29 C
Nova Iorque
18 de julho de 2024
MedicamentosS

Sudafed – Usos, dosagem, efeitos colaterais

Usos, dosagem, efeitos colaterais de Sudafed – Drugs.com

Nome genérico: pseudoefedrina
Nomes de marcas: Descongestionante Nasal Chlor Trimeton, Contac Cold, Descongestionante Drixoral Não Sonolento, Descongestionante Elixsure, Entex, … mostrar todas as 17 marcas
Classe de drogas: Descongestionantes

O que é Sudafed?

Sudafed é um descongestionante que contrai os vasos sanguíneos nas vias nasais. Os vasos sanguíneos dilatados podem causar congestão nasal (nariz entupido).

Sudafed é usado para tratar a congestão nasal e sinusal, ou congestão dos tubos que drenam o fluido do ouvido interno, chamados de trompas de Eustáquio (yoo-STAY-shun).

Sudafed também pode ser usado para fins não listados neste guia de medicação.

Avisos

Não dê Sudafed a crianças com menos de 4 anos de idade. Sempre pergunte a um médico antes de dar remédio para tosse ou resfriado a uma criança. A morte pode ocorrer pelo uso indevido de remédios para tosse e resfriado em crianças muito pequenas.

Pergunte a um médico ou farmacêutico antes de usar qualquer outro medicamento para tosse ou resfriado. A pseudoefedrina ou outros descongestionantes estão contidos em muitos medicamentos combinados. Tomar certos produtos juntos pode fazer com que você ingira uma quantidade excessiva de um determinado medicamento. Verifique o rótulo para ver se o medicamento contém pseudoefedrina ou descongestionante. Não use Sudafed se você usou um inibidor da MAO, como furazolidona (Furoxone), isocarboxazida (Marplan), fenelzina (Nardil), rasagilina (Azilect), selegilina (Eldepryl, Emsam, Zelapar) ou tranilcipromina (Parnate) no último 14 dias. Pode ocorrer uma interação medicamentosa perigosa, levando a efeitos colaterais graves.

Antes de tomar este medicamento

Não use Sudafed se você usou um inibidor da MAO, como furazolidona (Furoxone), isocarboxazida (Marplan), fenelzina (Nardil), rasagilina (Azilect), selegilina (Eldepryl, Emsam, Zelapar) ou tranilcipromina (Parnate) no último 14 dias. Pode ocorrer uma interação medicamentosa perigosa, levando a efeitos colaterais graves. Não use Sudafed se você for alérgico a pseudoefedrina ou a outros descongestionantes, pílulas dietéticas, estimulantes ou medicamentos para TDAH.

Pergunte a um médico ou farmacêutico se é seguro tomar Sudafed se você tiver:

  • doença cardíaca ou hipertensão;
  • diabetes; ou
  • um distúrbio da tireoide.

Categoria C de gravidez da FDA. Não se sabe se Sudafed prejudicará o feto. Informe o seu médico se estiver grávida ou planeja engravidar enquanto estiver usando Sudafed. A pseudoefedrina pode passar para o leite materno e prejudicar o bebê em amamentação. Não use Sudafed sem informar o seu médico se estiver amamentando um bebê.

Remédios líquidos para resfriado adoçados artificialmente podem conter fenilalanina. Se você tem fenilcetonúria (PKU), verifique o rótulo do medicamento para ver se o produto contém fenilalanina.

Como devo tomar Sudafed?

Use Sudafed exatamente como indicado no rótulo ou conforme prescrito pelo seu médico. Não use em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado. O remédio para resfriado geralmente é tomado apenas por um curto período de tempo até que os sintomas desapareçam.

Não dê Sudafed a crianças com menos de 4 anos de idade. Sempre pergunte a um médico antes de dar remédio para tosse ou resfriado a uma criança. A morte pode ocorrer pelo uso indevido de remédios para tosse e resfriado em crianças muito pequenas.

Tome Sudafed com um copo cheio de água. Não esmague, mastigue ou quebre um comprimido de liberação prolongada. Engula tudo. Quebrar ou abrir a pílula pode fazer com que uma quantidade excessiva do medicamento seja liberada de uma só vez. Pode ser necessário agitar bem a suspensão oral (líquida) antes de medir uma dose. Meça o líquido Sudafed com uma colher doseadora especial ou copo de remédio, não com uma colher de mesa comum. Se você não tiver um dispositivo de medição de dose, peça um ao seu farmacêutico.

