10.9 C
Nova Iorque
18 de outubro de 2024
X

Xtampza ER: usos, dosagem, efeitos colaterais, avisos

Xtampza ER: usos, dosagem, efeitos colaterais, avisos – Drugs.com

Nome genérico: oxicodona
Forma farmacêutica: cápsulas de liberação prolongada
Classe de drogas: Opioides (analgésicos narcóticos)

O que é Xtampza ER?

XtampzaER é:

  • Um forte medicamento para dor prescrito que contém um opioide (narcótico) usado para controlar a dor intensa o suficiente para exigir tratamento diário, 24 horas por dia e de longo prazo com um opioide, quando outros tratamentos para dor, como analgésicos não opioides ou os medicamentos opiáceos de libertação imediata não tratam a sua dor suficientemente bem ou não os tolera.
  • Um analgésico opioide de ação prolongada (liberação prolongada) que pode colocá-lo em risco de overdose e morte. Mesmo que você tome a dose corretamente, conforme prescrito pelo seu médico, você corre o risco de dependência, abuso e uso indevido de opiáceos, que podem levar à morte.
  • Não deve ser usado para tratar dores que não ocorrem 24 horas por dia.

Avisos

  • Obtenha ajuda de emergência imediatamente se tomar muito Xtampza ER (overdose). Quando você começa a tomar Xtampza ER, quando sua dose é alterada ou se você toma muito (sobredosagem), podem ocorrer problemas respiratórios graves com risco de vida que podem levar à morte.
  • Tomar Xtampza ER com outros medicamentos opioides, benzodiazepínicos, álcool ou outros depressores do sistema nervoso central (incluindo drogas ilícitas) pode causar sonolência grave, diminuição da consciência, problemas respiratórios, coma e morte.
  • Nunca dê a ninguém o seu Xtampza ER. Eles poderiam morrer por tomá-lo. Vender ou doar Xtampza ER é contra a lei.
  • Guarde este medicamento de forma segura, fora da vista e do alcance das crianças e num local não acessível a outras pessoas, incluindo visitantes da casa.

Quem não deve tomar Xtampza ER?

Você não deve tomar Xtampza ER se tiver:

  • asma grave, dificuldade em respirar ou outros problemas pulmonares.
  • obstrução intestinal ou estreitamento do estômago ou intestinos.

Antes de tomar Xtampza ER

Antes de tomar Xtampza ER, informe o seu médico se você tem histórico de:

  • ferimento na cabeça, convulsões
  • problemas para urinar
  • problemas de fígado, rins, tireóide
  • problemas de pâncreas ou vesícula biliar
  • abuso de drogas de rua ou prescritas, dependência de álcool ou problemas de saúde mental.

Informe o seu médico se você:

  • grávida ou planejando engravidar. O uso prolongado de Xtampza ER durante a gravidez pode causar sintomas de abstinência em seu bebê recém-nascido que podem ser fatais se não forem reconhecidos e tratados.
  • amamentação. Não recomendado durante o tratamento. Isso pode prejudicar seu bebê.
  • tomar medicamentos prescritos ou vendidos sem receita, vitaminas ou suplementos de ervas. Tomar Xtampza ER com alguns outros medicamentos pode causar efeitos colaterais graves que podem levar à morte.

Ao tomar Xtampza ER:

  • Não altere a sua dose. Tome este medicamento exatamente como prescrito pelo seu médico. Use a dose mais baixa possível pelo menor tempo necessário.
  • Tome a dose prescrita a cada 12 horas, à mesma hora todos os dias. Não tome mais do que a dose prescrita. Se você esquecer de uma dose, tome a próxima dose no horário habitual.
  • Se você não conseguir engolir as cápsulas, consulte o manual detalhado Instruções de uso.
  • Tome sempre as cápsulas com aproximadamente a mesma quantidade de alimentos para garantir que o medicamento seja absorvido suficiente.
  • Engula a cápsula inteira. Não cheire ou injete Xtampza ER porque isso pode causar uma overdose e morte.
  • O conteúdo das cápsulas pode ser borrifado em alimentos moles, espalhado em um copo e colocado diretamente na boca, ou administrado por sonda nasogástrica ou gastrostomia.
  • Ligue para o seu médico se a dose que você está tomando não controlar sua dor.
  • Não pare de tomar Xtampza ER sem falar com seu médico.
  • Descarte o Xtampza ER vencido, indesejado ou não utilizado, dando descarga imediatamente no vaso sanitário, se uma opção de devolução do medicamento não estiver prontamente disponível. Visite www.fda.gov/drugdisposal para obter informações adicionais sobre o descarte de medicamentos não utilizados.

Enquanto estiver tomando Xtampza ER NÃO:

  • Dirija ou opere máquinas pesadas até saber como o Xtampza ER o afeta. Xtampza ER pode deixá-lo sonolento, tonto ou com vertigens.
  • Beba álcool ou use medicamentos prescritos ou vendidos sem receita que contenham álcool. O uso de produtos que contenham álcool durante o tratamento com Xtampza ER pode causar overdose e morte.

Efeitos colaterais do Xtampza ER

Os possíveis efeitos colaterais são:

  • prisão de ventre, náusea, sonolência, vômito, cansaço, dor de cabeça, tontura, dor abdominal. Ligue para o seu médico se tiver algum desses sintomas e eles forem graves.

Obtenha ajuda médica de emergência se você tiver:

  • dificuldade em respirar, falta de ar, batimentos cardíacos acelerados, dor no peito, inchaço do rosto, língua ou garganta, sonolência extrema, tontura ao mudar de posição, sensação de desmaio, agitação, temperatura corporal elevada, dificuldade para caminhar, rigidez muscular ou alterações mentais tais como confusão.

