26.5 C
Nova Iorque
19 de setembro de 2024
P

Usos, dosagem e efeitos colaterais da pseudoefedrina

Usos, dosagem e efeitos colaterais da pseudoefedrina – Drugs.com

Nome genérico: pseudoefedrina
Nomes de marcas: Descongestionante Nasal Chlor Trimeton, Contac Cold, Descongestionante Drixoral Não Sonolento, Descongestionante Elixsure, Entex,
Classe de drogas: Descongestionantes

O que é pseudoefedrina?

A pseudoefedrina é um descongestionante que contrai os vasos sanguíneos nas vias nasais. Os vasos sanguíneos dilatados podem causar congestão nasal (nariz entupido).

A pseudoefedrina é usada para tratar a congestão nasal e sinusal, ou congestão dos tubos que drenam o líquido do ouvido interno, chamados de trompas de Eustáquio (yoo-STAY-shun).

A pseudoefedrina também pode ser usada para fins não listados neste guia de medicação.

Avisos

Não dê pseudoefedrina a crianças com menos de 4 anos de idade. Sempre pergunte a um médico antes de dar remédio para tosse ou resfriado a uma criança. A morte pode ocorrer pelo uso indevido de remédios para tosse e resfriado em crianças muito pequenas.

Pergunte a um médico ou farmacêutico antes de usar qualquer outro medicamento para tosse ou resfriado. A pseudoefedrina ou outros descongestionantes estão contidos em muitos medicamentos combinados. Tomar certos produtos juntos pode fazer com que você ingira uma quantidade excessiva de um determinado medicamento. Verifique o rótulo para ver se o medicamento contém pseudoefedrina ou descongestionante. Não use pseudoefedrina se você usou um inibidor da MAO como furazolidona (Furoxone), isocarboxazida (Marplan), fenelzina (Nardil), rasagilina (Azilect), selegilina (Eldepryl, Emsam, Zelapar) ou tranilcipromina (Parnate) no último 14 dias. Pode ocorrer uma interação medicamentosa perigosa, levando a efeitos colaterais graves.

Antes de tomar este medicamento

Não use pseudoefedrina se você usou um inibidor da MAO como furazolidona (Furoxone), isocarboxazida (Marplan), fenelzina (Nardil), rasagilina (Azilect), selegilina (Eldepryl, Emsam, Zelapar) ou tranilcipromina (Parnate) no último 14 dias. Pode ocorrer uma interação medicamentosa perigosa, levando a efeitos colaterais graves. Não use este medicamento se você for alérgico à pseudoefedrina ou a outros descongestionantes, pílulas dietéticas, estimulantes ou medicamentos para TDAH.

Pergunte a um médico ou farmacêutico se é seguro tomar pseudoefedrina se você tiver:

  • doença cardíaca ou hipertensão;
  • diabetes; ou
  • um distúrbio da tireoide.

Categoria C de gravidez da FDA. Não se sabe se a pseudoefedrina prejudicará o feto. Informe o seu médico se estiver grávida ou planeja engravidar enquanto estiver usando este medicamento. A pseudoefedrina pode passar para o leite materno e prejudicar o bebê em amamentação. Não use pseudoefedrina sem informar o seu médico se estiver amamentando um bebê.

Remédios líquidos para resfriado adoçados artificialmente podem conter fenilalanina. Se você tem fenilcetonúria (PKU), verifique o rótulo do medicamento para ver se o produto contém fenilalanina.

Como devo tomar pseudoefedrina?

Use pseudoefedrina exatamente como indicado no rótulo ou conforme prescrito pelo seu médico. Não use em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado. O remédio para resfriado geralmente é tomado apenas por um curto período de tempo até que os sintomas desapareçam.

Não dê pseudoefedrina a crianças com menos de 4 anos de idade. Sempre pergunte a um médico antes de dar remédio para tosse ou resfriado a uma criança. A morte pode ocorrer pelo uso indevido de remédios para tosse e resfriado em crianças muito pequenas.

Tome este medicamento com um copo cheio de água. Não esmague, mastigue ou quebre um comprimido de liberação prolongada. Engula tudo. Quebrar ou abrir a pílula pode fazer com que uma quantidade excessiva do medicamento seja liberada de uma só vez. Pode ser necessário agitar bem a suspensão oral (líquida) antes de medir uma dose. Meça o líquido com uma colher dosadora especial ou copo de remédio, não com uma colher de mesa comum. Se você não tiver um dispositivo de medição de dose, peça um ao seu farmacêutico.

Não tome pseudoefedrina por mais de 7 dias seguidos. Fale com o seu médico se os seus sintomas não melhorarem após 7 dias de tratamento ou se tiver febre com dor de cabeça, tosse ou erupção cutânea. Se precisar de cirurgia, informe com antecedência ao cirurgião que você está usando pseudoefedrina. Pode ser necessário interromper o uso do medicamento por um curto período.

