Solu-Medrol (injeção)
Nome genérico: metilprednisolona
Classe de drogas: Glicocorticóides
Usos do Solu-Medrol
A injeção de metilprednisolona proporciona alívio para áreas inflamadas do corpo. É utilizado para tratar uma série de doenças diferentes, tais como inflamação (inchaço), alergias graves, problemas adrenais, artrite, asma, problemas de sangue ou de medula óssea, problemas oculares ou de visão, lúpus, problemas de pele, problemas renais, colite ulcerosa, e surtos de esclerose múltipla. A metilprednisolona é um corticosteróide (medicamento semelhante à cortisona ou esteróide). Atua no sistema imunológico para ajudar a aliviar o inchaço, vermelhidão, coceira e reações alérgicas.
Este medicamento deve ser administrado apenas por ou sob a supervisão direta do seu médico.
Antes de usar Solu-Medrol
Ao decidir usar um medicamento, os riscos de tomá-lo devem ser ponderados em relação ao benefício que ele trará. Esta é uma decisão que você e seu médico tomarão. Para este medicamento, deve ser considerado o seguinte:
Alergias
Informe o seu médico se você já teve alguma reação alérgica ou incomum a este medicamento ou a qualquer outro medicamento. Informe também o seu profissional de saúde se você tiver algum outro tipo de alergia, como alimentos, corantes, conservantes ou animais. Para produtos sem receita médica, leia atentamente o rótulo ou os ingredientes da embalagem.
Pediátrico
Estudos apropriados realizados até o momento não demonstraram problemas específicos da pediatria que limitariam a utilidade da injeção de metilprednisolona em crianças. No entanto, os pacientes pediátricos têm maior probabilidade de apresentar crescimento mais lento e problemas ósseos se a injeção de metilprednisolona for usada por um longo período. As doses recomendadas não devem ser excedidas e o paciente deve ser cuidadosamente monitorado durante o tratamento.
Depo Medrol® e alguns pontos fortes Solu-Medrol® a injeção não deve ser usada em bebês prematuros. Ambas as marcas de injeção de metilprednisolona contêm álcool benzílico, que pode causar efeitos indesejáveis graves em bebês prematuros.
Geriátrico
Estudos apropriados realizados até o momento não demonstraram problemas específicos da geriatria que limitariam a utilidade da injeção de metilprednisolona em idosos. No entanto, os pacientes idosos são mais propensos a ter problemas hepáticos, renais ou cardíacos, o que pode exigir cautela e um ajuste na dose para pacientes idosos que recebem injeção de metilprednisolona.
Amamentação
Não existem estudos adequados em mulheres para determinar o risco infantil ao usar este medicamento durante a amamentação. Pese os benefícios potenciais contra os riscos potenciais antes de tomar este medicamento durante a amamentação.
Interações com medicamentos
Embora certos medicamentos não devam ser utilizados em conjunto, noutros casos, dois medicamentos diferentes podem ser utilizados em conjunto, mesmo que possa ocorrer uma interacção. Nestes casos, o seu médico pode querer alterar a dose ou podem ser necessárias outras precauções. Quando estiver a receber este medicamento, é especialmente importante que o seu profissional de saúde saiba se está a tomar algum dos medicamentos listados abaixo. As seguintes interações foram selecionadas com base no seu significado potencial e não são necessariamente inclusivas.
Não é recomendado o uso deste medicamento com qualquer um dos seguintes medicamentos. O seu médico pode decidir não tratá-lo com este medicamento ou alterar alguns dos outros medicamentos que você toma.
- Desmopressina
- Vacina contra Rotavírus, Viva
O uso deste medicamento com qualquer um dos seguintes medicamentos geralmente não é recomendado, mas pode ser necessário em alguns casos. Se os dois medicamentos forem prescritos em conjunto, o seu médico poderá alterar a dose ou a frequência com que utiliza um ou ambos os medicamentos.
