-3.3 C
Nova Iorque
20 de janeiro de 2025
D

Usos, dosagem, efeitos colaterais de dextrometorfano

Usos, dosagem, efeitos colaterais de dextrometorfano – Drugs.com

Nome genérico: dextrometorfano
Nomes de marcas: Babee Cof, Benylin DM Pediatric, Buckleys Mixture, Creomulsion, Creo-Terpin, … mostrar todas as 17 marcas
Classe de drogas: Antitússicos

O que é dextrometorfano?

Dextrometorfano é um supressor da tosse. Afeta os sinais cerebrais que desencadeiam o reflexo da tosse.

O dextrometorfano é usado para tratar a tosse. Ele está disponível apenas sem receita e também está presente em muitos medicamentos combinados de venda livre e prescritos.

O dextrometorfano não trata a tosse causada por tabagismo, asma ou enfisema.

Avisos

Não dê dextrometorfano a crianças com menos de 4 anos de idade.

Sempre pergunte a um médico antes de dar remédio para tosse ou resfriado a uma criança. A morte pode ocorrer pelo uso indevido de remédios para tosse e resfriado em crianças muito pequenas.

Não use dextrometorfano se você usou um inibidor da MAO, como isocarboxazida (Marplan), fenelzina (Nardil), rasagilina (Azilect), selegilina (Eldepryl, Emsam), tranilcipromina (Parnate) ou injeção de azul de metileno nos últimos 14 dias. Podem ocorrer efeitos colaterais graves e potencialmente fatais se você tomar dextrometorfano antes que o inibidor da MAO seja eliminado do seu corpo.

Não use nenhum outro medicamento de venda livre para tosse, resfriado ou alergia sem primeiro consultar o seu médico ou farmacêutico. Se você tomar certos produtos juntos, poderá acidentalmente tomar uma quantidade excessiva de um ou mais tipos de medicamentos. Leia o rótulo de qualquer outro medicamento que você esteja usando para ver se contém dextrometorfano. O dextrometorfano não trata a tosse causada por tabagismo, asma ou enfisema.

Antes de tomar este medicamento

Não use dextrometorfano se você usou um inibidor da MAO, como isocarboxazida (Marplan), fenelzina (Nardil), rasagilina (Azilect), selegilina (Eldepryl, Emsam), tranilcipromina (Parnate) ou injeção de azul de metileno nos últimos 14 dias. Podem ocorrer efeitos colaterais graves e potencialmente fatais se você tomar dextrometorfano antes que o inibidor da MAO seja eliminado do seu corpo.

Pergunte a um médico ou farmacêutico sobre o uso de dextrometorfano se tiver enfisema ou bronquite crônica.

Não se sabe se o dextrometorfano é prejudicial ao feto. Informe o seu médico se estiver grávida ou planeia engravidar durante o tratamento. O dextrometorfano pode passar para o leite materno. Não use este medicamento sem informar o seu médico se estiver amamentando um bebê.

Formas líquidas de remédio para tosse adoçadas artificialmente podem conter fenilalanina. Isso seria importante saber se você tem fenilcetonúria (PKU). Verifique os ingredientes e as advertências no rótulo do medicamento se estiver preocupado com a fenilalanina.

Como devo tomar dextrometorfano?

Use dextrometorfano exatamente como indicado no rótulo ou conforme prescrito pelo seu médico. Não use o medicamento em quantidades maiores, nem por mais tempo do que o recomendado. O remédio para tosse geralmente é tomado apenas por um curto período de tempo até que os sintomas desapareçam.

Não dê dextrometorfano a crianças com menos de 4 anos de idade.

Sempre pergunte a um médico antes de dar remédio para tosse ou resfriado a uma criança. A morte pode ocorrer pelo uso indevido de remédios para tosse ou resfriado em crianças muito pequenas.

Meça a forma líquida do dextrometorfano com uma colher ou copo doseador especial, não com uma colher de mesa comum. Se você não tiver um medidor de dose, peça um ao seu farmacêutico.

Deixe a pastilha de dextrometorfano ou a tira desintegrante se dissolver na boca.

Beba líquidos extras para ajudar a aliviar a congestão e lubrificar a garganta enquanto estiver tomando este medicamento. Fale com o seu médico se os seus sintomas não melhorarem após 7 dias de tratamento ou se tiver febre com dor de cabeça, tosse ou erupção cutânea.

