18.2 C
Nova Iorque
17 de junho de 2024
MedicamentosS

Strattera: usos, dosagem, efeitos colaterais

Strattera: usos, dosagem, efeitos colaterais – Drugs.com

Nome genérico: atomoxetina
Classe de drogas: Inibidores da captação adrenérgica para TDAH

O que é Strattera:

Strattera afeta substâncias químicas no cérebro e nos nervos que contribuem para a hiperatividade e o controle dos impulsos.

Strattera é usado para tratar o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Strattera também pode ser usado para fins não listados neste guia de medicação.

Avisos

Você não deve usar Strattera se tiver glaucoma de ângulo estreito, tumor na glândula adrenal, doença cardíaca ou doença arterial coronariana, ou pressão alta moderada a grave.

Não use Strattera se você tomou um inibidor da MAO nos últimos 14 dias, incluindo isocarboxazida, linezolida, injeção de azul de metileno, fenelzina, rasagilina, selegilina, tranilcipromina e outros.

Strattera pode causar psicose nova ou agravada (pensamentos ou comportamentos incomuns), especialmente se você tiver histórico de depressão, doença mental ou transtorno bipolar.

Strattera causou acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e morte súbita em pessoas com pressão alta, doença cardíaca ou defeito cardíaco.

Alguns jovens têm pensamentos suicidas quando começam a tomar este medicamento ou sempre que a dose é alterada. Fique alerta às mudanças de humor ou sintomas, especialmente se você já teve pensamentos suicidas.

Antes de tomar este medicamento

Não use Strattera se você usou um inibidor da MAO nos últimos 14 dias. Pode ocorrer uma interação medicamentosa perigosa. Os inibidores da MAO incluem isocarboxazida, linezolida, injeção de azul de metileno, fenelzina, rasagilina, selegilina, tranilcipromina e outros.

Você não deve usar este medicamento se for alérgico à atomoxetina ou se tiver:

  • problemas graves de coração ou vasos sanguíneos;
  • glaucoma de ângulo estreito; ou
  • feocromocitoma (tumor da glândula adrenal).

Strattera causou acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e morte súbita em certas pessoas. Informe o seu médico se você tiver:

  • problemas cardíacos ou defeito cardíaco congênito;
  • pressão alta; ou
  • histórico familiar de doença cardíaca ou morte súbita.

Para garantir que este medicamento é seguro para você, informe o seu médico se você ou alguém da sua família já teve:

  • depressão, doença mental, transtorno bipolar, psicose;
  • pensamentos ou ações suicidas;
  • pressão sanguínea baixa; ou
  • doença hepática.

Alguns jovens têm pensamentos suicidas quando tomam Strattera pela primeira vez ou sempre que a dose é alterada. Seu médico precisará verificar seu progresso em consultas regulares. Sua família ou outros cuidadores também devem estar alertas às mudanças de humor ou sintomas.

Não se sabe se este medicamento irá prejudicar o feto. Informe o seu médico se estiver grávida ou planeia engravidar antes de tomar Strattera.

Se você estiver grávida, seu nome pode constar em um registro de gravidez para rastrear os efeitos da atomoxetina no bebê.

Pode não ser seguro amamentar durante o uso de Strattera. Pergunte ao seu médico sobre qualquer risco,

Strattera não é aprovado pela FDA para uso por menores de 6 anos de idade.

Como devo tomar Strattera?

Tome Strattera exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções no rótulo da prescrição. O seu médico pode ocasionalmente alterar a sua dose. Não utilize este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado.

Tome o medicamento à mesma hora todos os dias, com um copo cheio de água.

Strattera é geralmente tomado uma vez ao dia pela manhã ou duas vezes ao dia pela manhã e no final da tarde. Siga as instruções do seu médico.

Pode tomar este medicamento com ou sem alimentos.

Não esmague, mastigue, quebre ou abra uma cápsula de Strattera. Engula a cápsula inteira. Informe o seu médico se tiver dificuldade em engolir as cápsulas.

Use Strattera regularmente para obter o máximo benefício. Recarregue sua receita antes de ficar completamente sem remédio.

Não utilize uma cápsula que tenha sido aberta ou quebrada acidentalmente. O medicamento contido na cápsula pode ser perigoso se entrar em contato com os olhos. Se isso ocorrer, lave os olhos com água. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico como manusear e descartar com segurança uma cápsula quebrada.

Enquanto estiver a tomar Strattera, o seu médico necessitará de verificar o seu progresso em consultas regulares. Sua frequência cardíaca, pressão arterial, altura e peso também podem precisar ser verificados com frequência.

Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor.

