4.4 C
Nova Iorque
3 de dezembro de 2024
P

Promacta: uso, efeitos colaterais, avisos – Drugs.com

Promacta: uso, efeitos colaterais, avisos – Drugs.com

O que é Promacta?

Promacta é uma forma artificial de uma proteína que estimula as células da medula óssea a produzir mais plaquetas (células de coagulação do sangue). Eltrombopag pertence a uma classe de medicamentos chamados agonistas dos receptores da trombopoietina.

Promacta é utilizado para aumentar o número de plaquetas (células que ajudam a coagular o sangue) para diminuir o risco de hemorragia em adultos e crianças com um ano de idade ou mais que têm trombocitopenia imunitária crónica (PTI; uma condição contínua que pode causar hematomas ou sangramento devido a um número anormalmente baixo de plaquetas no sangue) e que não foram ajudados ou não podem ser tratados com outros tratamentos, incluindo medicamentos ou cirurgia para remover o baço.

Promacta também é usado para aumentar o número de plaquetas em pessoas com hepatite C (uma infecção viral que pode danificar o fígado) para que possam iniciar e continuar o tratamento com interferon (Peginterferon, Pegintron, outros) e ribavirina (Rebetol).

Promacta também é usado em combinação com outros medicamentos para tratar a anemia aplástica (condição em que o corpo não produz novas células sanguíneas suficientes) em adultos e crianças com 2 anos de idade ou mais.

Promacta também é usado para tratar anemia aplástica em adultos que não foram tratados com outros medicamentos. Promacta é utilizado para aumentar o número de plaquetas o suficiente para diminuir o risco de hemorragia em pessoas com PTI ou anemia aplástica, ou para permitir o tratamento com interferão e ribavirina em pessoas com hepatite C. No entanto, não é utilizado para aumentar o número de plaquetas para um nível normal.

Promacta não deve ser usado para tratar pessoas com baixo número de plaquetas devido a outras condições além de PTI, hepatite C ou anemia aplástica.

Promacta não se destina ao tratamento da síndrome mielodisplásica (também chamada de “pré-leucemia”).

Avisos

Antes de tomar Promacta informe o seu médico se tiver doença renal, cancro do sangue, doença da medula óssea, níveis elevados de plaquetas, problemas de fígado (se não estiver a ser tratado para hepatite C), história de cataratas ou coágulos sanguíneos, se o seu baço foi removido ou se você é descendente do Leste Asiático. Informe também o seu médico sobre todos os outros medicamentos que você usa.

Tome Promacta com o estômago vazio, pelo menos 1 hora antes ou 2 horas depois de uma refeição. Não tome este medicamento com leite. Evite todos os laticínios ou produtos que contenham cálcio (incluindo suco de frutas fortificado) por pelo menos 4 horas antes ou depois de tomar Promacta.

Se você tem hepatite C crônica, tomar Promacta com tratamento com ribavirina e interferon pode aumentar o risco de problemas hepáticos. Ligue para o seu médico imediatamente se tiver sinais de problemas no fígado: náuseas, dor na parte superior do estômago, confusão, sensação de cansaço, perda de apetite, urina escura, fezes cor de barro, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos).

Depois de parar de tomar este medicamento, o risco de hemorragia pode ser ainda maior do que era antes de iniciar o tratamento. Tenha muito cuidado para evitar cortes ou lesões durante pelo menos 4 semanas após parar de tomar este medicamento. Seu sangue precisará ser testado semanalmente durante esse período.

Ligue para o seu médico imediatamente se tiver sinais de problemas no fígado: náuseas, dor na parte superior do estômago, confusão, sensação de cansaço, perda de apetite, urina escura, fezes cor de barro, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos).

Antes de tomar este medicamento

Para ter certeza de que Promacta é seguro para você, informe o seu médico se você já teve:

  • um coágulo sanguíneo;
  • câncer no sangue;
  • problemas de sangramento;
  • catarata;
  • cirurgia para remover o baço;
  • se você é descendente do Leste ou Sudeste Asiático; ou
  • doença hepática (a menos que esteja em tratamento para hepatite C).

