23.9 C
Nova Iorque
18 de julho de 2024
MedicamentosT

Trileptal: usos, dosagem e efeitos colaterais

Trileptal: usos, dosagem e efeitos colaterais – Drugs.com

Nome genérico: oxcarbazepina
Classe de drogas: Anticonvulsivantes dibenzazepina

O que é Trileptal?

Trileptal é um medicamento anticonvulsivante ou antiepiléptico. Funciona diminuindo os impulsos nervosos que causam convulsões e dor.

Trileptal é usado sozinho ou com outros medicamentos para tratar convulsões parciais.

Trileptal é utilizado como medicamento único em adultos e crianças com pelo menos 4 anos de idade. É utilizado com outros medicamentos em adultos e crianças com pelo menos 2 anos de idade.

Avisos

Não pare de usar Trileptal repentinamente.

Procure tratamento médico se tiver sintomas de uma reação grave a medicamentos: erupção cutânea, febre, glândulas inchadas, sintomas semelhantes aos da gripe, hematomas ou sangramentos incomuns ou amarelecimento da pele ou dos olhos.

Ligue para o seu médico imediatamente se tiver sintomas de baixos níveis de sódio no corpo, como náusea, confusão, fraqueza severa, dor muscular ou aumento de convulsões.

Algumas pessoas têm pensamentos suicidas enquanto tomam remédios para convulsões. Fique alerta às mudanças de humor ou sintomas. Relate quaisquer sintomas novos ou agravados ao seu médico.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve tomar Trileptal se for alérgico à oxcarbazepina ou eslicarbazepina.

Informe o seu médico se você já teve:

  • doença hepática;
  • doença renal;
  • problemas de humor ou pensamentos suicidas; ou
  • uma alergia à carbamazepina (Carbatrol, Tegretol).

Algumas pessoas têm pensamentos suicidas enquanto tomam oxcarbazepina. Seu médico precisará verificar seu progresso em consultas regulares. Sua família ou outros cuidadores também devem estar alertas às mudanças de humor ou sintomas.

Não comece ou pare de tomar Trileptal durante a gravidez sem o conselho do seu médico. Ter uma convulsão durante a gravidez pode prejudicar a mãe e o bebê. Informe imediatamente o seu médico se engravidar enquanto estiver a tomar oxcarbazepina para convulsões.

Se você estiver grávida, seu nome poderá constar em um registro de gravidez para rastrear os efeitos da oxcarbazepina no bebê.

A oxcarbazepina pode tornar as pílulas anticoncepcionais menos eficazes. Pergunte ao seu médico sobre o uso de anticoncepcionais não hormonais (preservativo, diafragma com espermicida) para prevenir a gravidez.

Você não deve amamentar enquanto estiver tomando Trileptal.

Não dê este medicamento a uma criança sem orientação médica. Existem restrições de idade específicas para o uso de oxcarbazepina em crianças, dependendo da forma farmacêutica e se é utilizada isoladamente ou com outros medicamentos.

Como devo tomar Trileptal?

Tome Trileptal exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos ou folhas de instruções. O seu médico pode ocasionalmente alterar a sua dose. Use o medicamento exatamente como indicado.

Agite o Suspensão oral trileptal (líquido) antes de medir uma dose. Use a seringa doseadora fornecida ou um dispositivo de medição de dose de medicamento (não uma colher de cozinha).

Administre o líquido diretamente da seringa para uso oral ou misture o medicamento com um pequeno copo de água. Após usar a seringa, enxágue-a com água e deixe secar ao ar.

Você pode tomar o líquido oral ou comprimidos Trileptal com ou sem alimentos.

Você pode precisar de exames de sangue frequentes.

Não pare de usar oxcarbazepina repentinamente, mesmo que se sinta bem. Parar repentinamente pode causar aumento das convulsões. Siga as instruções do seu médico sobre como diminuir a dose.

Em caso de emergência, use ou leve identificação médica para que outras pessoas saibam que você usa Trileptal.

As convulsões são frequentemente tratadas com uma combinação de medicamentos. Use todos os medicamentos conforme indicado pelo seu médico. Leia o guia de medicação ou as instruções do paciente fornecidas com cada medicamento. Não altere suas doses ou horário de medicação sem o conselho do seu médico.

Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor. Jogue fora qualquer coisa não utilizada líquido 7 semanas após a abertura do frasco.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Tome o medicamento assim que puder, mas pule a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose. Não tome duas doses de uma só vez.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência.