- Aceclofenaco
- Acemetacina
- Aldesleucina
- Amtolmetina Guacil
- Aspirina
- Atazanavir
- Balofloxacina
- Bemiparina
- Besifloxacina
- Bromfenaco
- Bufexamac
- Bupropiona
- Celecoxibe
- Salicilato de Colina
- Ciprofloxacina
- Clonixina
- Cobicistat
- Darunavir
- Dexibuprofeno
- Dexcetoprofeno
- Diclofenaco
- Diflunisal
- Dipirona
- Droxicam
- Enoxacina
- Etodolaco
- Etofenamato
- Etoricoxibe
- Felbinac
- Fenoprofeno
- Fepradinol
- Feprazona
- Fleroxacina
- Floctafenina
- Ácido Flufenâmico
- Flumequina
- Flurbiprofeno
- Gatifloxacino
- Gemifloxacino
- Ibuprofeno
- Indometacina
- Itraconazol
- Cetoprofeno
- Cetorolaco
- Levofloxacino
- Lomefloxacina
- Lornoxicam
- Loxoprofeno
- Lumiracoxibe
- Lutécio Lu 177 Dotatate
- Macimorelina
- Meclofenamato
- Ácido mefenâmico
- Meloxicam
- Morniflumato
- Moxifloxacina
- Nabumetona
- Nadifloxacina
- Nadroparina
- Naproxeno
- Nepafenaco
- Ácido Niflúmico
- Nimesulida
- Nimesulida Beta Ciclodextrina
- Nirmatrelvir
- Norfloxacino
- Ofloxacina
- Oxaprozina
- Oxifenbutazona
- Parecoxibe
- Pazufloxacina
- Pefloxacina
- Fenilbutazona
- Picetoprofeno
- Piroxicam
- Pranoprofeno
- Proglumetacina
- Propifenazona
- Proquazona
- Prulifloxacina
- Ritonavir
- Rofecoxibe
- Rufloxacina
- Ácido salicílico
- Salsalato
- Sargramostim
- Salicilato de Sódio
- Somatrogon-ghla
- Esparfloxacino
- Sulindac
- Tacrolimo
- Telaprevir
- Tenoxicam
- Ácido Tiaprofênico
- Ácido Tolfenâmico
- Tolmetina
- Tosufloxacina
- Valdecoxibe
- Voriconazol
O uso deste medicamento com qualquer um dos seguintes medicamentos pode causar um risco aumentado de certos efeitos colaterais, mas o uso de ambos os medicamentos pode ser o melhor tratamento para você. Se os dois medicamentos forem prescritos em conjunto, o seu médico poderá alterar a dose ou a frequência com que utiliza um ou ambos os medicamentos.
- Acenocumarol
- Alcurônio
- Aprepitante
- Atracúrio
- Auranofina
- Carbamazepina
- Claritromicina
- Ciclosporina
- Dalfopristina
- Diltiazem
- Eritromicina
- Fluindiona
- Fosaprepitanto
- Galamina
- Hexafluorênio
- Cetoconazol
- Alcaçuz
- Metocurina
- Mibefradil
- Nefazodona
- Fenobarbital
- Primidona
- Quinupristina
- Rifampicina
- Saiboku-To
- Troleandomicina
- Varfarina
Interações com alimentos/tabaco/álcool
Certos medicamentos não devem ser usados na hora ou próximo à ingestão de alimentos ou à ingestão de certos tipos de alimentos, pois podem ocorrer interações. O uso de álcool ou tabaco com certos medicamentos também pode causar a ocorrência de interações. As seguintes interações foram selecionadas com base no seu significado potencial e não são necessariamente inclusivas.
Outros problemas médicos
A presença de outros problemas médicos pode afetar o uso deste medicamento. Certifique-se de informar o seu médico se tiver quaisquer outros problemas médicos, especialmente:
- Alergia ao leite de vaca ou outros produtos lácteos ou
- Lesão cerebral, traumática ou
- Malária cerebral ou
- Infecções fúngicas, sistêmicas ou
- Infecção ocular por herpes simples, ativa ou
- Púrpura trombocitopênica idiopática (baixa contagem de plaquetas) – Não deve ser administrada a pacientes com essas condições.
- Catarata ou
- Insuficiência cardíaca congestiva ou
- Síndrome de Cushing (problema na glândula adrenal) ou
- Depressão ou
- Diabetes ou
- Problemas emocionais ou
- Infecção ocular ou
- Glaucoma ou
- Ataque cardíaco, recente ou
- Doença cardíaca ou
- Hiperglicemia (nível elevado de açúcar no sangue) ou
- Hipertensão (pressão alta) ou
- Doença hepática (por exemplo, cirrose, hepatite) ou
- Doença mental ou
- Miastenia gravis (fraqueza muscular grave) ou
- Osteoporose (ossos fracos) ou
- Problemas de estômago ou intestino (por exemplo, diverticulite, úlceras, colite ulcerosa) ou
- Problemas de tireóide ou
- Tuberculose inativa – Use com cautela. Pode piorar essas condições.
- Infecção (bactérias, vírus, fungos, parasitas ou protozoários) – pode diminuir a capacidade do seu corpo de combater infecções.
Uso adequado de Solu-Medrol
Uma enfermeira ou outro profissional de saúde treinado irá administrar-lhe este medicamento. Pode ser administrado através de uma agulha colocada numa das veias, como uma injeção num músculo ou articulação, ou como uma injeção numa lesão na pele.
O seu médico pode administrar-lhe algumas doses deste medicamento até que a sua condição melhore e depois mudar para um medicamento oral que funcione da mesma forma. Se você tiver alguma dúvida sobre isso, converse com seu médico.