Pode prejudicar o feto. Não use se você estiver grávida. Use métodos anticoncepcionais eficazes enquanto estiver usando Promacta e por pelo menos 7 dias após sua última dose. Informe o seu médico se você engravidar.

Você não deve amamentar enquanto estiver usando este medicamento.

Como devo tomar Promacta?

Tome Promacta exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções. O seu médico pode ocasionalmente alterar a sua dose.

Você pode tomar Promacta de qualquer uma das seguintes maneiras:

  • com o estômago vazio, pelo menos 1 hora antes ou 2 horas depois de comer;
  • com uma refeição contendo menos de 50 miligramas de cálcio; ou
  • pelo menos 2 horas antes ou 4 horas depois de comer alimentos ricos em cálcio (laticínios, sucos enriquecidos com cálcio, certas frutas e vegetais).

Engula o tábua inteiro e não esmague, mastigue, quebre ou misture com alimentos ou líquidos.

Misture o pó da suspensão oral apenas com água fria ou fria. Use uma nova seringa doseadora cada vez que misturar o medicamento para medir a água e administrar a dose correta.

Você pode precisar de exames médicos frequentes para verificar as células da medula óssea ou a função hepática. Seus olhos também podem precisar ser examinados em busca de sinais de catarata.

Promacta geralmente é tomado por 6 meses. Pode demorar até 4 semanas até que o medicamento evite episódios hemorrágicos graves.

Continue tomando Promacta conforme as instruções. Informe o seu médico se tiver algum hematoma ou sangramento enquanto você toma e depois de parar de tomar Promacta.

Se você tomar Promacta com medicamentos para tratar a hepatite C crônica, informe o seu médico se você parar de usar algum dos seus medicamentos para hepatite.

Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor. Mantenha o comprimidos em sua embalagem original. Depois de misturar Promacta suspensão oraluse-o imediatamente, se não for usado em 30 minutos jogue-o apenas no lixo.

Depois de parar de tomar Promacta, o risco de sangramento ou hematomas pode ser ainda maior do que era antes de iniciar o tratamento. Seu sangue precisará ser testado semanalmente durante esse período.

As doses de eltrombopag baseiam-se no peso em crianças com menos de 6 anos de idade. As necessidades de dose do seu filho podem mudar se a criança ganhar ou perder peso.

Informações de dosagem

Dose habitual em adultos para anemia aplástica:

ANEMIA APLÁSTICA GRAVE DE PRIMEIRA LINHA:
Dose inicial: 150 mg por via oral uma vez ao dia

Pacientes de ascendência asiática (como chineses, japoneses, taiwaneses, coreanos ou tailandeses):
Dose inicial: 75 mg por via oral uma vez ao dia

Duração da terapia: 6 meses.

ANEMIA APLÁSTICA GRAVE REFRATÁRIA:
Dose inicial: 50 mg por via oral uma vez ao dia; pode ajustar a dose em incrementos de 50 mg a cada 2 semanas conforme necessário para atingir uma contagem de plaquetas entre 50 e 200 x 10(9)/L.

Pacientes de ascendência asiática:
Dose inicial: 25 mg por via oral uma vez ao dia; pode ajustar a dose em incrementos de 50 mg a cada 2 semanas conforme necessário para atingir uma contagem de plaquetas entre 50 e 200 x 10(9)/L.

Dose de manutenção: A dose mais baixa necessária para atingir e manter uma contagem de plaquetas entre 50 e 200 x 10(9)/L.

Dose máxima: 150 mg por via oral uma vez ao dia

Duração da terapia: Se nenhuma resposta hematológica ocorrer após 16 semanas de terapia com este medicamento, interrompa a terapia.

Dose usual para adultos para púrpura trombocitopênica idiopática (imune):

Dose inicial: 50 mg por via oral uma vez ao dia

Pacientes de ascendência do Leste Asiático (como chineses, japoneses, taiwaneses ou coreanos):
Dose inicial: 25 mg por via oral uma vez ao dia

Dose de manutenção: A dose mais baixa para atingir e manter uma contagem de plaquetas entre 50 a 200 x 10(9)/L conforme necessário para reduzir o risco de sangramento.
Dose máxima: 75 mg por via oral uma vez ao dia

Duração: O tratamento deve ser interrompido se a contagem de plaquetas não aumentar para um nível suficiente para evitar hemorragias clinicamente importantes após 4 semanas de terapêutica com a dose diária máxima.

