21.9 C
Nova Iorque
18 de setembro de 2024
K

Usos do DIU Kyleena, efeitos colaterais, advertências

Usos do DIU Kyleena, efeitos colaterais, advertências – Drugs.com

Nome genérico: sistema intrauterino de levonorgestrel
Classes de medicamentos: Contraceptivos, Progestágenos

O que é Kyleena?

Kyleena contém levonorgestrel, um hormônio feminino que pode causar alterações no muco cervical e no revestimento uterino, tornando mais difícil para o espermatozoide chegar ao útero e mais difícil para um óvulo fertilizado se fixar no útero.

O sistema intrauterino de liberação de levonorgestrel Kyleena é um dispositivo pequeno e flexível de plástico em forma de T contendo 19,5 mg de levonorgestrel. O dispositivo intrauterino (DIU) Kyleena é colocado no útero, onde libera lentamente o hormônio. Como o DIU libera levonorgestrel no útero, apenas pequenas quantidades do hormônio entram no sangue. Kyleena não contém estrogênio e não deve ser usado como controle de natalidade de emergência.

O DIU Kyleena é colocado no útero pelo seu médico para prevenir a gravidez por até 5 anos. O DIU pode ser removido pelo seu médico a qualquer momento. Kleena pode ser usado independentemente de você ter dado à luz uma criança ou não.

Dois fios finos estão presos à haste (extremidade inferior) de Kyleena. Os fios são a única parte de Kyleena que você pode sentir quando o DIU está no útero; no entanto, ao contrário de um cordão de absorvente interno, os fios não se estendem para fora do corpo.

Avisos

Você não deve usar o DIU Kyleena se tiver sangramento vaginal anormal, infecção pélvica, outros problemas no útero ou colo do útero, ou se tiver câncer de mama ou útero, doença hepática ou tumor hepático, ou sistema imunológico fraco.

Não use Kyleena durante a gravidez. Ligue para o seu médico se você acha que pode estar grávida.

Kyleena não protege contra a infecção pelo HIV (AIDS) e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Ligue para seu médico imediatamente se tiver sintomas de acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco, como dormência ou fraqueza repentina, dor de cabeça intensa ou dor no peito.

Antes de tomar este medicamento

Kyleena pode aumentar o risco de desenvolver uma infecção pélvica grave, que pode ameaçar a sua vida ou a sua capacidade futura de ter filhos. Pergunte ao seu médico sobre esse risco.

Não use Kyleena durante a gravidez. Se deixado no lugar durante a gravidez, o DIU pode causar infecção grave, aborto espontâneo, parto prematuro ou morte da mãe. O hormônio presente em Kyleena também pode causar efeitos indesejáveis ​​em recém-nascidos do sexo feminino.

Informe imediatamente o seu médico se engravidar. Se continuar a gravidez, preste atenção a sinais como febre, calafrios, cólicas, sangramento vaginal ou corrimento.

Você não deve usar Kyleena se for alérgico a levonorgestrel, silicone, sílica, prata, bário, óxido de ferro ou polietileno, ou se tiver:

  • sangramento vaginal anormal que não foi verificado por um médico;
  • uma infecção pélvica não tratada ou não controlada (vaginal, cervical, uterina);
  • endometriose ou infecção pélvica grave após gravidez ou aborto nos últimos 3 meses;
  • doença inflamatória pélvica (DIP), a menos que você tenha tido uma gravidez normal após a infecção ter sido tratada e eliminada;
  • tumores fibróides uterinos ou condições que afetam o formato do útero;
  • câncer passado ou atual de mama, colo do útero ou útero;
  • doença hepática ou tumor hepático (benigno ou maligno);
  • uma condição que enfraquece o sistema imunológico, como AIDS, leucemia ou abuso de drogas intravenosas;
  • se você tiver outro dispositivo intrauterino (DIU);
  • se você fez um aborto ou aborto espontâneo nas últimas 6 semanas; ou
  • se você deu à luz um bebê nas últimas 6 semanas.