Armazene a pseudoefedrina em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Como a pseudoefedrina é tomada conforme necessário, você pode não estar seguindo um cronograma de dosagem. Se você estiver tomando o medicamento regularmente, tome a dose esquecida assim que se lembrar. Ignore a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose programada. Não tome medicamento extra para compensar a dose esquecida.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência ou ligue para a linha de ajuda sobre venenos no número 1-800-222-1222.

Os sintomas de overdose podem incluir sensação de inquietação ou nervosismo.

O que devo evitar?

Evite tomar pseudoefedrina se você também toma pílulas dietéticas, pílulas de cafeína ou outros estimulantes (como medicamentos para TDAH). Tomar um estimulante junto com um descongestionante pode aumentar o risco de efeitos colaterais desagradáveis.

Pergunte a um médico ou farmacêutico antes de usar qualquer outro medicamento para tosse ou resfriado. A pseudoefedrina ou outros descongestionantes estão contidos em muitos medicamentos combinados. Tomar certos produtos juntos pode fazer com que você ingira uma quantidade excessiva de um determinado medicamento. Verifique o rótulo para ver se o medicamento contém pseudoefedrina ou descongestionante.

Efeitos colaterais da pseudoefedrina

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver algum destes sinais de reação alérgica à pseudoefedrina: urticária; dificuldade ao respirar; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta. Pare de usar pseudoefedrina e chame seu médico imediatamente se tiver um efeito colateral grave, como:

  • batimento cardíaco rápido, acelerado ou irregular;
  • tontura ou ansiedade intensa;
  • hematomas ou sangramentos fáceis, fraqueza incomum, febre, calafrios, dores no corpo, sintomas de gripe; ou
  • pressão arterial perigosamente elevada (forte dor de cabeça, visão turva, zumbido nos ouvidos, ansiedade, confusão, dor no peito, dificuldade em respirar, frequência cardíaca irregular, convulsão).

Os efeitos colaterais menos graves da pseudoefedrina podem incluir:

  • perda de apetite;
  • calor, formigamento ou vermelhidão sob a pele;
  • sentir-se inquieto ou excitado (especialmente em crianças);
  • problemas de sono (insônia); ou
  • erupção cutânea ou coceira.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.

Informações de dosagem

Dose habitual de pseudoefedrina para adultos para congestão nasal:

Liberação imediata: 30 a 60 mg por via oral a cada 4 a 6 horas, conforme necessário.
Liberação sustentada: 120 mg por via oral a cada 12 horas, conforme necessário.
Suspensão de liberação sustentada: 45 a 100 mg por via oral a cada 12 horas, conforme necessário.
A dose diária máxima é de 240 mg/dia.

Dose pediátrica habitual de pseudoefedrina para congestão nasal:

2 anos a 5 anos:
Liberação imediata: 15 mg a cada 6 horas.
Suspensão de liberação sustentada: 12,5 a 25 mg por via oral a cada 12 horas, conforme necessário.
A dose diária máxima é de 60 mg/dia.
Dosagem alternativa: 1 mg/kg/dose a cada 6 horas; dose máxima: 15 mg.

6 anos a 12 anos:
Liberação imediata: 30 mg a cada 6 horas.
Suspensão de liberação sustentada: 25 a 50 mg por via oral a cada 12 horas, conforme necessário.
A dose diária máxima é de 120 mg/dia.

acima de 12 anos:
Liberação imediata: 30 a 60 mg por via oral a cada 4 a 6 horas, conforme necessário.
Liberação sustentada: 120 mg por via oral a cada 12 horas, conforme necessário.
Suspensão de liberação sustentada: 50 a 100 mg por via oral a cada 12 horas, conforme necessário.
A dose diária máxima é de 240 mg/dia.

Que outros medicamentos afetarão a pseudoefedrina?

Informe o seu médico sobre todos os outros medicamentos que você usa, especialmente:

  • medicamentos para pressão arterial;
  • um bloqueador beta, como atenolol (Tenormin, Tenoretic), carvedilol (Coreg), labetalol (Normodyne, Trandate), metoprolol (Dutoprol, Lopressor, Toprol), nadolol (Corgard), propranolol (Inderal, InnoPran), sotalol (Betapace), e outros; ou
  • um antidepressivo como amitriptilina (Elavil, Vanatrip, Limbitrol), doxepina (Sinequan), nortriptilina (Pamelor) e outros.

Esta lista não está completa e outros medicamentos podem interagir com a pseudoefedrina. Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que você usa. Isso inclui produtos prescritos, vendidos sem receita, vitamínicos e fitoterápicos. Não inicie um novo medicamento sem informar o seu médico.

Artigos relacionados

Prometazina – Usos, dosagem e efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Protonix – Usos, dosagem e efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Prozac – Usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências

Redação Memória Viva

Deixe um comentário