Nome genérico: oxicodona[[ox-i-KOE-feito ]
Nomes de marcas: Oxaydo, OxyContin, Oxyfast, Roxicodone, RoxyBond,
Classe de drogas: Opioides (analgésicos narcóticos)
O que é oxicodona?
A oxicodona é um analgésico opioide, às vezes chamado de narcótico.
A oxicodona é usada para tratar dores moderadas a intensas.
O formulário de liberação estendida da oxicodona é para o tratamento da dor 24 horas por dia e deve não ser usado conforme necessário para a dor.
Avisos
Você não deve usar oxicodona se tiver asma grave ou problemas respiratórios, ou obstrução no estômago ou intestinos.
O USO INCORRETO DE MEDICAMENTOS OPIÓIDES PODE CAUSAR DEPENDÊNCIA, OVERDOSE OU MORTE. Mantenha o medicamento em um local onde outras pessoas não possam alcançá-lo.
Tomar oxicodona durante a gravidez pode causar sintomas de abstinência potencialmente fatais no recém-nascido.
Podem ocorrer efeitos colaterais fatais se você usar medicamentos opioides com álcool ou com outros medicamentos que causem sonolência ou diminuam a respiração.
A oxicodona pode retardar ou parar sua respiração. Isto é mais provável em doentes idosos ou doentes, mas pode ocorrer em qualquer pessoa que tome este medicamento.
Antes de tomar este medicamento
Você não deve usar oxicodona se for alérgico a ela ou se tiver:
- asma grave ou problemas respiratórios; ou
- um bloqueio no estômago ou intestinos.
Você não deve usar este medicamento se já estiver usando um medicamento opioide semelhante e for tolerante a ele. Não use este medicamento se você usou um inibidor da MAO nos últimos 14 dias, como isocarboxazida, linezolida, fenelzina, rasagilina, selegilina ou tranilcipromina, ou se recebeu uma injeção de azul de metileno.
A maioria das marcas de oxicodona não é aprovada para uso em menores de 18 anos. OxyContin não deve ser administrado a crianças com menos de 11 anos de idade.
Para ter certeza de que este medicamento é seguro para você, informe o seu médico se você já teve:
- problemas respiratórios, apneia do sono;
- um ferimento na cabeça, tumor cerebral ou convulsões;
- dependência de drogas ou álcool ou doença mental;
- Doença pulmonar;
- doença hepática ou renal;
- distúrbio da tireoide;
- doença adrenal (como doença de Addison;
- problemas de micção; ou
- problemas com sua vesícula biliar ou pâncreas.
Se você usar medicamentos opioides durante a gravidez, seu bebê poderá ficar dependente do medicamento. Isso pode causar sintomas de abstinência potencialmente fatais no bebê após o nascimento. Os bebés que nascem dependentes de opiáceos podem necessitar de tratamento médico durante várias semanas. Informe o seu médico se estiver grávida antes de usar oxicodona. Se engravidar enquanto estiver a tomar oxicodona, não interrompa a medicação repentinamente sem falar com o seu médico. Pode ser necessário diminuir gradualmente o seu medicamento.
Consulte um médico antes de usar oxicodona se estiver amamentando. Informe o seu médico se notar sonolência intensa ou respiração lenta no bebê que está amamentando.
Como devo usar oxicodona?
Tome oxicodona exatamente como prescrito. Siga as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos. Nunca use este medicamento em quantidades maiores ou por mais tempo do que o prescrito. Informe o seu médico se sentir uma necessidade maior de tomar mais oxicodona.
Nunca compartilhe medicamentos opioides com outra pessoa, especialmente alguém com histórico de abuso ou dependência de drogas. O USO INCORRETO PODE CAUSAR VÍCIO, OVERDOSE OU MORTE. Mantenha o medicamento em um local onde outras pessoas não possam alcançá-lo. Vender ou doar medicamentos opioides é contra a lei.
Pare de tomar todos os outros analgésicos opioides 24 horas por dia quando começar a tomar oxicodona de liberação prolongada.
Tome com comida.
Engula a cápsula ou comprimido inteiro para evitar a exposição a uma sobredosagem potencialmente fatal. Não esmague, mastigue, quebre, abra ou dissolva.
Se você não consegue engolir uma cápsula inteira, abra-o e polvilhe o remédio em uma colher de pudim ou purê de maçã. Engula a mistura imediatamente, sem mastigar. Não guarde para uso posterior.
