29 C
Nova Iorque
18 de julho de 2024
MedicamentosS

Subutex – Usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências

Usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências de Subutex – Drugs.com

Nome genérico: buprenorfina (oral/sublingual)

A marca Subutex foi interrompido nos EUA Se versões genéricas deste produto tiverem sido aprovadas, pode haver equivalentes genéricos disponíveis.

O que é Subutex sublingual?

Subutex é um medicamento opioide. Um opioide às vezes é chamado de narcótico.

Os comprimidos sublinguais Subutex são usados ​​para tratar a dependência de opiáceos.

Outras formas de buprenorfina são usadas para tratar dores moderadas a intensas.

Subutex sublingual não deve ser usado como analgésico.

Avisos

Os comprimidos sublinguais Subutex não devem ser usados ​​como analgésicos.

O USO INCORRETO DE MEDICAMENTOS OPIÓIDES PODE CAUSAR DEPENDÊNCIA, OVERDOSE OU MORTE. Mantenha o medicamento em um local onde outras pessoas não possam alcançá-lo.

Tomar medicamentos opioides durante a gravidez pode causar sintomas de abstinência potencialmente fatais no recém-nascido.

Podem ocorrer efeitos colaterais fatais se você usar medicamentos opioides com álcool ou com outros medicamentos que causem sonolência ou diminuam a respiração.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar Subutex se for alérgico à buprenorfina ou:

  • se você usou outro medicamento opioide nas últimas 4 horas.

Para ter certeza de que Subutex é seguro para você, informe o seu médico se você já teve:

  • problemas dentários, incluindo histórico de cáries;
  • tratamento com metadona, problemas respiratórios, apneia do sono;
  • curvatura anormal da coluna que afeta a respiração;
  • doença renal ou hepática (especialmente hepatite B ou C);
  • próstata aumentada, problemas ao urinar;
  • um ferimento na cabeça ou tumor cerebral;
  • alcoolismo, alucinações, doenças mentais; ou
  • problemas de estômago, vesícula biliar, glândula adrenal ou tireóide.

Se você usar Subutex durante a gravidez, seu bebê poderá ficar dependente do medicamento. Isso pode causar sintomas de abstinência potencialmente fatais no bebê após o nascimento. Os bebês que nascem dependentes de medicamentos que criam dependência podem precisar de tratamento médico por várias semanas.

A buprenorfina pode passar para o leite materno e causar sonolência e problemas respiratórios em bebês que estão amamentando. Pergunte ao seu médico sobre qualquer risco.

Subutex não está aprovado para uso por menores de 18 anos.

Como devo tomar Subutex sublingual?

Subutex sublingual geralmente é usado apenas no início do tratamento para dependência. A maioria das pessoas muda posteriormente para outro medicamento que contém este medicamento (Bunavail, Sublocade, Suboxone, Zubsolv).

Você pode receber suas primeiras doses de Subutex sublingual em um hospital ou clínica até que sua condição melhore.

Nunca compartilhe medicamentos opioides com outra pessoa, especialmente alguém com histórico de abuso ou dependência de drogas. O USO INCORRETO PODE CAUSAR VÍCIO, OVERDOSE OU MORTE. Mantenha o medicamento em um local onde outras pessoas não possam alcançá-lo. Vender ou doar medicamentos opioides é contra a lei.

Enxágue a boca com água após a dissolução do comprimido sublingual Subutex. Espere uma hora após a dissolução do medicamento para escovar os dentes e evitar danos aos dentes e gengivas. Não mastigue o comprimido nem o engula inteiro.

Se o seu médico prescreveu mais de 2 comprimidos por dose, coloque o número correto de comprimidos debaixo da língua ao mesmo tempo e deixe-os dissolver completamente.

Não coma nem beba nada até que o comprimido esteja completamente dissolvido na boca.

Você deve fazer exames dentários regulares enquanto estiver usando Subutex.

Você pode precisar de exames de sangue frequentes para verificar a função hepática.

Se precisar de cirurgia, informe com antecedência ao cirurgião que você está usando Subutex.

Nunca esmague ou quebre um comprimido de Subutex para inalar o pó ou misture-o em um líquido para injetar o medicamento na veia. Fazer isso pode resultar em morte.

Qualquer médico que o trate deve saber que você está sendo tratado para dependência de opióides e que está tomando Subutex sublingual. Certifique-se de que seus familiares saibam como fornecer essas informações caso precisem falar por você durante uma emergência.

Não pare de usar Subutex repentinamente, ou você poderá ter sintomas desagradáveis ​​de abstinência. Pergunte ao seu médico como parar de usar Subutex com segurança.

Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor. Acompanhe o seu medicamento. Subutex é uma droga de abuso e você deve estar ciente se alguém estiver usando seu medicamento de forma inadequada ou sem receita médica.

Não guarde sobras de medicamentos opioides. Apenas uma dose pode causar a morte de alguém que usa este medicamento de forma acidental ou inadequada. Pergunte ao seu farmacêutico onde encontrar um programa de descarte de medicamentos. Se não houver um programa de devolução, jogue o medicamento não utilizado no vaso sanitário.

