26.9 C
Nova Iorque
28 de maio de 2024
LMedicamentos

Lovenox: usos, dosagem, efeitos colaterais

Lovenox: usos, dosagem, efeitos colaterais – Drugs.com

Nome genérico: enoxaparina
Classe de drogas: Heparinas

O que é Lovenox?

Lovenox é um anticoagulante que ajuda a prevenir a formação de coágulos sanguíneos.

Lovenox é utilizado para tratar ou prevenir um tipo de coágulo sanguíneo denominado trombose venosa profunda (TVP), que pode causar coágulos sanguíneos nos pulmões (embolia pulmonar). A TVP pode ocorrer após certos tipos de cirurgia ou em pessoas acamadas devido a uma doença prolongada.

Lovenox também é usado para prevenir complicações nos vasos sanguíneos em pessoas com certos tipos de angina (dor no peito) ou ataque cardíaco.

Avisos

Você não deve usar Lovenox se tiver sangramento ativo ou baixo nível de plaquetas no sangue após teste positivo para um determinado anticorpo durante o uso de enoxaparina.

Lovenox pode causar um coágulo sanguíneo muito grave ao redor da medula espinhal se você for submetido a uma punção lombar ou receber raquianestesia (epidural), especialmente se você tiver um defeito genético na coluna, histórico de cirurgia espinhal ou repetidas punções lombares, ou se estiver usando outros medicamentos que podem afetar a coagulação do sangue, incluindo anticoagulantes ou AINEs (ibuprofeno, Advil, Aleve e outros). Este tipo de coágulo sanguíneo pode causar paralisia prolongada ou permanente.

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sintomas de um coágulo sanguíneo na medula espinhal como dor nas costas, dormência ou fraqueza muscular na parte inferior do corpo, ou perda de controle da bexiga ou intestino.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar Lovenox se for alérgico a enoxaparina, heparina, álcool benzílico ou produtos suínos, ou se tiver:

  • sangramento ativo ou não controlado; ou
  • se você teve diminuição de plaquetas no sangue após teste positivo para um determinado anticorpo enquanto usava Lovenox nos últimos 100 dias.

Lovenox pode causar sangramento mais facilmente, especialmente se você tiver:

  • um distúrbio hemorrágico herdado ou causado por doença;
  • derrame cerebral;
  • uma infecção do revestimento do coração (também chamada de endocardite bacteriana);
  • sangramento ou úlcera estomacal ou intestinal; ou
  • cirurgia recente no cérebro, coluna ou olho.

Lovenox pode causar um coágulo sanguíneo muito grave ao redor da medula espinhal se você for submetido a uma punção lombar ou receber raquianestesia (epidural). Este tipo de coágulo sanguíneo pode causar paralisia prolongada ou permanente e pode ser mais provável de ocorrer se:

  • você tem uma lesão na medula espinhal;
  • você tem um cateter espinhal instalado ou se um cateter foi removido recentemente;
  • você tem histórico de cirurgia na coluna ou repetidas punções lombares;
  • você fez recentemente uma punção lombar ou anestesia peridural;
  • você toma aspirina ou um AINE (antiinflamatório não esteróide) – ibuprofeno (Advil, Motrin), naproxeno (Aleve), diclofenaco, indometacina, meloxicam e outros; ou
  • você está usando um anticoagulante (varfarina, Coumadin) ou outros medicamentos para tratar ou prevenir coágulos sanguíneos.

Informe o seu médico se você já teve:

  • um distúrbio hemorrágico, como hemofilia;
  • doença renal ou hepática;
  • pressão alta não controlada;
  • problemas oculares causados ​​por diabetes;
  • uma úlcera estomacal; ou
  • plaquetas sanguíneas baixas após receber heparina.

Informe o seu médico se estiver grávida. Se você usar Lovenox durante a gravidez, informe ao seu médico se você tem uma válvula cardíaca mecânica.

Pode não ser seguro amamentar durante o uso deste medicamento. Pergunte ao seu médico sobre qualquer risco.

Como devo usar o Lovenox?

Lovenox geralmente é administrado todos os dias até que o sangramento melhore. Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções.

Lovenox é injetado sob a pele ou como uma infusão na veia. Um profissional de saúde pode ensiná-lo a usar o medicamento corretamente por conta própria.

Leia e siga cuidadosamente as instruções de uso fornecidas com o seu medicamento. Não use Lovenox se não entender todas as instruções para uso adequado. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Prepare a sua injeção apenas quando estiver pronto para administrá-la. Não use se o medicamento tiver mudado de cor ou contiver partículas. Ligue para o seu farmacêutico para obter novos medicamentos.

Você deve estar sentado ou deitado durante a injeção. Não injete este medicamento no músculo.

Seu médico mostrará onde injetar Lovenox em seu corpo. Use um local diferente cada vez que administrar uma injeção. Não injete no mesmo local duas vezes seguidas.

Você precisará de exames médicos frequentes para ajudar seu médico a determinar por quanto tempo tratá-lo com Lovenox.

Se você precisar de cirurgia ou tratamento odontológico, informe ao seu cirurgião ou dentista que você usa este medicamento atualmente. Pode ser necessário parar por um curto período.

Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor.

Cada seringa pré-cheia de utilização única destina-se apenas a uma utilização. Deite-o fora após uma utilização, mesmo que ainda reste medicamento no seu interior.

Após a primeira utilização de um frasco (frasco) de Lovenox, você deve usar o medicamento em até 28 dias. Deite fora o frasco após 28 dias.

Use uma agulha e seringa apenas uma vez e, em seguida, coloque-as em um recipiente para objetos cortantes à prova de perfurações. Siga as leis estaduais ou locais sobre como descartar este recipiente. Mantenha-o fora do alcance de crianças e animais de estimação.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Use o medicamento assim que puder, mas pule a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose. Não use duas doses ao mesmo tempo.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência. A sobredosagem pode causar sangramento excessivo.

O que devo evitar ao usar Lovenox?

Evite atividades que possam aumentar o risco de sangramento ou lesão. Tenha cuidado extra para evitar sangramento ao fazer a barba ou escovar os dentes.

Efeitos colaterais do Lovenox

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao Lovenox: urticária; coceira ou queimação na pele; respiração difícil; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Procure também atendimento médico de emergência se tiver sintomas de um coágulo sanguíneo espinhal: dor nas costas, dormência ou fraqueza muscular na parte inferior do corpo ou perda de controle da bexiga ou intestino.

Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:

  • sangramento incomum ou qualquer sangramento que não pare;
  • hematomas fáceis, manchas roxas ou vermelhas sob a pele;
  • hemorragias nasais, sangramento nas gengivas;
  • sangramento vaginal anormal, sangue na urina ou nas fezes;
  • tossir sangue ou vômito que parece borra de café;
  • sinais de sangramento no cérebro – fraqueza súbita (especialmente num lado do corpo), dor de cabeça súbita e intensa, problemas de fala ou visão; ou
  • glóbulos vermelhos baixos (anemia) – pele pálida, cansaço invulgar, sensação de tontura ou falta de ar, mãos e pés frios.

Os efeitos colaterais comuns do Lovenox podem incluir:

  • náusea, diarréia;
  • anemia;
  • confusão; ou
  • dor, hematomas, vermelhidão ou irritação no local onde o medicamento foi injetado.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais.

Que outros medicamentos afetarão o Lovenox?

Informe o seu médico sobre todos os seus outros medicamentos, especialmente outros medicamentos para tratar ou prevenir coágulos sanguíneos, tais como:

  • abciximabe, anagrelida, cilostazol, clopidogrel, dipiridamol, eptifibatida, ticlopidina, tirofiban;
  • alteplase, reteplase, tenecteplase, uroquinase;
  • apixabana, argatroban, bivalirudina, dabigatrana, desirudina, fondaparinux, lepirudina, rivaroxabana, tinzaparina; ou
  • heparina.

Está lista não está completa. Outros medicamentos podem interagir com a enoxaparina, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as possíveis interações medicamentosas estão listadas aqui.

Perguntas frequentes populares

A enoxaparina sem conservantes pode ser usada durante a gravidez para prevenir ou tratar coágulos sanguíneos. Pacientes grávidas com próteses de válvulas cardíacas não devem usar enoxaparina porque podem se formar coágulos sanguíneos ao redor da válvula cardíaca. A enoxaparina deve ser descontinuada antes da administração de uma epidural durante o trabalho de parto. Hematomas espinhais (uma coleção de sangue que comprime a medula espinhal) podem ocorrer em pacientes que recebem enoxaparina e raquianestesia.

Enoxaparina é o nome genérico de Lovenox. A Food and Drug Administration (FDA) aprovou duas versões genéricas do Lovenox, que podem substituir o Lovenox. Enoxaparina e Lovenox estão disponíveis como:

  • Seringas pré-cheias sem conservantes que podem ser usadas uma vez
  • Frascos multidose que contêm o conservante álcool benzílico

Se o seu médico prescrever enoxaparina para uso em casa, você provavelmente receberá as seringas pré-cheias.

A enoxaparina atua bloqueando proteínas específicas que ajudam a formar um coágulo. Se você já tem um coágulo sanguíneo, a enoxaparina dá tempo ao corpo para decompor o coágulo. Também evita a formação de novos coágulos. O corpo pode levar semanas ou meses para quebrar completamente um coágulo.

Existem 4 áreas principais onde Lenox pode ser injetado:

  • A área do estômago (barriga), exceto um círculo de 5 cm ao redor do umbigo (umbigo), e a parte macia da cintura, mas não perto da coluna
  • A parte superior e externa das coxas, mas não a parte interna das coxas ou qualquer lugar próximo ao joelho
  • A área superior de suas nádegas (bumbum)
  • A parte externa da parte superior do braço, onde há uma bolsa de tecido adiposo, o que geralmente é mais fácil se outra pessoa estiver administrando a injeção.

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use Lovenox apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Artigos relacionados

Trelstar: Uso, dosagem e contra indicações

Redação Memória Viva

ZzzQuil: Usos, dosagem, efeitos colaterais e avisos

Redação Memória Viva

Zytiga: usos, dosagem e efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Deixe um comentário