Dose habitual em adultos para trombocitopenia:

Dose inicial: 25 mg por via oral uma vez ao dia
Dose de manutenção: A dose mais baixa para atingir e manter a contagem de plaquetas necessária para iniciar e manter a terapia antiviral com interferon peguilado e ribavirina.
Dose máxima: 100 mg por via oral uma vez ao dia
Duração: O tratamento deve ser interrompido quando a terapia antiviral concomitante for descontinuada.

Dose pediátrica usual para púrpura trombocitopênica idiopática (imune):

1 A 5 ANOS:
Dose inicial: 25 mg por via oral uma vez ao dia

6 ANOS OU MAIS:
Dose inicial: 50 mg por via oral uma vez ao dia

Pacientes de ascendência do Leste Asiático (como chineses, japoneses, taiwaneses ou coreanos):
Dose inicial: 25 mg por via oral uma vez ao dia

Dose de manutenção: A dose mais baixa para atingir e manter uma contagem de plaquetas entre 50 a 200 x 10(9)/L conforme necessário para reduzir o risco de sangramento.
Dose máxima: 75 mg por via oral uma vez ao dia

Duração: O tratamento deve ser interrompido se a contagem de plaquetas não aumentar para um nível suficiente para evitar hemorragias clinicamente importantes após 4 semanas de terapêutica com a dose diária máxima.

Dose pediátrica habitual para anemia aplástica:

ANEMIA APLÁSTICA GRAVE DE PRIMEIRA LINHA:
Dose inicial:
2 a 5 anos: 2,5 mg/kg por via oral uma vez ao dia
6 a 11 anos: 75 mg por via oral uma vez ao dia
12 anos ou mais: 150 mg por via oral uma vez ao dia

Pacientes de ascendência asiática (como chineses, japoneses, taiwaneses, coreanos ou tailandeses):
Dose inicial:
2 a 5 anos: 1,25 mg/kg por via oral uma vez ao dia
6 a 11 anos: 37,5 mg por via oral uma vez ao dia
12 anos ou mais: 75 mg por via oral uma vez ao dia

Duração da terapia: 6 meses.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Pule a dose esquecida e tome a próxima dose no horário normal. Não tome duas doses no mesmo dia.

Pergunte ao seu médico antes de usar um antiácido e use apenas o tipo recomendado pelo seu médico. Alguns antiácidos podem dificultar a absorção do eltrombopag pelo corpo e não devem ser tomados ao mesmo tempo.

Evite atividades que possam aumentar o risco de sangramento ou lesões por pelo menos 4 semanas após parar de tomar Promacta. Tenha cuidado extra ao fazer a barba ou escovar os dentes.

Efeitos colaterais do Promacta

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao Promacta: urticária; respiração difícil; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Você pode desenvolver um coágulo sanguíneo se a contagem de plaquetas ficar muito alta enquanto estiver usando Promacta. Ligue para o seu médico ou obtenha ajuda médica de emergência se tiver:

  • sinais de um acidente vascular cerebral – dormência ou fraqueza súbita, dor de cabeça intensa, fala arrastada, problemas de visão ou equilíbrio;
  • sinais de um coágulo sanguíneo no pulmão – dor no peito, tosse repentina ou falta de ar, tonturas, tosse com sangue;
  • sinais de um coágulo sanguíneo nas profundezas do corpo – dor, inchaço ou calor numa perna; ou
  • sinais de um coágulo sanguíneo no estômago – fortes dores de estômago, vómitos, diarreia.

Promacta pode causar efeitos colaterais graves. Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:

  • quaisquer hematomas ou episódios de sangramento durante ou após o tratamento com Promacta;
  • alterações na visão, visão em túnel, dor nos olhos ou visão de halos ao redor das luzes;
  • dor ou queimação ao urinar;
  • glóbulos vermelhos baixos (anemia) – pele pálida, cansaço, sensação de tontura ou falta de ar, mãos e pés frios; ou
  • problemas de fígado – confusão, cansaço, dor na parte superior do estômago no lado direito, inchaço na zona abdominal, urina escura, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos).

