4.4 C
Nova Iorque
21 de novembro de 2024
LMedicamentos

Luxiq: Usos, efeitos colaterais e avisos

Nome genérico: betametasona tópica
Nomes de marcas: Diprolene, Luxiq, Sernivo
Classe de drogas: Esteroides tópicos

O que é Luxik?

A betametasona é um esteróide altamente potente que impede a liberação de substâncias que causam inflamação no corpo.

Luxiq (para a pele) é usado para tratar a inflamação e coceira causadas por uma série de doenças da pele, como eczema ou psoríase.

Luxiq também pode ser usado para fins não listados neste guia de medicação.

Efeitos colaterais do Luxiq

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica: urticária; dificuldade ao respirar; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

A betametasona pode causar efeitos colaterais graves. Pare de usar betametasona e ligue para seu médico imediatamente se tiver:

  • irritação grave da pele no local onde o medicamento foi aplicado; ou
  • sinais de infecção na pele (inchaço, vermelhidão, calor, secreção).

Sua pele pode absorver medicamentos esteróides tópicos, o que pode causar efeitos colaterais dos esteróides em todo o corpo. Pare de usar betametasona e ligue para seu médico se tiver:

  • visão turva, visão em túnel, dor nos olhos ou visão de halos ao redor das luzes;
  • cicatrização lenta de feridas, adelgaçamento da pele, aumento de pelos no corpo;
  • aumento da sede ou micção, boca seca, hálito frutado;
  • ganho de peso, inchaço no rosto; ou
  • fraqueza muscular, sensação de cansaço, depressão, ansiedade, sensação de irritação.

Os esteróides podem afetar o crescimento das crianças. Informe o seu médico se o seu filho não estiver crescendo normalmente enquanto estiver usando Luxiq.

Os efeitos colaterais comuns do Luxiq podem incluir:

  • coceira, vermelhidão, queimação, ardência ou formação de bolhas na pele tratada;
  • hematomas na pele ou aparência brilhante; ou
  • foliculite (vermelhidão ou crostas ao redor dos folículos capilares).

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais.

Avisos

Siga todas as instruções no rótulo e na embalagem do medicamento. Informe cada um dos seus profissionais de saúde sobre todas as suas condições médicas, alergias e todos os medicamentos que você usa.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar Luxiq se for alérgico a ele.

Informe o seu médico se você já teve:

  • irritação da pele após uso de medicamentos esteróides;
  • afinamento da pele onde irá aplicar Luxiq;
  • catarata ou glaucoma;
  • diabetes;
  • doença hepática;
  • problemas nas glândulas supra-renais; ou
  • qualquer tipo de infecção de pele.

Não se sabe se este medicamento irá prejudicar o feto. Informe o seu médico se estiver grávida.

Pode não ser seguro amamentar um bebé enquanto estiver a utilizar este medicamento. Pergunte ao seu médico sobre quaisquer riscos. Se você aplicar betametasona no peito, evite áreas que possam entrar em contato com a boca do bebê.

Não use Luxiq em crianças sem orientação médica. As crianças podem absorver grandes quantidades deste medicamento através da pele e podem ter maior probabilidade de ter efeitos secundários.

Diproleno não foi aprovado para uso por menores de 13 anos. Sernivo e Luxiq não são aprovados para menores de 18 anos.

Como devo usar o Luxiq?

Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções. Use o medicamento exatamente como indicado.

Não tome por via oral. O medicamento tópico deve ser usado apenas na pele. Não use em feridas abertas ou em pele queimada de sol, vento, seca ou irritada. Enxágue com água se este medicamento entrar em contato com os olhos ou a boca.

Leia e siga cuidadosamente as instruções de uso fornecidas com o seu medicamento. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se não compreender estas instruções.

Lave as mãos antes e depois de usar este medicamento, a menos que esteja usando o medicamento para tratar a pele das mãos.

Aplique uma pequena quantidade na área afetada e esfregue suavemente na pele. Não aplique Luxiq sobre uma grande área da pele.

