nas pernas, obstipação, batimentos cardíacos irregulares, palpitações no peito, aumento da sede ou da micção, dormência ou formigueiro, fraqueza muscular ou sensação de fraqueza;

  • problemas de fígado – dor de estômago (lado superior direito), náuseas, vómitos, urina escura, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos); ou

  • Baixo teor de açúcar no sangue – dor de cabeça, fome, suores, irritabilidade, tonturas, ritmo cardíaco acelerado e sensação de ansiedade ou tremores.

Os efeitos colaterais comuns da abiraterona podem incluir:

  • sentir-se muito fraco ou cansado;

  • sentindo muito calor;

  • açúcar alto no sangue;

  • aumento da pressão arterial;

  • inchaço nas pernas ou pés;

  • anemia, baixo nível de potássio no sangue;

  • dor ao urinar;

  • testes de função hepática anormais ou outros exames de sangue;

  • dor ou inchaço nas articulações;

  • dor de cabeça;

  • náusea, vômito, diarréia; ou

  • sintomas de resfriado, como nariz entupido, espirros, tosse, dor de garganta.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais.

Que outros medicamentos afetarão a abiraterona?

Às vezes não é seguro usar certos medicamentos ao mesmo tempo. Alguns medicamentos podem afetar os níveis sanguíneos de outros medicamentos que você toma, o que pode aumentar os efeitos colaterais ou tornar os medicamentos menos eficazes.

Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais. Muitos medicamentos podem interagir com a abiraterona, especialmente:

  • outros medicamentos contra o cancro da próstata, especialmente rádio Ra 223 (pode aumentar o risco de fraturas enquanto estiver a tomar abiraterona); ou

  • pioglitazona ou repaglinida para tratar diabetes (pode causar hipoglicemia grave de açúcar no sangue enquanto você estiver tomando abiraterona.

Esta lista não está completa e muitos outros medicamentos podem afetar a abiraterona. Isso inclui medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as possíveis interações medicamentosas estão listadas aqui.

Perguntas frequentes populares

Zytiga é tomado com prednisona para ajudar a controlar os efeitos colaterais que podem ocorrer com este tratamento do câncer de próstata. Zytiga bloqueia a produção de cortisol pelas glândulas supra-renais. A prednisona ajuda a repor o cortisol perdido que pode causar efeitos colaterais como níveis baixos de potássio no sangue, acúmulo de líquidos (edema) ou pressão alta. continue lendo

A abiraterona atua bloqueando os efeitos de uma enzima (chamada CYP17) encontrada no tecido tumoral testicular, adrenal e da próstata, necessária para a produção de testosterona e outros andrógenos. Ao bloquear esta enzima, a abiraterona reduz a produção de testosterona e outros andrógenos que estimulam o crescimento das células cancerígenas da próstata. A abiraterona inibe o andrógeno em 3 fontes – os testículos, as glândulas supra-renais E o próprio tumor. continue lendo

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use abiraterona apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Artigos relacionados

Paracetamol – Uso, dosagem, indicações e efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Abilify Maintena: usos, dosagem, indicação e efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Deixe um comentário