Estes não são todos os efeitos colaterais possíveis. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.

Instruções de uso

Sempre tome Xtampza ER com aproximadamente a mesma quantidade de comida.

Se você não conseguir engolir as cápsulas, informe o seu médico. Se o seu médico lhe disser que você pode tomar Xtampza ER borrifando o conteúdo da cápsula, siga estas etapas:

O Xtampza ER pode ser aberto e o conteúdo dentro da cápsula pode ser polvilhado em alimentos moles (como purê de maçã, pudim, iogurte, sorvete ou geléia) da seguinte forma:

  1. Abra a cápsula e polvilhe o conteúdo sobre cerca de uma colher de sopa dos alimentos moles listados acima.
  2. Engula imediatamente todos os alimentos moles e o conteúdo da cápsula polvilhada. Não guarde nenhum alimento mole e conteúdo da cápsula para outra dose.
  3. Enxágue a boca para ter certeza de que engoliu todo o conteúdo da cápsula.
  4. Jogue a cápsula vazia no vaso sanitário imediatamente.

O conteúdo da cápsula também pode ser espalhado em um copo e colocado diretamente na boca.

Administração de Xtampza ER através de uma sonda nasogástrica ou de gastrostomia: Use água, leite ou um suplemento nutricional líquido para lavar a sonda ao administrar Xtampza ER.

  • Passo 1: Lave a sonda nasogástrica ou de gastrostomia com líquido.
  • Passo 2: Abra uma cápsula e despeje cuidadosamente o conteúdo da cápsula diretamente no tubo. Não misture previamente o conteúdo da cápsula com o líquido usado para enxaguar o conteúdo da cápsula através do tubo.
  • Etapa 3: Coloque 15 mL de líquido em uma seringa, insira a seringa no tubo e lave o conteúdo da cápsula através do tubo para administrar a dose.
  • Passo 4: Lave o tubo mais duas vezes, cada vez com 10 mL de líquido, para garantir que nenhum conteúdo da cápsula permaneça no tubo.

Perguntas frequentes populares

Qualquer medicamento classificado como “opioide” pode causar prisão de ventre. Exemplos de opioides comumente prescritos que podem causar esse efeito colateral incluem morfina, tramadol, fentanil, metadona, hidrocodona, codeína e oxicodona. continue lendo

A oxicodona de liberação imediata tem meia-vida de pouco menos de 4 horas, o que significa que os efeitos analgésicos de uma dose desaparecerão em 6 a 24 horas, mas pode permanecer detectável na saliva, na urina e no cabelo por muito mais tempo. Na saliva, a oxicodona é detectável minutos após a ingestão e dura até 48 horas (2 dias). A oxicodona é detectável na urina dentro de 1 a 3 horas e permanecerá detectável por 1 a 4 dias. Como a maioria dos outros opioides, a oxicodona é detectável no cabelo por até 90 dias. continue lendo

A duração da abstinência de opioides depende do opioide que você está tomando e se é um opioide de ação curta ou prolongada.

Se você estiver usando um opioide de ação curta, a abstinência aguda do opioide dura de 4 a 10 dias, com os sintomas de abstinência começando 8 a 24 horas após o último uso.

Se você estiver usando um opioide de ação prolongada, a abstinência aguda do opioide dura de 10 a 20 dias, com os sintomas de abstinência começando 12 a 48 horas após o último uso. continue lendo

Oxicodona (também conhecida como Oxy IR) e Oxycontin contêm oxicodona, mas a principal diferença é que Oxycontin é a marca de uma forma de oxicodona de ação prolongada. Oxycontin libera oxicodona lenta e continuamente ao longo de 12 horas e só precisa ser administrado duas vezes ao dia. A oxicodona tem ação mais curta, com meia-vida média de 3,2 horas, o que significa que metade da dose de oxicodona é eliminada em 3,2 horas, por isso geralmente é administrada quatro a seis vezes ao dia para proporcionar alívio da dor durante todo o dia. . A oxicodona é geralmente administrada para dores agudas, como aquelas após cirurgia ou trauma, enquanto Oxycontin pode ser administrada para dores crônicas ou de longo prazo, como as causadas por câncer. Oxycontin só deve ser considerado naqueles com dor crônica intensa que já consideraram benéfico um teste com oxicodona. continue lendo

A oxicodona de liberação imediata começa a fazer efeito rapidamente, dentro de 10 a 30 minutos, mas pode levar até 1 hora para ser totalmente absorvida e atingir todos os efeitos. Os alimentos podem atrasar a rapidez com que a oxicodona faz efeito, mas não a quantidade que é absorvida. continue lendo

É provável que a abstinência da oxicodona aconteça com pessoas que tomaram oxicodona de forma consistente ou fizeram uso indevido de oxicodona. Os sintomas comuns de abstinência incluem:

  • Ansiedade
  • Desejo de oxicodona – estes são um dos principais sintomas que levam à recaída
  • Diarréia
  • Batimento cardíaco rápido
  • Pressão alta
  • Dores musculares
  • Náusea ou vômito
  • Distúrbios do sono/Insônia
  • Dores de estômago
  • Suando.

continue lendo

Mais perguntas frequentes

  • Oxicodona vs Hidrocodona – Como eles se comparam?
  • Qual analgésico você deve usar?
  • O que é Cloridrato ou HCL em um nome de medicamento?

Outras informações

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Isenção de responsabilidade médica

Artigos relacionados

Xyzal: usos, dosagem e efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Usos, benefícios e dosagem do xilitol – banco de dados de ervas

Redação Memória Viva

Xilocaína: Bula

Redação Memória Viva

Deixe um comentário