Precauções do Solu-Medrol
É muito importante que o seu médico verifique o seu progresso ou o do seu filho em consultas regulares. para se certificar de que este medicamento está a funcionar corretamente e para decidir se deve continuar a tomá-lo. Podem ser necessários exames de sangue ou urina para verificar efeitos indesejados.
Usar este medicamento durante a gravidez pode prejudicar o feto. Use uma forma eficaz de controle de natalidade para evitar engravidar. Se pensa que engravidou enquanto estava a receber este medicamento, informe imediatamente o seu médico.
Se estiver a receber este medicamento durante um longo período de tempo, a pele no local da injeção pode ficar ligeiramente deprimida ou enrugada. Fale com o seu médico se notar alguma destas alterações no local da injeção: pele deprimida ou recortada, ou dor, vermelhidão ou descamação (descamação) da pele.
Este medicamento pode causar uma reação alérgica chamada anafilaxia, que pode ser fatal e requer atenção médica imediata. Ligue para o seu médico imediatamente se tiver erupção na pele, coceira, dificuldade para respirar, dificuldade para engolir ou qualquer inchaço nas mãos, rosto ou boca enquanto estiver recebendo este medicamento.
Se estiver a tomar este medicamento há muito tempo, informe o seu médico sobre qualquer stress ou ansiedade extra na sua vida, incluindo outros problemas de saúde e stress emocional. A dose deste medicamento pode precisar ser alterada por um curto período de tempo enquanto você estiver com estresse extra.
Receber muito deste medicamento ou por um longo período de tempo pode aumentar o risco seu e do seu filho de ter problemas nas glândulas supra-renais. Fale com o seu médico imediatamente se você ou o seu filho apresentarem mais do que um destes sintomas enquanto estiver a receber este medicamento: visão turva, tonturas ou desmaios, batimentos cardíacos rápidos, irregulares ou acelerados, aumento da sede ou da micção, irritabilidade ou cansaço invulgar ou fraqueza.
Este medicamento pode fazer com que você ou o seu filho tenham mais infecções do que o habitual. Evite pessoas doentes ou com infecções e lave as mãos com frequência. Se você ou seu filho forem expostos à varicela ou ao sarampo, informe o seu médico imediatamente. Se você ou seu filho começarem a ter febre, calafrios, dor de garganta ou qualquer outro sinal de infecção, ligue para seu médico imediatamente.
Informe o seu médico se você ou o seu filho passaram recentemente num clima tropical ou tiveram diarreia inexplicável antes de receber este medicamento.
Enquanto você estiver sendo tratado com injeção de metilprednisolona,não tome nenhuma imunização (vacinas) sem a aprovação do seu médico. A metilprednisolona pode diminuir a resistência do seu corpo e a vacina pode não funcionar tão bem ou você pode pegar a infecção que a vacina se destina a prevenir. evento. Além disso, você não deve estar perto de outras pessoas que moram na sua casa e que recebem vacinas contra vírus vivos, porque há uma chance de que elas possam transmitir o vírus para você. Alguns exemplos de vacinas vivas incluem sarampo, caxumba, gripe (vacina contra gripe nasal), poliovírus (forma oral), rotavírus e rubéola. Não se aproxime deles e não fique muito tempo no mesmo cômodo que eles. Se você tiver dúvidas sobre isso, converse com seu médico.
Verifique imediatamente com seu médico se ocorrer visão turva, dificuldade de leitura, dor nos olhos ou qualquer outra alteração na visão durante ou após o tratamento. O seu médico pode querer que você leve seus olhos a um oftalmologista (oftalmologista).
Verifique com seu médico imediatamente se você ou seu filho sentir dor ou sensibilidade na parte superior do estômago, fezes claras, urina escura, perda de apetite, náusea, vômito ou olhos ou pele amarelados. Estes podem ser sintomas de um problema hepático grave.
Este medicamento pode causar enfraquecimento dos ossos (osteoporose) ou crescimento lento em crianças se for administrado por um longo período. Informe o seu médico se sentir alguma dor óssea ou se tiver um risco aumentado de osteoporose. Se o seu filho estiver a receber este medicamento, informe o médico se achar que o seu filho não está a crescer adequadamente.
Este medicamento pode causar alterações de humor ou comportamento em alguns pacientes. Informe imediatamente o seu médico se você ou o seu filho tiverem depressão, alterações de humor, uma sensação falsa ou incomum de bem-estar, problemas para dormir ou alterações de personalidade enquanto estiver recebendo este medicamento.
Certifique-se de que qualquer médico ou dentista que o trate saiba que você está recebendo este medicamento. Este medicamento pode afetar os resultados de certos testes cutâneos.
Não pare de tomar este medicamento repentinamente sem consultar primeiro o seu médico. O seu médico pode querer que você ou o seu filho reduzam gradualmente a quantidade que estão a receber antes de parar completamente.
