Pronúncia: pax-LO-vid
Nome genérico: nirmatrelvir e ritonavir
Forma farmacêutica: comprimidos, co-embalados para uso oral
Classe de drogas: Combinações antivirais
Revisado clinicamente por Melisa Puckey, BPharm. Última atualização em 18 de dezembro de 2023.
O que é Paxlovid?
Paxlovid (nirmatrelvir com ritonavir) é um medicamento antiviral usado para tratar COVID-19 para ajudar a reduzir a progressão para COVID-19 grave, que pode resultar em hospitalização ou morte. Paxlovid atua impedindo a multiplicação (replicação) do vírus (SARS-CoV-2). Paxlovid deve ser tomado o mais rápido possível após o diagnóstico de COVID-19. É utilizado para diminuir o número e a gravidade dos sintomas ou evitar doenças graves.
Paxlovid não está aprovado para uso como profilaxia pré ou pós-exposição para a prevenção de COVID-19 ou prevenção de Long COVID.
Paxlovid pode ser prescrito para um paciente individual por médicos, enfermeiros registrados em práticas avançadas e assistentes médicos licenciados ou autorizados pela lei estadual para prescrever medicamentos. Também pode ser prescrito para um paciente individual por um farmacêutico licenciado pelo estado, sob condições específicas.
O Paxlovid foi aprovado pela FDA?
Sim, Paxlovid é um medicamento aprovado pela FDA. Paxlovid recebeu aprovação da FDA em 25 de maio de 2023, para o tratamento da doença por coronavírus leve a moderada 2019 (COVID-19) em adultos com alto risco de progressão para COVID-19 grave, incluindo hospitalização ou morte.
Paxlovid também está disponível sob uma Autorização de Uso de Emergência (EUA) para tratar pacientes de 12 a 18 anos com COVID-19 leve a moderado que apresentam alto risco de progressão para COVID-19 grave, incluindo hospitalização ou morte.
Efeitos colaterais do Paxlovid
Os efeitos colaterais comuns do Paxlovid incluem diarréia, alteração do paladar, dor de cabeça, vômito, dor de estômago, náusea ou pressão alta.
Paxlovid pode causar efeitos colaterais graves.
Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica (urticária, dificuldade em respirar, inchaço no rosto ou garganta) ou uma reação cutânea grave (febre, dor de garganta, ardor nos olhos, dor na pele, erupção cutânea vermelha ou roxa com bolhas e descamação).
Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:
- Os sintomas de problemas de fígado incluem perda de apetite, dor de estômago (lado superior direito), cansaço, comichão, urina escura, fezes cor de barro, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos).
O ritonavir afeta o sistema imunológico, o que pode causar certos efeitos colaterais (mesmo semanas ou meses depois de tomar nirmatrelvir e ritonavir). Informe o seu médico se você tiver:
- sinais de uma nova infecção – febre, suores noturnos, glândulas inchadas, herpes labial, tosse, respiração ofegante, diarréia, perda de peso;
- dificuldade para falar ou engolir, problemas de equilíbrio ou movimento dos olhos, fraqueza ou sensação de formigamento; ou
- inchaço no pescoço ou garganta (tireóide aumentada), alterações menstruais, impotência.
Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.
Como funciona o Paxlovid?
Paxlovid contém dois medicamentos: nirmatrelvir e ritonavir.
Paxlovid contém nirmatrelvir, um medicamento antiviral que atua impedindo a multiplicação do vírus. Nirmatrelvir é um inibidor principal da protease (Mpro) do SARS-CoV-2 (também conhecido como inibidor da protease 3CL do SARS-CoV-2) que atua inibindo a replicação viral nos estágios iniciais da doença para prevenir a progressão para COVID-19 grave.
Ritonavir é tomado com nirmatrelvir para ajudar a retardar o metabolismo do nirmatrelvir, para que ele permaneça no corpo por longos períodos de tempo em concentrações mais altas para ajudar a combater o vírus.
