22.4 C
Nova Iorque
4 de outubro de 2024
T

Tramadol: usos, efeitos colaterais, dosagem, advertências

Tramadol: usos, efeitos colaterais, dosagem, advertências – Drugs.com

Pronúncia: TRAM-a-dol
Nome genérico: tramadol
Nomes de marcas: ConZip, Qdolo, Ultram, Ultram ER
Classe de drogas: Opioides (analgésicos narcóticos)

O que é tramadol?

Tramadol é um analgésico forte usado para tratar dores moderadas a intensas que não são aliviadas por outros tipos de analgésicos. O tramadol é um opioide sintético e atua no cérebro e na coluna (sistema nervoso central) para reduzir a quantidade de dor que você sente.

O formulário de liberação estendida do tramadol é para o tratamento da dor 24 horas por dia. Esta forma de tramadol é não para uso conforme necessário para a dor.

Avisos

Convulsões foram relatadas em pacientes tomando tramadol. O risco de convulsões é maior se você estiver tomando doses mais altas do que as recomendadas. O risco de convulsão também é maior naqueles com distúrbio convulsivo ou naqueles que tomam certos antidepressivos ou medicamentos opioides.

Tramadol não deve ser usado se você for suicida ou propenso ao vício.

Você não deve tomar tramadol se tiver problemas respiratórios graves, obstrução no estômago ou intestinos, ou se tiver usado recentemente álcool, sedativos, tranquilizantes, medicamentos narcóticos ou um inibidor da MAO (isocarboxazida, linezolida, injeção de azul de metileno, fenelzina, rasagilina, selegilina, tranilcipromina e outros).

O tramadol pode retardar ou parar a respiração e pode causar dependência. O USO INCORRETO DESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR DEPENDÊNCIA, OVERDOSE OU MORTE, especialmente em uma criança ou outra pessoa que use o medicamento sem receita médica. Guarde este medicamento onde outras pessoas não possam alcançá-lo.

O tramadol não deve ser administrado a crianças com menos de 12 anos de idade ou a qualquer pessoa com menos de 18 anos que tenha sido submetida recentemente a uma cirurgia para remover as amígdalas ou adenóides. Ultram ER não deve ser administrado a menores de 18 anos.

Tomar tramadol durante a gravidez pode causar sintomas de abstinência potencialmente fatais no recém-nascido.

Podem ocorrer efeitos colaterais fatais se você usar este medicamento com álcool ou outros medicamentos que causem sonolência ou diminuam a respiração.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve tomar tramadol se for alérgico a ele ou se tiver:

  • asma grave ou problemas respiratórios;
  • obstrução estomacal ou intestinal (incluindo íleo paralítico);
  • se você usou recentemente álcool, sedativos, tranquilizantes ou medicamentos narcóticos; ou
  • se você usou um inibidor da MAO nos últimos 14 dias (como isocarboxazida, linezolida, injeção de azul de metileno, fenelzina ou tranilcipromina).

O tramadol não deve ser administrado a crianças com menos de 12 anos de idade. Ultram ER não deve ser administrado a menores de 18 anos.

Não dê este medicamento a menores de 18 anos que tenham sido submetidos recentemente a uma cirurgia para remover as amígdalas ou adenóides.

Ocorreram convulsões em algumas pessoas que tomaram tramadol. O risco de convulsão pode ser maior se você já teve:

  • um ferimento na cabeça, epilepsia ou outro distúrbio convulsivo;
  • dependência de drogas ou álcool; ou
  • um distúrbio metabólico.

Para ter certeza de que o tramadol é seguro para você, informe o seu médico se você já teve:

  • problemas respiratórios, apneia do sono;
  • doença hepática ou renal;
  • problemas de micção;
  • problemas na vesícula biliar, pâncreas ou tireóide;
  • um distúrbio estomacal; ou
  • doença mental ou tentativa de suicídio.

Se você usar tramadol durante a gravidez, seu bebê poderá nascer com sintomas de abstinência potencialmente fatais e poderá precisar de tratamento médico por várias semanas.

