18.2 C
Nova Iorque
17 de junho de 2024
MedicamentosP

Prometazina – Usos, dosagem e efeitos colaterais

Usos, dosagem e efeitos colaterais da prometazina – Drugs.com

Nome genérico: prometazina (oral)
Marca: Fenergan
Classes de medicamentos: Anti-histamínicos, antieméticos fenotiazínicos

O que é prometazina?

A prometazina está em um grupo de medicamentos chamados fenotiazinas (FEEN-oh-THYE-a-zeens). Funciona alterando as ações dos produtos químicos em seu cérebro. A prometazina também atua como anti-histamínico. Ele bloqueia os efeitos da histamina química que ocorre naturalmente em seu corpo.

A prometazina é usada para tratar sintomas de alergia, como coceira, coriza, espirros, olhos lacrimejantes ou com coceira, urticária e erupções cutâneas com coceira. Também previne enjoos e trata náuseas e vômitos ou dores após a cirurgia. Também é usado como sedativo ou sonífero.

A prometazina não deve ser usada no tratamento de sintomas de asma, pneumonia ou outras infecções do trato respiratório inferior.

Avisos

Pare de usar prometazina e chame seu médico imediatamente se tiver espasmos ou movimentos incontroláveis ​​nos olhos, lábios, língua, rosto, braços ou pernas. Estes podem ser sinais precoces de efeitos secundários perigosos. A prometazina não deve ser administrada a crianças com menos de 2 anos de idade. A prometazina pode causar problemas respiratórios graves ou morte em crianças muito pequenas. Siga cuidadosamente as instruções do seu médico ao administrar este medicamento a uma criança de qualquer idade.

A prometazina pode causar efeitos colaterais que podem prejudicar seu pensamento ou reações. Tenha cuidado se você dirigir ou fizer qualquer coisa que exija que você esteja acordado e alerta. Evite beber álcool, o que pode aumentar alguns dos efeitos colaterais da prometazina. Existem muitos outros medicamentos que podem interagir com a prometazina. Informe o seu médico sobre todos os medicamentos prescritos e vendidos sem receita que você usa. Isso inclui vitaminas, minerais, produtos fitoterápicos e medicamentos prescritos por outros médicos. Não comece a usar um novo medicamento sem avisar o seu médico. Mantenha uma lista de todos os medicamentos que você usa e mostre-a a qualquer médico ou outro profissional de saúde que o trate.

Antes de tomar este medicamento

A prometazina não deve ser administrada a crianças com menos de 2 anos de idade. A prometazina pode causar problemas respiratórios graves ou morte em crianças muito pequenas. Siga cuidadosamente as instruções do seu médico ao administrar este medicamento a uma criança de qualquer idade.

Você não deve tomar este medicamento se for alérgico à prometazina ou a medicamentos semelhantes, como clorpromazina, flufenazina, mesoridazina, perfenazina, proclorperazina, tioridazina ou trifluperazina.

Para ter certeza de que a prometazina é segura para você, informe o seu médico se você tiver:

  • asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), apneia do sono ou outro distúrbio respiratório;
  • uma alergia ao sulfito;
  • histórico de convulsões;
  • sistema imunológico fraco (depressão da medula óssea);
  • glaucoma;
  • próstata aumentada ou problemas ao urinar;
  • úlcera ou obstrução estomacal;
  • doença cardíaca ou hipertensão;
  • doença hepática;
  • tumor da glândula adrenal (feocromocitoma);
  • níveis baixos de cálcio no sangue (hipocalcemia); ou
  • se você já teve um efeito colateral grave ao usar prometazina ou qualquer outra fenotiazina.

Não se sabe se a prometazina irá prejudicar o feto. Informe o seu médico se estiver grávida ou planeia engravidar enquanto estiver a utilizar este medicamento.

Não se sabe se a prometazina passa para o leite materno ou se pode prejudicar o bebê em amamentação. Você não deve amamentar enquanto estiver usando este medicamento.

Como devo tomar prometazina?

Tome prometazina exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções no rótulo da prescrição. O seu médico pode ocasionalmente alterar a sua dose para garantir os melhores resultados. Não tome este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado.

A prometazina costuma ser tomada na hora de dormir ou antes das refeições. Para enjôo, a prometazina geralmente é iniciada 1 hora antes da viagem. Quando usada para cirurgia, a prometazina geralmente é tomada na noite anterior à cirurgia.

A frequência com que você toma este medicamento e o momento da sua dose dependerão da condição a ser tratada.

Meça o medicamento líquido com a seringa doseadora fornecida ou com uma colher doseadora especial ou copo de medicamento. Se você não tiver um medidor de dose, peça um ao seu farmacêutico.

Se uma criança estiver usando este medicamento, informe o seu médico se a criança apresentar alguma alteração no peso. As doses de prometazina são baseadas no peso das crianças e quaisquer alterações podem afetar a dose do seu filho.

Ligue para o seu médico se os seus sintomas não melhorarem ou se piorarem durante o uso de prometazina.

