26.9 C
Nova Iorque
28 de maio de 2024
LMedicamentos

Lunesta: usos, dosagem, efeitos colaterais

Lunesta: usos, dosagem, efeitos colaterais – Drugs.com

Nome genérico: eszopiclona[[e-ZOP-i-klone ]
Classe de drogas: Ansiolíticos, sedativos e hipnóticos diversos

O que é Lunesta:

Lunesta é um sedativo, também chamado de hipnótico. Afeta substâncias químicas no cérebro que podem estar desequilibradas em pessoas com problemas de sono (insônia).

Lunesta é usado para tratar a insônia.

Lunesta causa relaxamento para ajudá-lo a adormecer e continuar dormindo.

Avisos

Lunesta pode causar uma reação alérgica grave. Pare de tomar este medicamento e procure ajuda médica de emergência se tiver algum destes sinais de reação alérgica: urticária; dificuldade ao respirar; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta. Lunesta vai fazer você adormecer. Nunca tome este medicamento durante as horas normais de vigília, a menos que tenha pelo menos 8 horas para se dedicar ao sono.

Algumas pessoas que usam este medicamento realizaram atividades como dirigir, comer ou fazer ligações e, posteriormente, não se lembraram da atividade. Se isto acontecer com você, pare de tomar Lunesta e converse com seu médico sobre outro tratamento para seu distúrbio do sono.

Lunesta pode causar efeitos colaterais que podem prejudicar seu pensamento ou reações. Você ainda pode sentir sono na manhã seguinte a tomar o medicamento. Até saber como este medicamento irá afetá-lo durante as horas de vigília, tome cuidado ao dirigir, operar máquinas, pilotar um avião ou fazer qualquer coisa que exija que você esteja acordado e alerta. Não beba álcool enquanto estiver tomando este medicamento. Pode aumentar alguns dos efeitos colaterais, incluindo sonolência. A eszopiclona pode causar dependência e deve ser usada apenas pela pessoa para quem foi prescrita. Lunesta nunca deve ser compartilhada com outra pessoa, especialmente alguém que tenha histórico de abuso ou dependência de drogas. Mantenha o medicamento em um local seguro, onde outras pessoas não possam alcançá-lo.

Você pode ter sintomas de abstinência se parar de tomar este medicamento após tomá-lo por vários dias consecutivos. Não pare de tomar este medicamento repentinamente sem primeiro falar com o seu médico. Pode ser necessário usar cada vez menos antes de interromper completamente a medicação.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar Lunesta se for alérgico à eszopiclona ou se já tomou remédio para dormir e praticou atividades das quais mais tarde não se lembra.

Lunesta não foi aprovado para uso por menores de 18 anos.

Para ter certeza de que Lunesta é seguro para você, informe o seu médico se você já teve:

  • doença hepática;
  • um distúrbio respiratório;
  • depressão, doença mental ou pensamentos suicidas; ou
  • dependência de drogas ou álcool.

Informe o seu médico se estiver grávida ou amamentando.

Os efeitos sedativos da eszopiclona podem ser mais fortes em adultos mais velhos. Quedas acidentais são comuns em pacientes idosos que tomam sedativos. Tenha cuidado para evitar quedas ou lesões acidentais enquanto estiver a tomar Lunesta.

Como devo tomar Lunesta?

Tome Lunesta exatamente como lhe foi prescrito. Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções.

A eszopiclona pode causar dependência. O uso indevido pode causar dependência, overdose ou morte. Mantenha o medicamento em um local onde outras pessoas não possam alcançá-lo. Vender ou doar este medicamento é contra a lei.

Lunesta vai fazer você adormecer. Nunca tome este medicamento durante as horas normais de vigília, a menos que tenha pelo menos 7 a 8 horas para se dedicar ao sono.

Ligue para o seu médico se os seus sintomas não melhorarem após 7 a 10 dias de tratamento ou se piorarem.

Não pare de usar Lunesta repentinamente após tomá-lo por vários dias seguidos, ou você poderá ter sintomas de abstinência desagradáveis. Pergunte ao seu médico como parar de usar este medicamento com segurança.

Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor. Acompanhe o seu medicamento. Você deve estar ciente se alguém o estiver usando de forma inadequada ou sem receita médica.

Os sintomas de insónia também podem regressar após parar de tomar Lunesta e podem ser ainda piores do que antes. Informe o seu médico se você ainda piorar a insônia após as primeiras noites sem tomar Lunesta.