Consulte um médico antes de usar tramadol se estiver amamentando. Informe o seu médico se notar sonolência intensa ou respiração lenta no bebê que está amamentando.

Como devo tomar tramadol?

Tome tramadol exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga as instruções no rótulo da prescrição e leia todos os guias de medicamentos. Nunca use tramadol em quantidades maiores ou por mais tempo do que o prescrito. Informe o seu médico se sentir uma necessidade crescente de tomar mais deste medicamento.

Nunca compartilhe tramadol com outra pessoa, especialmente alguém com histórico de dependência de drogas. O USO INCORRETO PODE CAUSAR VÍCIO, OVERDOSE OU MORTE. Mantenha o medicamento onde outras pessoas não possam alcançá-lo. Vender ou doar este medicamento é contra a lei.

Pare de tomar todos os medicamentos opioides quando começar a tomar tramadol.

O tramadol pode ser tomado com ou sem alimentos, mas sempre da mesma forma.

Engula a cápsula ou comprimido inteiro para evitar a exposição a uma sobredosagem potencialmente fatal. Não esmague, mastigue, quebre, abra ou dissolva.

Meça o medicamento líquido com a seringa fornecida ou com um dispositivo de medição de dose (não com uma colher de cozinha).

Nunca esmague ou quebre um comprimido de tramadol para inalar o pó ou misture-o em um líquido para injetar o medicamento na veia. Essa prática resultou em morte.

Você pode ter sintomas de abstinência se parar de usar tramadol repentinamente. Pergunte ao seu médico antes de parar o medicamento.

Armazene em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor. Acompanhe o seu medicamento. Você deve estar ciente se alguém o estiver usando de forma inadequada ou sem receita médica.

Não guarde sobras de tramadol. Apenas uma dose pode causar a morte de alguém que a use acidentalmente ou de forma inadequada. Pergunte ao seu farmacêutico onde encontrar um programa de descarte de medicamentos. Se não houver programa de devolução, misture o restante do remédio com areia de gato ou borra de café em um saco plástico lacrado e jogue-o no lixo.

Informações de dosagem

Dose habitual em adultos para dor:

Adultos (17 anos ou mais): 50 a 100 mg por via oral a cada 4 a 6 horas, conforme necessário para a dor
-Para pacientes que não necessitam de início rápido do efeito analgésico: Dose inicial: 25 mg por via oral uma vez ao dia; titular em incrementos de 25 mg a cada 3 dias para atingir uma dose de 25 mg quatro vezes ao dia; depois disso, aumentar em 50 mg conforme tolerado a cada 3 dias
Dose máxima: 400 mg por dia.

Dose habitual de adultos para dor crônica:

Versão estendida (ER):
18 anos ou mais (sem tramadol): 100 mg por via oral uma vez ao dia
– Titular individualmente em incrementos de 100 mg a cada 5 dias até uma dose eficaz que minimize as reações adversas
-Dose Máxima: 300 mg/dia

Para pacientes que recebem ATUALMENTE Tramadol de Liberação Imediata (IR):
Dose inicial: Calcular a necessidade de IR de 24 horas e iniciar com uma dose diária total de ER arredondada para o próximo incremento mais baixo de 100 mg por via oral uma vez ao dia

Conversão de outros opioides: descontinuar todos os outros medicamentos opioides 24 horas por dia antes de iniciar a terapia
-Dose inicial: 100 mg ER por via oral uma vez ao dia
– Titular individualmente em incrementos de 100 mg a cada 5 dias até uma dose eficaz que minimize as reações adversas
-Dose Máxima: 300 mg/dia.

Dose geriátrica habitual para dor:

A seleção da dose deve ser cautelosa, geralmente começando no limite inferior do intervalo de doses

Mais de 75 anos:
Dose máxima de liberação imediata: 300 mg por dia.

Dose geriátrica habitual para dor crônica:

A seleção da dose deve ser cautelosa, geralmente começando no limite inferior do intervalo de doses

Mais de 75 anos:
Dose máxima de liberação imediata: 300 mg por dia.

