29 C
Nova Iorque
19 de setembro de 2024
S

Usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências de Sovaldi

Usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências de Sovaldi – Drugs.com

O que é Sovaldi?

Sovaldi é um medicamento antiviral que impede a multiplicação do vírus da hepatite C (HCV) no seu corpo.

Sovaldi é utilizado no tratamento da hepatite C crónica em adultos e crianças com pelo menos 3 anos de idade.

Sovaldi deve ser administrado em combinação com outros medicamentos antivirais (geralmente ribavirina com ou sem peginterferão alfa). Não deve ser usado sozinho.

Sovaldi trata genótipos específicos de hepatite C e apenas em certas pessoas. Use apenas os medicamentos prescritos para você. Não partilhe o seu medicamento com outras pessoas.

Sovaldi é por vezes utilizado em pessoas que também têm VIH ou em pessoas que têm cancro do fígado e vão fazer um transplante de fígado. Este medicamento não é um tratamento para o VIH ou a SIDA.

Avisos

Se você já teve hepatite B, ela pode se tornar ativa ou piorar durante o uso ou após parar de usar Sovaldi. Você pode precisar de testes de função hepática frequentes durante vários meses.

Sovaldi é usado em combinação com outros medicamentos. Leia o guia de medicação ou as instruções do paciente fornecidas com cada medicamento em sua terapia combinada. Não altere suas doses ou horário de medicação sem o conselho do seu médico.

Sovaldi pode causar defeitos congênitos ou morte no feto. Não use Sovaldi com ribavirina se estiver grávida ou se for homem e sua parceira sexual estiver grávida. Use pelo menos 2 formas eficazes de controle de natalidade não hormonal enquanto estiver usando esses medicamentos juntos e por pelo menos 6 meses após o término do tratamento.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar Sovaldi se for alérgico ao sofosbuvir. Ao tomar Sovaldi com outro medicamento: Para ter certeza de que todos os medicamentos são seguros para você, informe o seu médico sobre todas as suas condições médicas e se estiver grávida ou amamentando.

Para ter certeza de que Sovaldi é seguro para você, informe o seu médico se você já teve:

  • hepatite B (você pode fazer um teste antes de tomar sofosbuvir);
  • um transplante de fígado;
  • problemas hepáticos além da hepatite C;
  • doença renal (ou se estiver em diálise);
  • VIH ou SIDA;
  • um problema de ritmo cardíaco para o qual você toma um medicamento chamado amiodarona; ou
  • se você usa um anticoagulante (varfarina, Coumadin, Jantoven) e faz testes de rotina “INR” ou tempo de protrombina.

Sovaldi é por vezes utilizado em combinação com ribavirina. Tanto homens como mulheres que usam ribavirina devem usar métodos anticoncepcionais eficazes para prevenir a gravidez. A ribavirina pode causar defeitos congênitos, aborto espontâneo ou morte do feto se a mãe ou o pai estiver usando este medicamento.

Você não deve tomar ribavirina se estiver grávida ou se for homem e sua parceira sexual estiver grávida. Use métodos anticoncepcionais eficazes para prevenir a gravidez. Continue usando métodos anticoncepcionais por pelo menos 6 meses após a última dose de ribavirina.

Informe imediatamente o seu médico se ocorrer uma gravidez enquanto a mãe ou o pai estiverem usando ribavirina.

Pode não ser seguro amamentar durante o uso de Sovaldi. Pergunte ao seu médico sobre qualquer risco.

Sovaldi não foi aprovado para uso por menores de 3 anos.

Como devo tomar Sovaldi?

Sovaldi deve ser administrado em combinação com outros medicamentos antivirais e não deve ser usado isoladamente.

Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções. Use o medicamento exatamente como indicado.

Tome o medicamento à mesma hora todos os dias, com ou sem alimentos.

Não mastigue pellets orais de Sovaldi. Para acompanhar a comida, pode-se misturar os pellets com um alimento macio não ácido (pudim, calda de chocolate, purê de batata, sorvete) que esteja em temperatura ambiente ou inferior. Engula a mistura sem mastigar, no máximo 30 minutos após a mistura. Não guarde a mistura para uso posterior.

As doses de sofosbuvir são baseadas no peso das crianças. As necessidades de dose do seu filho podem mudar se a criança ganhar ou perder peso.

