4.4 C
Nova Iorque
21 de novembro de 2024
D

Usos, efeitos colaterais e advertências de dulaglutida

Usos, efeitos colaterais e advertências de dulaglutida

Nome genérico: dulaglutida
Nomes de marcas: Caneta Trulicity, Trulicity
Forma farmacêutica: solução subcutânea (0,75 mg/0,5 mL; 1,5 mg/0,5 mL; 3 mg/0,5 mL; 4,5 mg/0,5 mL)
Classe de drogas: Miméticos de incretina

O que é dulaglutida?

Dulaglutida é usada em conjunto com dieta e exercícios para melhorar o controle do açúcar no sangue em adultos com diabetes mellitus tipo 2.

Dulaglutida também é usada para ajudar a reduzir o risco de problemas cardíacos graves, como ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, em adultos com diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

dulaglutida não se destina ao tratamento do diabetes tipo 1.

Dulaglutida também pode ser usada para fins não listados neste guia de medicação.

Efeitos colaterais da Dulaglutida

Pare de usar dulaglutida e procure ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica: urticária; respiração difícil; sentir-se tonto; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Dulaglutida pode causar efeitos colaterais graves. Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:

  • pancreatite – dor intensa na parte superior do estômago que se espalha para as costas, náuseas e vômitos;
  • sinais de tumor na tireoide – inchaço ou caroço no pescoço, dificuldade para engolir, voz rouca ou falta de ar;
  • baixo nível de açúcar no sangue – dor de cabeça, fome, fraqueza, sudorese, confusão, irritabilidade, tontura, batimento cardíaco acelerado ou nervosismo; ou
  • problemas renais – pouca ou nenhuma micção, inchaço nos pés ou tornozelos, sensação de cansaço ou falta de ar.

Informe o seu médico se você estiver com vômito ou diarréia, ou se estiver suando mais do que o normal. Você pode ficar desidratado facilmente ao usar dulaglutida. Isso pode levar à insuficiência renal.

Os efeitos colaterais comuns da dulaglutida podem incluir:

  • náusea, vômito, dor de estômago;
  • diarréia; ou
  • perda de apetite.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.

Avisos

Você não deve usar dulaglutida se tiver síndrome de neoplasia endócrina múltipla tipo 2 (NEM 2) ou história pessoal ou familiar de carcinoma medular da tireoide (um tipo de câncer de tireoide). Não use dulaglutida se estiver em estado de cetoacidose diabética (chame seu médico para tratamento).

Em estudos com animais, a dulaglutida causou tumores ou câncer de tireoide. Não se sabe se estes efeitos ocorreriam em pessoas que utilizam doses regulares. Pergunte ao seu médico sobre o seu risco.

Ligue para seu médico imediatamente se você tiver sinais de um tumor na tireoidecomo inchaço ou caroço no pescoço, dificuldade para engolir, voz rouca ou falta de ar.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar dulaglutida se for alérgico a ela ou se tiver:

  • neoplasia endócrina múltipla tipo 2 (tumores nas glândulas);
  • história pessoal ou familiar de carcinoma medular da tireoide (um tipo de câncer de tireoide); ou
  • cetoacidose diabética (chame seu médico para tratamento).

Informe o seu médico se você já teve:

  • pancreatite;
  • um distúrbio estomacal ou intestinal;
  • doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) ou digestão lenta;
  • problemas oculares causados ​​por diabetes (retinopatia);
  • doença hepática ou renal;
  • se você também usa insulina ou medicamentos orais para diabetes; ou
  • se você esteve doente com vômito ou diarréia.

Em estudos com animais, a dulaglutida causou tumores ou câncer de tireoide. Não se sabe se estes efeitos ocorreriam em pessoas que utilizam doses regulares. Pergunte ao seu médico sobre o seu risco.

Não se sabe se o dulaglutido irá prejudicar o feto. Informe o seu médico se estiver grávida ou planeia engravidar.

Pode não ser seguro amamentar durante o uso deste medicamento. Pergunte ao seu médico sobre qualquer risco.

Dulaglutida não está aprovada para uso por menores de 18 anos.

Como devo usar dulaglutida?

Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções. O seu médico pode ocasionalmente alterar a sua dose. Use o medicamento exatamente como indicado.

Dulaglutida é injetada sob a pele uma vez por semana. Use dulaglutida no mesmo dia da semana, no mesmo horário do dia. Se você alterar o dia da dosagem, aguarde pelo menos 3 dias entre as doses.

Você pode usar dulaglutida com ou sem alimentos.

Leia e siga cuidadosamente as instruções de uso fornecidas com o seu medicamento. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se não compreender estas instruções.