Não cubra a área da pele tratada, a menos que seu médico lhe diga para fazer isso. Cobrir as áreas tratadas pode aumentar a quantidade de medicamento absorvido pela pele e causar efeitos prejudiciais.

Use Luxiq regularmente para obter o máximo benefício. Pare de usar o medicamento assim que os sintomas desaparecerem.

Ligue para o seu médico se a sua condição de pele não melhorar após 2 semanas ou se piorar.

Não use Diprolene por mais de 2 semanas consecutivas. Não use Sernivo ou Luxiq por mais de 4 semanas.

Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor.

O espuma é inflamável. Não use perto de fogo alto ou chama aberta. Não fume até que a espuma esteja completamente seca na pele.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Aplique o medicamento assim que puder, mas pule a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose. Não aplique duas doses de uma só vez.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência.

O uso prolongado de altas doses pode causar enfraquecimento da pele, fácil formação de hematomas, alterações na gordura corporal (especialmente no rosto, pescoço, costas e cintura), aumento de acne ou pelos faciais, problemas menstruais, impotência ou perda de interesse por sexo.

O que devo evitar ao usar Luxiq?

Não deixe Luxiq entrar em contato com seus olhos. Se ocorrer contato, enxágue com água.

Evite aplicar Luxiq na pele do rosto, axilas ou região da virilha sem orientação do seu médico.

Não use Luxiq para tratar qualquer condição que não tenha sido verificada pelo seu médico.

Que outros medicamentos afetarão o Luxiq?

Os medicamentos usados ​​na pele provavelmente não serão afetados por outros medicamentos que você usa. Mas muitas drogas podem interagir umas com as outras. Informe cada um dos seus prestadores de cuidados de saúde sobre todos os medicamentos que você usa, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos.

Perguntas frequentes populares

Luxiq Foam pode ajudar na queda de cabelo, reduzindo cicatrizes e permitindo que os folículos capilares permaneçam ativos por mais ciclos de crescimento capilar. Estudos demonstraram que aproximadamente 61% das pessoas que usaram espuma de valerato de betametasona a 0,1% alcançaram mais de 75% de crescimento do cabelo em comparação com 27% que usaram uma preparação de menor resistência (loção de dipropionato de betametasona a 0,05%). A espuma Luxiq contém 0,12%. valerato de betametasona. No entanto, os corticosteróides tópicos podem ser muito menos eficazes em condições de perda de cabelo, como alopecia totalis ou alopecia universalis, em comparação com a alopecia androgenética (calvície de padrão masculino) ou perda de cabelo que ocorre devido a doenças da pele, como psoríase ou eczema.

Não, a espuma Luxiq não está disponível como produto de venda livre (OTC). Luxiq exige receita do seu médico. continue lendo

Luxiq Foam pode ser usado para tratar doenças de pele que normalmente respondem aos corticosteróides, como eczema ou psoríase do couro cabeludo, caracterizadas por sintomas como inflamação, vermelhidão, inchaço, sensibilidade e coceira.

Para aplicar a espuma Luxiq, primeiro inverta a lata. Empurre o bico para dispensar uma pequena quantidade de Luxíq em um pires ou outra superfície fria. Não dispense diretamente nas mãos pois a espuma começará a derreter imediatamente ao entrar em contato com a pele quente. Passe os dedos na espuma para coletar pequenas quantidades e massageie suavemente a área afetada do couro cabeludo até que a espuma desapareça. Repita até ter tratado toda a área afetada do couro cabeludo. Aplique a espuma Luxiq duas vezes ao dia, uma de manhã e outra à noite.

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use este medicamento apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Artigos relacionados

Vortioxetina: usos, dosagem, efeitos colaterais, advertências

Redação Memória Viva

Tretinoína – Usos, efeitos colaterais e advertências

Redação Memória Viva

Robaxin – Usos, dosagem e efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Deixe um comentário