30 C
Nova Iorque
21 de julho de 2024
R

Rytary: Uso, dosagem, contraindicações, efeitos colaterais e advertências

medicamento

Nome genérico: carbidopa e levodopa
Classe de drogas: Agentes antiparkinsonianos dopaminérgicos

O que é Rytário?

Rytary contém uma combinação de carbidopa e levodopa.

As cápsulas de liberação prolongada Rytary são usadas para tratar os sintomas da doença de Parkinson, como rigidez muscular, tremores, espasmos e mau controle muscular. A doença de Parkinson pode ser causada por baixos níveis de uma substância química chamada dopamina (DOE pa meen) no cérebro.

Rytary também é usado para tratar os sintomas de Parkinson causados ​​​​por envenenamento por monóxido de carbono ou intoxicação por manganês.

Avisos

Você não deve usar Rytary se tiver glaucoma de ângulo estreito.

Não use Rytary se você usou um inibidor da MAO nos últimos 14 dias, como isocarboxazida, linezolida, injeção de azul de metileno, fenelzina ou tranilcipromina.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar Rytary se for alérgico a carbidopa ou levodopa, ou se tiver:

  • glaucoma de ângulo estreito.

Não use Rytary se você usou um inibidor da MAO nos últimos 14 dias. Pode ocorrer uma interação medicamentosa perigosa. Os inibidores da MAO incluem isocarboxazida, linezolida, injeção de azul de metileno, fenelzina, tranilcipromina e outros.

Para ter certeza de que Rytary é seguro para você, informe o seu médico se você tiver:

  • doença cardíaca, hipertensão ou ataque cardíaco;
  • doença hepática ou renal;
  • um distúrbio endócrino (hormonal);
  • asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ou outro distúrbio respiratório;
  • úlcera estomacal ou intestinal;
  • glaucoma de ângulo aberto; ou
  • depressão, doença mental ou psicose.

Pessoas com doença de Parkinson podem ter maior risco de câncer de pele (melanoma). Converse com seu médico sobre esse risco e quais sintomas cutâneos você deve observar.

Informe o seu médico se estiver grávida ou amamentando.

Como devo tomar Rytary?

Tome Rytary exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções. O seu médico pode ocasionalmente alterar a sua dose.

Se já toma levodopa, deve parar de tomá-la pelo menos 12 horas antes de começar a tomar Rytary.

Rytary pode ser tomado com ou sem alimentos. Tome suas doses em intervalos regulares para manter uma quantidade constante do medicamento em seu corpo o tempo todo.

Engula o cápsula inteiro e não o esmague, mastigue, quebre ou abra.

Pode levar várias semanas de uso do Rytary antes que os sintomas melhorem. Para melhores resultados, continue a usar a medicação como indicado. Fale com o seu médico se os seus sintomas não melhorarem após algumas semanas de tratamento. Informe também o seu médico se os efeitos deste medicamento parecem desaparecer rapidamente entre as doses.

Se você usar Rytary por um longo prazo, poderá precisar de exames médicos frequentes.

Este medicamento pode afetar os resultados de certos exames médicos. Informe qualquer médico que o trate que você está usando Rytary.

Não pare de usar Rytary repentinamente, ou você poderá ter sintomas de abstinência desagradáveis. Pergunte ao seu médico como parar de usar este medicamento com segurança.

Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade, calor e luz.

Informações de dosagem

Dose habitual em adultos para a doença de Parkinson:

A dosagem ideal é determinada por titulação individual cuidadosa: Todas as doses expressas como CARBIDOPA-LEVODOPA

Cápsulas Rytary de liberação prolongada:
-Dose inicial (sem levodopa): 23,75 mg-95 mg por via oral 3 vezes ao dia durante 3 dias; no quarto dia, pode aumentar para 36,25 mg-145 mg 3 vezes ao dia
-O intervalo entre doses pode ser aumentado até um máximo de 5 vezes ao dia, se tolerado
-Dose diária máxima: 612,5 mg-2450 mg
Conversão de carbidopa-levodopa de LIBERAÇÃO IMEDIATA para Rytary: Estas doses iniciais recomendadas devem ser divididas e administradas três vezes ao dia:
-Para pacientes recebendo levodopa 400 a 549 mg/dia: dose diária total de levodopa em Rytary – 855 mg/dia
-Para pacientes recebendo levodopa 550 a 749 mg/dia: dose diária total de levodopa em Rytary – 1140 mg/dia
-Para pacientes recebendo levodopa 750 a 949 mg/dia: dose diária total de levodopa em Rytary – 1305 mg/dia
-Para pacientes recebendo levodopa 950 a 1.249 mg/dia: dose diária total de levodopa em Rytary – 1.755 mg/dia
-Para pacientes recebendo levodopa igual ou superior a 1.250 mg/dia: a dose de levodopa rítmica deve ser 2.205 ou 2.340 mg/dia

Comentários:
-A dopa descarboxilase periférica é saturada pela carbidopa em aproximadamente 70 a 100 mg/dia; pacientes que recebem menos do que essa quantidade de carbidopa têm maior probabilidade de sentir náuseas e vômitos; a experiência com doses de carbidopa superiores a 200 mg/dia é limitada.
-Os produtos rytary não são intercambiáveis ​​com outros produtos de carbidopa-levodopa; para pacientes recebendo carbidopa-levodopa mais inibidores da catecol-O-metil transferase (COMT), a dose diária total recomendada inicial de levodopa pode precisar ser aumentada.