Não tome outros medicamentos, a menos que tenham sido discutidos com o seu médico. Isso inclui medicamentos prescritos ou não prescritos (sem prescrição médica). [OTC]) medicamentos e suplementos fitoterápicos ou vitamínicos.
Efeitos colaterais do Solu-Medrol
Juntamente com os efeitos necessários, um medicamento pode causar alguns efeitos indesejáveis. Embora nem todos estes efeitos secundários possam ocorrer, se ocorrerem, podem necessitar de atenção médica.
Verifique com seu médico ou enfermeiro imediatamente se ocorrer algum dos seguintes efeitos colaterais:
Mais comum
- Agressão
- agitação
- visão embaçada
- diminuição na quantidade de urina
- tontura
- batimento cardíaco ou pulso rápido, lento, acelerado ou irregular
- dor de cabeça
- depressão mental
- mudanca de humor
- respiração barulhenta e barulhenta
- dormência ou formigamento nos braços ou pernas
- batendo nos ouvidos
- inchaço dos dedos, mãos, pés ou pernas
- dificuldade para pensar, falar ou andar
- respiração difícil em repouso
- ganho de peso
Cru
- Tosse
- dificuldade em engolir
- urticária, comichão, erupção cutânea
- inchaço ou inchaço das pálpebras ou ao redor dos olhos, rosto, lábios ou língua
- aperto no peito
- Problemas respiratórios
- cansaço ou fraqueza incomum
Incidência não conhecida
- Dor lombar
- fezes com sangue, pretas ou alcatroadas
- arrepios
- urina escura
- escurecimento da pele
- diminuição da altura
- diminuição da visão
- diarréia
- dor nos olhos ou lacrimejamento
- crescimento de pêlos faciais em mulheres
- desmaio
- febre
- pele vermelha e seca
- fraturas
- hálito frutado
- rosto, pescoço ou tronco cheio ou redondo
- sensação geral de doença, cansaço ou fraqueza
- azia ou indigestão (grave e contínua)
- rouquidão
- aumento da fome
- aumento da sede
- aumento da micção
- fezes de cor clara
- perda de apetite
- perda de desejo ou capacidade sexual
- dor lombar ou lateral
- irregularidades menstruais
- dor muscular, sensibilidade, perda ou fraqueza
- náusea
- dor nas costas, costelas, braços ou pernas
- micção dolorosa ou difícil
- dor de garganta
- cólicas ou queimação no estômago (grave)
- dor de estômago
- suando
- problemas de cura
- dificuldade para dormir
- perda de peso inexplicável
- cansaço ou fraqueza incomum
- dor abdominal ou de estômago no canto superior direito
- mudanças de visão
- vômito
- vômito de material que parece borra de café
- olhos e pele amarelos
Podem ocorrer alguns efeitos colaterais que geralmente não necessitam de atenção médica. Estes efeitos secundários podem desaparecer durante o tratamento à medida que o seu corpo se adapta ao medicamento. Além disso, o seu profissional de saúde poderá informá-lo sobre maneiras de prevenir ou reduzir alguns desses efeitos colaterais. Verifique com seu profissional de saúde se algum dos seguintes efeitos colaterais persistir ou for incômodo ou se você tiver alguma dúvida sobre eles:
Mais comum
- Aumento do apetite
Incidência não conhecida
- Depósitos anormais de gordura na face, pescoço e tronco
- acne
- Couro cabeludo-seco
- clareamento da cor normal da pele
- dor, vermelhidão ou pele dura no local da injeção
- corrosão ou depressão da pele no local da injeção
- rosto vermelho
- linhas roxas avermelhadas nos braços, rosto, pernas, tronco ou virilha
- inchaço da área do estômago
- afinamento do cabelo do couro cabeludo
Outros efeitos colaterais não listados também podem ocorrer em alguns pacientes. Se notar quaisquer outros efeitos, consulte o seu profissional de saúde.
Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.
Marca(s) comumente usada(s)
Nos E.U.A
- A-Metapredo
- Depo Medrol
- SoluMEDROL
Formas farmacêuticas disponíveis:
- Pó para solução
- Solução
- Suspensão
Aula Terapêutica: Agente Endócrino-Metabólico
Classe Farmacológica: Glicocorticóide Adrenal
Perguntas frequentes
- Metilprednisolona vs Prednisona – Como se comparam?
- A metilprednisolona ajuda com COVID?
- Por que Yonsa é tomado com metilprednisolona?
- Quanto tempo os comprimidos de metilprednisolona permanecem no seu sistema?
- Como e onde são administradas as injeções de esteróides?
- Comprimidos de metilprednisolona – Quanto tempo um comprimido de Medrol permanece no seu sistema?
Outras informações
Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.
Isenção de responsabilidade médica