Informações de dosagem

Dose habitual de adultos para insônia:

Dose inicial: 1 mg por via oral uma vez ao dia imediatamente antes de dormir
Dose de manutenção: 1 a 3 mg por via oral uma vez ao dia imediatamente antes de dormir
Dose máxima: 3 mg/dia

Comentários:
-Deve ser utilizada a menor dose eficaz.
-Os pacientes devem ser monitorados quanto a deficiências cognitivas e/ou motoras, especialmente se este medicamento for usado repetidamente.
-Os pacientes devem ser reavaliados se a insônia persistir após 7 a 10 dias de tratamento.

Dose geriátrica habitual para insônia:

Dose inicial: 1 mg por via oral uma vez ao dia imediatamente antes de dormir
Dose de manutenção: 1 a 2 mg por via oral uma vez ao dia imediatamente antes de dormir
Dose máxima: 2 mg/dia

Comentários:
-Deve ser utilizada a menor dose eficaz.
-Os pacientes devem ser monitorados quanto a deficiências cognitivas e/ou motoras, especialmente se este medicamento for usado repetidamente.
-Os pacientes devem ser reavaliados se a insônia persistir após 7 a 10 dias de tratamento.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Como o Lunesta é tomado apenas na hora de dormir, você não seguirá um esquema de dosagem frequente. Nunca tome este medicamento se não tiver pelo menos 7 a 8 horas para dormir antes de voltar a estar ativo.

Não tome duas doses de uma só vez.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência. Uma overdose de eszopiclona pode ser fatal, especialmente quando tomada em conjunto com outros medicamentos que podem causar sonolência.

O que evitar

Evite tomar Lunesta durante viagens, como para dormir no avião. Você pode ser acordado antes que os efeitos da medicação passem. A amnésia (esquecimento) é mais comum se você não dormir pelo menos 8 horas após tomar Lunesta.

Evite beber álcool. Podem ocorrer efeitos colaterais perigosos ou morte.

Evite tomar eszopiclona dentro de 1 hora após comer uma refeição rica em gordura ou pesada. Isso tornará mais difícil para o seu corpo absorver o medicamento.

A eszopiclona pode causar efeitos colaterais que podem prejudicar seu pensamento ou reações. Você ainda pode sentir sono na manhã seguinte a tomar este medicamento. Até saber como este medicamento irá afetá-lo durante as horas de vigília, tenha cuidado ao dirigir, operar máquinas, pilotar um avião ou fazer qualquer coisa que exija que você esteja acordado e alerta.

Efeitos colaterais do Lunesta

A eszopiclona pode causar uma reação alérgica grave. Pare de tomar Lunesta e procure ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao Lunesta: urticária; náusea, vômito; dificuldade ao respirar; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Algumas pessoas que usam este medicamento praticaram atividades enquanto não estavam totalmente acordadas e mais tarde não se lembravam disso. Isso pode incluir caminhar, dirigir ou fazer ligações. Se isto acontecer com você, pare de tomar Lunesta e ligue para seu médico imediatamente.

Podem ocorrer ferimentos graves ou morte se você caminhar ou dirigir enquanto não estiver totalmente acordado.

Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:

  • ansiedade, depressão, agressividade, agitação;
  • problemas de memória, pensamentos ou comportamentos incomuns;
  • pensamentos de se machucar; ou
  • confusão, alucinações (ouvir ou ver coisas).

Os efeitos colaterais comuns do Lunesta podem incluir:

  • sonolência diurna, tontura, sensação de “ressaca”;
  • dor de cabeça, ansiedade;
  • boca seca;
  • gosto incomum ou desagradável na boca;
  • irritação na pele; ou
  • sintomas de resfriado ou gripe, como febre, dores no corpo, dor de garganta, tosse, coriza ou nariz entupido.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais.

Que outros medicamentos afetarão o Lunesta?

Usar Lunesta com outros medicamentos que deixam você sonolento ou retardam a respiração pode causar efeitos colaterais perigosos ou morte. Pergunte ao seu médico antes de usar medicamentos opioides, outros remédios para dormir, relaxantes musculares ou remédios para ansiedade ou convulsões.

Outros medicamentos podem interagir com a eszopiclona, ​​incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e qualquer medicamento que você comece ou pare de usar.

Perguntas frequentes populares

Embora “twittar para dormir” não tenha sido relatado como um efeito colateral adverso com Ambien, comportamentos incomuns relacionados ao sono são possíveis com os medicamentos desta classe popular de medicamentos para dormir. continue lendo

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use Lunesta apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Artigos relacionados

Strattera: usos, dosagem, efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Vosevi: usos, dosagem, efeitos colaterais, advertências

Redação Memória Viva

Triantereno: usos, dosagem, efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Deixe um comentário