Os efeitos colaterais comuns do Promacta podem incluir:

  • náusea, diarréia;
  • febre;
  • tosse;
  • dor de cabeça, cansaço;
  • anemia; ou
  • testes anormais de medula óssea ou função hepática.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.

Que outros medicamentos afetarão o Promacta?

Alguns medicamentos podem tornar o Promacta muito menos eficaz quando tomados ao mesmo tempo. Se tomar algum dos seguintes medicamentos, tome a sua dose de Promacta 2 horas antes ou 4 horas depois de tomar o outro medicamento:

  • antiácidos que contêm cálcio, magnésio ou alumínio; ou
  • suplementos vitamínicos ou minerais que contenham alumínio, cálcio, ferro, magnésio, selênio ou zinco.

Informe o seu médico sobre todos os seus outros medicamentos, especialmente:

  • medicamento usado para prevenir coágulos sanguíneos – alteplase, clopidogrel, dipiridamol, varfarina, enoxaparina, apixabana, ticlopidina e outros; ou
  • remédio para baixar o colesterol – atorvastatina, ezetimiba, fluvastatina, pitavastatina, pravastatina, rosuvastatina ou sinvastatina.

Está lista não está completa. Outros medicamentos podem interagir com o eltrombopag, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as possíveis interações medicamentosas estão listadas aqui.

Ingredientes

Ingrediente ativo: eltrombopag olamina
Ingredientes inativos: Núcleo do comprimido: estearato de magnésio, manitol, celulose microcristalina, povidona e glicolato de amido sódico.
Revestimento: laca de alumínio FD& C Blue No. 2 (comprimido de 50 mg), laca de alumínio FD& C Yellow No. 6 (comprimido de 25 mg), hipromelose, óxido de ferro preto e óxido de ferro vermelho (comprimido de 75 mg), polietilenoglicol 400, polissorbato 80 (comprimido de 12,5 mg) ou dióxido de titânio.

Fabricante

Distribuído por: Novartis Pharmaceuticals Corporation, East Hanover, Nova Jersey 07936.

Perguntas frequentes populares

Promacta não é um esteróide, é um estimulador de plaquetas que funciona como o TPO (trombopoietina) e diz ao corpo para produzir mais plaquetas.

Promacta não causa câncer, mas pode piorar uma doença sanguínea pré-cancerosa chamada síndrome mielodisplásica (SMD) e fazer com que ela evolua para leucemia mielóide aguda (LMA), um tipo de câncer no sangue. Por esse motivo, pessoas com SMD ou com qualquer tipo de câncer no sangue pré-existente não devem tomar Promacta. Mas não há evidências de um risco aumentado de câncer quando o Promacta é usado por pessoas sem SMD ou câncer no sangue.

Após o tratamento com Promacta (Revolade, eltrombopag olamina), uma resposta máxima (aumento na contagem de plaquetas) foi alcançada em aproximadamente duas semanas, de acordo com os resultados dos ensaios clínicos.

Promacta é um agonista do receptor de trombopoietina usado para aumentar a contagem baixa de plaquetas no sangue (trombocitopenia) em certas pessoas com trombocitopenia imune crônica (PTI) e anemia aplástica grave. continue lendo

Os comprimidos revestidos por película de Promacta devem ser engolidos inteiros de acordo com as informações de prescrição. Não devem ser partidos, mastigados ou esmagados e misturados com alimentos ou líquidos. continue lendo

Sim, o Promacta (eltrombopag olamina) é coberto pelo Medicare. O co-pagamento para pacientes do Promacta for Medicare é baixo ou nenhum. continue lendo

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use Promacta apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Isenção de responsabilidade médica

Artigos relacionados

Propranolol: usos, dosagem, efeitos colaterais, advertências

Redação Memória Viva

Progesterona: usos, dosagem e efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Prometazina – Usos, dosagem e efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Deixe um comentário