Informe o seu médico se você já teve:

  • pressão alta, problemas cardíacos, ataque cardíaco ou derrame;
  • problemas de sangramento;
  • enxaqueca; ou
  • uma infecção vaginal, infecção pélvica ou doença sexualmente transmissível.

Você pode usar Kyleena quando estiver amamentando. Não é provável que o levonorgestrel afete a qualidade ou a quantidade do seu leite materno ou a saúde do seu bebê que está amamentando. No entanto, foram relatados casos isolados de diminuição da produção de leite. O risco de complicações uterinas decorrentes da inserção do DIU Kyleena é maior durante a amamentação.

Como Kyleena é usado?

Kyleena é inserida através da vagina e colocada no útero por um médico.

Você pode sentir dor ou tontura durante a inserção do DIU Kyleena e pode ter um pequeno sangramento vaginal. Informe o seu médico se estes sintomas durarem mais de 30 minutos.

O DIU Kyleena não deve interferir nas relações sexuais, no uso de absorvente interno ou copo menstrual ou no uso de outros medicamentos vaginais.

Seu médico deve verificar o DIU após algumas semanas para ter certeza de que ainda está no lugar. Você também precisará de exames pélvicos anuais e exames de Papanicolaou.

Você pode ter períodos irregulares por 3 a 6 meses. Seu fluxo pode ser mais leve ou mais intenso e sua menstruação pode parar após vários meses. Informe o seu médico se não tiver menstruação durante 6 semanas ou se pensa que pode estar grávida.

O DIU Kyleena pode sair sozinho. Após cada período menstrual, certifique-se de que ainda consegue sentir os fios de remoção na abertura do colo do útero.

Ligue para o seu médico imediatamente se você não conseguir sentir os fios ou se achar que o DIU deslizou para baixo ou saiu do útero, especialmente se você também sentir dor ou sangramento. Use um método anticoncepcional não hormonal (preservativo, diafragma, capuz cervical ou esponja anticoncepcional) para prevenir a gravidez até que seu médico possa substituir o DIU.

Se você precisar fazer uma ressonância magnética (ressonância magnética), informe com antecedência aos seus cuidadores que você tem um DIU Kyleena instalado.

Seu DIU pode ser removido a qualquer momento que você decidir parar de usar métodos anticoncepcionais.Kyleena deve ser removido após 5 anos. Seu médico pode inserir um novo dispositivo se você desejar continuar usando esta forma de controle de natalidade. Somente o seu médico deve remover o DIU. Não tente remover o DIU Kyleena sozinho.

Se você decidir usar um método anticoncepcional diferente, pode ser necessário começar a usá-lo uma semana antes da remoção do DIU.

Informações de dosagem

Dose habitual para adultos para contracepção:

A inserção do dispositivo intrauterino deve ser realizada por um profissional de saúde treinado e familiarizado com o produto; a rotulagem do fabricante do produto deve ser consultada:

Insira 1 DIU Kyleena no útero

Momento de inserção:
-Para mulheres que atualmente não usam contracepção hormonal ou intrauterina: A inserção pode ocorrer a qualquer momento em que a mulher não esteja grávida; se inserido após os primeiros 7 dias do ciclo menstrual, um método contraceptivo adicional deve ser usado por 7 dias após a inserção
-Mudança de contraceptivo hormonal oral, transdérmico ou vaginal: a inserção pode ocorrer a qualquer momento; se inserido durante a fase hormonal, continue o uso por 7 dias após a inserção ou até o final do ciclo de tratamento atual
-Mudança de um contraceptivo injetável com progestógeno: a inserção pode ocorrer a qualquer momento; se inserido mais de 3 meses após a última injeção, um método contraceptivo adicional deve ser usado por 7 dias após a inserção
-Troca de implante anticoncepcional ou outro DIU: A inserção deve ocorrer no mesmo dia da remoção do implante ou DIU
-Inserção após aborto ou aborto espontâneo:
–Primeiro trimestre: pode inserir o DIU imediatamente após um aborto ou aborto espontâneo no primeiro trimestre
–Segundo trimestre: a inserção do DIU deve ser adiada por no mínimo 4 semanas ou até que o útero esteja totalmente involuído; se a involução for retardada, a inserção deverá ser adiada até que a involução esteja completa; considerar a possibilidade de ovulação e concepção ocorrerem antes da inserção e aconselhar a paciente sobre a necessidade de um método contraceptivo adicional por 7 dias após a inserção
-Após o parto: A inserção do DIU deve ser adiada no mínimo 4 semanas após o parto, ou até que o útero esteja totalmente involuído; se a involução for retardada, a inserção deverá ser adiada até que a involução esteja completa; considerar a possibilidade de ovulação e concepção ocorrerem antes da inserção e aconselhar a paciente sobre a necessidade de um método contraceptivo adicional por 7 dias após a inserção