Se você precisar fazer qualquer tipo de cirurgia, informe com antecedência ao cirurgião se você tomou dextrometorfano nos últimos dias.

Armazene o dextrometorfano em temperatura ambiente, longe do calor, luz e umidade.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Como o remédio para tosse geralmente é tomado apenas quando necessário, você pode não estar em um esquema de dosagem. Se você estiver tomando o medicamento regularmente, tome a dose esquecida assim que se lembrar. Se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e tome o medicamento no próximo horário programado. Não tome medicamento extra para compensar a dose esquecida.

O que devo evitar?

Evite beber álcool. Pode aumentar alguns dos efeitos colaterais do dextrometorfano. Este medicamento pode causar efeitos colaterais que podem prejudicar seu pensamento ou reações. Tenha cuidado se você dirigir ou fizer qualquer coisa que exija que você esteja acordado e alerta.

Evite tomar pílulas dietéticas, pílulas de cafeína ou outros estimulantes (como medicamentos para TDAH) sem o conselho do seu médico. Tomar um estimulante junto com remédio para tosse pode aumentar o risco de efeitos colaterais desagradáveis.

Não use nenhum outro medicamento de venda livre para tosse, resfriado ou alergia sem primeiro consultar o seu médico ou farmacêutico. O dextrometorfano está contido em muitos medicamentos combinados disponíveis sem receita. Se você tomar certos produtos juntos, poderá acidentalmente tomar muito deste medicamento. Leia o rótulo de qualquer outro medicamento que você esteja usando para ver se contém dextrometorfano.

Efeitos colaterais do dextrometorfano

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver algum destes sinais de reação alérgica: urticária; dificuldade ao respirar; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta. Pare de usar dextrometorfano e chame seu médico imediatamente se tiver algum destes efeitos colaterais graves:

  • tonturas graves, ansiedade, sensação de inquietação ou nervosismo;
  • ataques ou convulsões;
  • confusão, alucinações; ou
  • respiração lenta e superficial.

Efeitos colaterais menos graves são mais prováveis, como dores de estômago.

Esta não é uma lista completa dos efeitos colaterais do dextrometorfano e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.

Que outros medicamentos afetarão o dextrometorfano?

Antes de tomar dextrometorfano, informe o seu médico se estiver usando algum dos seguintes medicamentos:

  • celecoxib (Celebrex);
  • cinacalcete (Sensipar);
  • darifenacina (Enablex);
  • imatinibe (Gleevec);
  • quinidina (Quinaglute, Quinidex);
  • ranolazina (Ranexa)
  • ritonavir (Norvir);
  • sibutramina (Meridia);
  • terbinafina (Lamisil);
  • medicamentos para tratar a hipertensão; ou
  • medicamentos antidepressivos como amitriptilina (Elavil, Etrafon), bupropiona (Wellbutrin, Zyban), fluoxetina (Prozac, Sarafem), fluvoxamina (Luvox), imipramina (Janimine, Tofranil), paroxetina (Paxil), sertralina (Zoloft) e outros.

Esta lista não está completa e existem vários outros medicamentos que podem interagir com o dextrometorfano. Informe o seu médico sobre todos os medicamentos prescritos e vendidos sem receita que você usa. Isso inclui vitaminas, minerais, produtos fitoterápicos e medicamentos prescritos por outros médicos. Não comece a usar um novo medicamento sem avisar o seu médico.

Perguntas frequentes populares

Os produtos Mucinex não ajudam a prevenir ou tratar o vírus COVID-19 em si, mas podem ajudar a aliviar alguns dos sintomas do COVID, como congestão no peito, tosse ou dor de cabeça. Selecione um produto que atinja apenas os sintomas que você tem. continue lendo

Mais perguntas frequentes

  • Dextrometorfano – você pode dar TusQ Dx a uma criança e qual é a dose?

Outras informações

Como minha medicação se parece?

O dextrometorfano está disponível sem receita sob muitas marcas e nomes genéricos diferentes. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre este medicamento, especialmente se for novo para você.

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use este medicamento apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Isenção de responsabilidade médica

Copyright 1996-2024 Cerner Multum, Inc. Versão: 5.04.

Artigos relacionados

Usos, efeitos colaterais e advertências da dramamina

Redação Memória Viva

Usos, efeitos colaterais e advertências de dulaglutida

Redação Memória Viva

Dulcolax – usos, dosagem, efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Deixe um comentário