Você precisará de exames de sangue frequentes para verificar a função hepática.

Se você já teve hepatite B, este vírus pode se tornar ativo ou piorar enquanto você estiver usando Sovaldi ou nos meses seguintes à interrupção. Você pode precisar de testes de função hepática vários meses após a última dose.

Você não deve parar de usar Sovaldi repentinamente. Parar repentinamente pode tornar a hepatite C mais difícil de tratar com medicamentos antivirais.

Use todos os medicamentos conforme as instruções e leia todos os guias de medicação que receber. Não altere a sua dose ou esquema posológico sem o conselho do seu médico. Toda pessoa com hepatite C crônica deve permanecer sob os cuidados de um médico.

Guarde este medicamento na embalagem original em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor. Não abra o pacote de pelotas orais até que você esteja pronto para usar o medicamento.

Informações de dosagem

Dose habitual em adultos para hepatite C crônica:

400 mg por via oral uma vez ao dia

Regime recomendado e duração da terapia:
-Genótipo 1 ou 4: Sofosbuvir, peginterferon alfa e ribavirina por 12 semanas
-Genótipo 2: Sofosbuvir e ribavirina por 12 semanas
-Genótipo 3: Sofosbuvir e ribavirina por 24 semanas
-Carcinoma hepatocelular aguardando transplante de fígado: Sofosbuvir e ribavirina por até 48 semanas ou até o transplante de fígado (o que ocorrer primeiro)

Comentários:
-Genótipo 1, 4: Este regime é recomendado para pacientes sem tratamento prévio, sem cirrose ou com cirrose compensada (Child-Pugh A).
-Genótipo 2, 3: Ambos os regimes são recomendados para pacientes sem tratamento prévio e com experiência em terapia, sem cirrose ou com cirrose compensada (Child-Pugh A).
-Pacientes com experiência em terapia falharam em um regime baseado em interferon (com ou sem ribavirina).
-As recomendações posológicas para os genótipos 1, 2, 3 ou 4 devem ser seguidas para pacientes coinfectados com VHC/HIV-1.
-As informações do fabricante do produto devem ser consultadas para recomendações de posologia dos comprimidos de ribavirina; com o genótipo 1 ou 4, a informação do fabricante do peginterferão alfa também deve ser consultada para recomendações de dose.
-Sofosbuvir e ribavirina por 24 semanas podem ser considerados para pacientes com infecção pelo genótipo 1 que não podem usar um regime baseado em interferon; a decisão do tratamento deve ser orientada pela avaliação benefício/risco para cada paciente.
-O regime para pacientes com carcinoma hepatocelular aguardando transplante de fígado é recomendado para prevenir a reinfecção pós-transplante pelo VHC.

Uso: Como parte de um regime de tratamento antiviral combinado, para o tratamento da infecção crônica pelo HCV
-Em combinação com interferon peguilado e ribavirina: Para infecção do genótipo 1 ou 4 sem cirrose ou com cirrose compensada
-Em combinação com ribavirina: Para infecção do genótipo 2 ou 3 sem cirrose ou com cirrose compensada

Dose pediátrica habitual para hepatite C crônica:

3 anos ou mais:
-Peso inferior a 17 kg: 150 mg por via oral uma vez ao dia
-Peso 17 a menos de 35 kg: 200 mg por via oral uma vez ao dia
-Peso pelo menos 35 kg: 400 mg por via oral uma vez ao dia

Regime recomendado e duração da terapia:
-Genótipo 2: Sofosbuvir e ribavirina por 12 semanas
-Genótipo 3: Sofosbuvir e ribavirina por 24 semanas
-Carcinoma hepatocelular aguardando transplante de fígado: Sofosbuvir e ribavirina por até 48 semanas ou até o transplante de fígado (o que ocorrer primeiro)

Comentários:
-Ambos os regimes são recomendados para pacientes sem tratamento prévio e com experiência em terapia, sem cirrose ou com cirrose compensada (Child-Pugh A).
-Pacientes com experiência em terapia falharam em um regime baseado em interferon (com ou sem ribavirina).
-As informações do fabricante do produto devem ser consultadas para recomendações de dose de ribavirina.
-As mesmas recomendações posológicas devem ser seguidas para pacientes coinfectados com VHC/HIV-1.
-O regime para pacientes com carcinoma hepatocelular aguardando transplante de fígado é recomendado para prevenir a reinfecção pós-transplante pelo VHC.