Substituição: o DIU deve ser substituído após 5 anos; um novo DIU pode ser inserido para uso continuado.
Comentários:
-O DIU pode ser removido a qualquer momento, mas deve ser removido ao final de 5 anos; se desejar o uso continuado, substitua por um novo DIU.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Como o DIU Kyleena libera continuamente uma dose baixa de levonorgestrel, não ocorre perda de dose ao usar esta forma de levonorgestrel.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

É muito improvável que ocorra uma sobredosagem de levonorgestrel libertado pelo sistema intrauterino.

O que devo evitar ao usar Kyleena?

Evite ter mais de um parceiro sexual. O DIU pode aumentar o risco de desenvolver uma infecção pélvica grave, que geralmente é causada por doenças sexualmente transmissíveis. Kyleena não irá protegê-lo de doenças sexualmente transmissíveis, incluindo HIV e AIDS. Usar preservativo pode ajudar a proteger-se dessas doenças.

Ligue para o seu médico se o seu parceiro sexual desenvolver HIV ou uma doença sexualmente transmissível, ou se você tiver alguma alteração nas relações sexuais.

Efeitos colaterais de Kyleena

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica a Kyleena: urticária; respiração difícil; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Obtenha ajuda médica de emergência se sentir dor intensa na parte inferior do estômago ou nas laterais. Isto poderia ser um sinal de gravidez tubária.

O DIU Kyleena pode ficar incrustado na parede do útero ou pode perfurar (formar um buraco) no útero. Se isso ocorrer, o dispositivo poderá não impedir mais a gravidez ou poderá sair do útero e causar cicatrizes, infecção ou danos a outros órgãos. Seu médico pode precisar remover cirurgicamente o dispositivo.

Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:

  • cólicas intensas ou dor pélvica, dor durante a relação sexual;
  • tontura extrema ou sensação de desmaio;
  • forte enxaqueca;
  • sangramento vaginal intenso ou contínuo, feridas vaginais, corrimento vaginal aquoso, corrimento fétido ou incomum;
  • pele pálida, fraqueza, hematomas ou sangramentos fáceis, febre, calafrios ou outros sinais de infecção;
  • icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos); ou
  • dormência ou fraqueza repentina (especialmente num lado do corpo), confusão, problemas de visão, sensibilidade à luz.

Os efeitos colaterais comuns de Kyleena podem incluir:

  • dor pélvica, períodos menstruais dolorosos ou irregulares, alterações nos padrões ou fluxo de sangramento;
  • inchaço vaginal, coceira ou infecção;
  • dor temporária, sangramento ou tontura durante a inserção do DIU;
  • cistos ovarianos (dor pélvica que desaparece em 3 meses);
  • dor de estômago, náusea, vômito, distensão abdominal;
  • dor de cabeça, enxaqueca, depressão, alterações de humor;
  • dor nas costas, sensibilidade ou dor nos seios;
  • ganho de peso, acne, pele oleosa, alterações no crescimento do cabelo, perda de interesse por sexo; ou
  • inchaço no rosto, mãos, tornozelos ou pés.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.

Que outros medicamentos afetarão Kyleena?

Outros medicamentos podem afetar o levonorgestrel, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Informe o seu médico sobre todos os outros medicamentos que você usa.

