21.3 C
Nova Iorque
4 de julho de 2024
MedicamentosR

Rybelsus: usos, dosagem, efeitos colaterais, avisos

Rybelsus: usos, dosagem, efeitos colaterais, avisos – Drugs.com

Nome genérico: semaglutida
Classe de drogas: Miméticos de incretina

O que é Rybelso?

Os comprimidos de Rybelsus (semaglutida) são usados ​​em adultos com diabetes mellitus tipo 2 para controlar os níveis de açúcar no sangue. Rybelsus também foi demonstrado em estudos para ajudar na perda de peso, mas é não um medicamento para perda de peso aprovado pela FDA. Os comprimidos Rybelsus são comprimidos tomados uma vez ao dia, usados ​​junto com dieta e exercícios.

Os comprimidos de Rybelsus atuam na redução dos níveis de açúcar no sangue (glicose), aumentando a quantidade de insulina liberada e diminuindo a secreção de glucagon. Este medicamento também pode retardar o esvaziamento gástrico após comer. Rybelsus pertence à classe de medicamentos chamados agonistas do receptor GLP-1 (agonista do receptor do peptídeo 1 semelhante ao glucagon).

Os comprimidos de Rybelsus contêm o mesmo ingrediente ativo da injeção de Wegovy e da injeção de Ozempic. Wegovy foi aprovado para controle de peso e Ozempic foi aprovado para diabetes tipo 2.

Rybelsus não se destina ao tratamento de diabetes tipo 1.

Avisos

Você não deve usar Rybelsus se tiver neoplasia endócrina múltipla tipo 2 (tumores nas glândulas), histórico pessoal ou familiar de câncer medular de tireoide, diabetes dependente de insulina ou cetoacidose diabética.

Ligue para seu médico imediatamente se você tiver sinais de um tumor na tireoidecomo inchaço ou caroço no pescoço, dificuldade para engolir, voz rouca ou falta de ar.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar Rybelsus se for alérgico à semaglutida ou se tiver:

  • neoplasia endócrina múltipla tipo 2 (tumores nas glândulas); ou
  • história pessoal ou familiar de carcinoma medular da tireoide (um tipo de câncer de tireoide).

Para ter certeza de que Rybelsus é seguro para você, informe o seu médico se você tiver:

  • um distúrbio estomacal ou intestinal;
  • doença da vesícula biliar;
  • pancreatite;
  • problemas oculares causados ​​por diabetes (retinopatia); ou
  • doença renal.

Em estudos com animais, a semaglutida causou tumores ou câncer de tireoide. Não se sabe se esses efeitos ocorreriam nas pessoas. Pergunte ao seu médico sobre o seu risco.

Rybelsus não foi aprovado para uso por menores de 18 anos.

Gravidez e Amamentação

Pare de usar Rybelsus pelo menos 2 meses antes de planejar engravidar. Peça ao seu médico um medicamento mais seguro para usar durante esse período. Controlar o diabetes é muito importante durante a gravidez, assim como ganhar a quantidade certa de peso. Mesmo se você estiver acima do peso, perder peso durante a gravidez pode prejudicar o feto.

Você não deve amamentar enquanto estiver usando Ribelso.

Como devo tomar Rybelsus?

Tome Rybelsus exatamente como prescrito pelo seu médico, seguindo todas as instruções do rótulo da prescrição e lendo todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções. Rybelsus geralmente é iniciado com uma dose baixa que é aumentada gradualmente a cada 4 semanas a 30 dias. Siga as instruções de dosagem do seu médico com muito cuidado.

  • Os comprimidos de Rybelsus são tomados por via oral, geralmente uma vez por dia.
  • Tome Rybelsus ao acordar e pelo menos 30 minutos antes de comer ou beber qualquer coisa.
  • Tome o comprimido com uma pequena quantidade de água (não mais que 120 ml).
  • Engula o comprimido inteiro e não o esmague, mastigue ou quebre.
  • Após 30 minutos de tomar o comprimido você pode comer, beber ou tomar outros medicamentos orais.

Leia e siga todas as instruções de uso. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se precisar de ajuda.

Não use marcas diferentes de semaglutida ao mesmo tempo.