Nunca esmague ou quebre um comprimido de oxicodona para inalar o pó ou misture-o em um líquido para injetar o medicamento na veia. Isso pode causar morte.
Meça o medicamento líquido com cuidado. Use a seringa doseadora fornecida ou um dispositivo de medição de dose de medicamento (não uma colher de cozinha).
Você não deve parar de usar oxicodona repentinamente. Siga as instruções do seu médico sobre como diminuir gradualmente a sua dose.
Armazene em temperatura ambiente, longe do calor, umidade e luz. Acompanhe o seu medicamento. A oxicodona é uma droga de abuso e você deve estar atento se alguém estiver usando seu medicamento de forma inadequada ou sem receita médica.
Não guarde sobras de medicamentos opioides. Apenas uma dose pode causar a morte de alguém que usa este medicamento de forma acidental ou inadequada. Pergunte ao seu farmacêutico onde encontrar um programa de descarte de medicamentos. Se não houver um programa de devolução, jogue o medicamento não utilizado no vaso sanitário.
O que acontece se eu esquecer de uma dose?
Como a oxicodona é usada para a dor, é improvável que você perca uma dose. Pule qualquer dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose. Não use duas doses ao mesmo tempo.
O que acontece se eu tiver uma overdose?
Procure atendimento médico de emergência ou ligue para a linha de ajuda sobre venenos no número 1-800-222-1222. Uma overdose de oxicodona pode ser fatal, especialmente em uma criança ou outra pessoa que use o medicamento sem receita médica. Os sintomas de sobredosagem podem incluir sonolência grave, pupilas pontiagudas, respiração lenta ou ausência de respiração.
O seu médico pode recomendar que você tome naloxona (um medicamento para reverter uma overdose de opióides) e mantenha-a sempre com você. Uma pessoa que cuida de você pode administrar naloxona se você parar de respirar ou não acordar. Seu cuidador ainda deve obter ajuda médica de emergência e pode precisar realizar RCP (ressuscitação cardiopulmonar) em você enquanto espera a chegada de ajuda.
Qualquer pessoa pode comprar naloxona em uma farmácia ou no departamento de saúde local. Certifique-se de que qualquer pessoa que cuide de você saiba onde você guarda a naloxona e como usá-la.
O que devo evitar ao usar oxicodona?
Não beber álcool. Podem ocorrer efeitos colaterais perigosos ou morte.
Evite dirigir ou operar máquinas até saber como este medicamento irá afetá-lo. Tonturas ou sonolência intensa podem causar quedas ou outros acidentes.
Evite erros de medicação. Verifique sempre a marca e a dosagem da oxicodona que você compra na farmácia.
Efeitos colaterais da oxicodona
Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica à oxicodona: urticária; respiração difícil; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.
Os medicamentos opioides, incluindo a oxicodona, podem retardar ou interromper a respiração e pode ocorrer a morte. Uma pessoa que cuida de você deve administrar naloxona e/ou procurar atendimento médico de emergência se você tiver respiração lenta com pausas longas, lábios azuis ou se tiver dificuldade para acordar.
Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:
- respiração ruidosa, suspiros, respiração superficial, respiração que para durante o sono;
- frequência cardíaca lenta ou pulso fraco;
- pele fria e úmida;
- uma sensação de tontura, como se você fosse desmaiar;
- confusão, pensamentos ou comportamentos incomuns;
- convulsão (convulsões);
- níveis baixos de cortisol – náuseas, vómitos, perda de apetite, tonturas, agravamento do cansaço ou fraqueza; ou
- altos níveis de serotonina no corpo – agitação, alucinações, febre, suores, tremores, ritmo cardíaco acelerado, rigidez muscular, espasmos, perda de coordenação, náuseas, vómitos, diarreia.
Problemas respiratórios graves podem ser mais prováveis em adultos mais velhos e naqueles que estão debilitados ou têm síndrome de desgaste ou distúrbios respiratórios crônicos.
O uso prolongado de medicamentos opioides, como a oxicodona, pode afetar a fertilidade (capacidade de ter filhos) em homens ou mulheres. Não se sabe se os efeitos dos opioides na fertilidade são permanentes.
Os efeitos colaterais comuns da oxicodona podem incluir:
- sonolência, tontura, cansaço;
- dor de cabeça;
- prisão de ventre, dor de estômago, náusea, vômito; ou
- coceira, olhos vermelhos ou rubor.
Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.
Que outros medicamentos afetarão a oxicodona?
Você pode ter problemas respiratórios ou sintomas de abstinência se começar ou parar de tomar outros medicamentos. Informe o seu médico se você também usa antibióticos, medicamentos antifúngicos, medicamentos para o coração ou pressão arterial, medicamentos para convulsões ou medicamentos para tratar HIV ou hepatite C.
A medicação opioide pode interagir com muitas outras drogas e causar efeitos colaterais perigosos ou morte. Certifique-se de que seu médico saiba se você também usa:
- outros opioides – analgésico opioide ou remédio para tosse prescrito;
- medicamentos sedativos incluindo alprazolam ou Xanax, clonazepam ou Klonopin, diazepam ou Valium, lorazepam ou Ativan, temazepam ou Restoril e outros;
- pílulas para dormir;
- relaxantes musculares ou tranquilizantes;
- medicamentos para depressão, ansiedade ou outras doenças mentais;
- medicamento para a doença de Parkinson;
- tratamento de enxaqueca; ou
- medicamentos utilizados para a prevenção de náuseas e vômitos.
- medicamentos para resfriado ou alergia, medicamentos broncodilatadores para asma/DPOC ou um diurético (“pílula de água”);
- medicamentos para enjôo, síndrome do intestino irritável ou bexiga hiperativa;
Esta lista não está completa e muitos outros medicamentos podem interagir com a oxicodona. Isso inclui medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as possíveis interações medicamentosas estão listadas aqui.
Perguntas frequentes populares
Qualquer medicamento classificado como “opioide” pode causar prisão de ventre. Exemplos de opioides comumente prescritos que podem causar esse efeito colateral incluem morfina, tramadol, fentanil, metadona, hidrocodona, codeína e oxicodona. continue lendo
A oxicodona de liberação imediata tem meia-vida de pouco menos de 4 horas, o que significa que os efeitos analgésicos de uma dose desaparecerão em 6 a 24 horas, mas pode permanecer detectável na saliva, na urina e no cabelo por muito mais tempo. Na saliva, a oxicodona é detectável minutos após a ingestão e dura até 48 horas (2 dias). A oxicodona é detectável na urina dentro de 1 a 3 horas e permanecerá detectável por 1 a 4 dias. Como a maioria dos outros opioides, a oxicodona é detectável no cabelo por até 90 dias. continue lendo
A duração da abstinência de opioides depende do opioide que você está tomando e se é um opioide de ação curta ou prolongada.
Se você estiver usando um opioide de ação curta, a abstinência aguda do opioide dura de 4 a 10 dias, com os sintomas de abstinência começando 8 a 24 horas após o último uso.
Se você estiver usando um opioide de ação prolongada, a abstinência aguda do opioide dura de 10 a 20 dias, com os sintomas de abstinência começando 12 a 48 horas após o último uso. continue lendo
Oxicodona (também conhecida como Oxy IR) e Oxycontin contêm oxicodona, mas a principal diferença é que Oxycontin é a marca de uma forma de oxicodona de ação prolongada. Oxycontin libera oxicodona lenta e continuamente ao longo de 12 horas e só precisa ser administrado duas vezes ao dia. A oxicodona tem ação mais curta, com meia-vida média de 3,2 horas, o que significa que metade da dose de oxicodona é eliminada em 3,2 horas, por isso geralmente é administrada quatro a seis vezes ao dia para proporcionar alívio da dor durante todo o dia. . A oxicodona é geralmente administrada para dores agudas, como aquelas após cirurgia ou trauma, enquanto Oxycontin pode ser administrada para dores crônicas ou de longo prazo, como as causadas por câncer. Oxycontin só deve ser considerado naqueles com dor crônica intensa que já consideraram benéfico um teste com oxicodona. continue lendo
A oxicodona de liberação imediata começa a fazer efeito rapidamente, dentro de 10 a 30 minutos, mas pode levar até 1 hora para ser totalmente absorvida e atingir todos os efeitos. Os alimentos podem atrasar a rapidez com que a oxicodona faz efeito, mas não a quantidade que é absorvida. continue lendo
É provável que a abstinência da oxicodona aconteça com pessoas que tomaram oxicodona de forma consistente ou fizeram uso indevido de oxicodona.