8.7 C
Nova Iorque
21 de novembro de 2024
V

Usos, efeitos colaterais e advertências da vareniclina

Usos, efeitos colaterais e advertências da vareniclina

Nome genérico: vareniclina
Nomes de marcas: Chantix, Pacote inicial de Chantix, Mês contínuo de Chantix, Tyrvaya
Forma farmacêutica: comprimido oral (0,5 mg; 0,5 mg-1 mg; 1 mg)
Classes de medicamentos: Agonistas colinérgicos, agentes para parar de fumar

O que é vareniclina?

A vareniclina é um medicamento para parar de fumar. É usado em conjunto com modificação de comportamento e apoio de aconselhamento para ajudá-lo a parar de fumar.

A vareniclina também pode ser usada para fins não listados neste guia de medicação.

Efeitos colaterais da vareniclina

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica (urticária, dificuldade em respirar, inchaço no rosto ou garganta) ou uma reação cutânea grave (febre, dor de garganta, ardor nos olhos, dor na pele, erupção cutânea vermelha ou roxa com bolhas e descamação).

A vareniclina pode causar efeitos colaterais graves. Pare de usar vareniclina e ligue para seu médico imediatamente se tiver:

  • uma convulsão (convulsões);
  • pensamentos sobre suicídio ou auto-agressão;
  • sonhos estranhos, sonambulismo, dificuldade para dormir;
  • problemas de saúde mental novos ou agravados – alterações de humor ou comportamento, depressão, agitação, hostilidade, agressão;
  • sintomas de ataque cardíaco – dor ou pressão no peito, dor que se espalha para a mandíbula ou ombro, náusea, suor; ó
  • sintomas de acidente vascular cerebral – dormência ou fraqueza repentina (especialmente em um lado do corpo), fala arrastada, problemas de visão ou equilíbrio.

A sua família ou outros cuidadores também devem estar alertas às mudanças no seu humor ou comportamento.

Os efeitos colaterais comuns da vareniclina podem incluir:

  • náusea (pode persistir por vários meses), vômito;
  • prisão de ventre, gases;
  • problemas de sono (insônia); ou
  • sonhos incomuns.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.

Avisos

Ao parar de fumar, você pode sentir sintomas de abstinência da nicotina com ou sem o uso de medicamentos como a vareniclina. Isso inclui sentir-se inquieto, deprimido, zangado, frustrado ou irritado.

Pare de tomar vareniclina e ligue para seu médico caso se sinta deprimido, agitado, hostil, agressivo ou tenha pensamentos suicidas ou de se machucar.

Não beba grandes quantidades de álcool. A vareniclina pode aumentar os efeitos do álcool ou alterar a forma como você reage a ele.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar vareniclina se já a usou no passado e teve:

  • uma reação alérgica grave – dificuldade em respirar, inchaço no rosto (lábios, língua, garganta) ou pescoço; ou
  • uma reação cutânea grave – bolhas na boca, erupção cutânea descamativa.

Informe o seu médico se você já teve:

  • depressão ou doença mental;
  • uma convulsão;
  • doença renal (ou se estiver em diálise);
  • problemas cardíacos ou dos vasos sanguíneos; ou
  • se você bebe álcool.

Informe o seu médico se estiver grávida. Não se sabe se a vareniclina irá prejudicar o feto se você usar o medicamento durante a gravidez. No entanto, fumar durante a gravidez pode prejudicar o feto ou causar defeitos congênitos.

Se você amamentar enquanto estiver usando vareniclina, seu bebê poderá cuspir ou vomitar mais do que o normal e poderá ter uma convulsão.

A vareniclina não está aprovada para uso por menores de 18 anos.

Como devo tomar vareniclina?

Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções. Use o medicamento exatamente como indicado.

Ao começar a tomar vareniclina pela primeira vez, você tomará uma dose baixa e depois aumentará gradualmente durante os primeiros dias de tratamento. Tome vareniclina regularmente para obter o máximo benefício.

Você pode escolher entre três maneiras de usar a vareniclina. Pergunte ao seu médico qual método é melhor para você:

  • Marque uma data para parar de fumar e comece a tomar vareniclina 1 semana antes dessa data. Certifique-se de parar de fumar na data planejada para parar. Tome vareniclina por um total de 12 semanas.
  • Comece a tomar vareniclina antes de definir uma data planejada para parar e escolha uma data que seja entre 8 e 35 dias após o início do tratamento. Tome vareniclina por um total de 12 semanas.
  • Comece a tomar vareniclina e reduza gradualmente o número de cigarros que você fuma por dia durante um período de 12 semanas, até não fumar mais. Em seguida, tome vareniclina por mais 12 semanas, totalizando 24 semanas.

