22.3 C
Nova Iorque
16 de setembro de 2024
I

Usos, efeitos colaterais e advertências da isoniazida

Usos, efeitos colaterais e advertências da isoniazida

Nome genérico: isoniazida
Marca: Nidrazida
Formas de dosagem: xarope oral (50 mg/5 mL), comprimido oral (100 mg; 300 mg)
Classe de drogas: Derivados de hidrazida

O que é isoniazida?

A isoniazida é um antibiótico que combate bactérias.

A isoniazida é usada para tratar e prevenir a tuberculose (TB). Pode ser necessário tomar outros medicamentos para TB em combinação com isoniazida.

No tratamento da TB activa, a isoniazida deve ser utilizada com outros medicamentos para a TB. A tuberculose pode tornar-se resistente ao tratamento se a isoniazida for usada isoladamente. Tome todos os seus medicamentos conforme prescrito pelo seu médico.

A isoniazida também pode ser usada para fins não listados neste guia de medicação.

Efeitos colaterais da isoniazida

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica (urticária, dificuldade em respirar, inchaço no rosto ou garganta) ou uma reação cutânea grave (febre, dor de garganta, ardor nos olhos, dor na pele, erupção cutânea vermelha ou roxa que se espalha e causa bolhas e descamação).

Procure tratamento médico se tiver uma reação grave a medicamentos que possa afetar muitas partes do seu corpo. Os sintomas podem incluir: erupção cutânea, febre, glândulas inchadas, sintomas semelhantes aos da gripe, dores musculares, fraqueza grave, hematomas incomuns ou amarelecimento da pele ou dos olhos. Esta reação pode ocorrer várias semanas após o início do uso da isoniazida.

A isoniazida pode causar efeitos colaterais graves. Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:

  • fraqueza súbita ou mal-estar ou febre durante 3 dias ou mais;
  • dor na parte superior do estômago (pode espalhar-se para as costas), náuseas, perda de apetite;
  • urina escura, fezes cor de argila, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos);
  • alterações na visão, dor atrás dos olhos;
  • confusão, problemas de memória, pensamentos ou comportamentos incomuns;
  • uma convulsão (convulsões); ou
  • pele pálida, hematomas ou sangramentos fáceis (hemorragias nasais, sangramento nas gengivas).

Os efeitos colaterais comuns da isoniazida podem incluir:

  • dormência, formigamento ou queimação nas mãos ou pés;
  • náusea, vômito, dor de estômago; ou
  • testes de função hepática anormais.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.

Avisos

Você não deve usar isoniazida se tiver doença hepática ativa ou se já tomou isoniazida no passado e ela causou problemas de fígado, febre, calafrios, dores nas articulações ou reação alérgica grave.

Podem ocorrer problemas hepáticos graves e por vezes fatais durante o tratamento com isoniazida ou após parar de tomar este medicamento, especialmente se tiver entre 35 e 65 anos de idade. A sua função hepática pode necessitar de ser verificada todos os meses enquanto estiver a tomar este medicamento.

Ligue para seu médico imediatamente se você tiver: náusea, dor na parte superior do estômago, perda de apetite e sensação de fraqueza ou cansaço.

Evite beber álcool. Pode aumentar o risco de danos no fígado enquanto estiver a tomar isoniazida.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar isoniazida se for alérgico a ela ou se tiver:

  • doença hepática ativa;
  • história de reação alérgica grave à isoniazida;
  • histórico de hepatite ou outros problemas hepáticos causados ​​pelo uso de isoniazida; ou
  • história de efeitos colaterais graves da isoniazida, como febre, calafrios ou dor e inchaço nas articulações.

Para ter certeza de que a isoniazida é segura para você, informe o seu médico se você tiver:

  • história de doença hepática;
  • doença renal;
  • problemas nervosos que causam dor, fraqueza ou dormência;
  • diabetes;
  • VIH ou SIDA;
  • se você bebe álcool diariamente;
  • se você está desnutrido;
  • se você usa alguma droga injetável; ou
  • se alguma vez teve que parar de tomar isoniazida por qualquer motivo.

Se você tem 35 anos ou mais, seu médico irá verificar suas enzimas hepáticas antes de iniciar o tratamento, para ter certeza de que você pode usar isoniazida com segurança.

Podem ocorrer problemas hepáticos graves e por vezes fatais durante o tratamento com isoniazida ou após parar de tomar este medicamento, mesmo meses após a interrupção. O risco de problemas hepáticos é maior em adultos com idades entre 35 e 65 anos.

Problemas hepáticos graves podem ter maior probabilidade de ocorrer em mulheres, especialmente após o parto, ou em mulheres de ascendência hispânica ou afro-americana. Pergunte ao seu médico sobre seu risco específico.

Não se sabe se este medicamento irá prejudicar o feto. Informe o seu médico se estiver grávida ou planeia engravidar.

Fale com o seu médico se for amamentar um bebé durante o tratamento com isoniazida. Este medicamento pode passar para o leite materno, mas não trata nem previne a tuberculose no lactente.

Como devo tomar isoniazida?

Siga todas as instruções no rótulo da prescrição. Não tome isoniazida em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado.

Tome isoniazida com o estômago vazio, pelo menos 1 hora antes ou 2 horas depois das refeições.

Use este medicamento durante todo o tempo prescrito. Seus sintomas podem melhorar antes que a infecção seja completamente eliminada. Pular doses também pode aumentar o risco de novas infecções resistentes aos antibióticos. A isoniazida não trata uma infecção viral, como gripe ou resfriado comum.

Pode ser necessário verificar a função hepática todos os meses enquanto estiver a tomar este medicamento.

O seu médico pode solicitar que você tome vitamina B6 extra enquanto estiver tomando isoniazida. Tome apenas a quantidade de vitamina B6 prescrita pelo seu médico.

Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade, calor e luz. Mantenha a garrafa bem fechada quando não estiver em uso.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Tome a dose esquecida assim que se lembrar. Ignore a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose programada. Não tome medicamento extra para compensar a dose esquecida.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir vómitos, tonturas graves ou sonolência, fala arrastada, visão turva, alucinações, dificuldade em respirar, aumento da sede, aumento da micção, hálito frutado ou perda de consciência.

O que devo evitar ao tomar isoniazida?

Evite beber álcool. Pode aumentar o risco de danos no fígado enquanto estiver a tomar isoniazida.

Pode ser necessário evitar certos alimentos enquanto estiver tomando isoniazida. Isso inclui vinho tinto, queijo envelhecido, carnes secas e atum ou outros tipos de peixe.

Que outros medicamentos afetarão a isoniazida?

Muitos medicamentos podem interagir com a isoniazida. Isso inclui medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as interações possíveis estão listadas neste guia de medicação. Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que você usa e aqueles que você inicia ou deixa de usar durante o tratamento com isoniazida. Forneça uma lista de todos os seus medicamentos a qualquer profissional de saúde que o trate.

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use este medicamento apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Isenção de responsabilidade médica

Artigos relacionados

Usos, efeitos colaterais e advertências do itraconazol

Redação Memória Viva

Usos, efeitos colaterais e advertências do dinitrato de isossorbida

Redação Memória Viva

Usos, efeitos colaterais e advertências do irbesartan

Redação Memória Viva

Deixe um comentário