Nome genérico: quinino
Classe de drogas: Quinolinas antimaláricas
Revisado clinicamente por Drugs.com em 27 de março de 2023. Escrito por Cerner Multum.
O que é Qualaquin?
A Food and Drug Administration dos EUA proibiu a venda de todas as marcas não aprovadas de quinino. Não compre Qualaquin na Internet ou de fornecedores fora dos Estados Unidos.
Qualaquin é usado para tratar a malária não complicada, uma doença causada por parasitas. Os parasitas que causam a malária normalmente entram no corpo através da picada de um mosquito. A malária é comum em áreas como África, América do Sul e Sul da Ásia.
Qualaquin não trata formas graves de malária e não deve ser tomado para prevenir a malária.
Algumas pessoas usaram Qualaquin para tratar cãibras nas pernas, mas este não é um uso aprovado pela FDA. O uso inadequado deste medicamento ou sem o conselho de um médico pode resultar em efeitos colaterais graves ou morte.
Qualaquin também pode ser usado para fins não listados neste guia de medicação.
Efeitos colaterais de Qualaquin
Obtenha ajuda médica de emergência se tiver algum destes sinais de uma reação alérgica: urticária; dificuldade ao respirar; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.
Qualaquin pode causar efeitos colaterais graves. Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:
- febre, calafrios, dores no corpo, sintomas de gripe, feridas na boca e na garganta;
- hematomas fáceis, sangramento incomum (nariz, boca, vagina ou reto), manchas roxas ou vermelhas sob a pele;
- dor de cabeça com dor no peito e tontura intensa, desmaios, batimentos cardíacos acelerados ou acelerados;
- dormência ou fraqueza súbita (especialmente num lado do corpo), dor de cabeça súbita e intensa, fala arrastada, problemas de equilíbrio;
- dor no peito, tosse repentina, respiração ofegante, respiração rápida, tosse com sangue;
- problemas de visão ou audição;
- dor, inchaço, calor ou vermelhidão em uma ou ambas as pernas;
- dor intensa nas laterais ou na região lombar, sangue na urina, pouca ou nenhuma urina;
- baixo nível de açúcar no sangue (mais comum em mulheres grávidas) – dor de cabeça, fome, fraqueza, sudorese, confusão, irritabilidade, tontura, frequência cardíaca acelerada ou nervosismo;
- perda de apetite, urina escura, fezes cor de argila, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos); ou
- reação cutânea grave – febre, dor de garganta, inchaço no rosto ou na língua, queimação nos olhos, dor na pele, seguida de erupção na pele vermelha ou roxa que se espalha (especialmente no rosto ou na parte superior do corpo) e causa bolhas e descamação.
Os efeitos colaterais comuns do Qualaquin podem incluir:
- dor de cabeça, visão turva, alterações na visão das cores;
- sudorese ou rubor (calor, vermelhidão ou sensação de formigamento);
- tontura leve, sensação de tontura, zumbido nos ouvidos; ou
- dor de estômago, vômito, dor de estômago.
Avisos
Qualaquin pode causar efeitos colaterais graves no coração, nos rins ou nas células sanguíneas. Pare de tomar Qualaquin e chame seu médico imediatamente se tiver dor de cabeça com dor no peito e tontura intensa, batimentos cardíacos acelerados ou acelerados, hematomas ou sangramentos incomuns (hemorragias nasais, sangramento nas gengivas, manchas roxas ou vermelhas sob a pele), sinais de infecção (febre, calafrios, feridas na boca), dor lombar intensa ou sangue na urina.
Você não deve tomar Qualaquin se tiver um distúrbio do ritmo cardíaco chamado síndrome do QT longo, uma deficiência enzimática genética chamada deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase (G-6-PD), miastenia gravis, neurite óptica (inflamação dos nervos dos olhos). ), se já tomou este medicamento no passado e ele causou uma doença nas células sanguíneas ou hemorragia grave.
Algumas pessoas usaram Qualaquin para tratar cãibras nas pernas, mas este não é um uso aprovado pela FDA. O uso inadequado deste medicamento ou sem o conselho de um médico pode resultar em efeitos colaterais graves ou morte.
Antes de tomar este medicamento
Você não deve usar este medicamento se já teve reação alérgica ao Qualaquin ou medicamentos semelhantes, como mefloquina ou quinidina, ou se tiver:
- um distúrbio do ritmo cardíaco denominado síndrome do QT longo;
- uma deficiência enzimática chamada deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase (G-6-PD);
- miastenia grave;
- neurite óptica (inflamação do nervo óptico); ou
- se você tomou Qualaquin no passado e causou um distúrbio nas células sanguíneas, sangramento grave ou problemas renais.
