4.4 C
Nova Iorque
22 de novembro de 2024
L

Guia de usos, dosagem e efeitos colaterais da Loratadina

Guia de usos, dosagem e efeitos colaterais da Loratadina – Drugs.com

Nome genérico: loratadina
Nomes de marcas: Alavert, Claritin, Claritin Reditab, ohm Allergy Relief, Tavist ND
Formas de dosagem: cápsula oral (10 mg), xarope oral (5 mg/5 mL), comprimido oral (10 mg), comprimido oral, mastigável (5 mg), … mostrar todas as 5 formas farmacêuticas
Classe de drogas: Anti-histamínicos

O que é loratadina?

Loratadina é um anti-histamínico que reduz os efeitos da histamina química natural no corpo. A histamina pode produzir sintomas de espirros, coceira, olhos lacrimejantes e coriza.

Loratadina é usada para tratar espirros, coriza, olhos lacrimejantes, urticária, erupção cutânea, febre do feno, coceira e outros sintomas de resfriado ou alergia.

Loratadina também é usada para tratar urticária e coceira em pessoas com reações cutâneas crônicas

Avisos

Você não deve tomar este medicamento se for alérgico à loratadina ou à desloratadina (Clarinex).

Siga todas as instruções no rótulo e na embalagem do medicamento. Informe cada um dos seus profissionais de saúde sobre todas as suas condições médicas, alergias e todos os medicamentos que você usa.

Algumas formas farmacêuticas mastigáveis ​​de loratadina podem conter fenilalanina. Converse com seu médico antes de usar essas formas de loratadina se você tiver fenilcetonúria (PKU).

Pergunte a um médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento se tiver doença hepática ou renal.

Antes de tomar este medicamento

Pergunte a um médico ou farmacêutico se a loratadina é segura para uso se você já teve:

  • doença renal; ou
  • doença hepática.

O comprimido desintegrante pode conter fenilalanina e pode ser prejudicial se você tiver fenilcetonúria (PKU).

Consulte um médico antes de usar este medicamento se estiver grávida ou amamentando.

Não dê este medicamento a uma criança com menos de 2 anos de idade sem orientação médica.

Como devo tomar loratadina?

Use loratadina exatamente como indicado no rótulo ou conforme prescrito pelo seu médico. Não use em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado. Remédios para resfriado ou alergia geralmente são tomados apenas por um curto período de tempo até que os sintomas desapareçam.

Não dê este medicamento a crianças com menos de 2 anos de idade. Sempre pergunte a um médico antes de dar remédio para tosse ou resfriado a uma criança. A morte pode ocorrer pelo uso indevido de remédios para tosse e resfriado em crianças muito pequenas.

A Loratadina é geralmente tomada uma vez por dia. Siga as instruções do seu médico.

Não esmague, mastigue ou quebre o comprimido normal. Engula a pílula inteira.

A dose infantil é baseada na idade e algumas formas de loratadina não devem ser usadas em crianças menores de 6 anos. Siga cuidadosamente as instruções de dosagem fornecidas com este medicamento.

Meça o medicamento líquido com a seringa doseadora fornecida ou com uma colher doseadora especial ou copo de medicamento. Se você não tiver um medidor de dose, peça um ao seu farmacêutico.

O comprimido para mastigar deve ser mastigado antes de ser engolido.

Para tomar o comprimido de desintegração oral (Claritin RediTab, Alavert):

  • Mantenha o comprimido no blister até estar pronto para tomá-lo. Abra a embalagem e retire o papel alumínio. Não empurre um comprimido através da folha ou poderá danificá-lo.
  • Use as mãos secas para retirar o comprimido e colocá-lo na boca.
  • Não engula o tablete inteiro. Deixe dissolver na boca sem mastigar. Se desejar, você pode beber líquido para ajudar a engolir o comprimido dissolvido.

Ligue para o seu médico se os seus sintomas não melhorarem ou se piorarem.

Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor.

Efeitos colaterais da Loratadina

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica à loratadina: urticária; respiração difícil; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Pare de usar este medicamento e chame seu médico imediatamente se tiver:

  • frequência cardíaca rápida ou irregular;
  • dor de cabeça severa; ou
  • uma sensação de tontura, como se você fosse desmaiar;

Os efeitos colaterais comuns da loratadina podem incluir:

  • dor de cabeça;
  • sentir-se cansado ou sonolento;
  • dor de estômago, vômito;
  • boca seca; ou
  • sentindo-se nervoso ou hiperativo.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.