O açúcar no sangue pode ser afetado por estresse, doença, cirurgia, exercícios, uso de álcool ou pular refeições.

Baixo teor de açúcar no sangue (hipoglicemia) pode fazer você sentir muita fome, tontura, irritação ou tremor. Para tratar rapidamente a hipoglicemia, coma ou beba rebuçados, biscoitos, passas, suco de frutas ou refrigerante não dietético. O seu médico pode prescrever injeção de glucagon em caso de hipoglicemia grave.

Informe o seu médico se tiver sintomas frequentes de açúcar elevado no sangue (hiperglicemia), como aumento da sede ou da micção. Pergunte ao seu médico antes de alterar sua dose ou horário de medicação.

Seu tratamento também pode incluir dieta, exercícios, controle de peso, exames médicos e cuidados médicos especiais.

Você pode ficar desidratado durante uma doença prolongada. Ligue para o seu médico se estiver com vômito ou diarréia, ou se comer ou beber menos do que o normal.

Loja Ribelso na embalagem original em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor. Manter fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Informações de dosagem

Dose habitual em adultos para diabetes tipo 2:
Dose inicial: 3 mg por via oral uma vez ao dia durante 30 dias, depois aumentar para 7 mg por via oral uma vez ao dia.
Titulação: Se for necessário controle glicêmico adicional após receber 7 mg/dia por pelo menos 30 dias, a dose pode aumentar para 14 mg por via oral uma vez ao dia.
Dose de manutenção: 7 a 14 mg por via oral uma vez ao dia.
Dose máxima: 14 mg/dia (não é recomendado tomar dois comprimidos de 7 mg para atingir uma dose de 14 mg).

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Pule a dose esquecida e use a próxima dose no horário normal.

Não use duas doses de Rybelsus ao mesmo tempo.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência.

A sobredosagem pode causar náuseas graves, vómitos ou níveis baixos de açúcar no sangue.

Efeitos colaterais do Rybelsus

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao Rybelsus: urticária, coceira; tontura, batimentos cardíacos acelerados; respiração difícil; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:

  • mudanças na visão;
  • mudanças incomuns de humor, pensamentos sobre se machucar;
  • batimentos cardíacos acelerados ou palpitações no peito;
  • uma sensação de tontura, como se você fosse desmaiar;
  • sinais de um tumor na tireoide – inchaço ou caroço no pescoço, dificuldade em engolir, voz rouca, falta de ar;
  • sintomas de pancreatite – dor intensa na parte superior do estômago que se espalha para as costas, náuseas com ou sem vómitos, ritmo cardíaco acelerado;
  • problemas de vesícula biliar – dor na parte superior do estômago, febre, fezes cor de barro, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos);
  • Baixo teor de açúcar no sangue – dor de cabeça, fome, fraqueza, suores, confusão, irritabilidade, tonturas, ritmo cardíaco acelerado ou sensação de nervosismo;
  • problemas renais – inchaço, urinar menos, sensação de cansaço ou falta de ar; ou
  • sintomas de gripe estomacal – cólicas estomacais, vómitos, perda de apetite, diarreia (pode ser aquosa ou com sangue).

Os efeitos colaterais comuns do Rybelsus podem incluir:

  • baixo nível de açúcar no sangue (em pessoas com diabetes tipo 2);
  • dor de estômago, azia, arrotos, gases, inchaço;
  • náusea, vômito, dor de estômago, perda de apetite;
  • diarréia, prisão de ventre;
  • coriza ou dor de garganta;
  • sintomas de cólica estomacal; ou
  • dor de cabeça, tontura, cansaço.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais.

Que outros medicamentos afetarão o Rybelsus?

Rybelsus pode retardar a digestão e pode levar mais tempo para o corpo absorver os medicamentos que você toma por via oral.

Informe o seu médico sobre todos os seus outros medicamentos, especialmente insulina ou outros medicamentos para diabetes, como dulaglutida, exenatida, liraglutida, Byetta, Trulicity, Victoza e outros.

Outros medicamentos podem interagir com a semaglutida, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Informe o seu médico sobre todos os outros medicamentos que você usa.