Referências

  1. Etiqueta do produto Kyleena
  2. Monografia do paciente Bayer Kyleena

Perguntas frequentes populares

Nos EUA, existem dois tipos de dispositivo intrauterino (DIU) disponíveis: DIU de cobre (como ParaGard) e DIU hormonal (como: Mirena, Liletta, Skyla e Kyleena). O efeito colateral mais comum Os efeitos relatados com o DIU são dor na inserção do DIU, cólicas, sangramento e gravidez indesejada. continue lendo

Não, os antibióticos não afetam DIUs como Kyleena, Mirena ou Skyla. Na verdade, não existem muitos dispositivos contraceptivos ou mesmo contraceptivos que sejam afectados pelos antibióticos, apesar da crença popular de que este é o caso. Os DIUs atuam diretamente na cavidade uterina e não dependem da absorção pelo estômago, nem do metabolismo pelo fígado para seu efeito e têm poucas interações. continue lendo

Sim, o Plano B (levonorgestrel) pode atrasar a menstruação ou induzir sangramento fora do ciclo menstrual típico, pois contém um hormônio sintético. Para evitar a gravidez, o Plano B, assim como outras pílulas anticoncepcionais, precisa modificar seus níveis hormonais, o que pode resultar nessas alterações menstruais. É importante notar que o Plano B está associado a uma maior probabilidade de alterações menstruais em comparação com as pílulas anticoncepcionais normais, devido ao aumento da dosagem. continue lendo

Sim, Kyleena pode causar ganho de peso em algumas mulheres, embora isso não esteja listado como um efeito colateral comum de Kyleena. O ganho de peso associado ao Kyleena é provavelmente devido à retenção de água causada pela progestina contida no Kyleena, e não a um aumento no percentual de gordura corporal. Na maioria das mulheres, o inchaço deve diminuir dentro de alguns meses. continue lendo

Sim, a acne é um efeito colateral comum de Kyleena, relatado em 14,1% das mulheres que foram designadas para Kyleena em ensaios clínicos. Mulheres com predisposição à acne hormonal (por exemplo, normalmente apresentam acne pouco antes da menstruação) têm maior probabilidade do que outras de desenvolver acne com Kyleena. continue lendo

Sim, Kyleena pode interromper sua menstruação. A pesquisa mostrou que 12 em cada 100 mulheres (12%) ou mulheres param de menstruar após um ano de uso de Kyleena. Normalmente, a maioria das mulheres experimenta algum tipo de mudança na menstruação, geralmente durante os primeiros três a seis meses após a inserção do Kyleena. Seus períodos podem tornar-se mais leves ou mais irregulares ou podem ocorrer manchas entre os períodos. Algumas mulheres apresentam sangramento intenso durante esse período. No entanto, estas alterações geralmente desaparecem após cerca de 6 meses, com a maioria das mulheres experimentando períodos mais curtos e mais leves quando o corpo se ajusta. continue lendo

Kyleena é imediatamente eficaz se for inserido nos primeiros 7 dias da menstruação da mulher, imediatamente após um aborto ou aborto espontâneo no primeiro trimestre, ou se for inserido no mesmo dia em que um implante contraceptivo hormonal ou dispositivo intrauterino for removido. Noutras circunstâncias, pode demorar até sete dias para Kyleena fazer efeito e deve ser utilizado outro método contracetivo ou a mulher deve abster-se de relações vaginais durante 7 dias para evitar a gravidez. continue lendo

Kyleena vai durar até cinco anos e é mais de 99% eficaz na prevenção da gravidez neste período. continue lendo

Sim. Depois de tomar o contraceptivo de emergência Plano B (levonorgestrel), é considerado seguro beber álcool, e não se sabe que o álcool altera a eficácia do Plano B. Embora consumir álcool após o Plano B não seja considerado perigoso, alguns dos potenciais efeitos colaterais de O plano B pode ser agravado pelo álcool. continue lendo

Ver mais perguntas frequentes

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use Kyleena apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Isenção de responsabilidade médica

Artigos relacionados

Kynmobi: usos, dosagem, efeitos colaterais, avisos

Redação Memória Viva

Usos, benefícios e efeitos colaterais da Kratom

Redação Memória Viva

Usos, efeitos colaterais e avisos de Kurvelo

Redação Memória Viva

Deixe um comentário