Dose pediátrica habitual para dor:

Tramadol não é recomendado para uso em pacientes pediátricos

17 anos ou mais: Consulte Dose para Adultos.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Como o tramadol é usado para a dor, é improvável que você perca uma dose. Pule qualquer dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose. Não use duas doses ao mesmo tempo.

O seu médico pode recomendar que você tome naloxona (um medicamento para reverter uma overdose de opióides) e mantenha-a sempre com você. Uma pessoa que cuida de você pode administrar naloxona se você parar de respirar ou não acordar. Seu cuidador ainda deve obter ajuda médica de emergência e pode precisar realizar RCP (ressuscitação cardiopulmonar) em você enquanto espera a chegada de ajuda.

Qualquer pessoa pode comprar naloxona em uma farmácia ou no departamento de saúde local. Certifique-se de que qualquer pessoa que cuide de você saiba onde você guarda a naloxona e como usá-la.

O que devo evitar ao tomar tramadol?

Não beber álcool. Podem ocorrer efeitos colaterais perigosos ou morte.

Evite dirigir ou realizar atividades perigosas até saber como o tramadol irá afetá-lo. Tonturas ou sonolência podem causar quedas, acidentes ou ferimentos graves.

Efeitos colaterais do tramadol

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao tramadol (urticária, dificuldade em respirar, inchaço no rosto ou garganta) ou uma reação cutânea grave (febre, dor de garganta, ardor nos olhos, dor na pele, erupção cutânea vermelha ou roxa que se espalha e causa bolhas e descamação).

O tramadol pode retardar ou parar a respiração e pode ocorrer a morte. Uma pessoa que cuida de você deve administrar naloxona e/ou procurar atendimento médico de emergência se você tiver respiração lenta com pausas longas, lábios azuis ou se tiver dificuldade para acordar.

Tramadol pode causar efeitos colaterais graves. Ligue para seu médico imediatamente se você tiver:

  • respiração ruidosa, suspiros, respiração superficial, respiração que para durante o sono;
  • frequência cardíaca lenta ou pulso fraco;
  • uma sensação de tontura, como se você fosse desmaiar;
  • convulsão (convulsões); ou
  • níveis baixos de cortisol – náuseas, vómitos, perda de apetite, tonturas, agravamento do cansaço ou fraqueza.

Procure atendimento médico imediatamente se tiver sintomas da síndrome da serotonina, como: agitação, alucinações, febre, sudorese, tremores, batimentos cardíacos acelerados, rigidez muscular, espasmos, perda de coordenação, náuseas, vômitos ou diarréia.

Problemas respiratórios graves podem ser mais prováveis ​​em idosos e pessoas debilitadas ou com síndrome de emaciação ou distúrbios respiratórios crônicos.

Os efeitos colaterais comuns do tramadol podem incluir:

  • constipação;
  • nausea e vomito;
  • dor de estômago;
  • tontura;
  • sonolência;
  • cansaço;
  • dor de cabeça;
  • coceira.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA pelo telefone 1-800-FDA-1088.

Que outros medicamentos afetarão o tramadol?

Você pode ter problemas respiratórios ou sintomas de abstinência se começar ou parar de tomar outros medicamentos. Informe o seu médico se você também usa antibióticos, medicamentos antifúngicos, medicamentos para o coração ou pressão arterial, medicamentos para convulsões ou medicamentos para tratar HIV ou hepatite C.

Muitos outros medicamentos podem ser perigosos quando usados ​​com tramadol. Informe o seu médico se você também usa:

  • medicamento para alergias, asma, pressão arterial, enjôo, intestino irritável ou bexiga hiperativa;
  • outros medicamentos opiáceos;
  • um sedativo benzodiazepínico como Valium, Klonopin ou Xanax;
  • remédios para dormir, relaxantes musculares ou outros medicamentos que deixam você sonolento; ou
  • medicamentos que afetam a serotonina, como antidepressivos, estimulantes ou medicamentos para enxaquecas ou doença de Parkinson.

Está lista não está completa. Outros medicamentos podem interagir com o tramadol, incluindo medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as interações possíveis estão listadas aqui.