Tome vareniclina depois de comer. Tome o medicamento com um copo cheio de água.

Ao parar de fumar, você pode sentir sintomas de abstinência da nicotina com ou sem o uso de medicamentos como a vareniclina. Os sintomas de abstinência incluem: aumento do apetite, ganho de peso, dificuldade para dormir, frequência cardíaca mais lenta, sensação de ansiedade ou inquietação e vontade de fumar.

A cessação do tabagismo também pode causar problemas de saúde mental novos ou agravados, como a depressão.

Pare de tomar vareniclina e ligue para seu médico caso se sinta deprimido, agitado, hostil, agressivo ou tenha pensamentos suicidas ou de se machucar.

Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor.

Informações sobre dosagem de vareniclina

Dose habitual para adultos para cessação do tabagismo:

Dias 1 a 3: 0,5 mg por via oral uma vez ao dia
Dias 4 a 7: 0,5 mg por via oral 2 vezes ao dia
Dias 8 até o final do tratamento: 1 mg por via oral 2 vezes ao dia
Duração da terapia: 12 semanas

Comentários:
-O paciente deve marcar uma data para parar de fumar. A dosagem deve começar 1 a 2 semanas antes desta data OU o paciente pode iniciar o tratamento e parar de fumar entre os dias 8 e 35.
-As terapias para parar de fumar têm maior probabilidade de sucesso para pacientes que estão motivados a parar de fumar e que recebem aconselhamento e apoio adicionais.
-Na terapia para cessação do tabagismo, o risco de recaída ao tabagismo é elevado no período imediatamente após o término do tratamento.

Uso: Como auxílio no tratamento para parar de fumar

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Tome o medicamento assim que puder, mas pule a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose. Não tome duas doses de uma só vez.

Recarregue sua receita antes de ficar completamente sem remédio.

O que devo evitar ao tomar vareniclina?

Não beba grandes quantidades de álcool enquanto estiver tomando vareniclina. A vareniclina pode aumentar os efeitos do álcool ou alterar a forma como você reage a ele. Algumas pessoas que tomam vareniclina apresentam comportamento incomum ou agressivo ou esquecimento ao consumir álcool.

Não use outros medicamentos para parar de fumar, a menos que seu médico lhe diga para fazer isso. Usar vareniclina enquanto usa adesivo de nicotina pode causar efeitos colaterais desagradáveis.

Evite dirigir ou realizar atividades perigosas até saber como este medicamento irá afetá-lo. Suas reações podem ser prejudicadas.

Que outros medicamentos afetarão a vareniclina?

Depois de parar de fumar, o seu médico poderá necessitar de ajustar as doses de certos medicamentos que toma regularmente.

Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e qualquer medicamento que você comece ou pare de usar. Isso inclui medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as interações possíveis estão listadas aqui.

Perguntas frequentes populares

Tyrvaya atua ativando uma via no nariz que é responsável pela produção natural de lágrimas. Acredita-se que funcione como um agonista, ligando-se ao receptor nicotínico de acetilcolina (nACh). Essa ligação ativa a via parassimpática do trigêmeo no nariz para aumentar a produção basal de lágrimas. continue lendo

Uma garrafa de Tyrvaya dura 15 dias. Isso ocorre porque contém 60 sprays e a dose recomendada é UM spray em AMBAS as narinas, duas vezes ao dia. Isso significa que você usará 4 pulverizações por dia no total, que durarão 15 dias. Cada receita de Tyrvaya vem com 2 frascos de vidro para spray nasal que duram 30 dias no total. continue lendo

Tyrvaya não reduz a inflamação, tem como alvo a via parassimpática do trigêmeo que estimula a unidade funcional lacrimal – um sistema integrado que consiste nas glândulas lacrimais, superfície do olho, glândulas caliciformes e glândulas meibomianas, e os nervos que as conectam – para melhorar a qualidade e quantidade de filme lacrimal produzido. A via parassimpática do trigêmeo é acessível através do nariz, razão pela qual Tyrvaya é produzido como spray nasal. Isto permite um tratamento eficaz do olho seco sem a sensação de ardor e ardor frequentemente associada aos colírios. continue lendo

Ver mais perguntas frequentes

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use este medicamento apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Isenção de responsabilidade médica

Artigos relacionados

Viagra: usos, dosagem, efeitos colaterais, advertências

Redação Memória Viva

Usos, dosagem, efeitos colaterais da vancomicina

Redação Memória Viva

Vitamina E: usos, benefícios e efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Deixe um comentário