25.1 C
Nova Iorque
7 de julho de 2024
A

Usos, efeitos colaterais e advertências da acetilcisteína

Usos, efeitos colaterais e advertências da acetilcisteína

Nome genérico: acetilcisteína (oral)
Nomes de marcas: NAC, NAC Sustentar
Formas de dosagem: cápsula oral (500 mg; 600 mg), comprimido oral (600 mg)
Classes de medicamentos: Antídotos, Mucolíticos

O que é acetilcisteína?

A acetilcisteína é usada para ajudar a prevenir ou diminuir os danos ao fígado causados ​​pela ingestão de grandes quantidades de paracetamol (Tylenol).

Existem outras marcas e formas de acetilcisteína disponíveis, e algumas podem ser adquiridas sem receita. Nem todas as formas de acetilcisteína são eficazes como antídoto para paracetamol. Não tente tratar uma overdose de paracetamol sem orientação médica.

A acetilcisteína também pode ser usada para fins não listados neste guia de medicação.

Efeitos colaterais da acetilcisteína

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica: urticária; respiração difícil; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

A acetilcisteína pode causar efeitos colaterais graves. Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:

  • vômito intenso ou contínuo;
  • tossir sangue ou vômito que parece borra de café; ou
  • sinais de que o medicamento pode não estar funcionando – dor na parte superior do estômago, perda de apetite, urina escura, fezes cor de argila, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos).

Os efeitos colaterais comuns da acetilcisteína podem incluir:

  • náusea, vômito, dor de estômago;
  • irritação na pele; ou
  • febre.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.

Avisos

Em uma emergência, talvez você não consiga contar aos cuidadores sobre suas condições de saúde. Certifique-se de que qualquer médico que cuide de você saiba que você recebeu acetilcisteína.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar acetilcisteína se for alérgico a ela.

Se possível, antes de receber acetilcisteína, informe os seus cuidadores se você já teve:

  • uma úlcera estomacal;
  • sangramento no estômago ou sangramento no esôfago (varizes esofágicas);
  • pressão alta ou se você estiver fazendo uma dieta com baixo teor de sal;
  • insuficiência cardíaca congestiva; ou
  • doença renal.

Consulte um médico antes de usar este medicamento se estiver grávida ou amamentando.

Em caso de emergência, poderá não conseguir informar os prestadores de cuidados se estiver grávida ou a amamentar. Certifique-se de que qualquer médico que cuida da sua gravidez ou do seu bebê saiba que você recebeu este medicamento.

Como devo tomar acetilcisteína?

Use exatamente como indicado no rótulo ou conforme prescrito pelo seu médico.

Não tome acetilcisteína em casa se não entender todas as instruções.

Se você estiver em um ambiente médico de emergência: Antes de tomar acetilcisteína, seus cuidadores farão um exame de sangue para medir o nível de paracetamol em seu corpo. Este teste é mais eficaz quando realizado 4 a 8 horas após uma overdose de paracetamol. Se você não consegue se lembrar quando foi a última vez que tomou paracetamol ou quanto tomou, provavelmente receberá a primeira dose de acetilcisteína imediatamente.

O seu médico determinará por quanto tempo você deverá tratá-lo com acetilcisteína. Não pare de tomar acetilcisteína até que seu médico lhe diga para fazer isso.

Se vomitar dentro de 1 hora após tomar acetilcisteína, pode ser necessário tomar outra dose.

Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Tome o medicamento assim que puder, mas pule a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose. Não tome duas doses de uma só vez.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência ou ligue para a linha de ajuda sobre venenos no número 1-800-222-1222.

O que devo evitar ao tomar acetilcisteína?

Siga as instruções do seu médico sobre quaisquer restrições a alimentos, bebidas ou atividades.

Que outros medicamentos afetarão a acetilcisteína?

Outros medicamentos podem afetar a acetilcisteína, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e qualquer medicamento que você comece ou pare de usar.

Perguntas frequentes populares

Fluimucil é uma marca registrada de sachês e comprimidos de acetilcisteína que podem ser usados ​​​​para limpar o catarro e liquefazer secreções mucosas espessas e viscosas causadas por problemas respiratórios, como bronquite aguda, bronquite crônica, fibrose cística, pneumonia, enfisema pulmonar ou bronquiectasia. É um tipo de mucolítico. Fluimucil está disponível sem receita (sem receita médica) na maioria dos países que o possuem. continue lendo

NAC (N-acetilcisteína) é um suplemento que pode ser usado para ajudar as pessoas a repor a glutationa – o antioxidante mais poderoso do corpo. Os níveis de glutationa esgotam-se rapidamente durante o estresse oxidativo ou após overdose de paracetamol.

O NAC também pode ser usado para ajudar a melhorar a fertilidade, a saúde do cérebro, a saúde do coração e problemas respiratórios de longo prazo (como asma ou DPOC) e reduzir o risco de desenvolver certos tipos de câncer. Na medicina, o NAC tem sido usado como antídoto para overdose de paracetamol desde 1960 e para tratar pessoas com insuficiência hepática aguda. continue lendo

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use este medicamento apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Artigos relacionados

Paracetamol – Uso, dosagem, indicações e efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Abilify Maintena: usos, dosagem, indicação e efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Usos, dosagem e efeitos colaterais do aciclovir

Redação Memória Viva

Deixe um comentário