Nome genérico: itraconazol
Nomes de marcas: Sporanox, Tolsura, Onmel, Sporanox PulsePak
Formas de dosagem: cápsula oral (100 mg; 65 mg), solução oral (10 mg/mL)
Classe de drogas: Antifúngicos azólicos
O que é itraconazol?
O itraconazol é um medicamento antifúngico usado em adultos para tratar infecções causadas por fungos. Isso inclui infecções em qualquer parte do corpo, incluindo pulmões, boca ou garganta, unhas dos pés ou das mãos.
A marca Tolsura de itraconazol não se destina ao tratamento de infecções fúngicas das unhas das mãos ou dos pés. Evite erros de medicação usando apenas a marca e a dosagem prescritas pelo seu médico.
O itraconazol também pode ser usado para fins não listados neste guia de medicação.
Efeitos colaterais do itraconazol
Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica: urticária, erupção cutânea grave, formigueiro nos braços ou pernas; respiração difícil; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.
Pare de usar itraconazol e chame seu médico imediatamente se tiver sinais de insuficiência cardíaca congestiva: sensação de cansaço ou falta de ar, tosse com muco, batimentos cardíacos acelerados, inchaço, ganho rápido de peso ou problemas de sono.
Continue tomando itraconazol, mas ligue para seu médico imediatamente se tiver:
- confusão, sensação de tontura (como se você fosse desmaiar);
- visão turva, visão dupla, zumbido nos ouvidos, problemas de audição;
- batimentos cardíacos acelerados;
- dormência ou sensação de formigamento, perda de controle da bexiga;
- pouca ou nenhuma micção, dor ou ardor ao urinar;
- baixo nível de potássio – cãibras nas pernas, prisão de ventre, batimentos cardíacos irregulares, palpitações no peito, aumento da sede ou da micção, fraqueza muscular ou sensação de fraqueza;
- pancreatite – dor intensa na parte superior do estômago que se espalha para as costas, náuseas e vômitos; ou
- problemas de fígado – náuseas, dor na parte superior do estômago, cansaço, perda de apetite, urina escura, fezes cor de argila, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos).
Os efeitos colaterais comuns do itraconazol podem incluir:
- dor de cabeça, tontura, sonolência, cansaço;
- aumento da pressão arterial;
- erupção cutânea, coceira;
- náusea, vômito, dor de estômago, diarréia, prisão de ventre;
- inchaço;
- função hepática anormal ou exames de sangue;
- febre, dores musculares ou articulares;
- gosto incomum ou desagradável na boca;
- perda de cabelo;
- impotência, problemas de ereção; ou
- mudanças em seus períodos menstruais.
Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.
Avisos
Você não deve tomar itraconazol se já teve insuficiência cardíaca.
Se você tem doença hepática ou renal, você não deve tomar itraconazol com colchicina, fesoterodina ou solifenacina.
O itraconazol pode prejudicar o feto. Evite engravidar enquanto estiver a tomar itraconazol e durante 2 meses após a sua última dose.
Pare de usar itraconazol e chame seu médico imediatamente se tiver sinais de insuficiência cardíaca congestiva: sensação de cansaço ou falta de ar, tosse com muco, batimentos cardíacos acelerados, inchaço, ganho rápido de peso ou problemas de sono.
Podem ocorrer efeitos colaterais com risco de vida se você tomar itraconazol com alguns outros medicamentos. Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e aqueles que você começa ou para de usar.
Antes de tomar este medicamento
Não deve tomar este medicamento se for alérgico ao itraconazol ou medicamentos semelhantes, como fluconazol ou cetoconazol, ou se já teve insuficiência cardíaca congestiva.
Podem ocorrer efeitos colaterais com risco de vida se você tomar itraconazol com alguns outros medicamentos. O seu médico pode alterar o seu plano de tratamento se tiver utilizado outros medicamentos nas últimas 2 semanas, especialmente:
- avanafil;
- cisaprida;
- eleglustato;
- irinotecano;
- isavuconazônio;
- metadona;
- naloxegol;
- ranolazina;
- ticagrelor;
- lurasidona ou pimozida (medicamentos antipsicóticos);
- lomitapida, lovastatina, sinvastatina (medicamentos para baixar o colesterol);
- di-hidroergotamina, ergonovina, ergotamina ou metilergonovina (medicamentos para ergotamina);
- eplerenona, felodipina, ivabradina ou nisoldipina (medicamentos para o coração ou para a pressão arterial);
- disopiramida, dofetilida, dronedarona ou quinidina (medicamentos para perturbações do ritmo cardíaco); ou
- midazolam oral ou triazolam (sedativos semelhantes ao Valium).
