14.4 C
Nova Iorque
25 de março de 2025
A

Usos de Aricept, dosagem, efeitos colaterais

Usos de Aricept, dosagem, efeitos colaterais – Drugs.com

Pronúncia: ar-eh-setembro
Nome genérico: donepezila
Nomes de marcas: Aricept, Aricept ODT
Formas de dosagem: Comprimidos (5 mg, 10 mg, 23 mg), comprimidos ODT (5 mg, 10 mg)
Classe de drogas: Inibidores

O que é Aricept?

Aricept é utilizado no tratamento da demência causada pela doença de Alzheimer. Aricept pode ajudar a melhorar a atenção, a memória, o comportamento e a capacidade de realizar atividades diárias em pacientes com demência.

Aricept não é uma cura para a doença de Alzheimer; pode ajudar a melhorar os sintomas, mas a condição irá progredir com o tempo, mesmo em pessoas que tomam este medicamento. O nome genérico do Aricept é donepezil.

Aricept melhora a função das células nervosas no cérebro. Aricept atua prevenindo a degradação de uma substância química chamada acetilcolina (ah SEET il KOE leen). Pessoas com demência geralmente apresentam níveis mais baixos dessa substância química, que é importante para os processos de memória, pensamento e raciocínio. Aricept pertence à classe de medicamentos inibidores da colinesterase.

Efeitos colaterais do Aricept

Efeitos colaterais comuns do Aricept podem incluir náuseas, vómitos, diarreia, perda de apetite, cãibras musculares, problemas de sono (insónia) ou sensação de cansaço.

Efeitos colaterais graves do Aricept
Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de reação alérgica com efeitos colaterais, sintomas de urticária, dificuldade em respirar e inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Pare de usar este medicamento e chame seu médico imediatamente se tiver:

  • vômito intenso ou contínuo;
  • uma sensação de tontura, como se você fosse desmaiar;
  • batimentos cardíacos lentos;
  • convulsão (convulsões);
  • micção dolorosa ou difícil;
  • problemas respiratórios novos ou agravados; ou
  • sinais de sangramento no estômago – azia intensa ou dor de estômago, fezes com sangue ou alcatrão, tosse com sangue ou vômito que se parece com borra de café.

Esta não é uma lista completa dos efeitos colaterais do Aricept e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.

Avisos

Antes de tomar este medicamento, informe o seu médico se você tem um distúrbio do ritmo cardíaco, como “síndrome do seio nasal” (batimentos cardíacos lentos), próstata aumentada, problemas de micção, asma, doença pulmonar obstrutiva ou um distúrbio convulsivo, como epilepsia.

Se precisar fazer algum tipo de cirurgia, informe com antecedência ao cirurgião que está tomando Aricept.

Aricept pode causar efeitos colaterais que podem prejudicar seu pensamento ou reações. Tenha cuidado se você dirigir ou fizer qualquer coisa que exija que você esteja acordado e alerta.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar este medicamento se for alérgico ao ingrediente ativo donepezil, a alguns outros medicamentos ou aos ingredientes inativos deste medicamento. Informe o seu médico se você é alérgico a algum medicamento.

Para ter certeza de que este medicamento é seguro para você, informe o seu médico se você tiver:

  • um distúrbio do ritmo cardíaco;
  • história de úlceras estomacais;
  • próstata aumentada ou problemas de micção;
  • doença hepática ou renal;
  • epilepsia ou outro distúrbio convulsivo;
  • dificuldade para engolir; ou
  • asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ou outro distúrbio respiratório.

Não se sabe se Aricept irá prejudicar o feto. Informe o seu médico se estiver grávida ou planeia engravidar enquanto estiver a utilizar este medicamento.

Não se sabe se o donepezil passa para o leite materno ou se pode prejudicar o bebê em amamentação. Informe o seu médico se estiver amamentando um bebê.

Como devo tomar Aricept?

Tome Aricept exatamente como lhe foi prescrito. Siga todas as instruções no rótulo da prescrição. Não tome este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado.

Tome Aricept uma vez por dia.

Você pode tomar Aricept com ou sem alimentos.

Comprimidos normais: Não esmague, mastigue ou quebre o comprimido normal. Engula tudo.

Como tomar Aricept ODT (comprimido de desintegração oral):

  • Mantenha o comprimido no blister até estar pronto para tomá-lo. Abra a embalagem e descasque ou corte a proteção do blister do comprimido. Não empurre o tablet pela parte traseira ou poderá danificá-lo.
  • Use as mãos secas para retirar o comprimido e colocá-lo na boca.
  • Não engula o tablete inteiro. Deixe-o dissolver na sua língua.
  • Engula várias vezes enquanto o comprimido se dissolve. Após a dissolução completa do comprimido, beba um copo de água.

