13 C
Nova Iorque
17 de outubro de 2024
L

Loperamida: usos, dosagem, efeitos colaterais, advertências

Loperamida: usos, dosagem, efeitos colaterais, advertências – Drugs.com

Nome genérico: loperamida
Nomes de marcas: Diamode, Imodium , Maalox Antidiarrheal, Pepto Diarrhea Control
Formas de dosagem: cápsula oral, líquido oral, suspensão oral, comprimido oral, comprimido oral, mastigável
Classe de drogas: Antidiarreicos

O que é loperamida?

A loperamida pode ser usada para tratar a diarreia ou para reduzir a quantidade de fezes (cocô) em pessoas que fizeram uma ileostomia (que ocorre quando um cirurgião redireciona o intestino através de uma pequena abertura no tronco).

A loperamida atua agindo nos receptores mu-opióides no intestino para retardar o movimento do intestino, que por sua vez, retarda as contrações intestinais. Isso permite que mais tempo para que os líquidos e nutrientes sejam absorvidos de volta pelo corpo, o que torna as fezes menos aquosas e diminui o número de vezes que você vai ao banheiro.

A loperamida foi aprovada pela FDA em 1976 e está disponível mediante receita médica e sem receita.

Avisos

Você não deve usar loperamida se tiver colite ulcerosa, fezes com sangue ou alcatrão, diarreia com febre alta ou diarreia causada por antibióticos.

A loperamida é segura quando usada conforme as instruções. TOMAR LOPERAMIDA DEMAIS PODE CAUSAR SÉRIOS PROBLEMAS CARDÍACOS OU MORTE.

Problemas cardíacos graves também podem ocorrer se você tomar loperamida com outros medicamentos. Pergunte a um médico ou farmacêutico sobre o uso seguro de medicamentos juntos.

Não dê loperamida a crianças com menos de 2 anos de idade.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar loperamida se você for alérgico a elaou se você tiver:

  • dor de estômago sem diarreia;
  • diarreia com febre alta;
  • colite ulcerativa;
  • diarreia causada por uma infecção bacteriana; ou
  • fezes com sangue, pretas ou alcatroadas.

Pergunte ao seu médico antes de usar loperamida para tratar a diarreia causada por um antibiótico (Clostridium difficile).

Não dê loperamida a crianças com menos de 2 anos de idade. Não dê loperamida a uma criança mais velha ou adolescente sem orientação médica.

Pergunte a um médico ou farmacêutico se é seguro tomar loperamida se você tiver:

  • uma febre;
  • muco nas fezes;
  • doença hepática; ou
  • um distúrbio do ritmo cardíaco.

Consulte um médico antes de usar este medicamento se estiver grávida.

Você não deve amamentar enquanto estiver usando loperamida.

Como devo tomar loperamida?

Use loperamida exatamente como indicado no rótulo ou conforme prescrito pelo seu médico.

A loperamida é segura quando usada conforme as instruções. TOMAR LOPERAMIDA DEMAIS PODE CAUSAR SÉRIOS PROBLEMAS CARDÍACOS OU MORTE.

A dosagem usual de loperamida para adultos, tanto para diarreia aguda quanto crônica, é de 4 mg por via oral após as primeiras fezes amolecidas e, a seguir, 2 mg por via oral após cada fezes não formadas. Você não deve tomar mais do que 16 mg (8 cápsulas) por dia.

A melhora clínica geralmente é observada em 48 horas.

A dosagem habitual de loperamida para uma criança varia dependendo da idade e do peso. Siga sempre as instruções do rótulo ao dar loperamida a uma criança. Uma dose segura de loperamida é diferente para um adulto e para uma criança.

Tome loperamida com um copo cheio de água. A diarreia pode fazer com que seu corpo perca líquidos e eletrólitos. Beba bastante líquido para não ficar desidratado.

O comprimido para mastigar de loperamida deve ser mastigado antes de engolir.

Agite o suspensão oral (líquido) antes de medir uma dose. Use a seringa doseadora fornecida ou um dispositivo de medição de dose de medicamento (não uma colher de cozinha).

Nem todas as formas líquidas de loperamida têm a mesma dosagem. Siga cuidadosamente todas as instruções de dosagem do medicamento que você está usando.

Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor. Não permita que o medicamento líquido congele.

Pare de tomar loperamida e chame seu médico se ainda tiver diarreia após 2 dias de tratamento ou se também tiver inchaço no estômago.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

A maioria das pessoas toma loperamida apenas “conforme necessário” e não tem um esquema de dosagem diária. Se você esquecer de uma dose, não precisará fazer nada.

Se você estiver tomando loperamida para reduzir a frequência de evacuações após uma ileostomia, poderá ter um esquema de dosagem. Tome a dose esquecida assim que se lembrar, mas se estiver quase na hora da próxima dose, ignore essa dose. Não tome duas doses de uma só vez.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência ou ligue para a linha de ajuda sobre venenos no número 1-800-222-1222. Uma overdose de loperamida pode ser fatal.

Os sintomas de overdose podem incluir batimentos cardíacos rápidos ou irregulares ou desmaios. Uma pessoa que cuida de você deve procurar atendimento médico de emergência se você desmaiar e tiver dificuldade para acordar.

Nunca exceda a dose recomendada de loperamida. A dosagem máxima de loperamida em adultos e crianças maiores de 13 anos é de 16 mg (oito cápsulas) por dia (24 horas).

O que devo evitar ao tomar loperamida?

Evite beber água tônica. Pode interagir com a loperamida e causar problemas cardíacos graves.

Evite ficar desidratado bebendo bastante líquido. Evite exercícios vigorosos ou exposição ao clima quente se estiver desidratado.

Evite dirigir ou realizar atividades perigosas até saber como a loperamida irá afetá-lo. Suas reações podem ser prejudicadas.

Efeitos colaterais da Loperamida

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica (urticária, dificuldade em respirar, inchaço no rosto ou garganta) ou uma reação cutânea grave (febre, dor de garganta, ardor nos olhos, dor na pele, erupção cutânea vermelha ou roxa que se espalha e causa bolhas e descamação).

Pare de tomar loperamida e chame seu médico imediatamente se tiver:

  • diarreia aquosa ou com sangue;
  • dor de estômago ou inchaço;
  • diarreia contínua ou agravada; ou
  • batimentos cardíacos rápidos ou acelerados, palpitações no peito, falta de ar e tonturas repentinas (como se você fosse desmaiar).

Os efeitos colaterais comuns da loperamida podem incluir:

  • constipação;
  • tontura, sonolência;
  • náusea; ou
  • dores de estômago.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.

Que outros medicamentos afetarão a loperamida?

Às vezes não é seguro usar certos medicamentos ao mesmo tempo. Alguns medicamentos podem afetar os níveis sanguíneos de outros medicamentos que você toma. Pergunte a um médico ou farmacêutico sobre o uso seguro de medicamentos juntos.

A loperamida pode causar um problema cardíaco grave. O seu risco pode ser maior se você também usar outros medicamentos para infecções, problemas cardíacos, depressão, doenças mentais, câncer, malária ou HIV.

Muitos medicamentos podem afetar a loperamida. Isso inclui medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as interações possíveis estão listadas aqui. Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e qualquer medicamento que você comece ou pare de usar.

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use este medicamento apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Isenção de responsabilidade médica

Artigos relacionados

Lurasidona: Usos, efeitos colaterais e advertências

Redação Memória Viva

Lopressor: Indicações e uso

Redação Memória Viva

Luxiq: Usos, efeitos colaterais e avisos

Redação Memória Viva

Deixe um comentário