Informações de dosagem

Dose habitual de adultos para dependência de opiáceos – Manutenção:

Comprimidos SUBLINGUAIS: Após uma indução de 2 dias:
-Ajustar a dose em incrementos/decrementos de 2 a 4 mg até um nível que mantenha o paciente em tratamento e suprima os sinais e sintomas de abstinência de opioides
-Dose alvo: 16 mg por via sublingual uma vez ao dia; faixa de 4 a 24 mg/dia
-Dose máxima: 24 mg/dia; doses mais altas não mostraram vantagem clínica

Comentários:
-Buprenorfina com naloxona é a droga preferida para tratamento de manutenção; o tratamento de manutenção não supervisionado com buprenorfina deve ser limitado àqueles que não toleram buprenorfina-naloxona.
-Ao determinar a quantidade de prescrição para administração não supervisionada, considere o nível de estabilidade do paciente, a segurança de sua situação domiciliar e outros fatores que possam afetar a capacidade de administrar o fornecimento de medicamentos para levar para casa.

-As doses mensais devem permitir um intervalo mínimo de 26 dias entre as doses; Não se espera que atrasos ocasionais na administração de até 2 semanas tenham um impacto clinicamente significativo no efeito do tratamento.

Dose habitual de adultos para dependência de opiáceos – indução:

O tratamento deve ser iniciado quando aparecerem sinais objetivos e claros de abstinência moderada de opioides, e
– passaram pelo menos 4 horas desde o último uso de heroína ou outros opioides de ação curta
– passaram pelo menos 24 horas desde o último uso de metadona ou outros opioides de ação prolongada

INDUÇÃO:
Dia 1: 8 mg por via sublingual uma vez ao dia (pode administrar em incrementos de 2 a 4 mg, se preferir)
Dia 2: 16 mg por via sublingual uma vez ao dia

Comentários:
-Este medicamento deve ser usado como parte de um plano de tratamento completo que inclua aconselhamento e apoio psicossocial.
-Buprenorfina (sem naloxona) é a droga preferida para indução; após a indução, a administração não supervisionada deve ser limitada aos doentes que não toleram buprenorfina/naloxona.
-As doses de tratamento adequadas devem ser administradas o mais rapidamente possível, uma vez que a indução gradual ao longo de vários dias levou a taxas de abandono mais elevadas.

Usos: Para o tratamento da dependência de opioides e é preferido para indução.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Tome o medicamento assim que puder, mas pule a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose. Não tome duas doses de uma só vez.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência. Uma overdose de Subutex pode ser fatal, especialmente em uma criança ou outra pessoa que use o medicamento sem receita médica.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir sonolência extrema ou fraqueza, pele fria ou pegajosa, pupilas pontiagudas, frequência cardíaca lenta, pulso fraco, respiração muito lenta ou coma.

O que devo evitar ao tomar Subutex sublingual?

Não beber álcool. Podem ocorrer efeitos colaterais perigosos ou morte.

Evite dirigir ou operar máquinas até saber como o Subutex irá afetá-lo. Tonturas ou sonolência podem causar quedas, acidentes ou ferimentos graves.

Efeitos colaterais sublinguais do Subutex

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao Subutex: urticária; respiração difícil; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Os medicamentos opioides podem retardar ou parar a respiração e pode ocorrer a morte. A pessoa que cuida de você deve procurar atendimento médico de emergência se tiver respiração lenta com longas pausas, lábios azuis ou se tiver dificuldade para acordar.

Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:

  • quaisquer problemas com os dentes ou gengivas;
  • respiração ruidosa, suspiros, respiração superficial, respiração que para durante o sono;
  • problemas de pensamento, visão turva, fala arrastada, sensação de tontura, como se você fosse desmaiar;
  • dor no peito, dificuldade em respirar, batimento cardíaco lento ou pulso fraco;
  • sintomas de abstinência de opioides – tremores, arrepios, aumento da transpiração, sensação de calor ou frio, corrimento nasal, olhos lacrimejantes, diarreia, dores musculares;
  • níveis baixos de cortisol – vómitos, tonturas, agravamento do cansaço ou fraqueza; ou
  • problemas de fígado – náuseas, dor na parte superior do estômago, comichão, perda de apetite, urina escura, fezes cor de barro, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos).

Procure atendimento médico imediatamente se tiver sintomas da síndrome da serotonina, como: agitação, alucinações, febre, sudorese, tremores, batimentos cardíacos acelerados, rigidez muscular, espasmos, perda de coordenação, náuseas, vômitos ou diarréia.

Os efeitos colaterais comuns do Subutex podem incluir:

  • constipação, náusea, vômito;
  • dor de cabeça;
  • aumento da sudorese;
  • problemas de sono (insônia); ou
  • dor em qualquer parte do seu corpo.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais.

Que outros medicamentos afetarão o Subutex sublingual?

Você pode ter problemas respiratórios ou sintomas de abstinência se começar ou parar de tomar outros medicamentos. Informe o seu médico se você também usa antibióticos, medicamentos antifúngicos, medicamentos para o coração ou pressão arterial, medicamentos para convulsões ou medicamentos para tratar HIV ou hepatite C.

