23.9 C
Nova Iorque
18 de julho de 2024
MedicamentosR

Ropinirol – Usos, efeitos colaterais e advertências

Usos, efeitos colaterais e advertências do ropinirol

Nome genérico: ropinirol (oral)
Nomes de marcas: Requip XL, Requip, Pacote de acompanhamento ReQuip, Pacote inicial ReQuip, Repreve, Kit inicial Requip
Formas de dosagem: comprimido oral (0,25 mg; 0,5 mg; 1 mg; 2 mg; 3 mg; 4 mg; 5 mg), comprimido oral, liberação prolongada (12 mg; 2 mg; 4 mg; 6 mg; 8 mg)
Classe de drogas: Agentes antiparkinsonianos dopaminérgicos

O que é ropinirol?

O ropinirol tem alguns dos mesmos efeitos de uma substância química chamada dopamina, que ocorre naturalmente no corpo. Baixos níveis de dopamina no cérebro estão associados à doença de Parkinson.

Ropinirol é usado para tratar os sintomas da doença de Parkinson (rigidez, tremores, espasmos musculares e mau controle muscular). O ropinirol também é usado para tratar a síndrome das pernas inquietas (SPI).

Apenas o ropinirol de liberação imediata (Requip) está aprovado para tratar sintomas de Parkinson ou SPI. O ropinirol de liberação prolongada (Requip XL) foi aprovado apenas para tratar os sintomas de Parkinson.

Parkinson e SPI são dois distúrbios distintos. Ter uma dessas condições não fará com que você tenha a outra.

O ropinirol também pode ser usado para fins não listados neste guia de medicação.

Efeitos colaterais do Ropinirol

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica: urticária; dificuldade ao respirar; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Algumas pessoas que tomam ropinirol adormecem durante as atividades diurnas normais, como trabalhar, conversar, comer ou dirigir. Informe o seu médico se tiver algum problema de sonolência diurna ou sonolência.

Você pode ter aumentado o desejo sexual, o desejo incomum de jogar ou outro desejo intenso enquanto toma ropinirol. Converse com seu médico se isso ocorrer.

O ropinirol pode causar efeitos colaterais graves. Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:

  • sonolência extrema, adormecer repentinamente (mesmo depois de se sentir alerta);
  • piora ou nenhuma melhora nos seus sintomas;
  • uma sensação de tontura, como se você fosse desmaiar;
  • mudanças incomuns de humor ou comportamento;
  • tremores, contrações musculares incontroláveis; ou
  • alucinações (ver ou ouvir coisas que não são reais).

Efeitos colaterais como confusão ou alucinações podem ser mais prováveis ​​em adultos mais velhos.

Os efeitos colaterais comuns do ropinirol podem incluir:

  • sonolência, tontura, fraqueza;
  • dor de cabeça, confusão, alucinações;
  • aumento da pressão arterial (forte dor de cabeça, latejamento no pescoço ou nos ouvidos, sangramento nasal, batimentos cardíacos irregulares);
  • náusea, vômito, dor de estômago, prisão de ventre;
  • sintomas de gripe (febre, calafrios, dores no corpo);
  • movimentos musculares repentinos;
  • aumento da sudorese; ou
  • inchaço nas pernas ou pés.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais.

Avisos

Siga todas as instruções no rótulo e na embalagem do medicamento. Informe cada um dos seus profissionais de saúde sobre todas as suas condições médicas, alergias e todos os medicamentos que você usa.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar ropinirol se for alérgico a ele.

Para ter certeza de que o ropinirol é seguro para você, informe o seu médico se você tiver:

  • pressão arterial alta ou baixa;
  • doença renal (ou se estiver em diálise);
  • doenças cardíacas, problemas de ritmo cardíaco;
  • um distúrbio do sono, como narcolepsia, ou outras condições que possam causar sonolência diurna; ou
  • se você fuma.

Pessoas com doença de Parkinson podem ter maior risco de câncer de pele (melanoma). Converse com seu médico sobre esse risco e quais sintomas cutâneos você deve observar.

Não se sabe se o ropinirol irá prejudicar o feto. Informe o seu médico se estiver grávida ou planeia engravidar.

Não se sabe se o ropinirol passa para o leite materno ou se pode afetar o bebé em amamentação. O ropinirol pode retardar a produção de leite materno. Informe o seu médico se estiver a amamentar.

O ropinirol não está aprovado para uso por menores de 18 anos.

Como devo tomar ropinirol?

Siga todas as instruções no rótulo da prescrição. O seu médico pode ocasionalmente alterar a sua dose. Não tome este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado.

Se você estiver tomando ropinirol de liberação imediata (Reequipar) você não deve tomar ropinirol de liberação prolongada (Reequipar XL) ao mesmo tempo.

A dose e o momento do ropinirol no tratamento da doença de Parkinson são diferentes da dose e do momento do tratamento da SPI. Siga as instruções no rótulo da prescrição. Pergunte ao seu farmacêutico se tiver alguma dúvida sobre o tipo de ropinirol que você recebe na farmácia.

Ropinirol pode ser tomado com ou sem alimentos. Tome o medicamento à mesma hora todos os dias.

Não esmague, mastigue ou quebre um comprimido de liberação prolongada (Requip XL). Engula tudo.

Ligue para o seu médico se vir parte do comprimido de ropinirol nas fezes. Este é um sinal de que o seu corpo pode não ter absorvido todo o medicamento.

Se estiver a tomar este medicamento para a SPI, informe o seu médico se os seus sintomas piorarem, se ocorrerem de manhã ou mais cedo do que o habitual à noite, ou se sentir sintomas de inquietação nas mãos ou nos braços.

Pode levar várias semanas até que os sintomas melhorem. Continue usando a medicação conforme as instruções e informe o seu médico se os sintomas não melhorarem.

Não pare de usar ropinirol repentinamente, ou você poderá ter sintomas de abstinência desagradáveis. Siga as instruções do seu médico sobre como diminuir a dose.

Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade, calor e luz. Mantenha a garrafa bem fechada quando não estiver em uso.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Tome a dose esquecida assim que se lembrar. Ignore a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose programada. Não tome medicamento extra para compensar a dose esquecida.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência.

O que devo evitar ao tomar ropinirol?

Evite levantar-se muito rápido da posição sentada ou deitada, ou você pode sentir tonturas. Levante-se devagar e mantenha-se firme para evitar uma queda. A tontura pode prejudicar seu pensamento ou reações. Evite dirigir ou operar máquinas até saber como o ropinirol irá afetá-lo.

O consumo de álcool pode aumentar certos efeitos colaterais do ropinirol.

Que outros medicamentos afetarão o ropinirol?

Tomar ropinirol com outros medicamentos que causam sono pode piorar esse efeito. Pergunte ao seu médico antes de tomar pílulas para dormir, medicamentos narcóticos, relaxantes musculares ou remédios para ansiedade, depressão ou convulsões.

Outros medicamentos podem interagir com o ropinirol, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Informe cada um dos seus prestadores de cuidados de saúde sobre todos os medicamentos que você usa agora e qualquer medicamento que você comece ou pare de usar.

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use este medicamento apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Artigos relacionados

Trelegy Ellipta: uso, efeitos colaterais, como usar

Redação Memória Viva

Lovenox: usos, dosagem, efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Rydapt: ​​usos, dosagem, efeitos colaterais, advertências

Redação Memória Viva

Deixe um comentário