Para ter certeza de que Qualaquin é seguro para você, informe o seu médico se você tiver:
- doença cardíaca ou distúrbio do ritmo cardíaco;
- níveis baixos de plaquetas no sangue;
- níveis baixos de potássio no sangue (hipocalemia); ou
- doença hepática ou renal.
Categoria C de gravidez da FDA. Não se sabe se Qualaquin prejudicará o feto. Informe o seu médico se estiver grávida ou planeja engravidar enquanto estiver usando este medicamento.
O quinino pode passar para o leite materno e prejudicar o bebê em amamentação. Informe o seu médico se estiver amamentando um bebê.
Não dê este medicamento a crianças com menos de 16 anos.
Como devo tomar Qualaquin?
Siga todas as instruções no rótulo da prescrição. Não tome Qualaquin em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado.
Tome com alimentos se Qualaquin perturbar o seu estômago.
Tome este medicamento durante todo o tempo prescrito. Seus sintomas podem melhorar antes que sua condição seja completamente resolvida.
Se precisar de cirurgia ou exames médicos, informe com antecedência aos seus cuidadores que você está usando Qualaquin. Pode ser necessário interromper o uso do medicamento por um curto período.
Ligue para o seu médico se os seus sintomas não melhorarem após 2 dias de tratamento ou se os sintomas retornarem após terminar o medicamento.
Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor.
O que acontece se eu esquecer de uma dose?
Tome a dose esquecida assim que se lembrar. Se você se atrasar mais de 4 horas para a sua dose, pule a dose esquecida e tome o medicamento no próximo horário programado. Não tome medicamento extra para compensar a dose esquecida.
O que devo evitar ao tomar Qualaquin?
Evite tomar outros medicamentos antimaláricos sem o conselho do seu médico. Isso inclui cloroquina, halofantrina e mefloquina.
Evite usar antiácidos sem orientação do seu médico. Use apenas o tipo de antiácido recomendado pelo seu médico. Alguns antiácidos podem dificultar a absorção do Qualaquin pelo corpo.
Qualaquin pode causar visão turva e prejudicar seu pensamento ou reações. Tenha cuidado se você dirigir ou fizer qualquer coisa que exija que você esteja alerta e consiga ver claramente.
Não use Qualaquin para tratar qualquer condição que não tenha sido verificada pelo seu médico.
Que outros medicamentos afetarão o Qualaquin?
Muitos medicamentos podem interagir com o Qualaquin. Nem todas as interações possíveis estão listadas aqui. Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos e aqueles que você inicia ou interrompe o uso durante o tratamento com este medicamento, especialmente:
- acetazolamida, bicarbonato de sódio;
- aminofilina, teofilina;
- trióxido de arsénico, vandetanib;
- bosentano;
- imatinibe;
- metadona;
- tacrolimus;
- Erva de São João;
- um antibiótico – azitromicina, claritromicina, eritromicina, levofloxacina, moxifloxacina, pentamidina, telitromicina, tetraciclina;
- um antidepressivo – amitriptilina, citalopram, clomipramina, desipramina, nefazodona, venlafaxina;
- medicação antifúngica – itraconazol, cetoconazol, posaconazol, voriconazol;
- medicamento para baixar o colesterol – atorvastatina, sinvastatina, lovastatina;
- remédio para tosse que contém dextrometorfano;
- medicamentos para o coração – amiodarona, digoxina, dofetilida, disopiramida, dronedarona, flecainida, ibutilida, metoprolol, procainamida, propafenona, quinidina, sotalol, verapamil;
- medicamentos para hepatite C – boceprevir, telaprevir;
- Medicamentos para HIV/AIDS – atazanavir, delavirdina, efavirenz, fosamprenavir, indinavir, nelfinavir, nevirapina, ritonavir, saquinavir;
- medicamentos para prevenir ou tratar náuseas e vômitos – dolasetrona, droperidol, ondansetrona;
- medicamento para tratar um distúrbio psiquiátrico – clorpromazina, clozapina, haloperidol, mesoridazina, pimozida, tioridazina, ziprasidona;
- medicação para convulsões – carbamazepina, fosfenitoína, oxcarbazepina, fenobarbital, fenitoína, primidona;
- redutores de ácido estomacal – cimetidina, ranitidina; ou
- medicação para tuberculose – rifabutina, rifampicina, rifapentina.
Esta lista não está completa e muitos outros medicamentos podem interagir com o Qualaquin. Isso inclui medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Forneça uma lista de todos os seus medicamentos a qualquer profissional de saúde que o trate.
Outras informações
Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use este medicamento apenas para a indicação prescrita.
Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.
Isenção de responsabilidade médica