Informações de dosagem

Dose habitual de adultos para rinite alérgica:

10 mg por via oral uma vez ao dia
-Dose máxima: 10 mg/dia

Uso: Alívio temporário dos sintomas associados à febre do feno ou outras alergias respiratórias superiores (por exemplo, coriza, coceira, olhos lacrimejantes, espirros, coceira no nariz/garganta)

Dose habitual em adultos para urticária:

10 mg por via oral uma vez ao dia
-Dose máxima: 10 mg/dia

Uso: Alívio temporário dos sintomas associados à febre do feno ou outras alergias respiratórias superiores (por exemplo, coriza, coceira, olhos lacrimejantes, espirros, coceira no nariz/garganta)

Dose pediátrica habitual para rinite alérgica:

2 a 5 anos: 5 mg por via oral uma vez ao dia
-Dose máxima: 5 mg/dia

6 anos ou mais: 10 mg por via oral uma vez ao dia
-Dose máxima: 10 mg/dia

Uso: Alívio temporário dos sintomas associados à febre do feno ou outras alergias respiratórias superiores (por exemplo, coriza, coceira, olhos lacrimejantes, espirros, coceira no nariz/garganta)

Dose pediátrica habitual para urticária:

2 a 5 anos: 5 mg por via oral uma vez ao dia
-Dose máxima: 5 mg/dia

6 anos ou mais: 10 mg por via oral uma vez ao dia
-Dose máxima: 10 mg/dia

Uso: Alívio temporário dos sintomas associados à febre do feno ou outras alergias respiratórias superiores (por exemplo, coriza, coceira, olhos lacrimejantes, espirros, coceira no nariz/garganta)

Que outros medicamentos afetarão a loratadina?

Outros medicamentos podem interagir com a loratadina, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Informe cada um dos seus prestadores de cuidados de saúde sobre todos os medicamentos que você usa agora e qualquer medicamento que você comece ou pare de usar.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Loratadina é usada quando necessário. Não use loratadina mais de uma vez em um período de 24 horas. Não use duas doses ao mesmo tempo.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Os sintomas de overdose podem incluir dor de cabeça, sonolência e batimentos cardíacos acelerados ou acelerados.

Procure atendimento médico de emergência ou ligue para a linha de ajuda sobre venenos no número 192

O que devo evitar ao tomar loratadina?

Siga as instruções do seu médico sobre quaisquer restrições a alimentos, bebidas ou atividades.

Perguntas frequentes populares

A Loratadina geralmente não causa sonolência e é considerada um anti-histamínico não sedativo. No entanto, algumas pessoas podem ficar com sono, por isso tenha cuidado antes de dirigir, operar máquinas ou realizar outras tarefas perigosas até saber como a loratadina o afeta.

Loratadina (exemplo de marca: Claritin), um anti-histamínico não sedativo de venda livre (OTC), geralmente não aumenta a pressão arterial quando usado sozinho como ingrediente único. Alguns produtos combinados de venda livre contêm loratadina mais o descongestionante pseudoefedrina (exemplo de marca: Claritin-D), que pode aumentar a pressão arterial. Nos EUA, o Claritin-D e o genérico são normalmente guardados no balcão da farmácia. Se você tem pressão alta, está sendo tratado para pressão alta ou tem dúvidas sobre sua pressão arterial, pergunte ao seu médico antes de usar pseudoefedrina sob qualquer forma.

A Loratadina funciona totalmente uma hora após a ingestão e seu efeito deve durar 24 horas. Seus sintomas devem começar a melhorar em cerca de 20 minutos. Você só precisa tomar loratadina uma vez ao dia. Loratadina é um anti-histamínico eficaz, de venda livre e não sedativo, usado para tratar espirros, coriza ou olhos lacrimejantes devido a um resfriado ou alergia, urticária e coceira.

Sim, você pode dar loratadina a cães, geralmente é bem tolerado e é improvável que produza efeitos colaterais como sonolência, que tendem a ocorrer com alguns dos anti-histamínicos mais antigos, como a difenidramina (também conhecida como Benadryl). A forma humana da loratadina é igual à administrada aos cães e pode ser adquirida em qualquer drogaria ou supermercado. continue lendo

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use a loratadina apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Isenção de responsabilidade médica

Artigos relacionados

Losartan: usos, dosagem, efeitos colaterais, advertências

Redação Memória Viva

Injeção de Lupron Depot: usos, dosagem, efeitos colaterais, advertências

Redação Memória Viva

Lovenox: usos, dosagem, efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Deixe um comentário