Este medicamento pode causar resultados incomuns em certos exames médicos. Informe a qualquer médico que o trate que você está usando prometazina.

Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade, calor e luz.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Tome a dose esquecida assim que se lembrar. Ignore a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose programada. Não tome medicamento extra para compensar a dose esquecida.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir reflexos hiperativos, perda de coordenação, sonolência ou fraqueza grave, desmaios, pupilas dilatadas, respiração fraca ou superficial ou convulsões (convulsões).

O que evitar

Este medicamento pode prejudicar o seu pensamento ou reações. Tenha cuidado se você dirigir ou fizer qualquer coisa que exija estar alerta. Evite levantar-se muito rápido da posição sentada ou deitada, ou você pode sentir tonturas. Levante-se devagar e mantenha-se firme para evitar uma queda.

Beber álcool pode aumentar certos efeitos colaterais da prometazina.

Evite a exposição à luz solar ou camas de bronzeamento. A prometazina pode causar queimaduras solares com mais facilidade. Use roupas protetoras e protetor solar (FPS 30 ou superior) quando estiver ao ar livre.

Efeitos colaterais da prometazina

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver algum sinais de uma reação alérgica: urticária; respiração difícil; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Pare de usar prometazina e ligue para seu médico imediatamente se tiver:

  • sonolência intensa, respiração fraca ou superficial;
  • uma sensação de tontura, como se você fosse desmaiar;
  • confusão, agitação, alucinações, pesadelos;
  • convulsão (convulsões);
  • batimentos cardíacos rápidos ou lentos;
  • icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos);
  • movimentos musculares descontrolados no rosto (mastigar, estalar os lábios, franzir a testa, mover a língua, piscar ou mover os olhos);
  • hematomas ou sangramentos fáceis (hemorragias nasais, sangramento nas gengivas);
  • fraqueza repentina ou mal-estar, febre, calafrios, dor de garganta, feridas na boca, gengivas vermelhas ou inchadas, dificuldade para engolir; ou
  • reação grave do sistema nervoso – músculos muito rígidos (rígidos), febre alta, sudorese, confusão, batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, tremores, sensação de que vai desmaiar.

Efeitos colaterais como confusão e sonolência intensa podem ser mais prováveis ​​em adultos mais velhos.

Os efeitos colaterais comuns da prometazina podem incluir:

  • sonolência, tontura;
  • zumbido em seus ouvidos;
  • visão dupla;
  • sentindo nervoso;
  • boca seca; ou
  • sensação de cansaço, problemas de sono (insónia).

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais.

Que outros medicamentos afetarão a prometazina?

Remédios para resfriado ou alergia, sedativos, analgésicos narcóticos, pílulas para dormir, relaxantes musculares e remédios para convulsões, depressão ou ansiedade podem interagir com a prometazina e causar problemas médicos ou aumentar os efeitos colaterais. Informe o seu médico se você usa regularmente algum destes medicamentos.

Informe também o seu médico se estiver usando algum dos seguintes medicamentos:

  • lítio (Eskalith, Lithobid);
  • atropina (Atreza, Sal-Tropine), beladona (Donnatal e outros), benztropina (Cogentin), dimenidrinato (Dramamine), metescopolamina (Pamine) ou escopolamina (Transderm-Scop);
  • medicamentos para pressão arterial, como guanadrel (Hylorel), guanetidina (Ismelin), propranolol (Inderal) e outros;
  • um anticoagulante como a varfarina (Coumadin);
  • broncodilatadores como ipratrópio (Atrovent) ou tiotrópio (Spiriva);
  • medicamentos para bexiga ou urinários, como oxibutinina (Ditropan, Oxytrol), solifenacina (Vesicare) e outros;
  • um inibidor da MAO tal como isocarboxazida (Marplan), tranilcipromina (Parnate), fenelzina (Nardil) ou selegilina (Eldepryl, Emsam); ou
  • medicamentos para tratar a doença de Parkinson, síndrome das pernas inquietas ou tumor da glândula pituitária (prolactinoma); ou
  • medicamento para tratar úlcera estomacal ou síndrome do intestino irritável, como diciclomina (Bentyl), glicopirrolato (Robinul), hiosciamina (Anaspaz, Cystospaz, Levsin e outros), mepenzolato (Cantil) ou propantelina (Pro-Banthine).

Esta lista não está completa e existem muitos outros medicamentos que podem interagir com a prometazina. Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos prescritos e vendidos sem receita, vitaminas, minerais, produtos fitoterápicos e medicamentos prescritos por outros médicos. Não inicie um novo medicamento sem informar o seu médico. Mantenha uma lista de todos os medicamentos que você usa e mostre-a a qualquer médico ou outro profissional de saúde que o trate.

Perguntas frequentes

  • Par prometazina com codeína vs prometazina Hi-Tech com codeína?
  • Quanto tempo a prometazina permanece no seu sistema?

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use prometazina apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Artigos relacionados

Rybelsus: usos, dosagem, efeitos colaterais, avisos

Redação Memória Viva

Triantereno: usos, dosagem, efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Strattera: usos, dosagem, efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Deixe um comentário