17.6 C
Nova Iorque
7 de setembro de 2024
P

Provenge: usos, dosagem e efeitos colaterais

Provenge: usos, dosagem e efeitos colaterais – Drugs.com

Nome genérico: sipuleucel
Classe de drogas: Vacinas terapêuticas

O que é Provenge?

Provenge contém uma proteína que estimula o sistema imunológico do corpo para ajudá-lo a responder contra certas células cancerígenas.

Provenge é um medicamento de imunoterapia usado para tratar câncer de próstata avançado em homens.

Provenge é misturado com certas células do sistema imunológico extraídas do seu próprio sangue e a mistura é posteriormente injetada em seu corpo. Este tipo de tratamento é denominado imunoterapia autóloga.

Provenge geralmente é administrado após uma cirurgia ou outros medicamentos terem sido tentados sem sucesso.

Avisos

Antes de ser tratado com Provenge, informe o seu médico sobre todas as suas condições médicas, especialmente doenças cardíacas, asma, DPOC ou outros problemas respiratórios, ou se você já teve um acidente vascular cerebral.

Provenge é usado em um tratamento denominado imunoterapia autóloga. Sipuleucel-T é misturado com certas células do sistema imunológico extraídas do seu próprio sangue e essa mistura é injetada no corpo.

Seu médico determinará seu cronograma para coleta de células e injeção de Provenge. Siga as instruções do seu médico com muito cuidado. O momento da coleta de células em relação à infusão de Provenge é extremamente importante. Se faltar a uma consulta de perfusão, a perfusão preparada não poderá ser utilizada no futuro.

Algumas pessoas que receberam esta injeção tiveram uma reação à perfusão (quando o medicamento é injetado na veia). Informe imediatamente o seu cuidador se você sentir tonturas, cansaço ou náusea, ou se tiver febre, calafrios, dor nas articulações, dor de cabeça intensa, visão turva, zumbido nos ouvidos, ansiedade, confusão, vômito, dor no peito, batimentos cardíacos rápidos ou irregulares , respiração ofegante, aperto no peito ou dificuldade para respirar. Estes efeitos secundários podem ocorrer durante a injeção de Provenge ou nas primeiras 24 horas após a perfusão.

Antes de tomar este medicamento

Para ter certeza de que Provenge é seguro para você, informe o seu médico se você já teve:

  • Problemas cardíacos;
  • derrame; ou
  • problemas respiratórios.

Como o Provenge é administrado?

Provenge é administrado após um procedimento chamado leucaferese.

Durante a leucaferese, parte do seu sangue é coletado através de um pequeno tubo (cateter) colocado em uma veia. O cateter está conectado a uma máquina que separa os glóbulos brancos de outras partes do sangue.

As células sanguíneas coletadas são então misturadas com Provenge e injetadas de volta no corpo cerca de 3 dias após a leucaferese.

Quando injetadas no corpo, essas células sanguíneas tratadas ajudam a fortalecer o sistema imunológico para atingir e atacar certas células cancerígenas da próstata.

Um profissional de saúde administrará esta infusão, que leva cerca de 60 minutos para ser concluída. Você será observado de perto por pelo menos 30 minutos para garantir que não tenha uma reação à infusão.

Você pode receber outros medicamentos para ajudar a prevenir efeitos colaterais graves ou uma reação alérgica. Continue usando esses medicamentos pelo tempo prescrito pelo seu médico.

Este tratamento geralmente é administrado 3 vezes com cerca de 2 semanas de intervalo.

Seu médico determinará seu cronograma para coleta de células e injeção de Provenge. Siga as instruções do seu médico com muito cuidado. O momento da coleta de células em relação à infusão de Provenge é extremamente importante. Se faltar a uma consulta de perfusão, a perfusão preparada não poderá ser utilizada no futuro.

Informações de dosagem

Dose habitual em adultos para câncer de próstata:

3 doses completas administradas em intervalos de aproximadamente 2 semanas; infundir o medicamento por via intravenosa durante 60 minutos.

Comentários:
-As células mononucleares do sangue periférico dos pacientes são obtidas através do procedimento de leucaferese, que deve ser realizado aproximadamente 3 dias antes de cada infusão.
-Os pacientes devem ser pré-medicados por via oral com paracetamol e um anti-histamínico (como difenidramina) aproximadamente 30 minutos antes da administração para minimizar possíveis reações agudas à infusão.
-O paciente deve ser observado quanto a reações agudas à infusão por pelo menos 30 minutos após cada infusão.
-O intervalo máximo de dosagem não foi estabelecido.
-Este medicamento destina-se exclusivamente ao uso autólogo.
-Este medicamento é apenas para uso intravenoso; um filtro de célula não deve ser usado.

Uso: Tratamento de câncer de próstata metastático resistente à castração (refratário a hormônios) assintomático ou minimamente sintomático.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Ligue para o seu médico para obter instruções se você perder alguma consulta no seu cronograma de coleta de células ou infusão de Provenge.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Uma vez que este medicamento é administrado por um profissional de saúde em ambiente médico, é improvável que ocorra uma sobredosagem.

O que devo evitar ao receber Provenge?

Siga as instruções do seu médico sobre quaisquer restrições a alimentos, bebidas ou atividades.

Prove os efeitos colaterais

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao Provenge: urticária; respiração difícil; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Alguns efeitos colaterais podem ocorrer durante a injeção ou nas primeiras 24 horas depois. Informe o seu cuidador se você se sentir cansado, tonto, enjoado, tonto, febril, com frio ou tiver batimentos cardíacos acelerados, dificuldade para respirar, forte dor de cabeça ou latejamento no pescoço ou nas orelhas.

Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:

  • uma sensação de tontura, como se você fosse desmaiar;
  • batimentos cardíacos acelerados ou irregulares;
  • sinais de infecção – febre, dor ou vermelhidão no local onde foi colocada uma agulha para coleta ou infusão de células sanguíneas;
  • sinais de um acidente vascular cerebral – dormência ou fraqueza súbita (especialmente num lado do corpo), problemas de visão, fala arrastada;
  • sinais de um coágulo sanguíneo nas profundezas do corpo – dor, inchaço, calor ou descoloração num braço ou perna; ou
  • sinais de um coágulo sanguíneo no pulmão – dor no peito que piora com a respiração profunda, falta de ar.

Os efeitos colaterais comuns do Provenge podem incluir:

  • febre, calafrios, cansaço;
  • dor nas costas;
  • náusea;
  • dor de cabeça; ou
  • dor nas articulações.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.

Que outros medicamentos afetarão o Provenge?

Informe o seu médico se você usa algum medicamento que enfraqueça o sistema imunológico, como:

  • outros medicamentos contra o cancro;
  • esteróides (prednisona e outros); ou
  • medicamentos para prevenir a rejeição de um órgão transplantado.

Está lista não está completa. Outros medicamentos podem interagir com o sipuleucel-T, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as possíveis interações medicamentosas estão listadas aqui.

Artigos relacionados

Promacta: uso, efeitos colaterais, avisos – Drugs.com

Redação Memória Viva

Propranolol: usos, dosagem, efeitos colaterais, advertências

Redação Memória Viva

Prozac – Usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências

Redação Memória Viva

Deixe um comentário