Se você tem doença hepática ou renal, você não deve tomar itraconazol com colchicina, fesoterodina, solifenacina ou telitromicina.
O itraconazol pode prejudicar o feto. Use métodos anticoncepcionais eficazes para prevenir a gravidez enquanto estiver usando este medicamento e por pelo menos 2 meses após a última dose. Informe o seu médico se você engravidar.
Informe o seu médico se você já teve:
- Problemas cardíacos;
- fibrose cística ou outros problemas pulmonares;
- doença hepática ou renal; ou
- um sistema imunológico fraco.
Pode não ser seguro amamentar durante o uso deste medicamento. Pergunte ao seu médico sobre qualquer risco.
Como devo tomar itraconazol?
Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções. Use o medicamento exatamente como indicado.
Não compartilhe itraconazol com outra pessoa, mesmo que ela apresente os mesmos sintomas que você.
O itraconazol cápsula Deve ser ingerido com comida.
Engula o cápsula inteiro e não o esmague, mastigue, quebre ou abra.
Tome itraconazol solução oral (líquida) com o estômago vazio, pelo menos 1 hora antes ou 2 horas depois da refeição. Bocheche o líquido na boca por alguns segundos antes de engoli-lo.
Meça o medicamento líquido com cuidado. Use a seringa doseadora fornecida ou um dispositivo de medição de dose de medicamento (não uma colher de cozinha).
O Sporanox PulsePak possui um esquema posológico especial que inclui não tomar o medicamento por vários dias seguidos. Siga todas as instruções de dosagem cuidadosamente.
As cápsulas de itraconazol não devem ser usadas no lugar da solução oral de itraconazol (líquido) se for isso que o seu médico prescreveu. Evite erros de medicação usando apenas a forma e a dosagem prescritas pelo seu médico.
Se você também toma um redutor de ácido estomacal (Tagamet, Pepcid, Axid, Zantac e outros), tome itraconazol com uma bebida ácida, como cola não dietética.
Utilize este medicamento durante todo o período de tempo prescrito, mesmo que os seus sintomas melhorem rapidamente. Pular doses pode aumentar o risco de infecção resistente à medicação. O itraconazol não trata uma infecção viral, como gripe ou resfriado comum.
Você pode precisar de exames médicos frequentes.
Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade, calor e luz.
O que acontece se eu esquecer de uma dose?
Tome o medicamento assim que puder, mas pule a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose. Não tome duas doses de uma só vez.
O que devo evitar ao tomar itraconazol?
Evite dirigir ou realizar atividades perigosas até saber como o itraconazol irá afetá-lo. Suas reações podem ser prejudicadas.
Evite tomar antiácidos 1 hora antes ou 2 horas depois de tomar itraconazol. Alguns antiácidos podem dificultar a absorção do itraconazol pelo corpo.
Que outros medicamentos afetarão o itraconazol?
Às vezes não é seguro usar certos medicamentos ao mesmo tempo. Alguns medicamentos podem afetar os níveis sanguíneos de outros medicamentos que você toma, o que pode aumentar os efeitos colaterais ou tornar os medicamentos menos eficazes.
Muitos medicamentos podem afetar o itraconazol e alguns medicamentos não devem ser usados ao mesmo tempo. Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e qualquer medicamento que você comece ou pare de usar. Isso inclui medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as interações possíveis estão listadas aqui.
Perguntas frequentes populares
O fungo nas unhas pode ser difícil de tratar, especialmente quando é grave. Apare e desbride as unhas antes do tratamento para obter melhores resultados. Mantenha a higiene dos pés lavando, secando e usando calçado adequado. Mantenha as unhas curtas e trate o pé de atleta, se presente.
Os remédios caseiros podem melhorar as unhas afetadas, mas podem não eliminar totalmente o problema, especialmente em casos graves. É aconselhável consultar um médico, pois podem ser necessários medicamentos orais para infecções graves.
Para casos menores, remédios caseiros como vinagre de maçã, óleo de tea tree (Malaleuca alternifolia), óleo de orégano, Listerine, bicarbonato de sódio e sais de Epsom, alho ou óleo de coco podem ajudar. continue lendo
Os tratamentos mais eficazes para uma infecção fúngica da unha (onicomicose) incluem medicamentos antifúngicos orais prescritos que você toma por via oral ou medicamentos tópicos prescritos que você aplica na unha e na pele ao redor. Em alguns casos, o seu médico pode decidir combinar tratamentos orais ou tópicos. continue lendo
Outras informações
Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use este medicamento apenas para a indicação prescrita.
Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.
Isenção de responsabilidade médica