Uso: Para o tratamento dos sintomas da doença de Parkinson idiopática, parkinsonismo pós-encefalítico e parkinsonismo sintomático que pode ocorrer após lesão do sistema nervoso por intoxicação por monóxido de carbono e/ou intoxicação por manganês.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Tome o medicamento assim que puder, mas pule a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose. Não tome duas doses de uma só vez.

Recarregue sua receita antes de ficar completamente sem remédio.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência.

O que devo evitar ao tomar Rytary?

Evite dirigir ou realizar atividades perigosas até saber como o Rytary irá afetá-lo. Suas reações podem ser prejudicadas. Evite levantar-se muito rápido da posição sentada ou deitada, ou você pode sentir tonturas.

Evite tomar suplementos de ferro ou seguir uma dieta rica em proteínas (as fontes de proteína incluem carne, ovos e queijo). Essas coisas podem dificultar a digestão e absorção da carbidopa e da levodopa pelo corpo. Converse com seu médico ou nutricionista sobre os melhores alimentos para comer enquanto estiver tomando este medicamento.

Efeitos colaterais rytários

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao Rytary: urticária; respiração difícil; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:

  • movimentos musculares descontrolados no rosto (mastigar, estalar os lábios, franzir a testa, mover a língua, piscar ou mover os olhos);
  • agravamento dos tremores (tremores descontrolados);
  • vômito ou diarréia grave ou contínua;
  • confusão, alucinações, alterações incomuns de humor ou comportamento;
  • depressão ou pensamentos suicidas; ou
  • reação grave do sistema nervoso – músculos muito rígidos (rígidos), febre alta, suores, confusão, batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, tremores, sensação de que vai desmaiar.

Algumas pessoas que tomam Rytary adormecem durante as atividades diurnas normais, como trabalhar, conversar, comer ou dirigir. Informe o seu médico se tiver algum problema de sonolência diurna ou sonolência.

Você pode ter aumentado o desejo sexual, o desejo incomum de jogar ou outro desejo intenso enquanto toma este medicamento. Converse com seu médico se isso ocorrer.

Você pode notar que seu suor, urina ou saliva parecem de cor escura, como vermelho, marrom ou preto. Este não é um efeito colateral prejudicial, mas pode causar manchas em suas roupas ou lençóis.

Os efeitos colaterais comuns do Rytary podem incluir:

  • movimentos musculares espasmódicos ou de torção;
  • dor de cabeça, tontura;
  • pressão arterial baixa (sensação de tontura);
  • problemas de sono, sonhos estranhos;
  • boca seca;
  • contrações musculares; ou
  • náusea, vômito, prisão de ventre.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais.

Que outros medicamentos afetarão o Rytary?

Outros medicamentos podem interagir com a carbidopa e a levodopa, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e qualquer medicamento que você comece ou pare de usar.

Perguntas frequentes populares

A formulação de carbidopa/levodopa de ação curta (liberação imediata) entra em vigor em cerca de 20 a 50 minutos. A formulação de ação prolongada (liberação prolongada) começa a funcionar próximo ao período de 50 minutos.

A forma de carbidopa/levodopa de liberação imediata (ação curta) é geralmente tomada 3 ou 4 vezes ao dia, enquanto a forma de liberação prolongada (ação prolongada) é normalmente tomada 2 a 4 vezes ao dia.

É improvável que a carbidopa/levodopa cause pressão arterial elevada (hipertensão). Foi relatado em menos de 1% dos pacientes em ensaios clínicos e não é considerado uma reação adversa comum relacionada ao medicamento.

Mais perguntas frequentes

  • Quais alimentos devem ser evitados ao tomar levodopa?
  • Rytary é melhor do que Sinemet?
  • Qual é a diferença entre carbidopa, levodopa e Rytary?
  • Quanto tempo leva para Rytary começar a funcionar?
  • Quanto tempo Rytary permanece no seu sistema?

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca os compartilhe com outras pessoas e use Rytary apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Artigos relacionados

Robaxin – Usos, dosagem e efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Ropinirol – Usos, efeitos colaterais e advertências

Redação Memória Viva

Robitussin: usos, dosagem e efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Deixe um comentário