Uso: Em combinação com ribavirina, para o tratamento da infecção crônica do genótipo 2 ou 3 do HCV em pacientes sem cirrose ou com cirrose compensada

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Tome o medicamento assim que puder, mas pule a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose. Não tome duas doses de uma só vez.

Recarregue sua receita antes de ficar completamente sem remédio.

Evite tomar suplementos de ervas que contenham erva de São João.

O uso deste medicamento não impedirá a propagação da sua doença. Não faça sexo desprotegido nem compartilhe lâminas de barbear ou escovas de dente. Converse com seu médico sobre formas seguras de prevenir a transmissão da hepatite C durante o sexo. Compartilhar medicamentos ou agulhas medicinais nunca é seguro, mesmo para uma pessoa saudável.

Efeitos colaterais de Sovaldi

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao Sovaldi: urticária; respiração difícil; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Ligue para o seu médico imediatamente se tiver sintomas novos ou agravados, como:

  • dor na parte superior do estômago no lado direito, vômitos, perda de apetite;
  • urina escura, fezes cor de argila; ou
  • icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos).

Se você toma Sovaldi e também toma um medicamento para ritmo cardíaco chamado amiodarona: Esta combinação de medicamentos pode causar efeitos colaterais perigosos no coração. Obtenha ajuda médica imediatamente se tomar estes medicamentos e tiver:

  • batimentos cardíacos muito lentos, dor no peito, falta de ar;
  • confusão, problemas de memória; ou
  • fraqueza, cansaço extremo, sensação de tontura (como se fosse desmaiar).

Os efeitos colaterais comuns do Sovaldi podem incluir:

  • dor de cabeça, sensação de cansaço;
  • anemia;
  • náusea, perda de apetite; ou
  • problemas de sono (insônia).

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.

Que outros medicamentos afetarão o Sovaldi?

Quando você começa ou para de tomar Sovaldio seu médico poderá necessitar de ajustar as doses de quaisquer outros medicamentos que toma regularmente.

Às vezes não é seguro usar certos medicamentos ao mesmo tempo. Alguns medicamentos podem afetar os níveis sanguíneos de outros medicamentos que você toma, o que pode aumentar os efeitos colaterais ou tornar os medicamentos menos eficazes.

Muitos medicamentos podem interagir com o sofosbuvir. Isso inclui medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as interações possíveis estão listadas aqui. Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e qualquer medicamento que você comece ou pare de usar.

Perguntas frequentes populares

Algumas das principais diferenças entre hepatite B e C são:

  • O vírus da hepatite B pode ser prevenido com uma vacina, mas não a hepatite C.
  • A hepatite B e C são vírus diferentes, mas você pode ter hepatite B e hepatite C ao mesmo tempo.
  • Mais de 90% das pessoas infectadas com hepatite C que não receberam tratamento podem ser curadas com 8 a 12 semanas de medicamentos orais, mas o tratamento para a hepatite B, se necessário, pode ser de longo prazo ou vitalício.
  • Não há cura para a hepatite B, mas depois de se recuperar da hepatite B aguda, você desenvolve anticorpos que o protegem do vírus por toda a vida.

continue lendo

Os mais novos medicamentos para o tratamento da hepatite C incluem Mavyret (glecaprevir e pibrentasvir), Vosevi (sofosbuvir, velpatasvir e vo xilaprevir) e Epclusa (sofosbuvir e velpatasvir). Todos são aprovados pela FDA para o tratamento da infecção crônica do vírus da hepatite C (HCV) genótipo 1, 2, 3, 4, 5 ou 6 sem cirrose ou com cirrose compensada (Child-Pugh A), bem como outros usos. continue lendo

Mais perguntas frequentes

  • Qual é o custo do Sovaldi? Por que é tão caro?
  • Qual é a diferença entre Sovaldi e Harvoni?
  • Sovaldi cura a hepatite C?

Ver mais perguntas frequentes

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe os seus medicamentos com outras pessoas e use Sovaldi apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Isenção de responsabilidade médica

Artigos relacionados

Injeção de depósito de somatulina: uso, dosagem, efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Synthroid – Uso, dosagem, contraindicações e efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Stelara: usos, dosagem, efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Deixe um comentário