Informações de dosagem

Dose habitual de adultos para transtorno de déficit de atenção:

-Dose inicial: 40 mg/dia por via oral.
-Dose de manutenção: Aumentar a dose para 80 mg/dia por via oral após um mínimo de 3 dias da dose inicial.
-Dose Máxima: Após 2 a 4 semanas adicionais, a dose pode ser aumentada até 100 mg/dia em pacientes que não obtiveram uma resposta ideal.

Comentários: Tome a dose uma vez ao dia pela manhã OU em doses divididas igualmente pela manhã e no final da tarde/início da noite.

Uso: Tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Dose pediátrica habitual para transtorno de déficit de atenção:

70 kg ou menos:
-Dose inicial: 0,5 mg/kg/dia por via oral.
-Dose de manutenção: Aumentar a dose para 1,2 mg/kg/dia após um mínimo de 3 dias da dose inicial.
-Dose máxima: 1,4 mg/kg/dia ou 100 mg/dia, o que for menor.

Acima de 70kg:
-Dose inicial: 40 mg/dia por via oral.
-Dose de manutenção: Aumentar a dose para 80 mg/dia após um mínimo de 3 dias da dose inicial.
-Dose máxima: Após 2 a 4 semanas adicionais, a dose pode ser aumentada até 100 mg/dia em pacientes que não obtiveram uma resposta ideal.

Comentários: Tome a dose uma vez ao dia pela manhã OU em doses divididas igualmente pela manhã e no final da tarde/início da noite.

Uso: Tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em pacientes pediátricos com 6 anos ou mais.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Tome a dose esquecida assim que se lembrar. Ignore a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose programada. Não tome medicamento extra para compensar a dose esquecida.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência.

Os sintomas de overdose podem incluir sonolência, tontura, problemas estomacais, tremores ou comportamento incomum.

O que evitar

Evite usar ou manusear uma cápsula aberta ou quebrada. Se o pó do interior da cápsula entrar em contato com os olhos, lave-os imediatamente com água e chame o seu médico.

Evite dirigir ou realizar atividades perigosas até saber como Strattera irá afetá-lo. Suas reações podem ser prejudicadas.

Efeitos colaterais de Strattera

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica a Strattera: urticária; respiração difícil; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Relate ao seu médico quaisquer sintomas novos ou que piorem, como: ansiedade, ataques de pânico, dificuldade para dormir ou se você se sente impulsivo, irritado, agitado, hostil, agressivo, inquieto, hiperativo (mental ou fisicamente), deprimido ou tem pensamentos sobre suicídio ou se machucar.

Strattera pode afetar o crescimento das crianças. Informe o seu médico se o seu filho não estiver crescendo a um ritmo normal enquanto utiliza este medicamento.

Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:

  • sinais de problemas cardíacos – dor no peito, dificuldade em respirar, sensação de que vai desmaiar;
  • sinais de psicose – alucinações (ver ou ouvir coisas que não são reais), novos problemas de comportamento, agressão, hostilidade, paranóia;
  • problemas de fígado – dor de estômago (lado superior direito), comichão, sintomas semelhantes aos da gripe, urina escura, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos);
  • micção dolorosa ou difícil; ou
  • a ereção é dolorosa ou dura mais de 4 horas (este é um efeito colateral raro).

Os efeitos colaterais comuns do Strattera podem incluir:

  • náusea, vômito, dor de estômago, prisão de ventre;
  • boca seca, perda de apetite;
  • alterações de humor, insônia, sensação de cansaço;
  • tontura;
  • aumento da sudorese;
  • problemas de micção; ou
  • impotência, dificuldade em ter uma ereção.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais.

Que outros medicamentos afetarão o Strattera?

Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e aqueles que você começa ou para de usar, especialmente:

  • um antidepressivo;
  • medicação para asma;
  • remédio para pressão arterial; ou
  • um medicamento para resfriado ou alergia que contém um descongestionante como pseudoefedrina ou fenilefrina.

Está lista não está completa. Outros medicamentos podem interagir com a atomoxetina, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as interações possíveis estão listadas neste guia de medicação.

Perguntas frequentes populares

Qelbree e Strattera são medicamentos orais não estimulantes que demonstraram em estudos clínicos serem eficazes no tratamento de TDAH em crianças com 6 anos ou mais e adultos. Não são substâncias controladas. Strattera está disponível como uma opção genérica conhecida como atomoxetina, que pode economizar dinheiro.

Mais perguntas frequentes

  • Strattera vs Adderall: Qual é a diferença?

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use Strattera apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Artigos relacionados

Xyzal: usos, dosagem e efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Sudafed – Usos, dosagem, efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Sulfassalazina: usos, dosagem, efeitos colaterais, advertências

Redação Memória Viva

Deixe um comentário