O que evitar

Não beber álcool. Beber álcool pode aumentar certos efeitos colaterais e aumentar o risco de convulsões.

Evite ficar superaquecido ou desidratado durante exercícios, em climas quentes ou por não beber líquidos suficientes. Siga as instruções do seu médico sobre o tipo e a quantidade de líquidos que você deve beber.

Evite dirigir ou realizar atividades perigosas até saber como este medicamento irá afetá-lo. Suas reações podem ser prejudicadas.

Efeitos colaterais trileptais

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao Trileptal: urticária; respiração difícil; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Procure tratamento médico se tiver uma reação grave a medicamentos que possa afetar muitas partes do seu corpo. Os sintomas podem incluir: erupção cutânea, febre, glândulas inchadas, sintomas semelhantes aos da gripe, dores musculares, fraqueza grave, hematomas incomuns ou amarelecimento da pele ou dos olhos.

A oxcarbazepina pode reduzir o sódio no corpo a níveis perigosamente baixos, o que pode causar um desequilíbrio eletrolítico com risco de vida. Ligue para seu médico imediatamente se você tiver náuseas, falta de energia, confusão, sensação de cansaço ou irritação, fraqueza grave, dores musculares ou aumento de convulsões.

Relate ao seu médico quaisquer sintomas novos ou agravados, tais como: alterações de humor ou comportamento, depressão, ansiedade ou se você se sentir agitado, hostil, inquieto, hiperativo (mental ou fisicamente) ou se tiver pensamentos suicidas ou de se machucar.

Os efeitos colaterais comuns do Trileptal podem incluir:

  • tontura, sonolência, cansaço;
  • problemas de equilíbrio ou coordenação;
  • náusea, vômito;
  • tremores ou tremores;
  • visão dupla; ou
  • irritação na pele.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais.

Que outros medicamentos afetarão o Trileptal?

Usar Trileptal com outros medicamentos que causam sonolência pode piorar esse efeito. Pergunte ao seu médico antes de usar medicamentos opioides, pílulas para dormir, relaxantes musculares ou remédios para ansiedade ou convulsões.

Às vezes não é seguro usar certos medicamentos ao mesmo tempo. Alguns medicamentos podem afetar os níveis sanguíneos de outros medicamentos que você toma, o que pode aumentar os efeitos colaterais ou tornar os medicamentos menos eficazes.

Muitos medicamentos podem interagir com a oxcarbazepina. Isso inclui medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as interações possíveis estão listadas aqui. Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e qualquer medicamento que você comece ou pare de usar.

Perguntas frequentes populares

Trileptal (oxcarbazepina) é um medicamento anticonvulsivante usado para tratar convulsões parciais. Também é usado off-label como estabilizador de humor para o tratamento do transtorno bipolar. A retirada do Trileptal pode levar semanas ou meses e deve ser feita seguindo o conselho do seu médico. continue lendo

Trileptal atua para interromper convulsões parciais e pode levar dias, semanas ou até meses para verificar se Trileptal está funcionando para você reduzir a frequência de suas convulsões. O período de tempo que os pacientes foram tratados com Trileptal em estudos clínicos variou de dias a quase 6 meses.

Se você estiver tomando Trileptal off-label para tratar o transtorno bipolar, também pode levar várias semanas para saber se está funcionando para você. continue lendo

Trileptal (oxcarbazepina) pode causar ganho de peso em adultos e crianças, de acordo com resultados de ensaios clínicos. Outros efeitos colaterais do Trileptal incluem aumento do apetite, edema (inchaço) nas pernas e alterações digestivas, como prisão de ventre, que podem aumentar o peso corporal. continue lendo

Oxtellar XR e Trileptal são dois medicamentos prescritos que contêm o mesmo ingrediente ativo chamado oxcarbazepina. Ambos os medicamentos são tomados por via oral e utilizados no tratamento de convulsões parciais, mas são fabricados por empresas diferentes e apresentam-se em formas diferentes. continue lendo

Outras informações

  • Seu farmacêutico tem informações sobre o Trileptal.

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use Trileptal apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Artigos relacionados

Tresiba: Usos, Dosagem, Efeitos Colaterais e Advertências

Redação Memória Viva

Lurasidona: Usos, efeitos colaterais e advertências

Redação Memória Viva

Propranolol: usos, dosagem, efeitos colaterais, advertências

Redação Memória Viva

Deixe um comentário