Não tome Sudafed por mais de 7 dias seguidos. Fale com o seu médico se os seus sintomas não melhorarem após 7 dias de tratamento ou se tiver febre com dor de cabeça, tosse ou erupção cutânea. Se precisar de cirurgia, informe com antecedência ao cirurgião que você está usando Sudafed. Pode ser necessário interromper o uso do medicamento por um curto período.

Armazene Sudafed em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor.

O que acontece se eu esquecer de uma dose?

Como o Sudafed é tomado conforme necessário, você pode não estar seguindo um cronograma de dosagem. Se você estiver tomando o medicamento regularmente, tome a dose esquecida assim que se lembrar. Ignore a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose programada. Não tome medicamento extra para compensar a dose esquecida.

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência.

Os sintomas de overdose podem incluir sensação de inquietação ou nervosismo.

O que devo evitar?

Evite tomar Sudafed se você também toma pílulas dietéticas, pílulas de cafeína ou outros estimulantes (como medicamentos para TDAH). Tomar um estimulante junto com um descongestionante pode aumentar o risco de efeitos colaterais desagradáveis.

Pergunte a um médico ou farmacêutico antes de usar qualquer outro medicamento para tosse ou resfriado. Sudafed ou outros descongestionantes estão contidos em muitos medicamentos combinados. Tomar certos produtos juntos pode fazer com que você ingira uma quantidade excessiva de um determinado medicamento. Verifique o rótulo para ver se um medicamento contém Sudafed ou um descongestionante.

Efeitos colaterais do Sudafed

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver algum destes sinais de reação alérgica ao Sudafed: urticária; dificuldade ao respirar; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta. Pare de usar Sudafed e chame seu médico imediatamente se tiver um efeito colateral grave, como:

  • batimento cardíaco rápido, acelerado ou irregular;
  • tontura ou ansiedade intensa;
  • hematomas ou sangramentos fáceis, fraqueza incomum, febre, calafrios, dores no corpo, sintomas de gripe; ou
  • pressão arterial perigosamente elevada (forte dor de cabeça, visão turva, zumbido nos ouvidos, ansiedade, confusão, dor no peito, dificuldade em respirar, frequência cardíaca irregular, convulsão).

Os efeitos colaterais menos graves do Sudafed podem incluir:

  • perda de apetite;
  • calor, formigamento ou vermelhidão sob a pele;
  • sentir-se inquieto ou excitado (especialmente em crianças);
  • problemas de sono (insônia); ou
  • erupção cutânea ou coceira.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais.

Que outros medicamentos afetarão o Sudafed?

Informe o seu médico sobre todos os outros medicamentos que você usa, especialmente:

  • medicamentos para pressão arterial;
  • um bloqueador beta, como atenolol (Tenormin, Tenoretic), carvedilol (Coreg), labetalol (Normodyne, Trandate), metoprolol (Dutoprol, Lopressor, Toprol), nadolol (Corgard), propranolol (Inderal, InnoPran), sotalol (Betapace), e outros; ou
  • um antidepressivo como amitriptilina (Elavil, Vanatrip, Limbitrol), doxepina (Sinequan), nortriptilina (Pamelor) e outros.

Esta lista não está completa e outros medicamentos podem interagir com o Sudafed. Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que você usa. Isso inclui produtos prescritos, vendidos sem receita, vitamínicos e fitoterápicos. Não inicie um novo medicamento sem informar o seu médico.

Perguntas frequentes populares

A diferença mais importante entre fenilefrina (PE) e pseudoefedrina (PDE) é que a PE é ineficaz no alívio da congestão nasal, embora haja algumas evidências de que a PDE oral seja eficaz. continue lendo

Outras informações

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use Sudafed apenas para a indicação prescrita.

Consulte sempre o seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se aplicam às suas circunstâncias pessoais.

Artigos relacionados

Vyndamax: usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências

Redação Memória Viva

Sutent: usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências

Redação Memória Viva

Ruconest: usos, dosagem, efeitos colaterais e advertências

Redação Memória Viva

Deixe um comentário