23.9 C
Nova Iorque
18 de julho de 2024
A

Usos, dosagem e efeitos colaterais do aciclovir

Usos, dosagem e efeitos colaterais do aciclovir – Drugs.com

Nome genérico: aciclovir (oral)
Nomes de marcas: Sitavig, Zovirax
Formas de dosagem: comprimido bucal (50 mg), cápsula oral (200 mg), suspensão oral (200 mg/5 mL), comprimido oral (400 mg; 800 mg)
Classe de drogas: Nucleosídeos de purina

O que é aciclovir?

O aciclovir é um medicamento antiviral. Retarda o crescimento e a propagação do vírus do herpes no corpo. O aciclovir não cura o herpes, mas pode diminuir os sintomas da infecção.

O aciclovir é usado para tratar infecções causadas por vírus do herpes, como herpes genital, herpes labial, herpes zoster e catapora.

Os tabets bucais Sitavig destinam-se ao tratamento apenas de feridas nos lábios. Sitavig não trata o herpes genital.

O aciclovir também pode ser usado para fins não listados neste guia de medicação.

Avisos

Siga todas as instruções no rótulo e na embalagem do medicamento. Informe cada um dos seus profissionais de saúde sobre todas as suas condições médicas, alergias e todos os medicamentos que você usa.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve tomar aciclovir se for alérgico ao aciclovir ou ao valaciclovir (Valtrex). Você não deve tomar comprimidos bucais Sitavig se for alérgico às proteínas do leite.

Informe o seu médico se você já teve:

  • doença renal; ou
  • um sistema imunológico fraco (causado por doença ou pelo uso de certos medicamentos).

Informe o seu médico se estiver grávida ou amamentando.

O herpes pode ser transmitido ao seu bebê durante o parto se você tiver uma lesão genital quando o bebê nascer. Se você tem herpes genital, é muito importante prevenir lesões de herpes durante a gravidez. Tome o seu medicamento conforme indicado para melhor controlar a sua infecção.

Pode não ser seguro amamentar durante o uso deste medicamento. Pergunte ao seu médico sobre qualquer risco.

O aciclovir não deve ser administrado a crianças com menos de 2 anos de idade.

Como devo tomar aciclovir?

Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções. Use o medicamento exatamente como indicado.

Comece a tomar aciclovir o mais rápido possível após o aparecimento dos primeiros sintomas (como formigamento, queimação, bolhas). Comece a tomar Sitavig dentro de 1 hora após notar os primeiros sintomas principais, antes que a afta apareça.

Leia e siga cuidadosamente as instruções de uso fornecidas com o seu medicamento. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se não compreender estas instruções.

Não esmague, mastigue, chupe ou engula um comprimido bucal. Coloque o lado plano do comprimido contra a gengiva superior, no mesmo lado da boca da afta. Deixe o comprimido se dissolver na boca ao longo do dia. Você pode comer e beber normalmente enquanto o comprimido bucal estiver colocado.

Não dê aciclovir comprimido bucal para uma criança pequena ou poderá ocorrer asfixia.

Agite o suspensão oral (líquido) antes de medir uma dose. Use a seringa doseadora fornecida ou um dispositivo de medição de dose de medicamento (não uma colher de cozinha).

As doses de aciclovir são baseadas no peso (especialmente em crianças e adolescentes). As suas necessidades de dose podem mudar se você ganhar ou perder peso.

Beba bastante água enquanto estiver tomando aciclovir para manter os rins funcionando corretamente.

Utilize este medicamento durante todo o período de tempo prescrito, mesmo que os seus sintomas melhorem rapidamente. Pular doses pode aumentar o risco de o vírus se tornar resistente à medicação.

As lesões causadas pelos vírus do herpes devem ser mantidas tão limpas e secas quanto possível. Usar roupas largas pode ajudar a prevenir a irritação das lesões.

Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Tome o medicamento assim que puder, mas pule a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose. Não tome duas doses de uma só vez.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência ou ligue para a linha de ajuda sobre venenos no número 1-800-222-1222.

O que devo evitar ao tomar aciclovir?

Evite escovar os dentes, mascar chiclete ou usar dentadura superior enquanto estiver com um comprimido bucal na boca. Você pode enxaguar a boca suavemente. Beba muitos líquidos para evitar a boca seca.

As infecções por herpes são contagiosas e você pode infectar outras pessoas, mesmo durante o tratamento com aciclovir. Evite deixar áreas infectadas entrarem em contato com outras pessoas. Evite tocar em uma área infectada e depois tocar nos olhos. Lave as mãos com frequência para evitar transmitir a infecção a outras pessoas.

Tomar aciclovir não impedirá que você transmita herpes genital ao seu parceiro sexual. Evite relações sexuais enquanto tiver lesões ativas ou os primeiros sintomas de um surto. O herpes genital ainda pode ser contagioso através da “eliminação viral” da pele, mesmo que você não apresente sintomas.

Efeitos colaterais do aciclovir

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica: urticária; respiração difícil; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

O aciclovir pode causar efeitos colaterais graves. Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:

  • hematomas ou sangramento fácil, manchas roxas ou vermelhas sob a pele;
  • mudanças de comportamento;
  • confusão, alucinações; ou
  • sinais de problema renal – pouca ou nenhuma micção; micção dolorosa ou difícil; inchaço nos pés ou tornozelos; sentir-se cansado ou com falta de ar.

Os efeitos colaterais comuns do aciclovir podem incluir:

  • dor leve na pele;
  • erupção cutânea, coceira;
  • náusea, vômito, diarréia;
  • dor de cabeça; ou
  • dor na boca ao usar um comprimido bucal de aciclovir.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.

Que outros medicamentos afetarão o aciclovir?

O aciclovir pode prejudicar os rins, especialmente se você também usa certos medicamentos para infecções, câncer, osteoporose, rejeição de transplantes de órgãos, distúrbios intestinais, pressão alta ou dor ou artrite (incluindo Advil, Motrin e Aleve).

Outros medicamentos podem afetar o aciclovir, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e qualquer medicamento que você comece ou pare de usar.

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use este medicamento apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Artigos relacionados

Abilify Maintena: usos, dosagem, indicação e efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Paracetamol – Uso, dosagem, indicações e efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Usos, efeitos colaterais e advertências da acetilcisteína

Redação Memória Viva

Deixe um comentário