Seu médico mostrará onde injetar dulaglutida no corpo. Use um local diferente cada vez que administrar uma injeção. Não injete no mesmo local duas vezes seguidas.

Você pode ter níveis baixos de açúcar no sangue (hipoglicemia) e sentir muita fome, tontura, irritação, confusão, ansiedade ou tremores. Para tratar rapidamente a hipoglicemia, coma ou beba uma fonte de açúcar de ação rápida (suco de frutas, rebuçados, biscoitos, passas ou refrigerante não dietético).

Seu médico pode prescrever um kit de injeção de glucagon caso você tenha hipoglicemia grave. Certifique-se de que sua família ou amigos próximos saibam como administrar esta injeção em caso de emergência.

Fique atento também a sinais de açúcar elevado no sangue (hiperglicemia), como aumento da sede ou da micção.

Os níveis de açúcar no sangue podem ser afetados por estresse, doença, cirurgia, exercícios, uso de álcool ou pular refeições. Pergunte ao seu médico antes de alterar sua dose ou horário de medicação.

Cada caneta injetável ou seringa pré-cheia destina-se apenas a uma utilização. Deite fora após uma utilização, mesmo que ainda reste medicamento no interior. Use um recipiente para objetos cortantes à prova de perfurações. Siga as leis estaduais ou locais sobre como descartar este recipiente. Mantenha-o fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Guarde a dulaglutida na geladeira, protegida da luz. Não use após a data de validade indicada no rótulo do medicamento. Não congele dulaglutidae jogue fora o medicamento se ele estiver congelado.

Você também pode armazenar dulaglutida em temperatura ambiente por até 14 dias antes do uso.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Use o medicamento assim que puder, mas pule a dose esquecida se a próxima dose for em menos de 3 dias. Não use duas doses ao mesmo tempo.

Não use dulaglutida duas vezes em um período de 72 horas.

Nunca compartilhe uma caneta injetável ou seringa pré-cheia com outra pessoa, mesmo que a agulha tenha sido trocada. Compartilhar esses dispositivos pode permitir que infecções ou doenças passem de uma pessoa para outra.

Que outros medicamentos afetarão a dulaglutida?

A dulaglutida pode retardar a digestão e pode levar mais tempo para o corpo absorver os medicamentos que você toma por via oral.

Outros medicamentos podem afetar o dulaglutido, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e qualquer medicamento que você comece ou pare de usar.

Perguntas frequentes populares

Trulicity não é um medicamento para perder peso, mas algumas pessoas podem perder peso. As pessoas perderam, em média, um a seis quilos enquanto tomavam Trulicity. No entanto, 15 a 30% ganharam peso. continue lendo

Trulicity deve ser armazenado na geladeira até a necessidade de usá-lo.

Você pode deixar o Trulicity fora da geladeira por até 14 dias e ainda usá-lo. continue lendo

Para usar a Caneta Trulicity, remova a tampa da caneta e segure a caneta para cima e para baixo sobre a pele antes de pressionar o botão injetor verde. Você deverá ouvir um clique, seguido de um segundo clique, 10 a 15 segundos depois, após o término da injeção.

Trulicity é injetado sob a pele uma vez por semana na coxa, na área do estômago ou na parte superior do braço. continue lendo

Trulicity pode ser injetado direto da geladeira (enquanto ainda está frio), mas é mais provável que arda. Deixe Trulicity por pelo menos 30 minutos para atingir a temperatura ambiente primeiro, para que haja menos probabilidade de arder. continue lendo

Trulicity pode ser usado com insulina, mas como a combinação de Trulicity e insulina aumenta o risco de níveis baixos de açúcar no sangue (hipoglicemia), a dose de insulina pode precisar ser reduzida. continue lendo

Trulicity imita a ação do GLP-1, um hormônio natural que ajuda a regular os níveis de glicose no sangue. Liga-se aos receptores GLP-1, estimulando a secreção de insulina e diminuindo a secreção de glucagon pelo fígado. Também retarda o esvaziamento do estômago. continue lendo

Trulicity não é uma forma de insulina, ela imita os efeitos do GLP-1, um hormônio natural que estimula a secreção de insulina. Trulicity é adequado apenas para pessoas com diabetes tipo 2 que ainda possuem células produtoras de insulina em funcionamento no pâncreas. continue lendo

Mais perguntas frequentes

  • A dulaglutida causa perda de peso?
  • Para que é utilizado o dulaglutido e como funciona?

Ver mais perguntas frequentes

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use este medicamento apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Isenção de responsabilidade médica

Artigos relacionados

Hiclato de Doxiciclina: Bula

Redação Memória Viva

Usos, efeitos colaterais e advertências da dutasterida

Redação Memória Viva

Usos, efeitos colaterais e advertências da dramamina

Redação Memória Viva

Deixe um comentário