Muitos outros medicamentos podem ser perigosos quando usados ​​com tramadol. Informe o seu médico se você também usa:

  • remédio para alergias, asma, pressão arterial, enjôo, intestino irritável ou bexiga hiperativa;
  • outros medicamentos opiáceos;
  • um sedativo benzodiazepínico como Valium, Klonopin ou Xanax;
  • remédios para dormir, relaxantes musculares ou outros medicamentos que deixam você sonolento;
  • medicamentos que afetam a serotonina, como antidepressivos, estimulantes ou medicamentos para enxaquecas ou doença de Parkinson.
  • medicamentos que afetam os níveis de serotonina em seu corpo – um estimulante ou medicamento para depressão, doença de Parkinson, enxaquecas, infecções graves ou náuseas e vómitos.

Está lista não está completa. Muitos outros medicamentos podem afetar o tramadol. Isso inclui medicamentos com e sem prescrição, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as possíveis interações medicamentosas estão listadas aqui.

Perguntas frequentes populares

Sim, é seguro para a maioria das pessoas tomar tramadol com paracetamol, ibuprofeno ou aspirina se tiverem idade suficiente (a aspirina não é recomendada para crianças menores de 16 anos e o tramadol não deve ser tomado por crianças menores de 12 anos). continue lendo

Tanto o tramadol quanto a codeína são analgésicos opioides prescritos e parecem ser igualmente eficazes em termos de alívio da dor. Não há evidências de que o tramadol seja mais forte que a codeína no alívio da dor. continue lendo

A quantidade de tramadol que você dá ao seu cão depende do tamanho dele. Cães menores não precisam de tanto tramadol quanto cães maiores para aliviar a dor. Se você administrar tramadol em excesso, é provável que seu cão tenha efeitos colaterais mais graves. A dosagem de tramadol para cães é geralmente entre 0,45 a 1,8 mg por quilo de peso corporal (1 mg a 5 mg/kg). A frequência varia dependendo do motivo pelo qual você está dando. Para dores generalizadas, é administrado a cada 8 a 12 horas, mas para dores relacionadas ao câncer, pode ser administrado a cada 6 horas. continue lendo

Os sintomas de abstinência do tramadol podem começar 8 a 24 horas após a última dose. Não tratados, os sintomas de abstinência geralmente duram de 4 a 10 dias. A abstinência é causada pela interrupção repentina do medicamento. continue lendo

Tramadol geralmente começa a aliviar a dor dentro de uma hora em suas formas de ação rápida, que são usadas para o tratamento da dor em curto prazo. Nas formas de liberação lenta ou prolongada (ER), o medicamento pode demorar mais para ser iniciado porque é liberado gradualmente ao longo de 12 ou 24 horas, mas o alívio da dor dura mais tempo. continue lendo

O tramadol é eliminado do seu sistema aproximadamente 2 dias após a ingestão do medicamento, mas isso não significa que ele não possa mais ser detectado por certos testes de drogas. continue lendo

Sim, você pode tomar esses medicamentos juntos. O tramadol é seguro para tomar com ibuprofeno e pode ser usado para proporcionar alívio adicional da dor. Mas esteja ciente de que 800 mg de ibuprofeno é uma dose alta de ibuprofeno que pode causar efeitos colaterais gastrointestinais, como dor abdominal ou refluxo, se tomada por um longo prazo. continue lendo

Qualquer medicamento classificado como “opioide” pode causar prisão de ventre. Exemplos de opioides comumente prescritos que podem causar esse efeito colateral incluem morfina, tramadol, fentanil, metadona, hidrocodona, codeína e oxicodona. continue lendo

Não, o Tramadol não é um antiinflamatório ou relaxante muscular. Como não é um medicamento antiinflamatório, provavelmente não reduzirá o inchaço que você tiver quando tomado sozinho. continue lendo

Ver mais perguntas frequentes

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use tramadol apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Isenção de responsabilidade médica

Artigos relacionados

Trokendi XR: efeitos colaterais, dosagem e usos

Redação Memória Viva

Tretinoína – Usos, efeitos colaterais e advertências

Redação Memória Viva

Trintellix – Usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências

Redação Memória Viva

Deixe um comentário