-3.3 C
Nova Iorque
20 de janeiro de 2025
E

Usos, efeitos colaterais e advertências do entecavir

Usos, efeitos colaterais e advertências do entecavir

Nome genérico: entecavir
Marca: Baraclude
Formas de dosagem: solução oral (0,05 mg/mL), comprimido oral (0,5 mg; 1 mg)
Classe de drogas: Inibidores nucleosídeos da transcriptase reversa (NRTIs)

O que é entecavir?

Entecavir é um medicamento antiviral usado para tratar o vírus da hepatite B crônica (HBV) em adultos e crianças com pelo menos 2 anos de idade e peso mínimo de 10 kg.

Entecavir não é uma cura para a hepatite. Não se sabe se o entecavir irá prevenir a cirrose ou o cancro do fígado.

O entecavir também pode ser usado para fins não listados neste guia de medicação.

Efeitos colaterais do Entecavir

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica: urticária; respiração difícil; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Algumas pessoas que utilizam entecavir desenvolvem acidose láctica, que pode ser fatal. Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sintomas leves, como:

  • dor muscular incomum;
  • sentindo frio;
  • Problemas respiratórios;
  • sentir-se tonto, atordoado, cansado ou muito fraco;
  • dor de estômago, vômito; ou
  • batimentos cardíacos rápidos ou irregulares.

O entecavir também pode causar sintomas hepáticos graves. Ligue para seu médico imediatamente se você tiver: inchaço na barriga, náuseas, dor de estômago, perda de apetite, urina escura, fezes cor de argila, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos).

Os efeitos colaterais comuns do entecavir podem incluir:

  • náusea;
  • tontura, sensação de cansaço; ou
  • dor de cabeça.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.

Avisos

Você não deve tomar entecavir se tiver HIV (vírus da imunodeficiência humana) que não esteja sendo tratado.

Você pode desenvolver acidose láctica, um acúmulo perigoso de ácido láctico no sangue. Ligue para o seu médico ou procure ajuda médica de emergência se tiver dores musculares incomuns, dificuldade para respirar, dor de estômago, tontura, sensação de frio ou muito fraqueza ou cansaço.

A hepatite B pode tornar-se ativa ou piorar após parar de usar entecavir. Você pode precisar de testes de função hepática frequentes durante vários meses.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve tomar entecavir se for alérgico a ele ou se também tiver HIV (vírus da imunodeficiência humana) que não esteja sendo tratado.

Pode ser necessário fazer o teste de HIV antes de começar a tomar entecavir. Tomar medicamentos para tratar a hepatite B crónica pode fazer com que a infecção pelo VIH se torne resistente a certos medicamentos para o VIH e a SIDA.

Informe o seu médico se você já teve:

  • VIH ou SIDA (ou se tiver sido exposto ao VIH);
  • doença renal;
  • problemas hepáticos diferentes do HBV;
  • um transplante de fígado; ou
  • se você também toma lamivudina (Epivir, Epzicom, Trizivir) ou telbivudina (Tyzeka).

Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que você usou para tratar a hepatite B no passado. O entecavir pode não ser o medicamento certo se você usou outros medicamentos para o VHB.

Você pode desenvolver acidose láctica, um acúmulo perigoso de ácido láctico no sangue. Isso pode ser mais provável se você estiver acima do peso, se tiver tomado medicamentos antivirais por muito tempo ou se for mulher. Pergunte ao seu médico sobre o seu risco.

Informe o seu médico se estiver grávida ou amamentando.

Se estiver grávida, seu nome pode constar em um registro de gravidez para rastrear os efeitos do entecavir no bebê.

Como devo tomar entecavir?

Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções. Use o medicamento exatamente como indicado.

Tome entecavir com o estômago vazio, pelo menos 2 horas antes ou 2 horas depois de comer.

Meça o medicamento líquido com cuidado, usando a seringa doseadora com o medicamento (não uma colher de cozinha). Leia e siga cuidadosamente as instruções de uso fornecidas com o seu medicamento. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se não compreender estas instruções.

As doses de entecavir são baseadas no peso (especialmente em crianças e adolescentes). As suas necessidades de dose podem mudar se você ganhar ou perder peso.

Use entecavir regularmente para obter o máximo benefício e evitar que sua condição piore. Ligue para o seu médico se os sintomas da hepatite não melhoraremou se piorarem.

Não altere a sua dose ou esquema posológico sem o conselho do seu médico. Toda pessoa com HBV deve permanecer sob os cuidados de um médico.

Armazene o entecavir em temperatura ambiente, longe da umidade, calor e luz. Mantenha a garrafa bem fechada quando não estiver em uso.

Mantenha o frasco de líquido oral em sua embalagem original. Deite fora qualquer líquido oral de entecavir não utilizado após o prazo de validade indicado no rótulo.

A hepatite B pode tornar-se ativa ou piorar nos meses após a interrupção do uso do entecavir. Você pode precisar de testes de função hepática frequentes durante o uso de entecavir e por vários meses após sua última dose.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Tome o medicamento assim que puder, mas pule a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose. Não tome duas doses de uma só vez.

Recarregue sua receita antes de ficar completamente sem remédio.

O que devo evitar ao tomar entecavir?

Usar entecavir não impedirá a propagação da sua doença. Não faça sexo desprotegido nem compartilhe lâminas de barbear ou escovas de dente. Converse com seu médico sobre formas seguras de prevenir a transmissão do HBV durante o sexo. Compartilhar medicamentos ou agulhas medicinais nunca é seguro, mesmo para uma pessoa saudável.

Que outros medicamentos afetarão o entecavir?

Outros medicamentos podem afetar o entecavir, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e qualquer medicamento que você comece ou pare de usar.

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use este medicamento apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Isenção de responsabilidade médica

Artigos relacionados

Usos, efeitos colaterais e advertências da enoxaparina

Redação Memória Viva

Enzalutamida: usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências.

Redação Memória Viva

Empaveli: usos, dosagem, efeitos colaterais, advertências

Redação Memória Viva

Deixe um comentário