Antes de tomar este medicamento
Você não deve usar Paxlovid se for alérgico aos ingredientes ativos nirmatrelvir e ritonavir, ou a qualquer um dos ingredientes inativos. Clique aqui para obter uma lista completa dos ingredientes do Paxlovid.
Alguns medicamentos têm interações medicamentosas com Paxlovid e devem não ser usado com Paxlovid, como os listados abaixo.
- alfuzosina, colchicina;
- sildenafil (Revatio) quando usado para tratar hipertensão arterial pulmonar (HAP);
- analgésicos – petidina, piroxicam, propoxifeno;
- remédios para o coração – amiodarona, dronedarona, flecainida, propafenona, quinidina, ranolazina;
- medicamento antipsicótico – lurasidona, pimozida, clozapina;
- medicamento para ergotamina – diidroergotamina, ergotamina, metilergonovina;
- medicamento para baixar o colesterol – lovastatina, sinvastatina; ou
- um sedativo – riazolam, midazolam oral.
Paxlovid não deve ser iniciado imediatamente após a descontinuação de qualquer um dos seguintes medicamentos:
- rifampicina;
- Erva de São João;
- um medicamento contra o cancro – apalutamida; ou
- medicamento para convulsões – carbamazepina, fenobarbital, fenitoína.
Além disso, consulte a seção Interações abaixo.
Informe o seu médico se:
- você tem problemas de fígado ou doença hepática, como hepatite;
- você tem problemas renais;
- você tem uma infecção pelo HIV-1;
- você está grávida ou amamentando; ou
- você tem alguma doença grave ou crônica.
Gravidez
Informe imediatamente o seu médico se estiver grávida ou se engravidar. Não se sabe se Paxlovid pode prejudicar o feto. O ritonavir pode tornar as pílulas anticoncepcionais ou os adesivos cutâneos anticoncepcionais menos eficazes. Pergunte ao seu médico sobre outras opções de controle de natalidade, como injeção, implante, anel vaginal, preservativo, diafragma, capuz cervical ou esponja anticoncepcional.
Amamentação
Informe ao seu médico que você está amamentando ou planeja amamentar. Não se sabe se Paxlovid pode passar para o leite materno. Converse com seu médico sobre a melhor forma de alimentar seu bebê durante o tratamento com este medicamento.
Como devo tomar Paxlovid?
Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções. Use o medicamento exatamente como indicado.
Tome nirmatrelvir junto com ritonavir (dois comprimidos de nirmatrelvir e um comprimido de ritonavir) duas vezes ao dia durante 5 dias consecutivos.
Se você tem doença renal, converse com seu médico. Você pode precisar de uma dose diferente.
Tome Paxlovid o mais rápido possível após o diagnóstico de COVID-19 e dentro de 5 dias após o aparecimento dos primeiros sintomas.
Você pode tomar Paxlovid com ou sem alimentos.
Engula os comprimidos inteiros e não os esmague, mastigue ou quebre.
Você pode precisar de exames de sangue frequentes para verificar a função hepática.
Se estiver tomando um medicamento contendo ritonavir ou cobicistate para tratar a hepatite C ou o vírus da imunodeficiência humana (HIV), você deve continuar a tomar o medicamento conforme prescrito pelo seu médico.
Fale com o seu médico se não se sentir melhor ou se se sentir pior após 5 dias.
Se tiver doença renal, o seu médico poderá prescrever-lhe uma dose mais baixa. Falar com
seu médico para garantir que você receba o pacote de dose correto.
Informações sobre dosagem
Dose usual de Paxlovid para adultos para COVID-19 (aprovado pela FDA)
Nirmatrelvir: 300 mg por via oral duas vezes ao dia
Ritonavir: 100 mg por via oral duas vezes ao dia
Duração da terapia: 5 dias
Comentários:
- Se você tiver doença renal, seu médico poderá prescrever uma dose mais baixa. Converse com seu médico para garantir que você receba o pacote de dose correto.