Quais são os ingredientes do Rybelsus?

Ingrediente ativo: semaglutida

Ingredientes inativos: estearato de magnésio, celulose microcristalina, povidona e salcaprozato de sódio (SNAC).

Perguntas frequentes populares

Rybelsus atua no tratamento do diabetes tipo 2 de três maneiras: ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue aumentando a insulina, diminui a quantidade de açúcar produzida e liberada pelo fígado e retarda a rapidez com que a comida sai do estômago para ajudá-lo a se sentir mais completo.

Guia passo a passo para abrir seu frasco de Rybelsus: 1. Lave e seque bem as mãos. 2. Encontre a tampa azul resistente a crianças na parte superior do frasco de Rybelsus. 3. Procure marcas na tampa do frasco que mostrem como girar a tampa para abrir. Segure bem a tampa azul, empurre para baixo e gire a tampa no sentido anti-horário. A tampa deve se separar da tira de plástico branca abaixo dela e abrir.

Você pode perder peso com semaglutida (Wegovy) porque comerá menos e se sentirá mais saciado ao comer. A semaglutida faz isso imitando de perto um hormônio natural em nosso corpo chamado incretina. Tem como alvo uma área do cérebro (chamada receptores de GLP-1) que ajuda a regular o apetite e a quantidade de alimentação.

Tanto Soliqua quanto Xultophy combinam uma insulina de ação prolongada com um agonista do GLP-1: Xultopy reúne Tresiba (insulina degludec) e Victoza (liraglutida), enquanto Soliqua combina Lantus (insulina glargina) com Adlyxin (lixisenatida). Quando usados ​​com dieta e exercícios para o tratamento do diabetes tipo 2, esses agentes podem ajudar a controlar o açúcar no sangue, os níveis de insulina e a digestão, além de ajudar a perder peso.

Embora Ozempic não seja aprovado pela FDA para perda de peso, mais de 86% das pessoas perdem pelo menos 5% do peso corporal em ensaios que estudaram a semaglutida, o ingrediente ativo do Ozempic. Mas os mesmos ensaios clínicos também mostram que pouco menos de 14% não perdem peso e alguns podem até ganhar peso.

Ozempic (semaglutida) tem maior probabilidade de reduzir a pressão arterial do que de aumentá-la e vários ensaios com semaglutida mostraram reduções significativas na pressão arterial em pessoas que tinham pressão arterial normal para começar ou pressão arterial ligeiramente elevada para começar. Faltam estudos em pessoas com pressão arterial basal elevada, mas parece provável que a pressão arterial também diminua com o Ozempic.

O rosto Ozempic refere-se à aparência flácida, esquelética e envelhecida que alguns usuários de Ozempic desenvolvem devido à perda de gordura facial após uma perda drástica de peso com a droga. Quando uma pessoa perde peso rapidamente, ela perde peso em todo o corpo, não apenas em uma área específica, como barriga ou coxas. A perda de peso no rosto causa flacidez e flacidez na pele do rosto, que pode enrugar ao redor dos olhos, têmporas, mandíbula e boca, fazendo com que a pessoa pareça muito mais velha do que realmente é.

Uma alteração no paladar (também chamada de disgeusia) é um efeito colateral comumente discutido do Ozempic em blogs, embora as informações do produto forneçam informações mínimas sobre o assunto, além de dizer que afeta mais de 0,4% das pessoas que tomam Ozempic.

Não existem alimentos específicos a evitar, mas se estiver em tratamento para diabetes tipo 2, deve evitar o consumo regular de alimentos ricos em gordura, açúcar e calorias. Rybelsus funciona melhor se você combiná-lo com uma dieta saudável e um plano de exercícios recomendado pelo seu médico.

Outras informações

  • O seu médico ou farmacêutico pode fornecer mais informações sobre Rybelsus.

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca os compartilhe com outras pessoas e use Rybelsus apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Artigos relacionados

Ropinirol – Usos, efeitos colaterais e advertências

Redação Memória Viva

Vytorin: usos, dosagem e efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Votrient: usos, dosagem, efeitos colaterais, advertências

Redação Memória Viva

Deixe um comentário