Se você precisar de cirurgia ou tratamento odontológico, informe com antecedência ao cirurgião que está usando Aricept. Pode ser necessário interromper o uso do medicamento por um curto período.

Você não deve parar de usar Aricept sem o conselho do seu médico.

Armazenar em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor.

Informações sobre dosagem de Aricept

Dosagem habitual de Aricept para adultos para a doença de Alzheimer:

Dose inicial: 5 mg por via oral uma vez ao dia, à noite antes de dormir

Doença de Alzheimer leve a moderada:
-Dose de manutenção: 10 mg por via oral uma vez ao dia após o paciente ter recebido uma dose inicial de 5 mg uma vez ao dia durante 4 a 6 semanas

Doença de Alzheimer moderada a grave:
-Dose de manutenção: 23 mg por via oral uma vez ao dia, após o paciente ter recebido uma dose de 10 mg uma vez ao dia por pelo menos 3 meses

Comentários: Uma dose mais elevada de 10 mg pode ou não proporcionar um benefício clínico estatisticamente significativamente maior do que uma dose de 5 mg. A preferência do prescritor e do paciente deve ser considerada.

Usos: Para demência do tipo Alzheimer leve, moderada e grave.

Formas farmacêuticas de Aricept

Aricept está disponível na forma de comprimidos (5 mg, 10 mg, 23 mg) e comprimidos de desintegração oral (ODT) (5 mg, 10 mg)

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Tome a dose esquecida assim que se lembrar. Ignore a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose programada. Não tome medicamento extra para compensar a dose esquecida.

Se você perder suas doses por mais de 7 dias consecutivos, ligue para seu médico antes de tomar o medicamento novamente.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência ou ligue para a linha de ajuda sobre venenos no número 1-800-222-1222.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir náuseas intensas, vómitos, salivação, sudação, visão turva, sensação de tontura, batimentos cardíacos lentos, respiração superficial, fraqueza muscular, desmaios ou convulsões (convulsões).

O que evitar

Este medicamento pode prejudicar o seu pensamento ou reações. Tenha cuidado se você dirigir ou fizer qualquer coisa que exija estar alerta.

Que outros medicamentos afetarão o Aricept?

Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que você usa e aqueles que você inicia ou deixa de usar durante o tratamento com Aricept, especialmente:

  • AINEs (antiinflamatórios não esteróides) – aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin), naproxeno (Aleve), celecoxibe, diclofenaco, indometacina, meloxicam e outros;

Está lista não está completa. Outros medicamentos podem interagir com o donepezil, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as interações possíveis estão listadas neste guia de medicação.

Bula do Aricept

Esta não é toda a informação que você precisa saber sobre o Aricept (donepezil) para um uso seguro e eficaz e não substitui a necessidade de conversar com seu médico sobre o seu tratamento. Revise a bula do Aricept aqui e discuta este medicamento e quaisquer dúvidas que você tenha com seu médico ou outro profissional de saúde.

Armazenar

Armazene em temperatura ambiente entre 59° a 86°F (15° a 30°C).

Ingredientes

Ingrediente ativo:cloridrato de donepezila

Ingredientes inativos:

Comprimidos revestidos por película (5 mg e 10 mg): lactose monohidratada, amido de milho, celulose microcristalina, hidroxipropilcelulose e estearato de magnésio. O revestimento do filme contém talco, polietilenoglicol, hipromelose e dióxido de titânio. Além disso, o comprimido de 10 mg contém óxido de ferro amarelo (sintético) como corante.

Comprimidos revestidos por película (23mg): etilcelulose, hidroxipropilcelulose, lactose monohidratada, estearato de magnésio e copolímero de ácido metacrílico, Tipo C. O revestimento de filme de cor avermelhada inclui óxido férrico, hipromelose 2910, polietilenoglicol 8000, talco e dióxido de titânio.

Comprimidos de desintegração oral ODT (5 mg, 10 mg): carragenina, manitol, dióxido de silício coloidal e álcool polivinílico. O comprimido de 10 mg contém óxido de ferro amarelo (sintético) como corante.

Empresa

Distribuído por Eisai Inc., Nutley, NJ 07110.

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe os seus medicamentos com outras pessoas e use Aricept apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Isenção de responsabilidade médica

Copyright 1996-2024 Cerner Multum, Inc. Versão: 6.01.

Artigos relacionados

Abilify Maintena: usos, dosagem, indicação e efeitos colaterais

Redação Memória Viva

Usos, dosagem e efeitos colaterais de Advil

Redação Memória Viva

Arikayce: usos, colaterais, efeitos e advertências

Redação Memória Viva

Deixe um comentário