- Nirmatrelvir deve ser coadministrado com ritonavir; a dosagem consiste em 3 comprimidos (2 comprimidos de nirmatrelvir 150 mg e 1 comprimido de ritonavir 100 mg), e todos os 3 comprimidos devem ser administrados juntos. As prescrições devem especificar a dose numérica de cada componente ativo deste produto.
- Este produto deve ser iniciado o mais rápido possível após o diagnóstico de COVID-19 e dentro de 5 dias após o início dos sintomas.
- Se a hospitalização for necessária devido a COVID-19 grave/crítica após o início do tratamento com este produto, o paciente deverá completar o tratamento completo de 5 dias, a critério do médico.
Usar: Para o tratamento de COVID-19 leve a moderada em adultos com alto risco de progressão para COVID-19 grave, incluindo hospitalização ou morte
Dose habitual de Paxlovid para jovens de 12 a 18 anos para COVID-19 (EUA)
Apenas para uso experimental
Usar: Pacientes de 12 a 18 anos com peso mínimo de 40 kg:
Nirmatrlvir: 300 mg por via oral duas vezes ao dia
Ritonavir: 100 mg por via oral duas vezes ao dia
Duração da terapia: 5 dias
Comentários:
- Se você tiver doença renal, seu médico poderá prescrever uma dose mais baixa. Converse com seu médico para garantir que você receba o pacote de dose correto.
- A FDA dos EUA emitiu uma EUA para permitir o uso emergencial do produto não aprovado, nirmatrelvir co-embalado com ritonavir, para o tratamento de COVID-19 leve a moderado em pessoas com alto risco de progressão para COVID-19 grave, incluindo hospitalização ou morte ; este produto não foi aprovado pelo FDA dos EUA para este uso.
- Nirmatrelvir deve ser coadministrado com ritonavir; a dosagem consiste em 3 comprimidos (2 comprimidos de nirmatrelvir 150 mg e 1 comprimido de ritonavir 100 mg), e todos os 3 comprimidos devem ser administrados juntos. As prescrições devem especificar a dose numérica de cada componente ativo deste produto.
- Este produto deve ser iniciado o mais rápido possível após o diagnóstico de COVID-19 e dentro de 5 dias após o início dos sintomas.
- Se a hospitalização for necessária devido a COVID-19 grave/crítica após o início do tratamento com este produto, o paciente deverá completar o tratamento completo de 5 dias, a critério do médico.
O que acontece se eu esquecer de uma dose?
Se você esquecer de uma dose de Paxlovid dentro de 8 horas após o horário normalmente tomado, tome-a assim que se lembrar. Se você esquecer de uma dose por mais de 8 horas, pule a dose esquecida e tome a próxima dose no horário normal. Não tome 2 doses de Paxlovid ao mesmo tempo.
Que outros medicamentos afetarão o Paxlovid?
Às vezes não é seguro usar certos medicamentos ao mesmo tempo. Alguns medicamentos podem afetar os níveis sanguíneos de outros medicamentos que você usa, o que pode aumentar os efeitos colaterais ou tornar os medicamentos menos eficazes.
Muitos medicamentos podem afetar Paxlovid e alguns medicamentos não devem ser usados ao mesmo tempo. Paxlovid pode interagir com outros medicamentos, causando efeitos colaterais graves ou potencialmente fatais ou morte. Informe o seu médico sobre todos os outros medicamentos que você usa. Isso inclui medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as interações possíveis estão listadas aqui.
Interações medicamentosas com Paxlovid
Não tome Paxlovid se estiver tomando algum dos seguintes medicamentos: alfuzosina, amiodarona, apalutamida, carbamazepina, colchicina, diidroergotamina, dronedarona, eletriptano, eplerenona, ergotamina, finerenona, flecainida, flibanserina, ivabradina, lomitapida, lovastatina, lumacaftor/ivacaftor, lurasidona, metilergonovina, midazolam (oral), naloxegol, fenobarbital, fenitoína, pimozida, primidona, propafenona, quinidina, ranolazina, rifampicina, rifapentina, erva de São João (hypericum perforatum), sildenafil (Revatio®, Liqrev®) para hipertensão arterial pulmonar , silodosina, sinvastatina, tolvaptano, triazolam, ubrogepant, voclosporina.