A medicação opioide pode interagir com muitas outras drogas e causar efeitos colaterais perigosos ou morte. Certifique-se de que seu médico saiba se você também usa:

  • medicamentos para resfriado ou alergia, medicamentos broncodilatadores para asma/DPOC ou um diurético (“pílula de água”);
  • medicamentos para enjôo, síndrome do intestino irritável ou bexiga hiperativa;
  • outros medicamentos opioides – analgésico opioide ou remédio para tosse prescrito;
  • um sedativo como Valium – diazepam, alprazolam, lorazepam, Xanax, Klonopin, Versed e outros;
  • medicamentos que deixam você sonolento ou retardam sua respiração – um comprimido para dormir, relaxante muscular, medicamento para tratar distúrbios de humor ou doenças mentais; ou
  • medicamentos que afetam os níveis de serotonina em seu corpo – um estimulante ou medicamento para depressão, doença de Parkinson, enxaquecas, infecções graves ou náuseas e vómitos.

Está lista não está completa. Outros medicamentos podem interagir com a buprenorfina, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as interações possíveis estão listadas aqui.

Alternativas para oSubutex

Existem medicamentos alternativos em diferentes formulações usados ​​para tratar o transtorno por uso de opióides.

Converse com seu médico sobre qual opção seria mais adequada para você.

Buprenorfina

  • Injeção IM (Sublocade), Implante (Probuphine)

Buprenorfina e naloxona

  • Sublingual (Bunavail, Suboxone, Zubsolv)

Lofexidina

  • Comprimidos (Lucemyra)

Metadona

  • Comprimidos (Dolofina)

Naltrexona

  • Injeção IM (Vivitrol), comprimidos de naltrexona

Para overdose de opioides em situação de emergência:

Naloxona

  • Spray nasal (Na rcan, Kloxxado), injeção de naloxona

Outros medicamentos relacionados:

Buprenorfina para dor intensa:

  • Injeção IM (Buprenex), Sublingual (Belbuca), Adesivo transdérmico (Butrans)

Perguntas frequentes populares

Não, o Subutex não deve ser iniciado com opióides no seu sistema. O Subutex precisa ser iniciado pelo menos 6 a 12 horas, ou mais, após a última dose de um opioide de ação curta, como a heroína.

Os efeitos do Subutex duram 24 horas. Após uma dose de Subutex, não se espera que sejam encontrados vestígios do medicamento após 5 a 8 dias em pessoas saudáveis, ou 7 a 14 dias em pessoas com doença hepática grave.

Tanto o Subutex quanto o Suboxone contêm buprenorfina, um medicamento que pode ajudar as pessoas a vencer o vício em opiáceos, minimizando os sintomas de abstinência e aliviando os desejos. Tanto o Subutex quanto o Suboxone são tomados uma vez ao dia e podem ser administrados por um profissional de saúde ou levados para casa para uso doméstico. Mas existem diferenças entre eles.

A Reckitt Benckiser Pharmaceuticals Inc., fabricante do Subutex, optou por descontinuar o medicamento nos Estados Unidos em 2011, após desenvolver novas formulações com menor probabilidade de abuso. O Subutex ainda está disponível em outras partes do mundo e formas genéricas de buprenorfina sublingual estão disponíveis nos Estados Unidos.

Embora seja improvável que engolir Subutex (buprenorfina) seja prejudicial, isso reduzirá a quantidade de medicamento que seu corpo ingere e tornará o medicamento muito menos eficaz.

Subutex deve ser mantido debaixo da língua até se dissolver completamente (o que demora 4 a 8 minutos em média). Não engula, mastigue ou mova o filme depois de colocado sob a língua, pois qualquer uma dessas ações torna o medicamento menos eficaz. Antes de tomar Subutex, NÃO fume, coma ou beba durante 15 minutos antes de o colocar debaixo da língua e não fume, coma ou beba durante 15 minutos depois de o colocar debaixo da língua.

Sim, Subutex (buprenorfina) pode deixar você com sono. Subutex pode causar sonolência e tempos de reação lentos, especialmente durante as primeiras semanas de tratamento.

A duração da abstinência de opioides depende do opioide que você está tomando e se é um opioide de ação curta ou prolongada.

Se você estiver usando um opioide de ação curta, a abstinência aguda do opioide dura de 4 a 10 dias, com os sintomas de abstinência começando 8 a 24 horas após o último uso.

Se você estiver usando um opioide de ação prolongada, a abstinência aguda do opioide dura de 10 a 20 dias, com os sintomas de abstinência começando 12 a 48 horas após o último uso.

Após uma dose sublingual ou bucal, a buprenorfina permanece no seu sistema por cerca de 5 a 8 dias se você for saudável ou 7 a 12 dias se tiver doença hepática.

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use este xxx apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Artigos relacionados

ZzzQuil: Usos, dosagem, efeitos colaterais e avisos

Redação Memória Viva

Tretinoína – Usos, efeitos colaterais e advertências

Redação Memória Viva

Sucralfato – Usos, efeitos colaterais e advertências

Redação Memória Viva

Deixe um comentário