Estes não são os únicos medicamentos que podem causar efeitos secundários graves ou potencialmente fatais se tomados com Paxlovid. É muito importante informar o seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, pois podem ser necessários exames laboratoriais adicionais ou alterações na dose de seus outros medicamentos durante o tratamento com este Paxlovid. Seu médico também pode informá-lo sobre sintomas específicos a serem observados, que podem indicar que você precisa interromper ou diminuir a dose de alguns de seus outros medicamentos. gelos.
Para verificar as interações com Paxlovid clique no link abaixo.
Ingredientes
Nirmatrelvir 150 mg comprimidos
Ingrediente ativo: nirmatrelvir
Ingredientes inativos: dióxido de silício coloidal, croscarmelose sódica, lactose monohidratada, celulose microcristalina e estearil fumarato de sódio. A seguir estão os ingredientes do revestimento do filme: hidroxipropilmetilcelulose, óxido de ferro vermelho, polietilenoglicol e dióxido de titânio.
Ritonavir 100 mg comprimidos
Ingrediente ativo: ritonavir
Ingredientes inativos: fosfato de cálcio dibásico anidro, dióxido de silício coloidal, copovidona, estearil fumarato de sódio e monolaurato de sorbitano. A seguir estão os ingredientes do revestimento do filme: dióxido de silício coloidal, hidroxipropilcelulose, hipromelose, polietilenoglicol 400, polietilenoglicol 3350, polissorbato 80, talco e dióxido de titânio.
Armazenar
Armazene em temperatura ambiente de 20°C a 25°C (68°F a 77°F).
Empresa
Distribuído pela Pfizer Labs, Divisão da Pfizer Inc. Nova York, NY 10001.
Perguntas frequentes populares
A maioria das pessoas tolera bem o Paxlovid e não precisa interromper o tratamento. Os três efeitos colaterais mais comuns, mas temporários, do Paxlovid são sabor amargo ou metálico, diarréia e aumento da pressão arterial. Efeitos colaterais ou advertências importantes, mas menos comuns, podem incluir alergias graves, problemas hepáticos e aumento de resistência às infecções por HIV. continue lendo
Paxlovid, um medicamento antiviral oral, começará a atuar contra o COVID assim que você o tomar, mas você pode não se sentir melhor imediatamente. Contate seu médico imediatamente para determinar se você deve iniciar o tratamento, mesmo que seus sintomas sejam leves no momento. É importante que você comece a tomar Paxlovid o mais rápido possível, dentro de 5 dias após o teste positivo e o início dos sintomas de COVID. Contacte o seu médico se não se sentir melhor ou se se sentir pior após 5 dias. continue lendo
Não, uma segunda rodada de tratamento com Paxlovid não é necessária após o tratamento inicial de 5 dias se ocorrer rebote de COVID. Relatos de casos sugerem que a maioria das pessoas que desenvolvem recuperação de COVID após completar 5 dias de tratamento não apresentam sintomas ou apresentam doença leve. Até o momento, não há associação entre o tratamento com Paxlovid e o rebote do COVID. continue lendo
Sim, o tratamento com o ingrediente ativo do Paxlovid, nirmatrelvir, mostrou um risco reduzido de COVID longo, de acordo com um estudo publicado no Journal of the American Medical Association. continue lendo
Paxlovid é eficaz na redução do risco de hospitalização ou morte em 86% para pacientes adultos com alto risco de COVID-19 progredir para doença grave quando Paxlovid é iniciado nos primeiros 3 dias após os sintomas de COVID-19. continue lendo
Ver mais perguntas frequentes
Outras informações
Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.
Isenção de responsabilidade médica